Lutar com palavras

Lutar com palavras Irandé Antunes

Resenhas - Lutar com palavras

JAlia 28/02/2024

Livro bem resumido e didático. Impossível de não compreender. Só é um tanto quanto repetitivo, mas acredito que seja devido à temática.

Clara 18/08/2023

Um livro ótimo para se aprofundar no tema da coesão e coerência, novamente digo, PARA SE APROFUNDAR. Definitivamente não deve ser o primeiro livro sobre esse tema que você deve ler, pois trás muito detalhadamente cada tópico sobre coesão e coerência. A leitura foi bem difícil e pesada pra mi, difícil, pois a autora se diverge em alguns momentos pra falar sobre a gramática na escola, o que acho importante, mas me fez perder o rumo do livro em vários momentos. E pesada pela quantidade de detalhes e exemplos que foram colocados no livro, ajuda bastante na compreensão, mas o excesso de detalhes torna a leitura maçante. A pesar dos pontos negativos, é uma ótima leitura para pessoas que trabalham ou estudam nessa área.

Kamys 09/11/2022

faculdade me fazendo ler esses livrinhos bons, tô amando ????????????????????????????????????????????????

Anderson 19/08/2022

Excelente o livro para quem deseja se aprofundar nas técnicas para se produzir um texto bem escrito (entenda-se: com alta qualificação de legibilidade). É também material indispensável para professores de Língua Portuguesa e produção textual.

mellkyemile 07/07/2022

Para iniciar nos estudos sobre escrita!
Nesse livro publicado pela editora parágrafo temos um valioso trabalho da professora Irandé Antunes sobre coesão e coerência textual. Nessa obra "Lutar com palavras: coesão e coerência" (2005) a autora traça um caminho acerca da construção de um texto, o processo de escrita e - o calcanhar de Aquiles de muitos - o que é um texto coeso e coerente.

Logo no início do livro Antunes levanta  um questionamento sobre aquela famosa observação que alguns professores fazem nos trabalhos textuais dos alunos:  "esse texto não é coeso" ou "falta coerência" umas das frases que durante a minha jornada acadêmica os professores já apontavam no meu texto. Mas a única pergunta que ficava na minha cabeça e a pergunta que ela também faz no livro é  "O texto inteiro não é coerente ou só uma parte? Falta o quê? Por quê ele é incoerente? Onde está essa incoerência". Nesse sentido, o que a Irandé chama atenção é que mesmo nessas intervenções dos professores falta apontar/analisar mais onde os textos dos alunos as ideias não ficaram claras.

Ainda assim, essas são questões que a autora tenta elucidar ao longo do livro. Trabalhando sobre o processo de escrita, ela relembra as noções sobre o que caracteriza a atividade de escrever. Além disso, trabalha o conceito de coesão e coerência -  e o que na minha singela opinião é o mais importante - os procedimentos e recursos da coesão e da coerência textual.  A autora vai apontando que a escrita de um texto passa por muitos fatores, onde saber escrever bem não se limita a unicamente saber gramática. Como ela mesma trabalha no livro, saber a gramática é extremamente importante, mas só isso não é suficiente para escrever um bom texto.

Com uma linguagem acessível a Irandé tenta alcançar nesta obra diversos públicos estudantes, curiosos sobre o tema e  pesquisadores da área. Indico muito para aqueles que - assim como eu - estão buscando melhorar a escrita.

Donatti 04/02/2022

Coesão e coerência de maneira simples
Este livro se tornou um favorito meu sobre o assunto devido à leveza com que o texto ensina seu leitor, independentemente de sua área de atuação.
É indicado a todos que se interessam pela produção escrita e consegue atender isso muito bem. Perfeito!

Rhuan34 22/01/2022

Que a luta não seja vã...
Livro perfeito para quem quer entender como se faz um bom texto. A linguagem não é complicada cheia de floreios e termos acadêmicos à rodo pelo contrário: é fácil de entender, clara como água e com exemplos compreensíveis. Esse livro não é somente para quem está cursando letras, é para todos que queiram entender como a língua funciona e entender o lugar da gramática na linguagem humana. Acaba com mitos e falácias e nos tira do senso comum. Recomendo que todos os falantes do Português Brasileiro leiam! É incrível.

chavesz_ 30/11/2021

MUITO BOM! esse estudo de Irandé é bastante concreto, apresenta fatos inegáveis sobre o sistema educacional brasileiro. recomendo demais pra qualquer professor ou pra quem gosta da parte do ensino de línguas no brasil.

linne 11/09/2021

Muito bom!
A coesão e a coerência realmente não são estudadas a fundo na escola, dificultando ainda mais a produção de textos. Este livro aborda muito bem a temática e me ajudou demais.

Jéssica 28/02/2021

Esse livro é uma riqueza!
Sem dúvidas um dos melhores livros sobre o tema que já li, tornou-se meu manual. Leitura simples, objetiva e de grande valia para todos aqueles que se interessam por textos, independentemente de que área seja. Um livro que, apesar de trazer um tema bem amplo, é bastante acessível. Impossível não entendê-lo e compreendê-lo.

