Fábrica de Vespas

Fábrica de Vespas Iain M. Banks

Resenhas - Fábrica de vespas

Patricia Lima 25/07/2020

Fábrica de Vespas
A proposta do livro é mostrar os pensamentos e atitudes de um psicopata em formação. Mas o livro não faz sentido nenhum, pelo menos pra mim, foi o livro mais sem sentido que eu li. Então eu não gostei da leitura.

O personagem tem uma família bem conturbada, você percebe que ele é o que ele é, até pelo histórico da família dele. Porém tem um elemento extra, que foi colocada como justificativa para ele ser quem ele é, que não faz sentido nenhum. Eu achei isso muito sem noção pela forma que foi colocada, eu não engoli essa explicação.

E teve outras coisas, como por exemplo, toda uma trama sobre o irmão dele que não teve explicação nenhuma, não fez sentido nenhum também para história. Outra coisa que incomodou muito é a crueldade com animais no livro, são cenas difíceis de ler.

Então todo esse conjunto de coisas me fizeram não gostar do livro, ele é um livro perturbador e eu queria ler por conta disso mesmo, mas eu esperava mais sentido nas coisas e não vi lógica pra aceitar essa história.
Natalia.Freitas 11/08/2020minha estante
Achei bem sem pé nem cabeça também, li apenas por que foi indicado por uns canais do YouTube que gosto de assistir resenhas.

Gabriel 25/08/2020minha estante
Dizem que ele e bem confuso mesmo,mas que e bem pesado...quero ler por conta disso,só vejo pessoas falando desse final que e muito bom!!pretendo ler ele logo.

123indiezinhos 04/09/2020minha estante
Eu fui com muita expectativa e me decepcionei MUITO. Achava que isso tinha sido o problema, mas aparentemente muita gente tbm não curtiu muito o livro. O final foi completamente ridículo

Nayanne.Ribeiro 30/03/2021minha estante
Esse livro é bem fraco, tenta chocar a todo custo com cenas gratuitas, mas como narrativa não decola, não empolga. Recomendo a leitura apenas para não deixar de conhecer a literatura de países fora do eixo comum, mas já adianto que não é bom ir com muita sede ao pote.

Ana 16/07/2021minha estante
Concordo, achei péssimo, e nem é tão pesado assim, pelo menos na minha opinião as únicas partes pesadas foram as maldades com os animais, fora isso, o livro é muito cansativo, sempre a rotina repetitiva, fizeram tanto suspense encima do irmão dele pra no final não dar em nada praticamente.

Jorge 15/07/2020

Interessante, bizarro e perturbador
O livro em boa parte é bizarro, chegando a ser perturbador, o que quase me fez desistir da leitura, porém ao avançar na narrativa fica um mix de emoções, onde em certas partes fica a vontade de largar e em outras a vontade de continuar lendo para saber o desfecho, chegando até a ter uma certa empatia por Frank ( que é um psicopata em formação ).
Enfim, se for considerar uma boa parte do livro, eu não faria resenha, e se for para dá uma nota seria 3, no máximo 3,5 estrelas, mas o final foi tão inesperado e chocante que sim merece 4 estrelas, talvez até 4,5. Considerando tudo, recomendo o livro, porém se vc tiver um estômago e/ou emocional fraco, recomendo que fique longe.

Obs: Caso vc goste de finais inesperados e chocantes, pode entrar de cabeça nesse livro e insistir até o fim, pq vale a pena.

Neto 28/09/2016

As vespas não chegam a picar
Aprendi uma coisa ultimamente é que você nunca deve ter criar grandes expectativas com nada. Criei bastante com o que ouvi falar e comprei o marketing que a editora fez em cima desse. E no fim... Não chegou a me surpreender em nada. A sensação que tive é que a história nunca decola, não chega a chocar e só faz sentir nojo. Por outro lado, a escrita do autor também não achei adequada ao que se propõe, por ser em primeira pessoa e na visão de uma pessoa "doente" achei que ele quis escrever bonito e muitas passagens com conotação. Não achei que combinou, digamos assim. Pretendo ler uma segunda vez em outro momento pra ver com outros olhos, mas por enquanto é isso, só uma história fraca.
Fernanda 03/10/2016minha estante
Tenho a mesma opinião...

