Alerta de risco

Alerta de risco Neil Gaiman

Resenhas - Alerta de Risco: Contos e Perturbações

1 | 2 | 3 | 4

André Hausmann 21/08/2020

Apesar de gostar muito de contos e do autor, essa coletânea de Neil Gaiman não me agradou muito.
Não que seja ruim, sua escrita e seu jeito de apresentar são ótimos.
Mas textos apresentados tem muito altos e baixos, com histórias que não me empolgaram totalmente.
Quem curte seu trabalho, não vai se decepcionar, mas esse não seria o primeiro livro que eu usaria para apresentar o autor.

André Hausmann 08/11/2020minha estante
Já li sim Criaturas Estranhas. As propostas são diferentes. Em Criaturas somente tem um texto de Neil Gaiman, Pássaro do Sol, que por uma caso já tinha lido em outra coletânea. Gaiman é o organizador dos textos desse livro. Já no Alerta de Risco, todos os textos são de Gaiman. Eu gostei muito de Criaturas Estranhas pois conheci outros autores, outros estilos de escritas de fantasia. Claro que como em toda coletânea existe altos e baixos, mas acredito que vale a pena a sua leitura.

Cleuzita 09/11/2020minha estante
Oii André, gratidão por responder, suas informações são muito esclarecedoras.

Cleuzita 09/11/2020minha estante
Estou lendo "Mulheres que correm com os lobos" e nele tive contato pela primeira vez com Baba Yaga. Fiquei com vontade de ler.

André Hausmann 14/11/2020minha estante
Baba Yaga é uma personagem muito presente nos contos folclóricos/populares russos. Existem algumas coletâneas com essas histórias, se decidir ler sobre isso.

Cleuzita 15/11/2020minha estante
Obrigada, André.

Francisco.Martins 26/07/2020

Alguns contos são bons outros nem tanto...
Os melhores contos para mim:

Detalhes de Cassandra
As profundezas de um mar sem sol
Caso de morte e mel(conto do Sherlock)
Jerusalém
Hora nenhuma(conto do doctor who)
Cão negro (conto do shadow moon)

Os outros contos não me agradaram tanto.

Nathália 18/06/2020

Já li alguns livros do autor, mas esse até agora foi o que menos gostei. Gostei de alguns contos e outros não, mas foi válida a leitura, Neil Gaiman escreve bem, e consegue prender a gente pela curiosidade, pelo mistério.

mandy 20/05/2020

Explodiu minha cabeça
Não consigo pensar em outro livro que me deixou tão confusa e me deu tantas sensações diferentes como esse. A versatilidade na escrita de Neil Gaiman é realmente surpreendente, só tenho a agradecer quem me indicou esse livro, pois ele contém pontos de vista que mudam completamente sua perspectiva, muito bom.

Becky 02/05/2020

Alerta de Risco é uma coleção de contos e poemas, curtos e longos, na qual Neil Gaiman mais uma vez demonstra imensa versatilidade. Tentei separar minhas histórias favoritas para colocar na resenha, porém me encontrei em dificuldades. Cada uma tem algo muito específico, que mexe com um questionamento, talvez um medo, diferente. Elas vão desde ao sic-fi ao terror, passando por policial e contos de fada. De premissa muito simples até as mais elaboradas. Mas sempre com a capacidade de nos envolver, de nos fazer acreditar, traz a sensação de uma conversa - daquelas que impressionam quando somos crianças, que ficam na nossa cabeça até contarmos a outras pessoas e nos seguem para sempre.

?Há muitos pequenos gatilhos por aí, sendo disparados na escuridão, enquanto escrevo isso. O alerta está feito. Agora temos que nos preocupar apenas com os outros livros e, é claro, com a vida, que é imensa e complicada e não dá nenhum alerta antes de nos ferir.?

Vitor Butrago 06/04/2020

Alerta de risco reúne contos sobre o tempo:

Neil Gaiman explora seus efeitos sobre a memória em "O homem que esqueceu Ray Bradbury". É trespassado em "Hora Nenhuma". Oculta segredos em "Cão Negro". Etc.

É o tempo também um aliado de Neil Gaiman. Escreve melhor o autor quando explora universos maduros como em "Hora Nenhuma", "A Bela e a Adormecida" e "Cão Negro". Nesses consegue Gaiman de forma única atribuir novos significados às narrativas e símbolos por nós conhecidos.

Já os micro-contos e as poesias-prosa de suas seleções são pobres - com exceção de "Laranja" desta coletânea e de a "Câmara Secreta" de Coisas Frágeis. De súbito terminam e não despertam dúvidas - ou o interesse em explorá-las. O elemento surpresa até funciona em "Detalhes de Cassandra" mas se torna cansativo após.

