Apenas Um Garoto

Apenas Um Garoto Bill Konigsberg

Resenhas - Apenas um garoto

Daniella 01/08/2020

Somos mais que rótulos
Um livro que aqueceu meu coração, é isso.
Primeiro livro LGBT que li e gostei muito de mergulhar nesse assunto, principalmente porque ele traz questionamentos que eu mesma já fiz, e que acredito que quase todos já tenham feito. Rótulos! Rótulos é algo que vemos desde pequenos e que acabamos por levar isso conosco e esse livro nos mostra que uma pessoa não se baseia por sua opção sexual, por sua religião, por seu partido político, por seu time de futebol.
Somos mais que rótulos, somos pessoas com sentimentos e quase a todo o momento o sentimento que nos engole é o medo de descobrirmos quem nós mesmos somos. Vai além de ser honesto com os outros, é ser honesto consigo mesmo sobre quem você é.
hevs 26/11/2020minha estante
amg ngm te avisou sobre esse termo errado q vc usou de "opção sexual" já faz 4 meses espero q vc tenha percebido o uso inadequado dessa palavra

Daniella 26/11/2020minha estante
Percebi agora que você mencionou, não sabia que o termo agora é errado. Obrigada por informar.

Gean40 22/06/2021minha estante
Recomendo Quinze dias de férias , é um livro maravilhoso

Daniella 23/06/2021minha estante
Anotado. Obrigada ??

Gean40 24/06/2021minha estante
O Nome do livro é "Quinze dias" me desculpa pelo erro

Daniella 29/06/2021minha estante
Imagina, preocupa não ?

Lorenzo2 24/03/2023minha estante
É muito bom , apesar de achar o personagem principal insuportável e um pouco mal construído eu amei toda a história e construção de personagens secundários. Deu depressão o final ??

Evellyn 03/11/2020

Apenas Um Garoto
Bom este livro foi um verdadeiro conflito de sentimentos, no começo não simpatizei muito com os pensamentos do protagonista, mas depois consegui o compreender melhor. Foi uma boa evolução, mas não a melhor.
Foi uma leitura muito agradável, alguns momentos de raiva kkkk, mas foi divertido acompanhar a jornada do personagem.

Gabriel Aleksander 21/09/2016

Esse livro representa a quem?
A Sinopse

Rafe tem um único grande objetivo: fugir de todos os rótulos que o atribuíram por ser assumidamente gay. Para isso, Rafe sai em busca de uma escola diferente, onde ninguém o conhece, possibilitando-o construir novas amizades pautadas naquilo que ele essencialmente é e não nos estereótipos que o cercam.

Nessa jornada em busca de auto aceitação e descoberta de si, o protagonista irá se deparar com um universo completamente novo, onde o mesmo não seria apenas “o gay ao lado”, permitindo-o enxergar o mundo sob uma nova ótica.

Agora, resta a Rafe descobrir qual dos papéis a ele impostos é o mas confortável para se manter: aquilo que você não é, ou o que essencialmente te define.

Irritating, young and foolish.

Em toda a minha vida de leitor, eu nunca havia visto um personagem tão irritante e previsível como Rafe que, em uma busca sem sentido, torna-se algo totalmente oposto ao que ele é para se sentir parte de um grupo de pessoas que nunca o aceitariam se ele se mostrasse de forma genuína, levando-o a uma série de atitudes e escolhas estúpidas e infundadas. (desculpa, me exaltei).
Esse é um daqueles livros comerciais feitos somente para vender inúmeras cópias que desde a primeira página você já consegue prever todo o processo de crescimento do personagem ao longo da história, resultando em algo contado de uma forma clichê, repletos de personagens estereotipados (olha que ironia, não é mesmo?) e que não atribui ao enredo nenhum tipo de dinamicidade ou profundidade, tornando-o esquecível, assim como seus personagens.

Esse livro representa a quem?

Uma história de um garoto de classe média, aceito pelos pais e amigos, participante da militância gay JUNTO COM SUA MÃE, mas que está cansado desse cenário torturante de ser amado e aceito como é e decide ir em busca de agradar pessoas aleatórias que não possuem nenhuma importância inicial em sua vida. Vocês conseguem pensar em alguma coisa mais nonsense que essa? Eu consigo!

