Noite das Facas

Noite das Facas Ian C. Esslemont

Resenhas - Noite das Facas

Ginete Negro 2.0 10/03/2024

Prelúdio do Livro Malazano dos Caídos
Ian C. Esslemont criou o universo Malazano juntamente com Steven Erikson (o escritor da série principal de livros). Neste "Noite das Facas" vemos sobre o ponto de vista de dois personagens acontecimentos que se passam em uma noite, da Lua Sombria, onde seres monstruosos e mortos vivos, dentre outros, tentam conquistar o trono.

O Império Malazano já existe (e refiro-me especialmente à minha leitura anterior, "O Lamento de Dançarino", cujo enredo se passa vários anos antes da formação do Império). Na verdade, lá pela página 230 já percebemos que constam acontecimentos quase que imediatamente anteriores ao "Jardins da Lua", primeiro livro da série de Erikson. E vemos uma personagem, a terceira no comando do Império Malazano, dar algo como um golpe e mudar de nome - veremos ela várias vezes na série principal.

A escrita de Esslemont é um pouco mais densa que na do livro do Lamento, visto que Noite das Facas aparentemente foi lançado primeiro. Em Lamento de Dançarino ele desenvolve mais solto o enredo, com mais diálogos e mais pontos de vista.

Livro altamente recomendável para quem quer mergulhar de cabeça na série Malazana principal.

Gabs 15/01/2024

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Gostei do livro, apesar de demorar pouco para pegar o ritmo foi uma boa leitura.
O universo criado pelo autor é fantástico, acho que quem gosta de livros na pegada senhor dos anéis e the witcher vai adorar.

Re 31/07/2021

Noite das facas
O livro Noite das facas tem uma história interessante porque a maior parte dos acontecimentos ocorrem apenas em uma noite.
Apesar de acha interessante não curti a historia e pelo primeiro livro da série não sentir vontande de ler a continuidade da história.

Danilo.Claudino 06/06/2019

Interessante introdução ao mundo Malazan.
O livro começou morno, trazendo a realidade em que os personagens viviam e traçando as premissas da história. Ele foi desenrolando assim até quase o fim do livro. Então esquentou muito, enfim me prendendo à leitura. Entretanto, ele termina de uma vez sem que a história tenha sido de fato algo pertinente. Simplesmente aquele rolo todo que vinha acontecendo naquela noite, acabou...

Como é meu primeiro livro do mundo Malazan, acredito que as respostas às perguntas e o desenrolar da confusão que eu senti no final serão respondidas em outros livros da série.

Tavares 21/02/2017

Venha para a Casa Morta
Noite das Facas é um livro sensacional, apesar de ser apenas uma pequena introdução do que podemos esperar do mundo Malazano. O livro nos apresenta personagens bem construídos, trama dinâmica e furiosamente veloz.
Não subestimem o poder desse livro, pois toda história se passa em apenas uma noite, quando a Lua das Sombras pode ser vista no céu.
É um mundo vasto, isso pode ser percebido pela grandeza de acontecimentos detalhados em apenas um palmo de profundidade. Só nos resta esperar e torcer para que os livros Malazanos continuem tão bons como foi este.
Jessica Rothe 06/08/2018minha estante
Comprei esse livro mas nao sei a ordem, quais são as continuações. Alguém me ajuda?

Tavares 21/08/2018minha estante
ainda não saiu a continuação dele

Karini.Couto 18/10/2016

Noite das Facas - Império Malazan #1 - Ian C. Esslemont é o primeiro livro que tenho a oportunidade de ler, tocar, cheirar da Editora Cavaleiro Negro. O livro é capa dura, com páginas especiais e em uma edição muito bem trabalhada digna dos meus amorzinhos da Darkside - olha aí uma Editora para competir com a Darklove! rsrs
E possuem um atendimento maravilhoso! Adorei! Estão de parabéns!