Bruna Jéssika 31/03/2020

Tudo que o Gaiman escreve deveria vir com um alerta de risco
Alerta de Risco, contos e perturbações é a terceira coletânea de contos de Gaiman. Depois de Fumaça e Espelhos (a primeira) e Coisas Frágeis (segunda coletânea de contos publicada em dois volumes) ele nos presenteia com Alerta de Risco, e que presente!!
A introdução é um show à parte. Eu adoro como Gaiman consegue nos fazer sentir como parte do seu processo criativo, explicando o contexto de cada conto.
Nessa coletânea, temos os contos de fada (contados sob a ótica perspicaz e furtiva de Gaiman), morte, vingança, monstros, duques, aliens, bruxas e princesas, tudo que contém no mar irrequieto e profundo da imaginação de Gaiman.
Dentre os destaques, temos dois contos que posteriormente receberam versões ilustradas: "A bela e a adormecida" e "A verdade é uma caverna nas montanhas negras" que são por si uma obra prima, mas com o combo da ilustração recebem o título de perfeição.
Além disso, temos o retorno de Shadow depois de Deuses Americanos no conto final do livro.
Enfim, Gaiman nunca decepciona.

Mari_0451 28/03/2020

Contos favoritos
Aproveitando que o livro é dividido em diversos contos e perturbações, irei fazer uma "resenha" diferenciada e citar aqui os meus favoritos.

- Detalhes de Cassandra
- Laranja
- Xique-xique Chocalhos
- "E vou chorar, como Alexandre"
- Hora nenhuma
- Terminações femininas
- Cão Negro.

Por fim, confesso que vou sentir saudades de mergulhar nessas histórias, tentar entender o que se passava na cabeça de Neil e desvendar as críticas feitas em cada uma. Foi uma experiência divertida.

J.P. Lima 04/02/2020

Um risco para a imaginação (jamais será a mesma)
É encantadora a narrativa de Neil Gaiman, um dos meus contistas favoritos. E nesse livro só tem conto bom!

hyril 10/11/2019

vale a leitura!
foi ótimo terminar esse livro de contos com um conto do shadow moon de deuses americanos! bons contos, bem a cara do neil gaiman, nada mega apaixonante, porém, não tenho do que reclamar... sou puxa-saco do gaiman declarada! tenho necessidade de ler tudo dele hehe

Bart 29/07/2019

Alerta de Risco
*Neil Gaiman*

Li por causa do autor, mas definitivamente esse tipo de conto não faz meu gênero, o livro q se torna "estenso". Eu devia ter levado o título mais em conta e não ter lido!

O autor decidiu fazer um livro de contos independentes, na maioria com desfechos do tipo ... "O que!? Acabou assim?! Hein!?" Isso acontece vaaaaárias vezes!

Eu não vou dizer q é péssimo, mesmo o livro sendo... Eu acho q sou resistente a esse tipo de literatura!

Por favor, quem leu e teve uma outra visão, me ilumine! Preciso da sua ajuda!

Post scriptum :
Já comecei um outro livro (livro mesmo!) do mesmo autor "Belas Maldições", e é uma zona, tiração de onda com td, excelente livro, fico rindo sozinho!
Mas só falo dele qnd terminá-lo de fato!

Isis 26/02/2019

Perturbador e lindo
Um oceano obscuro e criativo revelado por Neil Gaiman... os contos são muito bons e realmente sombrios

Marjorie34 25/10/2018

Inquietude, não tão perturbador.
Sou bem suspeita para falar de Neil Gaiman, pois sou uma espécie de "fangirl". Comprei o livro achando que me traria medo ou receio, e confesso que no início me deixou um pouco decepcionada. Apenas alguns contos pareciam interessantes, mas de resto... Até que, no meio do livro, Neil se mostrou para o que veio.

O livro não é perturbador. Não dá medo. Mas traz uma sensação estranha, como se algo tivesse errado. Estórias inacabadas, com um gosto de "isso não está certo". Confesso que fiquei inquieta ao terminar o livro, mas satisfeita. E aliviada por não ter jogado leitura fora.

Para quem pretende ler: alguns contos parecem estar apenas para preencher espaço, mas não chegam a ser ruins. No entanto, muitos contos vão te deixar com aquela sensação esquisita, que talvez seja realmente um trigger. Recomendo a leitura, Neil realmente não decepciona no quesito contos.

Rafaela 04/06/2018

Acho que ainda não tinha lido nada do autor. Gostei de alguns contos como A Bela Adormecida, que eu era doida para ler, e a cena do beijo que diziam ser polêmica é tao simples. O autor também visita Sherlock Holmes e o universo de Doctor Who, adorei os contos também. Alguns não achei maravilhosos, mas tambem não são ruins. Vale muito a leitura para quem gosta de contos, contos assustadores e ate macabros.

1 | 2 | 3 | 4