Paisagem

Paisagem Lygia Bojunga

Resenhas - Paisagem

camila1856 12/03/2024

O meu fav da lygia
Não é segredo que a lygia bojunga não decepciona em termos de escrita e criatividade em seus contos.
como leitora, eu acho fascinante a abordagem da lygia em seus livros, o jeito q ela descreve os sentimentos dos personagens, o modo dela contar a história de forma tão complexa, porque a abordagem dela é isso, sabe?

eu achei o livro mega cativante, me apaixonei por lourenço e me identifiquei muito com ele, perdi a cabeça muitas vezes na história, me emocionei, me empolguei? foi uma experiência incrível. melancólico e calmo, duas palavras que definem o livro, e eu o amo por isso.

Lucas 17/02/2024

Livro carregado de desamparo e tristeza
Lourenço é um jovem com tremendo anseio de viver e pouca infraestrutura...

Ainda não consegui saber se a namorada dele existe ou não. Bom, indiferente, para mim é uma relação abusiva, pois como pode haver amor se ela o irrita e o "da nos nervos"? É um típico relacionamento desbalanceado e rodeado de inseguranças.

João, também vive a frustração de não trabalhar com o que ama e ele é apaixonado por música...

Essa história me pegou em um momento sensível, chorei e me entristeci com ela.

Até mesmo com a Lygia eu me frustrei:

- essa fixação que ocorre no metrô é muito desagradável. Eu, por ser homem, sofro menos com isso, mas as minas ficam constrangidas... E se voce desvia sua rota para ficar observando uma pessoa, também pode se enquadrar perseguição?

-No final há uma parte que diz que " a mulher misteriosa saberá que o encontro não foi um sonho pois dentro do corpo dela tem uma criança se formando"
Para mim isso é um retrato que algo que já aconteceu muito... É uma dádiva ou uma maldição?

Sou pai e sei o quanto é difícil criar uma criança...

Laura.Julia 27/12/2023

Da querida Lygia
Todos os livros da Lygia são perfeitos, esse não seria diferente. A história fala de um sonho e cartas de um leitor. No jeito bem coloquial e brasileiro de escrever e contar, a Lygia narra essa historinha agradável e ao mesmo tempo reflexiva de se ler. Para mim é perfeito!

sarinha 28/06/2023

Li uns meses atrás e me esqueci de postar um comentário, mas lygia, impecável como sempre.
Esperando o dia em que eu possa dizer "Sou uma leitora com letra maisucula " Kkkkkkk

John67 13/05/2023

Divertido
Achei a leitura super gostosa e cativante, ler esse livro foi uma nova experiência pra mim.
Foi uma leitura divertida é enigmática,claro,alem de ser incrivelmente engraçada, não tenho dedos pra contar quantas vezes eu pirei lendo.

A única parte ruim é que o livro e curto... Terminei tudo de uma unica vez,o que me deixa um tanto quanto frustrado, pois foi a primeira vez que me divirta tanto lendo um livro.

O que me deixa mais intrigado foi a surpresa do conteúdo do livro. Tipo, eu conheci a autora pelo livro "O abraço" e sua escrita tinha me chamando a atenção por ser enigmática e profunda, então li "paisagem" esperando algo parecido. Mas não! Eu achei algo totalmente diferente do que eu esperava,o que inicialmente me deixou na defensiva, mas que com o tempo, acabou me cativando mais é mais. Bem agora que acabei essa obra prima, só me resta ler as outras obras da autora, estou ansioso por isso.

Pauliana 04/05/2023

Lindo, lindo, lindo, lindo?
Já li um livro dessa autora , " o meu amigo pintor"; como aquele não me decepcionou, com esse não foi diferente. Muito bom, bom mesmo. E desafiante, pois fiquei muito pensativa me perguntando: - ué, a menina é real ou não? Kkkkkkkk
Mas gostei muitoooooo???

Ferrante 02/04/2023

Eu acabei de terminar a leitura com uma vontade enorme de chorar e eu não sei nem o porquê. Alguma coisa nessa história transmitiu algo que tava dentro de mim e eu não sei nem externalizar, senti um amor imenso por Lourenço, pela Garota ao Lado, Renata e a própria paisagem e engraçado que o livro é exatamente sobre isso, sobre essa conexão movida por palavras. É a primeira vez que leio Lygia Bojunga mas me apaixonei tanto que preciso ir em uma livraria urgentemente kkkkk e ao mesmo tempo preciso desse silêncio por enquanto, pra deixar João tocar seu clarinete. Como isso também não é uma paisagem né? Como as vezes a escrita é tão silenciosa? As vezes melancólica, as vezes pacífica, esse livro certamente é os dois, eu o amo por isso.

((lara)) 24/03/2023

Monstrinho
Peguei o livro na biblioteca por curiosidade.
muito intrigante e diferente, nunca tinha lido algo desse tipo e adorei

Lucaxml 06/03/2023

Melancólico
Esse livro tem uma melancolia fora do normal, é algo bom de ler, Todos os livros da Lygia tem esse teor melancolico e calmo

Esse livro não é um livro barulhento ou difícil de se entender, ele é monótono e silencioso, eu indico para qualquer um que me perguntar

Rayssa600 02/07/2022

Paisagem
Vi esse livro na biblioteca e lembrei de ter lido alguns dessa autora quando era mais nova.
Achei a leitura bem leve mas a história meio confusa. Embora eu não tenha entendido muito bem, eu gostei bastante!

Tatiane 09/11/2021

Todo leitor é coautor. Imaginem um personagem, Leitor, que interage com a escritora de quem é super fã e se constrói ao mesmo tempo como personagem, leitor, coautor e crítico da obra e amigo da autora. Essa enorme mistura é a base dessa deliciosa obra metalinguística de Lygia Bojunga. Vale a leitura! Por sinal, fácil e rápida.

meent4L 05/05/2021

E se eu não tivesse lido?
Bom se eu não tivesse tido a oportunidade de ler esse livro eu viveria uma vida incompleta, todos os livros da Lygia sempre me trazem uma sensação de missão cumprida após eu ler, porém esse com certeza foi um dos meus preferidos dela, as palavras me levaram para uma outra realidade, fazendo eu me sentir tão... sei la, não sei dizer, mas é um livro muito especial, não esquecerei a personalidade marcante dos personagens nunca. Meus agradecimentos a Lygia.

Iara 24/08/2010

Fantástico
Amei este livro! Um Leitor (assim mesmo, com letra maiúscula) apaixonado pela obra de uma escritora, ideias incríveis, destinos que se complementam, paixão pela literatura!

Ai como é bom ler...
Adrielli Raquel 23/01/2024minha estante
Paisagem é um livro que todo escritor deveria escrever, pois acende aquela fagulha e dá o quentinho no coração de me lembrar por que começar a escrever

A Lygia nunca erra, só errou quando achou estar errada