Albatroz2 09/12/2016minha estante
nossa ... desanimei, porém vou ler para ver se o meu ponto de vista será igual ao seu ou diferente mas agora vou com menos expectativas.

Rodrigo.Silva 09/03/2017minha estante
Não achei ela fraca, achei arrastada. Como é relativamente um livro curto, perto do final até que fica interessante, mas como você disse o que vendeu mesmo foi a edição e o marketing em cima desse livro.

Simone 27/03/2017minha estante
Concordo! Tive a mesma impressão.
Criei mta expectativa, pois foi o primeiro livro que li onde quem conta a história é o psicopata, mas achei fraca..

Bah 27/02/2018minha estante
Expectativas destrói qualquer tipo de livro, eu pessoalmente não vi o marketing da darkside, eu fui, peguei o livro e fui lendo e o final me surpreendeu pra caramba. Falo isso pq não é o primeiro livro que vejo alguém comentar que achou ruim ou fraco e quando eu li o livro eu achei foda, pq esperam uma coisa sendo que o melhor é sempre ir de cara limpa na leitura. Eu amei o livro, é um dos meus favoritos.

darkliteraria 23/08/2018minha estante
ainda bem que não foi só eu que achei isso...

Rafilds 16/12/2021

Digerindo tudo
Livro narrado em primeira pessoa, fluido e pesado. O final do livro consegue justificar os meios da trama. Não desgosto mas não indico. Sei lá?

Choi 22/12/2021

Um absurdo de bom
Pra começar, o livro atingiu sim minhas expectativas.
Eu não achei o livro pesado, mas isso varia muito de pessoa pra pessoa, eu amei o livro mas também ja pessoas falarem super mal.

O livro é bizarro, o Frank e a família dele é bizarra, o final é bizarro e te pega muito de surpresa.
E oq eu mais gostei nesse livro foi o jeito que primeiro ele coloca tal coisa ali e no decorrer da história ele explica oq é aquela coisa (não sei se deu pra entenderKKKKKKKKK)

Eu tive que fechar o livro umas 3 vezes e pensar noq eu tinha acabado de ler e falar "wow isso realmente conheceu?" e algumas poucas vezes eu senti agonia.
Eu também dei muitas risadas de algumas coisas desse livro, foi uma leitura muito boa.

Em momento algum eu senti a leitura arrastada, muito pelo contrário, eu queria ler mais e mais pra ver oq ia acontecer e também para entender coisas que ainda seriam explicadas.

Enfim, favoritei!

Regis 26/04/2022

Fábrica de vespas mostra o dia a dia de Frank, um adolescente que vive com o pai em uma ilha próxima a cidade.
Enquanto ele segue sua assustadora rotina, vamos descobrindo sobre sua infância e sobre todas as atrocidades que um ser tão jovem é capaz de cometer.
É uma narrativa que prende e causa curiosidade, fiquei aguardando ansiosa pela resolução dos mistérios, que me abalaram e surpreenderam em sua maioria. Recomendo a leitura.
Ari 29/04/2022minha estante
Eu amei sua resenha. Parece muito bomm

Jeh New 03/08/2022

Desconcertante e muito interessante.
"Que maravilha seria agir feito um alucinado e ainda assim ganhar a simpatia de todos"

