O Menino no Alto da Montanha John Boyne

Resenhas - O Menino No Alto Da Montanha

Lyanna Moser 23/11/2020

Em uma palavra: previsível
Contando a história de Pierrot, um menino que ao ficar órfão muito cedo acaba indo morar com Hitler, o livro tem uma leitura fácil e fluída. O autor é bem mediano na escrita mas consegue criar histórias envolventes e que nos fazem refletir.

A história em si não oscila muito, é um tanto quanto linear. Importante ressaltar que John Boyne escreveu O menino de pijama listrado. Ele consegue expressar esse choque entre o olhar de criança em algo sombrio como uma guerra. Considero esse um ponto forte do livro.

Livros, ficção ou não ficção, sobre Segunda Guerra Mundial sempre valem a pena ser lidos. Mas podem às vezes ser considerados "pesados". Então é sempre bom se preparar para a leitura. Ponto fraco do livro é como foi previsível. E o final, então? Muito previsível.

Patricia Stangherlini 20/12/2020

Bem escrito
Comecei a ler sem muita pretensão e talvez tivesse o abandonado. O que me prendeu de fato à história, foi o personagem surdo amigo do protagonista. Livro bem escrito, que me causou muita revolta em vários momentos pelo excesso de patriotismo do protagonista.

Rafa 04/02/2021

Primeiro q consegui ler dps da ressaca que Evelyn causou
Terminei a 3 dias e só parei de chorar agora pra dizer que é um livrão. É isso...
André Pereira 15/02/2021minha estante
de nada

Ruby Mears 06/02/2021

Nunca senti tanta raiva de um personagem quanto desse Pierrot, garoto mal agradecido não consegui senti dó dele em momento nenhum. tudo que ele fez nem a redenção do final foi suficiente para me fazer sentir algo sobre o personagem além de raiva. Me senti incomodada com os relatos é um livro pesado e uma leitura um tanto desconfortável.

Pathy 13/12/2022

Ri, chorei, fiquei nervosa, com raiva, triste....

Que livro fantástico com uma história extremamente triste...

Adoro a escrita desse autor. Já li o menino do pijama listrado. Fantástico!

Super indico essa leitura. É como se no menino do pijama listrado tivéssemos uma visão e nesse o menino da montanha outra. ?

Lari439 17/03/2023

Pegue esse livro por recomendação de livro pra sair de ressaca literária já que eu tava a uma semana sem nem olhar pra um livro. enfim. chorei e chorei bastante.

Fernanda631 29/08/2023

O Menino no Alto da Montanha
O Menino no Alto da Montanha foi escrito por John Boyne e publicado em 2015.
O livro é dividido em três partes e tem como plano de fundo a Segunda Guerra Mundial. A primeira parte temos Pierrot criança vivendo em Paris, com seu coração totalmente puro e sem entender o motivo das brigas entre seu pai Alemão recém saindo do front da guerra e sua mãe Francesa. É de fundamental importância ressaltar aqui que seu melhor amigo era judeu e surdo. A delicadeza que o autor trata essa amizade na primeira parte do livro é tão comovente.
A segunda parte do livro já temos um Pierrot órfão (não é spoiler, está na sinopse) que passa de um Orfanato na França para morar com sua tia, que até então nunca havia visto na vida. Tia Beatrix era governanta em uma casa (quase palácio) no alto da montanha que era conhecida como Berghof.
Na terceira parte já temos um Pierrot totalmente envolvido com todos os planos de Hitler, não literalmente já que nunca lutou na Guerra, mas sabia cada passo que seria dado e cada terra que seria tomada para a construção de presídios para os judeus. Notem que ele sabe o que aconteceria aos judeus e lembrem-se que seu melhor amigo de infância era um
Então vamos começar pelo início da história.
Pierot é um menino de 7 anos que vive em Paris com sua mãe. Seu pai, que era Alemão, morreu anos antes ao se jogar na linha do trem, ele nunca superou o que viu na Primeira Grande Guerra. O ano é 1936 e todos estão aflitos com o rumo que a Europa está seguindo. Mas Pierot não tem idade suficiente para enxergar isso.
Anshel é o melhor amigo de Pierot, mas ele é judeu e embora nenhum dos dois saibam ainda o que isso exatamente quer dizer eles já sofrem com as consequências.
Quando a mãe de Pierot morre de tuberculose ele é enviado para um Orfanato e mais tarde sua tia Beatrix o leva para morar com ela. Entretanto, ela é nada mais nada menos do que governanta de Adolf Hitler. Aos poucos Pierot passa a se interessar pela causa Alemã e logo se junta a Juventude Alemã, completamente corrompido pelo poder e pelo que esse poder lhe daria.
O livro se passa em 9 anos, e podemos ver claramente a mudança na personalidade de Pierot, principalmente quando Hitler começa a lhe contar como a Alemanhã foi prejudicada e como ele retomaria todo o poder perdido. Pierot passa a ser agressivo e autoritário, sendo responsável por vários crimes.
É inevitável ficar com raiva do personagem, porque a gente conhece toda a história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. Embora seja uma criança, ele passa a ter gosto pelo poder que supostamente ser membro da Juventude Alemã o dá. E por isso ele se afasta de seu amigo Anshel, de sua tia Beatrix de de todos que o trataram bem quando ele chegou na casa do alto da montanha.
A narrativa de John Boyne é surpreendente. É um daqueles livros de linguagem fácil e leve que você consegue ler em qualquer momento. E embora a gente já conheça exatamente como a guerra terminará, nós também queremos saber qual vai ser o destino de Pierot nessa história toda e principalmente depois de tudo o que ele fez de ruim.
Ao longo do livro torcemos muito pra ele perceber o que está acontecendo e voltar às origens, mas ele é apenas um menino Alemão que ouve histórias perigosas da boca do próprio Adolf Hitler, então é fácil entender como ele é tão rapidamente corrompido.
O livro nos mostra, como raramente faz, a versão Alemão da história, como eram os pensamentos de quem estava do outro lado da guerra e muitas vezes nem sabe tantos detalhes como sabemos hoje. A verdade é que na época os campos de concentração não pareciam tão ameaçadores como sabemos que são hoje, por isso achei uma leitura muito interessante. Embora tenha me retirado muitos sentimentos ruins, não tem como não sentir raiva de Pierot e nem desprezo pela pessoa que ele se transforma.
Temos o fim da Guerra, a morte de Hitler e a tomada da casa. Muito aconteceu na vida de agora um adolescente Pierrot, que carregava com pouca idade um mundo de lamentações, culpa, saudade e muito mais. O autor nos entrega um final para o que ele propôs desde o início, mas o Epílogo é para mim o real choque de realidade do livro.
O menino do alto da montanha é um livro emocionante que nos arranca sentimentos múltiplos e contraditórios, exatamente como aquilo que a gente tenta, mas não consegue entender que a humanidade foi e é capaz de fazer.