Beatriz Gosmin 30/11/2014

Resenha do livro “Lutar com Palavras: coesão e coerência” de Irandé Antunes
Assim como existem vários tipos de nós e cada qual com sua maneira de se entrelaçar, moldar e por fim, estabelecer-se como um bom e forte nó, do mesmo modo é um texto: as palavras e frases vão se completando e se amarrando para que juntas concebam um texto coeso.
Provavelmente foi esta metáfora que Irandé Antunes – doutora em linguística pela Universidade de Lisboa e autora de diversos livros e artigos – quis criar ao estampar na capa de seu livro “Lutar com palavras – coesão e coerência” quatro tipos diferentes de nós, a fim de já entrelaçar o leitor com a temática e objetivo de sua ilustre obra: apontar os diferentes meios pelo qual um texto torna-se coeso, definir o que é a coesão, como esta dialoga com a coerência e de que forma estes contribuem para a melhora da competência linguística do leitor.
O livro é constituído por onze capítulos e inclui uma apresentação especial escrita por Luiz Antônio Marcuschi – renomado autor e pesquisador da área de linguagem –, que cria no leitor logo de início, uma positiva ansiedade em relação à obra que se inicia.
Antunes inicia sua obra colocando uma importante reflexão sobre o ensino de língua portuguesa nas escolas ao aludir ao fato de que há hoje uma grande discussão sobre o porquê de tantos alunos terminarem o ensino médio com grandes dificuldades em redigirem bons e relevantes textos, apontando que, apesar disso, nada é efetivamente proposto como solução para a mudança deste quadro. Assim, a autora coloca que a escola deve trabalhar com e a partir do texto e de seus gêneros textuais, pois só desta forma é que se pode melhor a capacidade linguística do aluno: possibilitando a escrita de diversos gêneros de textos socialmente relevantes e não apenas analisando frases soltas ou redigindo textos sem uma função social – com finalidade puramente escolar.
Adiante a autora define a coesão como uma propriedade textual responsável por criar ligações no texto que resultam em uma unidade de sentido ou unidade temática, ou seja, sua função é ligar as partes constituintes de um texto: palavras, frases, parágrafos, etc., a fim de que unidos, promovam a continuidade do texto implicando em um sentido.
Antunes deixa claro, porém, que esta continuidade textual promovida pela coesão não se trata de uma questão apresentada apenas na superfície do texto, sendo ela também resultado das relações semânticas que vão se apresentando devido ao encadeamento dos seguimentos do texto. Diante isso e utilizando de uma facilitadora tabela ilustrativa, apresenta ao leitor as relações textuais pelas quais as unidades de sentido se expressam: reiteração (retomada, repetição de seguimentos anteriores), associação (palavras pertencentes há um mesmo campo semântico) e conexão (relações semânticas entre orações e outros seguimentos do texto).
Dando prosseguimento, a autora se preocupa em esmiuçar cada relação textual, definindo-as e apontando a função de cada uma no estabelecimento da coesão: a reiteração é responsável por assegurar a continuidade do texto, a associação por manter a unidade temática por meio de ligações semânticas entre as palavras e a conexão é responsável por estabelecer e manter relação semântica entre os seguimentos do texto (orações, períodos, parágrafos), além de indicar a direção argumentativa do texto.
É importante ressaltar que em cada relação apresentada a autora faz uso de inúmeros elucidativos exemplos, além de, em cada capítulo, fazer uma pertinente proposta de ensino de língua portuguesa através da analise da coesão textual. Ou seja, a autora além de explicar como construir um texto coeso, em “lutar com palavras” também desconstrói a maneira como, atualmente, a escola ensina língua materna: através de frases soltas, análises gramaticais e produção de textos sem uma função social.
Por fim, estabelece um elo entre a coesão e coerência ao afirmar que estas são interdependentes na medida em que a coerência depende dos encadeamentos e “nós” realizados por elementos coesivos: continuidade, unidade e sentido, porém deixa claro que nem todo texto não-coeso é incoerente, ilustrando com um poema que a principio, aparentava ser incoerente.
De forma bastante didática e com uma linguagem leve, Antunes conseguiu criar uma importante obra que não só atende aos interesses de estudiosos da linguagem, professores de Português e alunos, como também do público leigo que também “luta com palavras” diariamente por terem a linguagem como constituinte de seu ser.
Cristian 03/06/2017minha estante
Tua resenha me fez encomendar o livro. Obrigado. :)

Lima.Lima 26/12/2017minha estante
Excelente!

Pinho 15/08/2013

Antunes (2005) surge com um livro feito para todos os tipos de leitores, nos trás elucidações claras e de fácil acesso a pessoas que queiram aumentar seu nível de conhecimento na produção textual. Ela define o termo coesão como: “a propriedade pela qual se cria e se sinaliza toda espécie de ligação para que se mantenha a unidade temática ou a possibilidade de compreensão do texto”. Irandé (2005) considera o uso de qualquer recurso linguístico e extralingüístico – as decisões relativas ao contexto social, cultural e cognitivo – que perpassam a estrutura ao considerarem o outro, o interlocutor. "Coesão não é apenas uma questão de superfície, os termos se vão ligando em sequência exatamente porque se ligam conceitualmente".

A autora defende a ideia de que a produção textual não pode ser feita por meio de frases soltas, as pessoas precisam aprender a trabalhar com o texto em si e não um fragmento dele, é necessária também a utilização de seu conhecimento de mundo. Em sua análise encontramos a divisão de coesão em quatro grupos: repetição, substituição, seleção lexical e conexão – a única trabalhada nas escolas atualmente é esta ultima, a dos conectores propriamente ditos –. Escolhemos este texto como base pela linguagem de fácil acesso e a maneira esclarecedora em que ele foi escrito.