Um livro com uma leitura bem equilibrada e pacientemente envolvente. Muitos disseram "Aaaaa esse livro é devagar". Na verdade o seu desenvolvimento é perfeito! Aqui não se trata de um livro de terror ou sobre alguma ficção impossível , mas sim sobre um ser humano e muitas coisas possíveis! A narração de Frank é muito envolvente e seus detalhes são tão cuidadosos que chegando na metade do livro parece que o rapaz é um conhecido seu e bem próximo aliás rsrs. Em muitos momentos me sentia culpado por achar a história interessante e muitas vezes incapaz de deixar o livro de lado, pois só queria conhecer mais e mais do universo do garoto. Outras vezes parava para respirar, pensar e refletir que muito do que acontece no livro acontece ao nosso redor. Insano, bem feito e surpreendente no final, porém se você ler com muita atenção você percebe o que claramente acontece antes mesmo da virada fantástica. Ótimo livro!

OS-LIVROS-NA-VIDA 13/06/2021

O livro e muito doido, toda hora uma coisa diferente .
Só tem gente perturba, e o final meu pai amado é muita loucura para um livro só.

Pedro 12/05/2020

Impactante
Fiquei pensando nesse livro por dias. Seu enredo e principalmente seu final marca o leitor de uma forma muito incisiva. Com certeza vale muito a pena a leitura!

Flavia1064 30/08/2023

Não é um livro fácil
Fábrica de Vespas não é um livro fácil, gostoso ou simples de ser lido. A história é narrada pelo protagonista, Frank, um jovem que vive em uma ilha isolada na Escócia. Ele é um narrador não confiavel, mas ainda assim revela detalhes chocantes e perturbadores sobre sua vida e sua família. Ele tem um passatempo macabro de realizar experimentos com animais e algumas cenas são bem gráficas. O irmão de Frank, Eric, fugiu de um hospital psiquiátrico e começa a telefonar dizendo que está chegando, então ficamos na expectativa do que poderá acontecer. Somado a isso, temos a relação do Frank com o pai que é muito estranha (sem contar o quarto proibido).

Banks explora temas complexos como identidade, violência, isolamento, questões de gênero e insanidade.

Não dou 5 estrelas porque o livro tem muitos fios soltos, mas é uma boa leitura!

Murnyx 14/11/2020

Comecei a leitura com uma amiga e terminei na base da raiva. Foi um livro complicado de terminar, dificil de ler e engolir o que foi escrito. O final eu nem sei se é possível comentar.
Pretendo reler em algum momento pra ver se a opinião muda, mas por enquanto não foi uma experiencia legal.

Bu 27/09/2020

Perturbador...
Você é guiado por uma história bem conturbada, cheia de segredos e atitudes duvidosas, mentes perturbadas e uma caralhada de outras coisas que te faz muito encômodo.
Não é uma leitura pra todo mundo, muitas partes de deixam ruim, mais tão ruim que você tem que parar de ler, fazer outras coisas e refletir sobre o que leu.
Um aviso, quem gosta muito de animais passe longe certo, gosto bastante, mas algumas vezes saio da minha caixa para ver coisas que me desmonte pra depôs me recompor e me sentir humano novamente.

Gabriel.Jantsch 30/10/2016

Desconfortavelmente perturbador
Fazia certo tempo que eu não lia algo tão direto e um tanto pesado. Em Fábrica de Vespas, conseguimos nos encontrar em meio a uma narrativa desconfortável e diria que até brilhante.

Esse é o livro de estreia de Iain Banks (embora seja um autor de ficção científica sem sucesso, mas com um notável trabalho ao investir em Fábrica de Vespas, um romance poderoso e original, se tornando um dos grandes romancistas do século passado).

Embora de uma qualidade inquestionável, a obra foi trazida para o Brasil deixando alguns fatores a desejar. Não questiono a qualidade da impressão em si, como design, diagramação, etc, que sempre saem perfeitos (estamos falando da DarkSide), mas em termos de tradução, digo que por pouco não saiu horrível. É extremamente nítida a crueza que a tradução carrega, tornando a estruturação textual e gramatical para o português, bastante precária, o que me desanimou bastante nas primeiras páginas.