Bom, vamos falar do livro não é?
Noite das Facas não é um livro para qualquer leitor e sim para o leitor apaixonado por fantasia e por livros muito bem escritos com mundos e personagens intrínsecos e completamente novos e palpáveis. Não há nada de familiar em Noite das Facas a sensação é de adentrar em um universo paralelo recheado de aventuras incríveis e grandes emoções. Esse livro é foi uma parceria que deu absurdamente certo entre Ian Esslemont e Steven Erikson.

Particularmente tive um pouco de dificuldade para engrenar na história narrada, pois como se trata de um mundo a parte e completamente novo tive que ficar muito atenta e até retornar com calma a leitura diversas vezes para entender o que estava se passando. Mas claro que para nos ajudar temos um glossário bastante explicativo que consultei diversas vezes e me salvou para entender personagens e afins!

Neste volume conhecemos principalmente Temper um soldado de Malaz que possui um passado negro e tenta a todo custo se livrar disso levando uma vida mais simples e mais discreta como vigia. E temos também Kiska ambiciosa que sonha em explorar o mundo a fora e juntos possuem um papel muito importante no enredo.

Existe uma profecia, conhecida como Lua Sombria, aonde seres sombrios do Reino das Sombras irão "invadir" a cidade e causar destruição por onde passarem. Todos temem essa noite e cada um a sua maneira tenta se proteger dos perigos que os ronda. E temos também o grande Imperador e Dançarino que planejam sua ascensão, além de Surly que quer se tornar imperatriz, mas existe muito pano para manga.. Desavenças, intrigas e isso mudará o rumo de certos acontecimentos onde Temper e Kiska serão fundamentais nessa trama. Tudo é bastante esmiuçado pelos autores não deixando qualquer dúvida quanto às situações que ocorrem

A história não nos mostra apenas essa noite em si e esses personagens, ela nos fala muito mais do que esperar dessa incrível série e ansiar cada vez mais por detalhes e saborear cada página como se fosse à última.

Uma coisa bastante interessante é que apesar de suas 320 páginas, todo o enredo se dá em uma noite apenas, por um lado é interessante, mas por outro foi exatamente aí que tive problemas em absorver tanta informação e tive que reler diversos momentos e dar um tempo na leitura para retornar com calma e no momento certo. Porém só tenho a dizer que Noite das Facas é "foda" e que eu estou ansiando de verdade por mais! Quem curte um bom enredo, personagens marcantes, uma luta ferrenha entre bem e mal, certo e errado, além de seres fantásticos esse livro é para você caro leitor!

A Editora fez um excelente trabalho e como fã de fantasia eu só tenho a dizer MUITO OBRIGADA EDITORA CAVALEIRO NEGRO POR CADA DETALHE E CUIDADO COM ESSA EDIÇÃO!

Esta resenha está no www.mixliterario.com - Venha nos fazer uma visita e nos siga também no facebook!

Acervo do Leitor 07/09/2016

Noite das Facas - Editora Cavaleiro Negro
Antes de iniciar a resenha deste livro, vale ressaltar alguns pontos importantes. Steven e Ian criaram juntos um universo extremamente complexo e único. Malazan é muito mais do que uma única história, são centenas de histórias que se comunicam entre si, passando ao longo de milhares de anos. São 19 livros já lançados e com perspectivas para ainda mais. Entenda mais logo abaixo.

São duas séries principais: Book of the Fallen de Steven Erikson com 10 livros e Império Malazan de Ian C Esslemont com 6, mais 2 trilogias: Path to Ascendancy de Ian e The Kharkanas Trilogy de Erikson e mais 7 novelas.

A editora Cavaleiro Negro irá publicar Império Malazan, Path to Ascendancy e The Kharkanas Trilogy, enquanto a editora Arqueiro confirmou o lançamento de Gardens of the Moon, primeiro livro da série Book of the Fallen para Março de 2017. Resumindo, teremos muito Malazan nos próximos anos e isso depende de cada um de nós, ajudando na divulgação das obras e indicando os livros para parentes e amigos.

