Apenas um garoto

Apenas um garoto Bill Konigsberg

Resenhas - Apenas um garoto

Cássio Cipriano 11/04/2024

Uma perspectiva diferente sobre ser um garoto gay.
Este livro apresenta uma narrativa que vai na contramão de muitas vivências LGBTQIAPN+. Enquanto a maioria cresce em ambientes opressões, dentro do armário, o protagonista desta história tem pais de mente aberta, cresceu sem precisar esconder a sua sexualidade e tendo consciência de que é um garoto gay. Porém, por não ver muitas pessoas como ele ao seu redor, ele sempre se viu sozinho nos espaços e cresceu marcado como "o garoto gay", com as pessoas querendo colocar ele em estereótipos de algo que ele nunca se identificou, mesmo que seja gay. Em dado momento, ele tem a oportunidade de ir estudar num internato para garotos e decide não falar abertamente sobre sua orientação sexual lá, a fim de ser um garoto comum. Porém, ele se apaixona por um colega e é aí que os conflitos começam.

A história apresenta uma perspectiva interessante e diferente, porém, uma posição muito privilegiada, o que nos dá a sensação de que o protagonista tá procurando pelo em ovo, sabe? Parece que ele cria problemas onde não existe, em vez de valorizar a oportunidade que teve de crescer em um lar acolhedor e nunca precisar se esconder. Ao mesmo tempo, fica a reflexão de que ser LGBT, em qualquer posição, sempre envolve questões complexas, porque não é só sobre ser gay e ser aceito e tal, também é sobre como a sociedade nos enxerga e, em certo nível, não nos dá liberdade de ser "comum". Se é gay, então tem que agir assim ou assado, gostar disso ou daquilo, algo que não acontece só com gays, né? É sobre os papéis que a sociedade impõe para performar gênero.

site: https://instagram.com/cassiocipriano

highgarden 26/03/2024

Apenas um garoto HORRÍVEL.
Pois bem, Rafe é um garoto gay branco classe média que tem os melhores pais do mundo, que o aceitam do jeito que ele é desde absolutamente sempre, sua mãe inclusive faz parte da aliança lgbt e não sei o que mais lá da cidade em que eles vivem e fora os pais ele tem toda uma rede de apoio, como sua melhor amiga que também o ama desde que eram bem novos, mas veja bem, ele está sofrendo muito com essa realidade TERRÍVEL de EXTREMA ACEITAÇÃO que ele vive e muito incomodado pois todos o veem como "o garoto gay" e Rafe quer ser visto apenas como "um garoto". O problema, além do tal sofrimento ridículo que o personagem diz passar, é que ele quer ser apenas um garoto HORRÍVEL. O Rafe não quer que seu único traço de personalidade seja ser gay, então ele decide que seu traço de personalidade principal será ser um MENTIROSO COMPULSIVO, porque isso é bem mais legal, e sai magoando todo mundo que ele vê pela frente, passa o 🤬 #$%!& do livro inteiro reclamando sobre ser rotulado enquanto rotula absolutamente todo mundo e enquanto aceita ser rotulado por OUTROS rótulos, porque ser um gay assumido nooossa que terror, mas um atleta heteronormativo tudo certo, é um egoistazinho que só pensa em si mesmo e jura que o mundo gira ao redor dele, jura que as pessoas passam muito tempo pensando nele. Veja bem, eu sei que o Rafe é um adolescente e nessa idade pode ser normal ter esses pensamentos patéticos, mas achei IMPOSSÍVEL conseguir simpatizar minimamente com esse personagem, até o "bromance" com o outro atleta, que é até legal em alguns momentos, pra mim se perde no meio de todo absurdo que são as escolhas do Rafe, sem falar que esse plot é um LIXO, já achei estranho quando li a sinopse, mas não sabia o quão horrível seria de ler o livro inteiro. Achei tudo rasíssimo, ok que as atitudes do personagem são repreendidas, mas tudo parece muito errado nisso aqui, é uma porcaria muito da ridícula, um livro desnecessário, um desserviço, não consigo acreditar que um autor sendo gay tenha sentado de frente pra um computador pra escrever uma história sobre um garoto gay e essa porcaria é a melhor ideia que ele consegue ter. Faltou alguém ter mais pulso firme e peito pra colocar o dedo na cara do Rafe e falar o quanto ele é PRIVILEGIADO, o quanto ele deveria agradecer pela vida que ele tem, a vida de ninguém tem que girar em torno da própria sexualidade, mas é importante que no mínimo você conheça o histórico do grupo social em que você está inserido, que você saiba o que pessoas tiveram que viver no passado pra que hoje você seja um branquelo privilegiado e quem sabe assim o Rafe teria entendido mais rápido porque todas as reclamações dele são absolutamente RIDÍCULAS. Eu, de todo o meu coração, gostaria que esse livro nunca tivesse sido escrito e minha maior felicidade é não ter gastado um real com isso.

