A Livraria dos Finais Felizes

A Livraria dos Finais Felizes Katarina Bivald

Resenhas - A Livraria dos Finais Felizes

Gabi Mercês 05/07/2021

Adorei a história e os personagens! Uma história leve e contagiante para aquecer o coração. Apaixonante

Bia 27/09/2016

Resenha publicada no blog Clã dos Livros
A Livraria dos Finais Felizes talvez tenha sido a leitura mais prazerosa que tive nos últimos dias. Não é um livro que tenha um enredo surpreendente; sendo bem franca, também não traz lá muita originalidade. É uma história carregada de clichês, pacata como uma cidade pequena, porém é um livro que fala sobre livros e sobre o poder da leitura.

Sara é uma mulher que não tem realizações na vida, nem espera muito das pessoas. Seu maior interesse, assim como o nosso, são os livros. Ela ama ler de tal maneira que somente sendo leitor para compreender toda essa paixão.
Não é irônico que meus livros estejam viajando para lugares onde nunca fui? Sinceramente não sei se isso me consola ou me preocupa.
Nunca havia saído da Suécia, sendo os livros seu único meio de transporte. Fazia anos que trocava cartas e livros com uma senhora da cidade de Broken Wheel, Amy. Assim como Sara, Amy amava ler e foi através dos livros que uma grande amizade a distância surgiu. Anos trocando cartas até que Amy convida Sara para visitá-la.

As cartas de Amy falavam sobre Broken Wheel bem como seus moradores. A senhora parecia amar o lugar; Sara logo imaginou um local feliz e bonito. A vontade de conhecer o lugar somado ao desejo de finalmente encontrar pessoalmente sua grande amiga (talvez a única), fez com que ela aceitasse o convite.

Porém, imaginem a surpresa de Sara ao chegar ao local e saber que Amy havia morrido. Para completar, a cidade parecia completamente triste e abandonada, de nada parecia com o lugar que Amy descrevia nas cartas. E os moradores... bem, eram como o local: depressivos e pareciam soar até infelizes.
Ela analisou a situação: desde que tivesse livros e dinheiro, nada poderia ser uma catástrofe.
Amy era muito amada na cidade, e por isso seus conterrâneos agarraram a missão de serem os anfitriões de Sara. E junto com a moça, vamos conhecendo a fundo cada morador, tornando-se impossível não se encantar por cada um deles.
Sempre achei que era errado julgar livros ou pessoas pela capa.
Os dias se passavam e Sara não tinha muito o que fazer na cidade, a não ser ler. Ninguém a deixava pagar por nada, tinha passe livre em todos os poucos comércios existentes em Broken Wheel, mas não achava certo. Queria de alguma forma retribuir o que faziam por ela. E foi quando encontrou a estante recheada de livros de Amy, que teve uma grande ideia: abrir uma livraria na cidade.

Que ideia mais louca! Só um leitor mesmo para querer mudar uma cidadela com livros. Broken Wheel estava praticamente falida, não havia giro local, a população era, em sua maioria, composta por idosos. Não havia muitas crianças, nem escola tinha por lá. Mas ela acreditava que os livros poderiam trazer alguma contribuição àquelas pessoas.
Todos a ajudaram a montar o negócio, e agora Sara teria outra missão: a de convencer as pessoas de Broken Wheel a ler. E os moradores por sua vez, se perguntavam em como manteriam Sara na pequena cidade... Talvez um amor?

Mais difícil que apontar o que não te agradou em um livro é dizer o que fez você amá-lo.