Sendo assim, não creia nobre leitor que você irá entender tudo sobre a obra através deste único livro. Não, você não irá absorver todos os detalhes da obra e tampouco vai esmiuçar com sucesso cada fenda aberta. Entretanto, isto não é um ponto negativo, muito pelo contrário, imagine Noite das Facas como a porta de entrada de um Universo riquíssimo em todos os detalhes, com personagens memoráveis, culturas e mitologias únicas e histórias das mais bem construídas e elaboradas da literatura fantástica.

"Por que vocês estão nos matando?"

Noite das Facas é o primeiro livro de Ian Cameron Esslemont, primeiro de um total de seis da série Império Malazan e o primeiro livro lançado pela Editora Cavaleiro Negro (ufa!), e seus eventos antecedem ao popular Book of the Fallen de Steven Erikson. Não conheço a escrita de Steven, mas para mim Ian atendeu muito bem as expectativas.

No livro acompanhamos o ponto de vista de 2 personagens, Temper, um soldado da cidade de Malaz que possui um passado conturbado, com vastas batalhas e poderosos aliados em seu currículo, que agora trabalha como um simples vigia e tenta esquecer todas as traições e batalhas sangrentas pela qual enfrentou. E Kiska, uma jovem natural da ilha de Malaz, que têm o sonho de explorar o mundo e não se contenta em se ver enclausurada nos tediosos acontecimentos da ilha.

“- Você não está pretendendo sair de novo, não é?
Temper respondeu, irritado:
- Sim.
- Seja o que for, não pode ser tão importante, Temp.
- Eu nem sei se é, mas tenho que descobrir”

Todos os acontecimentos do livro se passam em uma única noite, tornando o ritmo do livro rápido e bem fluído, claro que ficamos muitas vezes perdidos com tantas informações saltando aos olhos, nada que um pouco de dedicação do leitor, não resolva esta questão. Profecias contam que nesta noite, conhecida como Lua Sombria, demônios, fantasmas e outros seres do Reino das Sombras caminharão sobre a cidade, causando mortes e sofrimentos. Sabendo disto, os habitantes da ilha se preparam para passar os temores que a noite trará dentro de suas casas, trancafiados em seus esconderijos. Noite das Facas é um livro sombrio, soturno, que leitores fãs de dark fantasy irão se deliciar.

A cidade de Malaz, palco principal do enredo, esconde outros segredos e justamente nesta noite, o Imperador, há muito ausente, Kellanved e seu guarda-costas pessoal Dançarino planejam uma investida de ascensão, entretanto velhas intrigas são postas à mesa, que desencadearão fatos que certamente irão refletir no futuro do Império.

“Ele realmente pensava que ela havia tentado fugir? Será que o tolo não via o rumo que as coisas haviam tomado? Que ele e seu amigo é que deveriam fugir?”

Mesmo contra a vontade de um e pela curiosidade da outra, Temper e Kiska são peças fundamentais deste jogo e serão arremessados nesta tempestade, devendo usar todas as armas disponíveis para enfrentarem os terrores que esta noite tem a oferecer. Temper para mim se destaca como personagem, tanto pelo seu forte dever de honra quanto pelas suas habilidades notáveis de combatente. Ao decorrer do livro temos vislumbres do passado do soldado, que certamente deixarão os leitores ávidos por saber o que vem a seguida.

“Temper lembrou-se de não baixar a guarda. O jogo havia mudado, talvez para um ainda mais perigoso”

No mais temos uma pequena apresentação dos Cavaleiros da Tormenta e de algumas outras raças que certamente serão melhores trabalhadas nos próximos romances. O final é digno, com batalhas que agradarão aos leitores e com ótimas perspectivas para o que virá.
Em suma Noite das Facas é um bom livro ao que se propõe ser, uma grande introdução do universo Malazan, aqui não temos uma história incrível, com personagens totalmente desenvolvidos ou um mundo plenamente detalhado, mas temos um ótimo início para o que sem dúvidas chamaremos no futuro de uma saga memorável.