Liliana 08/03/2021

O Menino no Alto da Montanha
Leitura muito rápida e gostosa. Mostra como a cabeça de uma criança pode ser moldada de acordo com o que se quer. E como que escolhas que fazemos independente da idade tem que ser carregada para o resto da vida.
O livro conta a história de um menino que fica órfão e acaba indo morar com sua tia que é governanta na casa de Hitler e como suas escolhas acaba interferindo na sua vida.

Daiana.Rozestolato 09/05/2021

Emocionante
Pra quem gosta desse tipo de tema devem ler pois é muito diferente de outros livros.

Liane Brisque 12/06/2021

4/5 ????????
?O que aconteceu com você, Pierrot? Era um menino tão doce quando chegou. É assim tão fácil corromper os inocentes??

Um livro fascinante que demonstra um menino facilmente influenciado pelo falso poder que cerca ele.

Durante esse livro, Pierrot passa de um garotinho simples, educado e que odeia violência para um garoto rude, impaciente e arrogante; essa mudança de personalidade se deve à Adolf Hitler.
É interessante ver quão ingênuo Pierrot é e como uma criança pode ser facilmente moldada de acordo com o que se deseja, pois ele vê o que Hitler faz e acha certo e incrível, não sabendo dos horrores por trás das belas palavras do nazista.
Pierrot faz muitas escolhas erradas e decepcionares ao longo da história, o que me deixou extremamente angustiada foi quando ele priorizou sua posição com Hitler e entregou sua tia e o chofer.

A escrita de John Boyne é sensacional, que te prende do começo ao fim. O Menino no Alto da Montanha é um livro incrível, se você gosta de ler sobre a Segunda Guerra Mundial, sendo ficção ou não-ficção, é um excelente livro, recomendo para todos por ser um livro curto e rápido de ler.
??

Alicia.Fonseca 02/07/2021

Sem coração quentinho
A história vai cada vez mais e mais se tornando dolorosa. Foi muito triste ver um menino tão doce ser corrompido pelo desejo de poder, pela liberdade que ele acreditava que teria se possuísse poder.
A cada livro que leio desse autor, a escrita dele me prende mais.
Apesar da história ser triste, fazer o leitor passar muita raiva e angústia, vale a pena ler, o livro é muuito bom.

Fer 03/07/2021

"É fácil assim corromper os inocentes?"
Que livro, meus amigos, que livro! John Boyne traz de uma forma - mais uma vez - genial a história de uma criança inocente no meio do caos e da maldade da segunda guerra mundial. A gente vê essa criança crescendo, entendendo cada vez mais tudo o que está acontecendo, e se envolvendo mais e mais. Dá um desespero, dá vontade de entrar no livro e abraça-lo, aconselha-lo, o que só mostra o quão boa foi a escrita.
É um livro rápido de ler porque tem poucas páginas e muitos diálogos, apesar da temática pesada.
Me surpreendeu muito, de forma muito positiva. Acredito que esteja no meu top 5 dos lidos desse ano!

Fernanda 13/07/2021

Pierrot vive em Paris com os pais. Filho de uma francesa e um ex-soldado alemão, que vivem um casamento conturbado devido ao estresse pós traumático do pai, Pierrot tem como melhor amigo o Anshel, um garotinho judeu surdo, com o qual cria uma maneira única de se comunicar. Em sua inocência, as duas crianças não têm noção de que o movimento que culminou com a Segunda Guerra mundial ganha cada vez mais força.
As circunstâncias levam Pierrot a ficar sozinho no mundo e ele vai parar num orfanato até ser encontrado pela tia paterna, que ainda não conhecia. Ela o leva para o casarão onde trabalha e mora, que não é nada mais, nada menos que uma das casas de Adolph Hitler. O menino muda de nome e é orientado a não comentar sobre seu passado, inclusive a sua amizade com Anshel. O contato inicial com o fuhrer causa temor na criança, mas, com o passar do tempo, a convivência exerce mais influência sobre ele do que deveria.

Assim como em O menino do pijama listrado, o autor trata o tema com mais delicadeza do que a maioria dos livros similares, podendo ser lido por pré-adolescentes, desde que os responsáveis considerem que tenham maturidade para tal, já os elementos centrais do tema estão presentes: a crueldade, o separatismo e a violência. No entanto, refletem fatos sobre os quais todos deveriam conhecer, para que não se repitam.

site: Estou no Instagram como @viralivros
CPF1964 16/07/2021minha estante
John Boyne e Victor Hugo são os meus autores favoritos. Dei 5 estrelas para este livro.