Foi muito fácil me conectar com Sara, afinal todo leitor se conecta entre si. A personagem é o tipo de leitora que lê única e exclusivamente por prazer, assim como eu. Compreendi o que a fez partir para conhecer Amy pessoalmente, sem medo nem inseguranças, mesmo sem nunca ter saído de sua cidade. Acredito que todo leitor passa confiança de que é uma boa pessoa. E caso você não compreenda isso, as cartas de Amy para Sara estão disponíveis no livro; se tornando nítido o vínculo entre elas. Ao mesmo tempo em que conhecemos os moradores de Broken Wheel aos olhos de Sara, sabemos mais a respeito do passado de cada um deles pelas confidências de Amy.
Mesmo com a ausência de Amy, ainda é possível sentir o quanto essa personagem era amável e querida. Algumas cartas eram realmente emocionantes, e mesmo sem nenhuma aparição, fiquei pesarosa por sua partida.
Era como tentar mudar o final infeliz de um livro. Por mais que uma pessoa tente se convencer de que as coisas terminariam de forma diferente se ela pudesse se livrar do autor sádico e idiota, tudo ainda continuava na memória.
Cada personagem é muito comum. Não temos grandes construções, talvez por isso tenha sido tão fácil torna-los reais em minha mente. Minha impressão é que realmente eles existem sendo essa história baseada em fatos reais. Acho que nunca me senti tão próxima de tantos personagens assim. Não é como se houvesse um favorito. Amei todos, do mesmo modo.

Eu poderia ficar horas falando sobre cada um deles. É realmente um livro delicioso de ser lido, e quando terminei de ler, queria realmente abraçá-lo.
Como dizem por ai... Livro é tão bom que deveria ser elogio!

Então... A livraria dos finais felizes é o livro mais livro que já li. Recomendo a todos os leitores que amam ler por prazer.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2016/09/resenha-livraria-dos-finais-felizes-de.html

Lize 26/01/2021

The end
"O mundo era cheio de finais felizes, pensou Sara, teria sido um desperdício não aproveitá-los."

Manu 31/08/2023

O livro me ganhou nas últimas 80 páginas, antes disso, estava odiando! Nada acontece, meio que não há um plot. Só uma sucessão de fatos, como na vida... acho que essa realidade foi demais para a minha alma sonhadora. Porém, os surtos do final, junto com o casamento e a cena meio A Proposta... bem, me conquistaram. Dei muita risada! Mesmo assim, não daria uma nota alta pois o começo e o meio foram muito chatooos. O que salvou muito o livro e me impediu de abandona-lo foram alguns personagens, principalmente o Andy, George e Caroline. Além das cartas da Amy. Já os protagonistas... que romance péssimo! Primeiro que mal teve, segundo que o Tom é I N S U P O R T Á V E L!

Cris 24/12/2017

3,5 estrelas
Este livro merece mais do que três estrelas, mas menos de quatro.
Eu gostei, a história é bonitinha só que falta alguma coisa...
O começo é arrastado mas prende a atenção, sem contar que quem é leitor voraz se identifica com a personagem principal, entende tudo que ela fala sobre o amor aos livros e quer ser amigo dela.
Vale ler? Vale sim, sempre vale.

Flaah 30/08/2021

Comecei a leitura achando a escrita meio arrastada,sem muito detalhe, sem muito diálogo e terminei entendendo que na verdade ela tem sim muitos detalhes mas com uma escrita diferenciada que basta um tempinho pra se acostumar. E o que mais me prendeu nesse livro foi a forma como a autora fez presente todos os personagens maravilhosos, dando um momento pra cada um ,sem deixar que a história fosse fluída.
E o George segue sendo a coisinha mais fofa desse livro.

Melissa Juliana 19/05/2020

Leve...
Leitura leve, gostosa...
A aventura de quem nunca havia saído de sua cidade natal, e parte para conhecer uma amiga com quem se corresponde por cartas, e compartilha da paixão por livros.

babisenberg 09/12/2021

Bem previsível
Uma moça da Suécia se corresponde com uma senhora bos Estados Unidos e resolve visitá-la, mas ao chegar na cidade descobre que a senhora morreu. Ela aos poucos acaba se envolvendo com o pessoal da cidade que até tenta fazer com que ela possa ficar na cidade... Achei bem fraquinho, esperava um pouco mais do livro.

