Orlando

Orlando Virginia Woolf




Resenhas - Orlando


493 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Yasmin_Eyre 12/06/2023

Eu não sei nem o que dizer, que livro lindo, profundo, sentimental, forte e lindo. Estou completamente apaixonada. Lindo lindo lindo.
comentários(0)comente



rdrg 08/06/2023

Orlande
Pontos positivos >> passamos por momentos históricos curiosos e interessantes, existe um balanço entre perspectivas sobre "papéis sociais masculinos e femininos".
Pontos negativos >> muito maçante: Prosa que tende a ser biográfica, mas sem organização de acontecimentos. Muitos deles sendo suposições. O final mergulha de vez em fluxo de consciência e é um livro da Virginia.
Finalmente, não sei se Virginia fala sobre a mente da personagem dela, ou sobre ela própria aqui ¯?\?_?(???)?_?/?¯
comentários(0)comente



JwithT 06/06/2023

Sinto-me incompetente para dizer ou deixar de dizer qualquer coisa sobre algo que a Virgínia tenha escrito. É fato que comporta um estilo único, capaz de narrar o muito com sutileza e o pouco com requinte - também, o contrário. Apesar das partes não entendidas, acabei encontrando passagens cômicas, tristes e filosóficas - talvez, tudo que um bom livro precise ter?
Um livro para se pensar, conhecer, reconhecer - assim como o processo que passa a personagem principal com todos os seus ''eus''.
Não me estenderei muito, afinal, é só uma nota mental para acervo pessoal.
comentários(0)comente



LuizaSH 01/06/2023

Os clássicos que me desculpem, mas quando não gosto, é isso aí e pronto.
As explicações sobre a obra foram interessantes, entendo a importância de "Orlando" na literatura, mas o enredo em si não me agradou. A fantasia, em alguns momentos, ficava "viajada" demais, se é que dá pra entender o que eu digo. Não sei bem como explicar sem acabar contando, dando spoilers, mas no geral não foi uma leitura que me agradou. Porém, a questão da passagem do tempo até que foi interessante, séculos como se fossem apenas alguns anos.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lilian 28/05/2023

Complexo
Achei o livro complexo e a leitura arrastada. O enredo não empolga, acho q não alcancei todas as camadas do texto
comentários(0)comente



Le 22/05/2023

Talvez eu não estivesse preparada pra esse livro, mas foi a leitura mais sem pé nem cabeça desse ano. Vejo todo mundo falando super bem dele, mas eu só achei uma história muito louca que não faz sentido nenhum. E talvez nem precise ter sentido, mas pra mim não rolou.
Não entendi nada (será se sou burra?), achei uma história chata, foi bem difícil terminar. E não sei nem o que dizer além disso, não entendi nada e não gostei. Só não digo que foi tempo perdido porque agora posso dizer que li um livro da Virgínia. E odiei.
comentários(0)comente



Sofia 22/05/2023

Lelé das ideias
Sinto q preciso ler SOBRE esse livro pra entender melhor mas mds foi incrível!!
Amo a virginia woolf e vou seguir lendo td q ela escreveu
comentários(0)comente



Erica 10/05/2023

Surreal
Literalmente surreal, o livro conta 300 anos de história da Inglaterra em 30. Achei o assunto do livro interessante, a vida de Orlando e sua mudança de sexo é impactante, mas a linguagem poética do livro deixou ele meio lento pra mim, não conseguia me envolver mto na história e acabei demorando pra terminar. Acho q eu não estava num bom momento pra esse livro. No geral eu gostei.
comentários(0)comente



Priscilla 08/05/2023

Livro incrível
Esse livro é maravilhoso! É uma leitura densa, cheia de referências e bastante descritiva, tanto que pretendo reler para ver o que me passou despercebido na primeira leitura.

A vida de Orlando atravessa diferentes séculos, diferentes momentos históricos e, inclusive, diferentes sexos. O livro é cheio de simbolismos e é muito divertido tentar entender o que realmente significam.

As explicações deixadas sobre cada capítulo pela tradutora no final da obra são bastante elucidantes. O posfácio também é muito interessante!