Esse livro, além de me tirar do sério, conseguiu despertar em mim uma reflexão muito importante sobre todo esse mercado editorial em torno da literatura: dentro do boom editorial acontecendo atualmente com romances LGBT, as histórias que objetivam apenas um grande número de vendas entram em uma busca de agradar apenas a um grupo dominante, que raramente é aquele sobre o qual ela aborda, e dificilmente trazem mensagens de empoderamento e desconstrução, totalmente necessárias para o momento atual no qual se encontra a nossa sociedade.

Abordar as histórias dos LGBT (onde, curiosamente, o enfoque é obviamente no HOMEM gay, deixando de lado as outras pessoas pertencentes a comunidade) de uma forma heteronormativa não é um avanço, mas sim um retrocesso, que reforça as violências pelas quais nós passamos diariamente, ao invés de serem utilizadas para nos dar voz em frente a uma sociedade preconceituosa e opressora.

Opinião final

Eu juro como gostaria de apontar algum ponto positivo dentro dessa obra para pelo menos tentar instigar a curiosidade de vocês, mas, para mim, isso foi mais uma leitura problematizadora do que prazerosa, sendo algo que me incomodou e me fez pensar sobre todas as injustiças e violências sofridas diariamente pelos diversos seres humanos que são discriminados e violentados frequentemente por apenas serem quem são. Portanto, a crítica de hoje serve mais como um desabafo necessário do que realmente uma resenha literária.

Contudo, se vocês quiserem buscar essa leitura para tirarem suas próprias conclusões, eu super incentivo, pois, uma história nunca vai chegar da mesma forma para diferentes pessoas. Então, arrisquem-se e depois me contem a opinião de vocês.

site: fatalityliterario.wordpress.com/
Lisah 05/10/2016minha estante
Você falou uma coisa que eu sempre me pergunto. Eu só vejo livros LGBT com enfoque no homem gay, principalmente esses livros "para adolescentes". Eu sempre procurei um livro que a personagem principal fosse uma garota gay, mas nunca encontrei :\. Até mesmo livros "sérios" só conheço um ou outro. A maioria dos livros que tem uma personagem bi, ou é tratada como alguém confuso que não sabe o que quer da vida, ou a que pega/transa com todo mundo. Sei lá, acho isso muito zuado.

Lisah 05/10/2016minha estante
Ai fica aquela dúvida né, será que é porque realmente não escrevem livros assim, ou será que é aquele negócio de " homem gostar de homem tudo bem porque homem é uma maravilha mesmo e os gays não tem culpa de se apaixonarem" mas mulher gostar de mulher "nooossa, nojento, tabu". Até nisso existe o enaltecimento masculino.

pordiegofranca 12/11/2016minha estante
Enfim, encontrei uma resenha que diaogasse com meu pensamento sobre esse livro neste exato momento. Estou terminando esse livro (estou bem no finalzinho já) e a todo momento encontro algo que me incomoda, desde o personagem em si até suas atitudes preconceituosas. Um livro que fala em quebra de rótulos mas que praticamente incita ao gay entrar no armário e ficar ali quietinho, escondido, sem precisar mostrar quem ele realmente é apenas para não ser taxado. Sendo que o próprio personagem rótula tudo! Q bom que nao sou o único a pensar assim.

Gabriel Aleksander 12/11/2016minha estante
E fico feliz por saber que você também visualizou a proposta do livro por esse viés mais crítico, já que, o mesmo é um desserviço por não representar ninguém e nem desconstruir os preconceitos que o grupo sofre (na verdade os reforça).

rebk 02/12/2016minha estante
concordo com tudinho que você disse, total perda de tempo.

Wendell 10/07/2020minha estante
Com amor, Simon e Apenas Um Garoto, amei ter lido. São muito, muito, muito bons.

oraculws 14/04/2020minha estante
EU ADORO DEMAIS E FIZ O MESMO QUE VOCÊ! É FÁCIL DE LER.

Paulo.Danyel 15/04/2020minha estante
eu refiz a resenha com um pouco mais de calma depois de ler o segundo livro kkkkk E caraca, fazia tempo que não lia algo tão bom e profundo sobre ser quem você é e não viver com medo do que os outros pensarão, porque todo mundo pensa várias coisas o tempo todo, e na maioria das vezes não tem a ver com a gente. Consegui ler o outro livro em inglês mesmo pq eu não ia conseguir dormir sem saber o que acontece.

herbizin 15/11/2021

Apenas um garoto
Isso aqui meus amigos, óh >>>>>>>>

Eu ri tanto, surtei tanto, tive que parar de ler em algumas partes pra surtar, é sério, estou brincando não.

Rafe é tão, Rafe. É único. Na certa é um dos melhores personagens de livros desse gênero. Estou literalmente "boiolando" por esse Livro. Li muito rápido, já quero ler de novo ?????????

Sem comentários pra essa lindeza, só posso dizer que eu AMEI.

* Adicionando aos favoritos *

5/5 ?

zoni 16/11/2017

É sério que vocês gostaram desse livro?
Eu já começo dizendo que esse livro é horrível, e com certeza está no topo da lista dos piores do ano. Eu jurava a que já tinha lido esse livro, mas essa semana percebi que na verdade eu tinha abandonado a leitura e resolvi retomar, e foi aí que entendi porquê havia abandonado.

Nada no livro me atraiu, personagens ruins, escrita fraca, plot horroroso, e por aí vai os adjetivos ruins. Os primeiros capítulos são um saco e dá vontade de realmente abandonar, o Rafe é um personagem mal elaborado e cansativo. Ele é muito chato na verdade, e os seus dramas são toscos e fora da realidade. Na verdade eu não entendi qual foi a do autor, o que ele quis sugerir? Que para quebrar o estereótipo que todo LGBT ganha é preciso voltar para o armário e fingir de hétero? Não me convenceu. O moleque é gay, classe média, branco, amado e aceito pela família e pelos amigos, mas então diz “cansei de ser o gay, quero ser rotulado de outra coisa, ou melhor, não quero ser rotulado, mas vou inventar uma mentira para ganhar um novo esteriótipo”. Isso faz sentido? NÃO. O livro começa ruim, no meio fica chato, e o final é horrível, me deu aquele sensação de que o autor percebeu o lixo que tinha em mãos, não dava pra consertar e nos deus aquele fim idiota e clichê.

Estou dando apenas uma estrela sim, e podem me xingar. Mas esse livro é péssimo em todos os sentidos. Não voltem para o armário, não é dessa forma que se quebra o esteriótipo. Acorda Bill, e procure plot mais interessantes viado, você é mais que isso.
Emanuel 17/11/2017minha estante
Gritei aqui que resenha maravilhosa!

Marcelo.Antonio 18/11/2017minha estante
Eita porr@ Segura seus livros que o menino está crítico ao máximooooo!!!
Rsrs
Eu não vou falar nada pois não li.
Mas depois da sua resenha
Vou ficar longe desse livro rsrs
Mas uma coisa é verdade
Gays são tão esteriotipado e o cara quer ?esteriotipar? mais ???
Ele é louco, migo rd

Grace Ribeiro 18/05/2018minha estante
Vim até aqui só pra procurar alguém com o mesmo pensamento que eu após ler esse livro. Adorei a resenha! Concordo totalmente.

Fernandes 30/11/2021minha estante
Hm discordo totalmente dessa resenha. Acredito que vi por um ângulo bem diferente do seu. Sim, Rafe está procurando fugir do estereótipo de ser o garoto gay de Boulder, mas ele acaba mesmo caindo em outro estereótipo, do atleta e popular da nova escola. Mas é EXATAMENTE a mensagem que o livro quis passar. Em nenhum momento ele coloca como certo a decisão do Rafe de omitir quem ele é, inclusive o próprio personagem se toca e tem momentos que ele diz que fugiu de algo para cair em outro completamente igual. Tanto que suas omissões leva ao final onde ele perde o Ben, justamente porque ele mesmo não consegue viver "dentro do armário" novamente, porque sabe que aquilo não o representa. O Rafe é um personagem irritante e que faz péssimas escolhas, mas eu vejo ele de forma humanizada, ele não é o garoto perfeito que todo clichê nos apresenta, que não toma atitudes erradas e que tá no topo da cadeia alimentar. Ele faz burradas atrás de burradas, mas ao ser apresentado aos pais sufocantes dele, eu consigo entender o personagem. Em nenhum momento o objetivo final de Rafe foi voltar pro armário, ele só queria que a personalidade dele não fosse resumida a ''gay''.

Roberto344 02/08/2020

Quero que as pessoas me enxerguem como eu sou
Rafe é um garoto que saiu do armário com apenas 13 anos e que os pais super dão apoio, ele nunca sofreu bullying, porém ele era rotulado como "O garoto gay" e ele está cansado disso, então ele decide ir para uma escola só para meninos em outro estado e manter sua sexualidade em segredo, não com a intenção de voltar para o armário e sim tentar um novo recomeço sem rótulos, e o plano funciona por um tempo ele até faz parte do grupo dos atletas e do time de futebol. Mas tudo complica quando ele percebe que está apaixonado por um dos seus novos amigos héteros.

Eu achei a escrita do livro super fluida e achei super informativo sobre o que se passa na vida de um LGBT, se puder de uma chance ao livro.

Citações:

"Seja forte. Nunca deixe a luz dentro de você se apagar, porque não vai ser fácil, e provavelmente vai piorar antes de melhorar."

"Nada que venha do amor jamais poderá estar errado."

"É difícil quando você abre seu coração e deixa alguém entrar e então, de repente, a pessoa não está mais lá."

rafa 05/04/2021

apenas um garoto.
comprei achando que ia ter o final feliz dos gays mas o final é ridículo, tem um monte de desgraça aí já acontecendo por favor escritores façam finais felizes

Douglas 12/05/2022

Apenas um garoto horrível.
Tenho esse livro desde o lançamento e só agora que fui, pensei que estava deixando um bom livro esquecido na estante, só que não.

O escritor é homossexual então pensei que saberia criar um bom personagem principal, como Rafe é insuportável, padrão e que não convenceu em nenhum momento. A narrativa é fraca, não existe aquele clima gostoso e de querer mais e mais, tem até algumas questões interessantes só que não ajuda muito.

Quando pensa que no final vai resolver algumas questões, o que acontece? Acaba! Sem um final. Péssimo. Horrível mil vezes.

Karla.Silva 11/02/2022

err
antes mesmo de começar já tinha uma intuição de que não seria lá essas coisas, o que eu nao esperava é de que seria muito PIOR do que eu imaginava.
achei muito imemoravel, fora que tem umas coisas problemáticas aqui que eu nem consigo citar direito de tão imemoravel que foi. um negocio que me incomodou foi a forma com os pais + amiga tratam a sexualidade do pp. gente, fazem um escarceu em cima disso, qual a necessidade de todo capítulo sempre que aparecem discutir sobre a sexualidade DO OUTRO? achei a mãe dele muito evasiva, fora que no geral o livro nem foi de romance de direito, é mais sobre o protagonista resolvendo os trelele dele porquê se for chamar as migalhas que tiveram nesse livro de romance..vei, numa hora tavam se beijando num outro dia se ignoraram?? não deu pra mim. enfim, 2.5

allie 13/03/2021

Minha nossa, que livro chato. Li mês passado e esqueci de marcar aqui de tão imemorável que foi.
Nenhum personagem conseguiu me conquistar, não dava pra contar com carisma ou até mesmo um plot interessante vindo de ninguém. Achei que seria um livro mais profundo mas foi mais raso que uma poça d'água. Horrivel.

thay 17/03/2021

Uma história juvenil, leve e fofa. Faz refletir sobre rótulos e identidade, sobre a construção do indivíduo e das diversas questões que a permeia.

Igor 06/05/2021

Um livro simples, mas que trata sobre tolerância, preconceito, amizade, amor e aceitação de forma super leve e fofa. Os personagens são interessantes e acontece diversos diálogos sobre rótulos bem importantes. Mesmo tendo diversas qualidades, é uma história muito juvenil e frustrante, pois em alguns momentos fica muito repetitiva. Não consegui me identificar com os acontecimentos e não foi uma leitura muito marcante, mas divertida e leve.