Rachel 24/01/2018

Para ler com um sorriso nos lábios, “A Livraria dos Finais Felizes” mostra que livros podem tornar tudo melhor
Para uma pessoa viciada em livros, há uma infinidade de lugares possíveis para se conhecer. Outro lado muito bom de amar livros é conhecer outros amantes de livros. Muitas vezes você os conhece pessoalmente, também pode ser on-line ou por meio de troca de livros viajantes. E é isso o que acontece com a sueca Sara, ela conhece Amy, uma adorável senhorinha norte-americana, por meio de livros viajantes, o que inicia uma troca de cartas que fazem com que Sara conheça todas as pessoas da cidadezinha onde Amy mora. E quando ela convida Sara para visitá-la em Broken Wheel, Iowa, a sueca vai sem hesitar. Ela só não esperava chegar na hora mais inapropriada possível e muito menos que sua vida mudaria para sempre – mesmo que no fundo fosse isso o que sempre desejou.

Tenho sempre um carinho especial sobre livro sobre livros e das pessoas que os leem. Este livro me chamou atenção em tudo, a linda capa, a sinopse que te puxa e o fato de a autora ser sueca, pois fico muito feliz sempre que saio do âmbito dos livros que não em português ou escritos originalmente em inglês, assim posso conhecer um pouco mais literatura de outros países.

“ – Está sentindo? Cheiro de livro novo. De aventuras desconhecidas. De amigos que nunca conheceu, de horas de escapismo mágico esperando por você.” (p. 263)

Sara é uma personagem que nunca realmente se encaixou, mas os livros para ela dão um sentido tão grande para vida que qualquer percalço social é compensado por eles. Quando ela está em Broken Wheel, ela finalmente tem a oportunidade de ser além de uma pessoa que está sempre com a cara enfiada nos livros, o que causa várias reviravoltas nas pessoas pacatas desta cidade. Tanto que o que mais me surpreendeu neste livro foi a reviravolta na vida de uma personagem secundária, Caroline – simplesmente adorei –, mas a dos outros também foram muito legais. Acho que a autora deve ter pensado que logo ficaria claro o que aconteceria com a principal, por isso decidiu nos surpreender com os secundários.

O nível de adorkabilidade desta história é tão grande que você sorri o livro todo. Todas as citações de grandes obras clássicas e contemporâneas, toda a pequena cidade mobilizada para fazer tudo acontecer – com direito a pedido especial por parte deles para Sara – e a cena mais impagável que já li na vida com toda a cidade assistindo através da vitrine da livraria Sara lendo por mais de 5 horas, fazendo desse momento uma festa com comida e bebida e muita comemoração no final. Quem diria que ler seria uma atração? Foi genial, fiquei fã da autora e estou ansiosa por mais obras dela. Livro mais que recomendado, obrigatório para que ama a capacidade que os livros têm de mudar vidas.

Bibi 15/07/2019

Dá um quentinho no coração
RESENHA | Li A Livraria dos Finais Felizes, da escritora sueca Katarina Bivald, publicado pela editora Suma de Letras.

A Livraria dos Finais Felizes é um livro sobre livros que dá um quentinho no coração??!

Pra ter uma ideia, durante a leitura identifiquei e anotei pelo menos 106 referências à livros e autores. Fiz uma verdadeira lista para buscar depois, alguns eu conhecia e outros não.

Demorei 14 dias pra ler, mas porque eu não queria sair desse livro, queria ficar mais, sabe aqueles livros que você não quer terminar porque tá tão bom??

Me identifiquei muito com a personagem principal, Sara, pelo amor que ela tem pelos livros e pela idealização de uma livraria.

A história de Sara, uma moça sueca de 28 anos, introspectiva, tímida, que troca cartas e livros com uma amiga americana, de uma cidadezinha no interior de Iowa, EUA, a senhora Amy.
Amy a convida para passar férias em Broken Wheel. Mas chegando lá sua amiga havia falecido (não é spoiler, está na sinopse).

A única forma que Sara encontra de lidar com isso é ficando na cidade para passar as férias, afinal, ela nunca havia viajado antes.

É a história de uma cidade quase morta e que precisa de ajuda, precisa de uma livraria.
(Tipo a minha cidade).

É a história da transformação das pessoas através dos livros, a transformação de uma cidade que encontra de volta seu heartbeat em uma nova livraria acolhedora e aconchegante, mostrando o que eles tem imaginavam que era possível, melhorar, ser feliz.

Mas, será que vai dar tudo certo?
Será que vai ser fácil?
Não sei não heim.

Os personagens secundários são muito bem trabalhados, o que me fez adorar ainda mais o livro!