Acho que foi um ótimo livro pra começar a ler Virginia Woolf.
Alguém pode me indicar um próximo?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Laura 04/05/2023minha estante
Amg,a leitura é muito difícil? Tenho receio de linguagem rebuscada


Priscilla 08/05/2023minha estante
Esse livro é incrível mesmo! Estou apaixonada


Adeola 09/05/2023minha estante
a leitura é um pouco difícil porque o narrador aborda diversos temas então precisamos de muita concentração, mas a linguagem não é tão rebuscada assim, eu achei




Izabella.BaldoAno 26/04/2023

"e, como todos os amores de Orlando haviam sido mulheres, agora, devido à condenável demora da condição humana em se adaptar às convenções, conquanto ela própria fosse mulher, foi uma mulher que ela amou; e, se a consciência de ser do mesmo sexo teve algum efeito, foi o de estimular e aprofundar aqueles sentimentos que tivera quando homem, pois mil sugestões e mistérios, antes incompreensíveis, agora se aclaravam. a penumbra que aparta os sexos e permite a proliferação de incontáveis impurezas havia sido removida. e, se faz sentido o que o poeta diz sobre a verdade e a beleza, aquela afeição ganhou em beleza o que perdeu em falsidade."

e até difícil escolher o que falar de Orlando, esse livro que é uma contravenção em tantos níveis.

imagina você, sendo uma mulher escritora na Inglaterra do início do século XX, filha de um biógrafo, escrever uma biografia que não só é fictícia, mas é uma grande sátira às biografias dos "grandes homens" europeus. não só isso, mas questionar as convenções sociais do seu país ao longo dos séculos, fazendo do "espírito da época" um personagem incômodo e inconveniente. ironizar a organização da passagem do tempo ao escrever uma protagonista que vive ao longo de séculos sem passar dos quarenta anos. fazer essa protagonista nascer biologicamente macho, com todas as características socialmente atribuídas a um homem, e um belo dia acordar biologicamente fêmea e ter que se adaptar ao que é ser uma mulher no contexto social de todos aqueles séculos pelos quais sua vida passa.

a gente segue aqui essa complexidade que é o fluxo dos pensamentos de Orlando (inicialmente o Orlando, posteriormente a Orlando) ao longo do tempo. Orlando, apaixonada pela natureza, pelas pessoas e pela escrita. Orlando, que passa séculos escrevendo seu único poema, cujo manuscrito carrega consigo ao longo desses séculos, incrementando, refazendo e repensando de acordo com suas experiências e vivências. Orlando, que passa a pensar no que foi ser homem após descobrir o que é ser mulher.

não consigo fazer uma resenha linear ou bem delineada de Orlando. esse livro liga pontos tão não linearmente organizados na minha cabeça que se torna impossível - pelo menos agora - transpor tudo isso pra escrita. Orlando me faz transcender a palavra.
comentários(0)comente



Isaque 22/04/2023

Quem é você, Orlando?
Denso, porém cativante, Orlando, sendo meu primeiro contato com a Virgínia Woolf, foi uma experiência e tanto, cheia de variáveis e energias distintas.

Em certos pontos da leitura, me peguei sendo distanciado pela decisão da Virginia em criar parágrafos tão descritivos e repleto de detalhes, mas preciso admitir que esse foi um livro único, cheio de percepções bem-vindas, sendo algumas delas sobre o machismo, as expectativas sociais em torno do gênero e a relação entre a vida e a arte, o que faz do livro, tendo sido escrito numa época delicada, possuir uma importância enorme.
comentários(0)comente



Erika Mourão 15/04/2023

Um romance sobre a vida. Sobre o tempo. É muito divertido e interessante ver Orlando se descobrindo como mulher. Gostei muito. Vai para a lista de releituras.
comentários(0)comente



laraleiixo 15/04/2023

Uma experiência nova
Esse livro foi algo diferente de tudo que já li: sua técnica, temática, desenvolvimento de ideias, críticas... Realmente, uma experiência.

Foi meu primeiro livro da autora, e creio que não foi a melhor escolha, esse livro traz muito uma crítica, e por não ter lido nada dela antes, isso me leva a crer que é uma obra que sai um pouco da curva dos demais livros de Woolf.

Sendo assim, foi um livro denso, um pouco cansativo e não se encaixou bem na minha rotina. Pretendo ler novamente em alguma oportunidade em que ele seja mais adequado, e pretendo ler outras obras de Virginia para realmente conhecer a autora.

Apesar de tudo, posso dizer que é um livro reflexivo do começo ao fim que realmente intriga o leitor a pensar também.
comentários(0)comente



493 encontrados | exibindo 76 a 91
6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR