O Livro De Aron

O Livro De Aron Jim Shepard

Resenhas - O Livro De Aron

Camila 11/09/2023

O livro de Aron é um relato de uma época sombria em que os Judeus lutavam para sobreviver. Por mais que eu tenha lido varias histórias e vistos muitos filmes, ainda assim, fico impressionada e triste. É difícil entender o que leva uma pessoa a tratar outra como se fosse lixo.
Esse é um livro que todos deveriam ler. Ele é surreal e doloroso. Acredito que mesmo assim é valido. Penso que as vezes precisamos ser levados pra algumas realidades e que precisamos olhar para o passado e ver como a humanidade evoluiu e que ainda precisa de evolução. Assim como de tolerância e respeito. A história é um lembrete do que não precisamos repetir e o que precisamos mudar.
Ela é focada na vida de Aron que assim como muitas crianças naquela época, perdeu a infância para um grande ?bicho papão?. Um menino que teve que aprender a ser ?adulto? quando ainda não sabia ser criança. Perdendo a família e amigos, passando fome. Vivendo dias de horror e lutando para se manter vivo.
Essa história me fez pensar em muitas coisas, se bem que sempre que leio sobre esse assunto, minha mente se torna uma caixa gigante de perguntas e questionamentos. Não tem como não parar e tentar entender o que levou uma pessoa a simplesmente decidir que todo um povo não valia nada, só por ser diferente, ao olhar dele. O que leva um ser a deixar o outro passar fome? E por que matar sem motivo? Por que separar famílias e tirar sua dignidade? Não encontrei respostas pra nenhuma dessas perguntas. E acho que não existe uma?

Jade 17/11/2021

Um livro que ensina várias lições
Um livro que ensina várias lições.

Esse livro fala da segunda guerra mundial do pondo de vista de uma criança pobre,doente e desinformada.

Mussi 26/03/2017

O livro de Aron
O século XX pariu dois flagelos para o mundo : o nazismo e o comunismo.
Ao longo do século XX milhões de pessoas seriam vítimas das atrocidades de ditadores opostos em visão de mundo mas iguais em suas brutalidades frutos da megalomania e intolerância.
Tanto Hitler como Stálin e vários outros que neles se inspiraram legaram ao mundo dor,sofrimento,morte,perseguições , enfim relevaram o ser humano como algo insignificante.
A Polônia na segunda guerra mundial foi palco, para sua infelicidade da atuação in loco, tanto do nazismo como do comunismo.
Na obra O livro de Aron, a história se passa no gueto de Varsóvia , local onde foram confinados os judeus de toda a Polônia, para serem exterminados, não sem antes conhecerem todas as formas de violência e sofrimento.
O que torna a história diferente de outras é que o relato das mortes,atrocidades e toda a dinâmica de uma situação inusitada é feito por um garoto de treze anos de idade.
Aos simpatizantes do extremismo, seja ele à direita ou à esquerda, recomendo a leitura deste livro para entenderem o que pode acontecer quando se perde da memória referências que jamais poderiam serem esquecidas.
Esses fatos não devem serem esquecidos a fim de que possamos usá-los como referencia e rechacar políticos irresponsáveis que utilizam discursos que, ao fecharmos os olhos e ouvi-los nos fazem pensar que Hitler ou Stálin estão vivos.
Início com este livro um ciclo de leituras sobre o que foi a dor para as pessoas que estiveram subjugadas à esses regimes.
Meu próximo livro é Contos de Kolimá de Varlam Chalámov, obra em 6 volumes que narra o sofrimento humano nos Gulágs.
Val 19/03/2019minha estante
Recomendo também a leitura de "Os Loucos da Rua Mazur", do português João Pinto Coelho, e "A 25ª Hora", do romeno Virgil Gheorghiu. Veja meus comentários dos dois livros no blog https://contracapaladob.blogspot.com/ No blog comento também o filme "Colheita Amarga" que trata so massacre dos camponeses ucranianos (falam em 11 milhões) por Stálin.
Outros livros clássicos que tratam desses assunto são "Exodus" e "Mila 18" de Leon Uris.
Abs, Valdemir

Marcelle Reis 17/04/2019minha estante