Com cada um deles a autora trabalha e faz críticas sobre temas fundamentais, como alcoolismo, homossexualidade, amor e diferenças de idade, racismo, religião, crise econômica, questão ambiental, luto, amizade, parentalidade não biológica, mãe solteira, dentre outros vários assuntos importantes.

Meu personagem favorito é George, pessoa mais gentil e prestativa, com muitas barras pra lidar.

Caroline também é algo!
Caroline, Caroline, quem diria!

Parece que eu conheço essas pessoas! Que viraram amigos!

Por isso que estou com esse sentimento meio esquisito de abandono ao escrever esta resenha rsrs.
Viver e ser feliz é mais fácil do que pensamos...
Sara conseguiu, apenas com sua atitude de criar um local pensando NAS PESSOAS e não no dinheiro, e incentivando a leitura, melhorar o que parecia impossível. Ela tem pouco tempo, mas não desiste!
(Não é spoiler gente, o que é importante tá no desenrolar dos dias e dos personagens, não no fato de ela abrir uma livraria ou não, ok?!).
Ela vai enfrentar alguns perrengues. Vai precisar refletir sobre si mesma, sobre sua vida e sobre o que quer.
A leitura é bem fluída, mesmo que o narrador pule de um personagem pra outro capítulo a capítulo, faz todo sentido e é muito agradável, e gratificante conhecer a cabeça de vários personagens em vez de só focar na principal.

O que achei muito legal e que imagino que a autora conheça a série Gilmore Girls (que amo), porque identifiquei várias coisas que podem ter sido inspiradas pela semelhança. (Ou tá só na minha cabeça mas ok hahaha).
Uma loja de ferramentas na esquina onde o dono mora no velho apartamento de cima? Algo me lembra o Luke's Dinner!
Uma cidade pequena, bucólica, onde todo mundo sabe da vida de todo mundo, mas que todos se ajudam e tem até conselho da cidade? Algo me lembra Stars Hollow!
Uma mocinha que vive com a cara enfiada nos livros? O nome dela é Sara, mas podia ser Rory!
É isso, é um livro quentinho, cheio de café, poltrona, livros, conversas e romance, é claro!!!
Quando quiser aquecer de verdade teu coração e ver o quanto os livros tem poder de tornar tudo melhor, leia esse livro!
"O que é a vida senão tarefas domésticas, trabalho, jantar e depois começar tudo de novo?
Ele não sabia como responder. Em vez disso, tomou um gole de café."
Reflexivo. Divertido. Encantador. Esperançoso. Exemplo a ser seguido!
"Broken Wheel estava começando a parecer uma cidade ensolarada, simpática e quase normal. Até o asfalto parecia mais acolhedor e amistoso com pessoas passeando com livros na mão."

Débora SSilva 28/03/2019

O PIOR LIVRO DO ANO!

Se preparem meus amores, porque hoje a Debs Crítica tá solta!! Vocês sabem que sou difícil de fazer criticas, eu, particularmente, não gosto de soltar críticas porque todo autor tem um coração e eu sei como isso dói, além de não ter o porquê de soltar crítica por aí se eu posso chegar no autor (caso seja possível) e falar de um modo bem gentil, o dando criticas construtivas, se não, só de sua opinião de forma gentil. Mas esse livro aqui, ah, esse aqui me tirou do sério diversas vezes durante o enredo e eu preciso desabafar!! Porém, já adianto que dessa vez tem pequenos spoilers para vocês, meus amigos, não se decepcionarem como eu.

A história começa com Sara que é uma mulher de 28 anos que, pela primeira vez, decide sair de seu país natal, Suécia, e viajar até a casa de uma amiga nos Estados Unidos. Amy, uma senhorinha muito gentil, que conheceu a mais nova por cartas dentro de livros trocados durante alguns meses, convida a nova amiga para visitar seu lar, em uma cidadezinha bem pequena e desconhecida onde todos se conhecem e são absorvidos pelos tais costumes.