Lovinglanny 13/02/2024

Péssimo, uma perda de tempo, não sei pra que q esse homem escreveu esse livro tosco, era melhor ter tido só uma conversa com um psicólogo ou com uma senhora no ponto de onibus

Ana Alice 13/02/2024

"Nada que venha do amor jamais poderá estar errado."
Adorei como o protagonista e a situação são tratados de forma real, apresentando um crescimento para o primeiro e consequências reais para o segundo. Mas alguns fatores me incomodaram bastante.

A escrita é realmente muito fluida e cativante, conseguindo criar uma construção muito boa para a narrativa, que mesmo sendo curta foi bem desenvolvida. Me senti muito imersa na trama (terminei de ler em um dia) e me conectei com os elementos. Adorei o desenvolvimento dos personagens e suas relações entre si, assim como a mensagem que a obra passa (na minha visão: ao omitir uma parte de si, você cria uma persona e passa a representar um papel que não te condiz, mas isso não significa que você precisa carregar um rótulo ou se resumir a ele).

O protagonista foi escrito com maestria, gosto de como ele foi retratado de maneira humanizada e com falhas de caráter (ninguém é perfeito e ele não é exceção). Confesso que me irritei muitas vezes com o jeito que ele não pensava nas outras pessoas e às vezes agia de forma questionável, mas isso traz um ponto chave de sua evolução enquanto indivíduo e apresenta uma mentalidade condizente com sua idade e vivências. Acima de tudo, podemos entendê-lo e torcer por ele.

O romance é um fator importante para história devido seu desenrolar, que gera conflitos e forma uma parte essencial da evolução dos personagens, mas decididamente não é o foco do enredo (que, ao meu ver, tem núcleo centrado no Rafe e no seu crescimento).

A conclusão me decepcionou muito por ignorar um personagem de grande impacto na obra, deixando suas lutas e problemas em aberto e não fazendo juz ao que ele merecia (o coitado ficou preso a suas percepções limitadas e negações). De resto, em relação à resolução do problema central do livro, foi abordado muito bem, lidando com os efeitos dos atos do personagem principal e expondo uma trajetória que abre espaço para o leitor enxergar o futuro e a aprendizagem dele. PS: uma edição que quero acrescentar depois de ter escrito a resenha é que a obra tem uma sequência, então os pontos que não foram amarrados nesse livro deixam o espaço necessário para a introdução de uma continuação.

Foi uma experiência incrível que me despertou diversas emoções (raiva, muitos risos, um pouco de preocupação e definitivamente me manteve entretida). Marquei várias passagens e trouxe muito em que pensar.

No geral, recomendo e não me arrependo de ler!

marinaabooks 09/02/2024

????
Gostei bastante do livro, me ensinou muita coisa e me fez entender varios lados de uma mesma história, tratando assuntos que poucas pessoas falam, a realidade da situação. Ri e chorei muito em vários momentos, rafe tem o meu coração ??por mais que o final nao tenha sido o ?felizes para sempre?, é assim que as coisas sao, infelizmente. Talvez em outra vida o rafe possa amar o amor da vida dele em paz.

PEDR0H 29/01/2024

Abertamente Honesto
Surpreendente como esse livro me deixou envolvido e depois totalmente devastado.
Com uma escrita fluida e personagens envolventes o livro aborda temas delicados e importantíssimos, que eu não imaginava que abordaria.
Adoraria ter lido ele na adolescência. Espero gostar também da sequência (que eu não sabia que existia).
Ainda estou me recuperando desse final.

Eduardo Leal 29/01/2024

Tudo de bom!
Foi o primeiro romance gay do ano e eu acertei muito na escolha! O livro me pegou de um jeito que eu simplesmente não conseguia parar de ler. Sem dúvidas, indico e recomendo!

domnsantos 24/10/2023

Uau
Esse livro me deu choro gatilho depressão febre ansiedade pânico diarreia vômito febre e gonorreia (amei 5 estrelas

julinha 24/10/2023

Eu realmente fiquei apaixonada por esse livro... O rafe é encantador e a narrativa é tão fluída e conecta tanto com o que eu senti lendo sabe!? E por mais que o personagem não ache isso, eu achei ele tão autêntico em todas as páginas e foi isso que me fez ficar apaixonada por tudo.
Uma ótima leitura e experiência!!

Cauãzinho 11/10/2023

Não foi o que eu esperava...
Comecei gostando e muito dos personagens. Entendia o ponto de vista do personagem principal, sobre fugir de rótulos e tals.

Mas foi chegando ao fim, e parecia que os personagens só iam se perdendo, para dar espaço para o protagonista.

Ben foi um personagem que me decepcionou, portanto, acho que merece um 3 no momento, e de pensar muito, essa nota pode chegar a cair.