A edição do livro é belíssima em capa dura, com folhas de alta qualidade e uma capa assustadoramente bonita, entretanto ao decorrer do livro encontramos algumas pequenas falhas na tradução, nada que influencie a experiência do leitor e além disso a editora já se propôs a corrigir estas pequenas falhas.

site: http://acervodoleitor.blogspot.com.br/2016/09/resenha-05-noite-das-facas-ian-c.html
@o.livreiro_ 12/02/2022minha estante
Uma senhora resenha; despertou minha curiosidade.

Rafaela B 03/08/2016

Noite das Facas
O livro que qualquer jogador de RPG deve ler!
Malazan é um universo criado por dois amigos, Ian Esslemont e Steven Erikson, cada um criando sua própria história desse universo. Conheci um tempo atrás pelo grupo brasileiro no Facebook, mas como não leio em inglês fiquei aguardando que uma editora daqui se interessasse e publicasse os livros. Fiquei muito feliz quando a falecida Saída de Emergência anunciou a série do Erikson, mas acabaram saindo do Brasil antes do projeto se concretizar e a editora Arqueiro, agora com os direitos, não tem previsão de lançar. Então, eis que surge uma luz no fim do túnel: a editora Cavaleiro Negro lança o primeiro livro do Império Malazan do Esslemont, Noite das Facas. Larguei tudo o que estava lendo e peguei esse livro... Foi amor à primeira vista e não digo só pela capa, que é linda mesmo. A história é muito boa e entramos no mundo de Malaz em grande estilo.
A história se passa em uma noite, com inúmeros personagens e intrigas acontecendo em vários cantos da ilha de Malaz (como são muitos personagens, cargos, seitas, existe um glossário no começo do livro que ajuda bastante). Acompanhamos a história pelos olhos de algumas personagens e seu entendimento da história. Os principais são: Temper, um soldado já de idade avançada que esconde seu passado mas que na noite fatídica irá confrontá-lo e Kiska, uma jovem da região que sonha em deixar a ilha e ter uma vida de emoção e luta e por isso vai se meter na maior enrascada da vida.
A intriga principal da história é a guerra entre os fundadores do Império Malazan, Kalenved e Dançarino e a recente que quer virar imperatriz, Surly. Eles usam a noite mais sombria como campo de batalha, quando o mundo das Sombras tem uma abertura para o mundo dos humanos e seres inomináveis caminham pela ilha causando morte e destruição.
O esquema de magia é muito bem explicado e lembra muito os de RPG, muito mesmo. Os personagens são muito bons e dá vontade de ler mais sobre eles. A história nos faz mergulhar no livro, tanto que um dia, lendo o livro em um dia ensolarado quando fechei suas páginas meus olhos arderam com a claridade pois eu estava realmente dentro da noite escura, fria, e cheia de neblina da história! Pode-se dizer que a noite e a ilha são personagens da história, tendo vida própria e adoro histórias assim.
Se você é fã de histórias bem construídas, com personagens críveis, intrigas, bem e mal não definidos, magia, aventura, esse livro deve ser sua próxima leitura. E vem mais por aí!

Nota: 4/5

Lit.em Pauta 20/06/2016

Literatura em Pauta: seu primeiro portal de críticas e notícias literárias!

"Ian C. Esslemont pode não ter a mesma perícia que Steven Erikson no manejo da exposição de seu universo, mas ainda assim consegue trabalhá-lo com habilidade, construindo personagens intrigantes e uma trama bem amarrada que avança para um clímax intenso, ainda que em determinado ponto desapontador."

Prestigie o site, conferindo a crítica completa em:

site: http://literaturaempauta.com.br/Livro-detail/night-of-knives-noite-de-facas-critica/