Chegando lá Sara se depara com um velório. Amy, a senhorinha simpática que a acolheria, morrera, deixando suas "crianças" sem rumo algum na pequena cidade. A visitante, sem saber o que fazer e não querendo voltar para sua terra natal (onde está desempregada e tem pais que não se preocupam nem um pouco com ela), termina por se abrigar na casa da falecida e conhecendo, pessoalmente, todas as pessoas que Amy contara sobre em suas cartas, pelas quais todas que Sara terminara por gostar em poucas linhas.

A história começa nos dando um susto, afinal, eu não imaginei que já começasse com a morte de uma pessoa, não mesmo. Mas isso foi o que possibilitou Sara de ter que conviver com todos da cidade, os conhecendo e se fazendo mais do que uma boba turista, parte da família que ali se reúne. Uma família estranha, mas uma família. Todos tentam acolhe-la, é claro. Ela é convidada de Amy, a mulher que abria os braços para tudo e todos, e cada um com suas diferenças vão a aceitando em seus meios, uns mais que outros. Mas quase todos são perdidos na própria vida, sabe, é meio estranho.

Sara então decide construir uma livraria com os livros da falecida, achando que assim, com um livro para cada pessoa daquela cidade, vão achar a felicidade nas páginas e nas palavras. Ela termina por virar a atração da cidade, afinal, consegue ler sem parar durante horas. Mas também vai se apaixonando pelas pessoas e pelo lugar, e amando outras. Com o tempo as pessoas da cidade vão se apegando a Sara (para mim, uma substituta de Amy), e a querem tanto que terminam planejando um casamento de mentira para que a tal consiga prosseguir sua vida com um visto permanente nos EUA.

A escrita é fluída sim, mas demora um século para acontecer realmente algo. Porque nada parece ser muito relevante durante a história, eles só vão vivendo e nada mais. E também vamos conhecendo a história de cada personagem, por ser narrado em terceira pessoa a coisa fica mais fácil de ir vendo e revendo cenas de personagens diferentes.

O livro em si não é sobre Sara, é sobre a pequena cidade que se sustenta por trocas de favores e não realmente dinheiro. A coisa toda é que ela mostra demais. Temos casais que nunca ficaram juntos, pessoas religiosas, pessoas que enfrentam a fase da escolha sexual, pessoas que não interagem umas com as outras. Cada coisa até que é bem desenvolvida sim, mas eu só senti simpatia por uma delas, e nem foi a Sara e esse personagem nem teve cenas boas mesmo.

E, sabe de uma coisa, a parte da personagem com princípios religiosos foi a mais estúpida de todas. A autora trara uma pessoa cristã com descaso o livro inteiro (isso eu digo porque tá na cara que ela trata todas as outras com respeito), e quando pega a personagem que o é faz ela simplesmente esquecer seus próprios princípios porque é bom, porque não é importante ou simplesmente porque não sabe FALAR sobre Deus. Eu respeito todo tipo de religião e não pretendo JAMAIS tratar com tanto desrespeito a crença de outras pessoas, mas, por diversas vezes, me senti ofendida. Ah, e se você não quer ganhar spoiler, sim SPOILERS, de obras clássicas e contemporâneas, não leia esse livro. A autora simplesmente quer fazer uma personagem leitora e pra provar dá uma de spoilenta pra todo lado, é ridículo!

E outra coisa que não rolou, a química entre os casais. Eles se olham e, de repente, estão apaixonados e se agarrando. É besta e tão infantil que eu fiquei enjoada!!! Essa coisa também do casamento, gente, parece pessoas possessivas e obcecadas que depende de outra pessoa para ser feliz, eu fiquei assustada. Não foi engraçado ou empolgante essa ideia, foi só triste que uma cidade inteira roda ao redor de outra pessoa que nem é relevante. A Sara foi uma personagem bem qualquer coisa, e que tem a personalidade de, do nada, ser alegre e, na outra, apenas solitária e sem graça.

Sim, fui bem cruel nessa resenha, mas é a verdade sobre minha opinião desse livro que me deixou desconfortável durante toda a leitura, mas eu queria dar um fim a ele e poder falar sobre. E vocês, já leram? O que acham?

site: https://www.naotaoestranhaassim.com.br/
NaiaraAimee 28/03/2019minha estante
Chato quando não tem respeito, né? E essa coisa do Spoiler... Eu fiquei muito chateada kkkkk Não precisava disso :/

Débora SSilva 29/03/2019minha estante
Não precisava de metade do livro!!!