Porém, congratulemos Banks, apesar de um explorador principiante em enredos do estilo de Fábrica (percebemos visivelmente pela sua escrita e a forma como da enfoque e transcorre a narração), conseguiu equilibrar narrativa, enredo e acontecimentos, produzindo algo bastante forte, minimizando o deslize da editora.

Com personagens um tanto singulares, temos um bastante definido do outro, e assim o autor nos leva a explorar de forma bastante devagar o sombrio lado de cada um.

Com uma narrativa em primeira pessoa, Banks proporciona uma leitura gradual e nos encaminha junto ao personagem principal, Frank, revelando seu passado assassino, sua permanente infantilidade e convivência em meio a um ambiente desestruturado.

Desde o começo, o autor não nos poupa de desconfortos e cria um ambiente aparentemente afastado do resto do mundo, onde Frank e seu pai moram, isolados em meio a suas estranhezas, deixando a leitura mais sombria e instigante.

A medida que a história vai transcorrendo, vamos descobrindo mais sobre Frank, seus distúrbios, seus assassinatos (os quais cometia desde os sete anos de idade) e também sobre a loucura de seu irmão, mas ao final de cada descoberta, Banks nos faz interrogar outras coisas mais que ainda permanecem incógnitas para o leitor.

Digamos que precisamos ter certo estômago para ler Fábrica de Vespas. A narrativa é forte e temos personagens sem equilíbrio racional e emocional algum, logo somos postos de frente com sua ações e assim são descritas no livro as cenas de como Frank matou seus dois primos e seu irmão mais novo, além de detalhar a tortura que pratica com animais (para manter seu poder), seus rituais cheios de excrementos e palavras estranhas, e também o modo como seu irmão mais velho (que um dia foi “normal”), passou a enlouquecer, comer cachorros, os queimar e torturar, além de esfregar minhocas nas crianças da cidade e tentar fazê-las comer.

Do começo ao fim somos postos a uma certa prova do quanto aguentamos ler, para saber o final. Mas já digo, o livro não traz tudo o que citei acima em todas as páginas, mas sim ao decorrer do enredo, conforme Frank vai narrando sua vida, logo não é difícil manter a leitura, mas sim desconcertante e instigante.

Banks consegue manter por toda a obra, tudo em segredo e isso faz com que não deduzamos o final, e sim, descubramos tudo aos poucos.

A leitura fica realmente “empolgante”, quando Eric (irmão mais velho de Frank), depois de fugir do hospital psiquiátrico está quase chegando na casa de seu pai e irmão, fazendo o autor colocar uma forte tensão na leitura e levando (no final) os acontecimentos para rumos bastante surpreendentes e nos fazendo descobrir coisas, juntamente com Frank, o qual parece começar a se questionar e adquirir uma completa normalidade mental depois das suas descobertas próprias (que nem ele desconfiava), e que de acordo com ele, explicam sua psicopatia.

Fábrica de Vespas é um romance original, desconfortavelmente perturbador, que nos faz questionar durante todo o livro, de onde vem tanta loucura, mas, que de uma forma calorosa, nos incita a enfrentar e conhecer Frank em sua psicopatia, seu pai em sua repulsa isolada, e seu irmão, um louco comedor de cães, que em minha opinião, sem nada de especial, serviu apenas de pano de fundo durante a história toda.

site: https://litherarium.wordpress.com/2016/10/30/resenha-fabrica-de-vespas-de-iain-banks/

Bruno 09/01/2021

Fui com muita sede ao pote.
Sinceramente esperava outra coisa neste livro. Ele parece uma mistura de as aventuras de Tom Sawyer do Mark Twain misturado com o psicopata americano. A ingenuidade do garoto me incomodou muito, pois apresenta uma visão bem infantil e ao mesmo tempo o lado "psicopata" dele soa um tanto forçado... Não sei, só não gostei.