Bia 10/02/2019

Eu estou apaixonada.
Seria injusto não fazer essa resenha.

Primeiro, porque minhas expectativas pra esse livro eram baixas e ele conseguiu ir contra elas.

Segundo, porque quero que outras pessoas leiam e gostem dele também.

Vou confessar que, a história não me encantou muito no começo, e com "o começo" eu quero dizer pelo menos as 70 páginas iniciais.

Maaaas, valeu a pena insistir.

A Sara, a cidade, as pessoas, nada me animava muito nesse livro, era tudo lento, muito lento, e desinteressante, é uma cidade pequena com poucas coisas acontecendo e eu ficava me perguntando quando a história iria começar.

Só que eu não tinha percebido que a história já tinha começado.

Não tem uma grande revolução por trás de tudo, a Sara é uma garota que gosta de ler, a cidade é uma cidade com poucos habitantes e poucos acontecimentos, e essa é a história do livro.

Porém, não pensem que isso é tudo, cada personagem tem sua própria história, com tramas secundárias que em alguns momentos me deixavam com mais vontade de ler do que a história principal.

Foi muito inteligente mostrar a história de vários pontos de vista, eu gosto disso quando é bem desenvolvido e nesse caso realmente é, e de qualquer forma, é um alívio quando a Sara está ficando um pouco Sara demais.

Eu gosto de como esse livro me surpreendeu mais de uma vez, você pensa que sabe pra onde a história está caminhando e logo em seguida é levado para outro lugar, ok, não tão em seguida assim, lembrem-se que é uma história lenta, mas esse é um dos pontos fortes dela, afinal você tem tempo pra se apegar aos personagens e pra gostar da cidade.

Eu me peguei rindo em alguns momentos e torcendo para que algumas coisas dessem certo, e espero que vocês também fiquem torcendo por essas pessoas que conquistaram meu carinho.
Bibi 02/07/2019minha estante
Ótima resenha!!!!! Eu estou adorando o livro!!

Kaiane.Souza 09/12/2018

Não funcionou para mim
Decidi ler A livraria dos finais felizes depois de ter visto como indicação para quem gostou de A Sociedade literária e a torta de casca de batata, que é um livro pelo qual eu tenho muito carinho. A decepção não poderia ter sido maior. Achei o livro super deprimente, parado, personagens totalmente sem graça, parece que tenta abordar muitos temas, nenhum com sucesso. O romance da protagonista com o Tom é totalmente mal desenvolvido, chega a nem fazer sentido pra mim. Quando terminei de ler tive a sensação de ter perdido completamente meu tempo, infelizmente. Não recomendo.
Débora SSilva 26/04/2019minha estante
concordo plenamente!!! Falou tudo haha eu mesma lendo esse livro

Laylla Jan 22/03/2018

Um livro sobre livros
O livro conta a história de Sara, nascida e residente na Suécia. Sara é uma pessoa introvertida, não tem amigos, possui uma distante relação com a família e a sua vida se baseia em ler tudo o que tiver pela frente.

O que eu mais gostei foi o fato da história comentar sobre muitos livros, afinal, a personagem principal parece não saber fazer outra coisa a não ser ler!

Sara, há algum tempo, se corresponde com Amy, que mora nos EUA, apesar das duas nunca terem se encontrado pessoalmente, trocam livros via correios e cartas com frequência, até que Sara decide visitar Amy na pequena cidade chamada Broken Wheel. Ao chegar, Sara se depara com uma notícia que parece história de ficção.

Durante a sua estadia, Sara decide abrir uma livraria até que o seu visto vença e ela retorne à Suécia, mas nesse meio tempo, Sara acaba descobrindo que há histórias interessantes também fora dos livros e que ela, ao contrário do que pensava, pode viver um romance apaixonante na vida real.

É uma história gostosa de ler, ótima para se distrair, além de falar sobre livros e mais livros durante todo o enredo. Isso por si só já é um motivo super atrativo para se aventurar.

Boa leitura!