Padre Cícero

Padre Cícero Lira Neto

Resenhas - Padre Cícero

cheopsmalta 13/02/2024

Neste excelente trabalho, Lira Neto faz uma verdadeira viagem sobre a vida do Pe. Cícero Romão Batista, o Padim Ciço. Na primeira parte (A cruz), apresenta aos leitores a religiosidade do padre, os "ditos" milagres do então Joaseiro e todos os imbróglios entre o padre milagreiro e a igreja do Ceará e Romana. Tomando como base forte pesquisa histórica e documental, somos que como conduzidos para dentro de um filme no Cariri cearense. Na segunda parte (A espada), conhecemos o padre político, a sua aproximação com figuras como Floro Bartolomeu e as guerras travadas em busca de poder. A leitura é fluida e não conseguimos parar de ler por um só instante.

Hugo 24/01/2024

Um livro imparcial muito bem escrito.
Ficou a minha opinião de que Padre Cícero foi uma pessoa boa de muita fé, que amou sobretudo à Deus e ao seu povo querido.

adjalina.menezes 13/11/2023

Mais que uma biografia
Esse livro transcende a classificação de biografia, pois a despeito de narrar a vida de figura tão importante em seu tempo perpassou com riqueza de detalhes todo um contexto de epoca do Ceará e do Nordeste brasileiro tratando de verdadeiro documento histórico que vale a pena conhecer.

Leandro 24/10/2023

Padim ciço
Idolatrado por muitos, execrado por outros, da infância pobre a transformaçao em um líder religioso. Este livro retoma cada um dos passos que fizeram de padre cicero um fenômeno responsável pro arrebatar tanto fiéis no Brasil e principalmente na região nordeste.

Lira Neto conta cada passo deste homem de fé com base numa pesquisa farta e inédita.

Gostei bastante da leitura e indico a todos que querem saber mais sobre a vida desse homem chamado cicero romão batista.

Rafael1906 09/06/2023

Entre a cruz e a espada.
Uma das figuras mais marcantes e importantes da região nordeste é apresentada sob o olhar histórico, religioso e pessoal, de centenas de relatos, ricos em documentos e informações sobre a vida do Padim, o mentor espiritual que ascendeu após supostas hóstias se transformarem em sangue por diversas vezes na boca de uma das beatas.
O livro é dividido em duas fases: a religiosa e a política. Através do desenvolvimento, das influências e decisões do padre, um lugarejo se tornou uma das mais importantes cidades do Ceará e um dos mais procurados centros religiosos em todo o Brasil.
Uma história de vida biografada com base em rica documentação, depoimentos e cartas pessoais que o sacerdote trocava com os poderosos da época. Uma leitura fantástica, porque tudo nesse mundo é fantástico e para quem tem fé.

Faluz 14/04/2023

Padre Cícero - Poder, fé e guerra no sertão - Lira Neto
Meticulosamente baseado em farta documentação sobre o Padre Cícero, Lira Neto constrói num contexto de lutas políticas e guerras de vaidades um padre numa área tão insiginificante que se destaca mesmo quando destituído de seus apanágios sacramentais.
Padim Ciço, movimentou o ideário de milhares de fiéis que ainda hoje o procuram para o conforto de suas angústias.
Figura complexa, não se realiza com a idéia de um líder religioso. Ultrapassa essa figura com escolhas importantes mas sempre sem renegar a igreja que acredita. Muito interessante o movimento das crenças na política, já naquela época como agora um século depois.
Vivaz.

caio.cidrini 18/03/2023

Texto fantástico pra uma trajetória fantástica
Foi a primeira obra do Lira Neto que li e já tô ansioso pra ler outras. Eu não tinha o costume de ler biografias, mas desde o ano passado ao ler a de Maria Bonita da Adriana Negreiros fiquei encantado pelo texto, pelo caráter de grande reportagem e pelo colorido das histórias. Tinha pra mim que eram obras lineares e burocráticas, mas vai muito além disso. Biografiar é uma arte.

Em relação ao livro em si, não aponto defeitos. Devorei rápido. Comecei a ler por causa de trabalho e quando vi estava completamente imerso na história de Padre Cícero. Uma história que só o Brasil sertanejo pode propiciar. Além de todo encantamento e as vezes espanto, ajuda a entender o fenômeno religioso entorno dessa figura, o país da sua época, a Igreja e política do Cariri. Recomendo demais!

Aline 22/04/2022

O homem por trás do santo
Eu não gosto de biografias, mas tive que me render a essa. Sempre fiquei curiosa com a história e os pormenores da vida do padim... Ele foi um homem de visão, sabia dançar conforme a música, foi desacreditado, humilhado, passou por cima de muitos "nãos" e desafiando seus superiores, até em Roma foi parar para reclamar com o papa! Enriqueceu com a fé e antes da morte deixou tudo para a igreja que o rejeitara e excomungara... Enfim, livraço! Muito interessante!

Maiara.Alves 25/03/2022

Padre Cícero, de Lira Neto, é uma boa obra, sendo bem completa. Todo o percurso do Padre Cícero é contado em detalhes.

Com muita agilidade e um texto fácil e envolvente, o jornalista traça a trajetória do grande líder cearense e todo o contexto político e religioso da época, numa narrativa cuja prosa se enlaça tanto com a época quanto com o regionalismo sertanejo.
É uma leitura obrigatória para aqueles que querem conhecer um pouco mais da história do Brasil.

Natty 20/03/2022

Padim Ciço:Polítca e religião no sertão cearense
♦️A presente obra refere-se a biografia de um dos mais amados e controvertidos líderes religiosos:Cícero Romão Batista, o Padim Ciço dos romeiros e fiéis,principalmente dos nordestinos.
Dividida em duas partes A Cruz e A Espada, o autor nos traz uma abordagem jornalística dos fatos relevantes da vida de Cícero, nunca antes visto em nenhuma outra pesquisa histórica.

♦️Primeira Parte:Aqui veremos a experiência religiosa do jovem Cícero, desde os estudos preliminares no seminário de Fortaleza,CE, logo após passando pela carreira humilde no interior cearense ...até quando em um certo dia,o tal padre numa simples missa de domingo faz um milagre 😯...Seria ele um santo ou impostor?Charlatão ou visionário?A Igreja Católica veria esse fato com bons olhos?

♦️Segunda Parte:É exposto informes sobre a influência de Cícero mais forte nos fiéis, seja no aconselhamentos, movimentos políticos do estado.Em resumo,aqui é um Cícero com voz e vez nos diversos setores da sociedade cearense.

♦️Com uma riqueza de fotografias e documentos raros e inéditos, Lira Neto leva-nos por uma leitura instigante e envolvente sem descanso🙂.Uma linguagem fácil sob a ótica de santo ou impostor?Que prende nossa atenção de leitor do começo ao fim,quem leu já sabe e quem se interessa por personagens iconicos e antagônicos não se arrependerá.

♦️E você, o que tem pra comentar?!

site: https://www.instagram.com/p/CCoYnC6DUVO/

expressodoslivros9 07/02/2022

Riquíssimo em detalhes! ??
Com muito fôlego, o jornalista Lira Neto traça a trajetória do grande líder cearense e todo o contexto político e religioso da época, numa narrativa cuja prosa se enlaça tanto com a época quanto com regionalismo sertanejo.
Impressionante como o pequeno Juazeiro (na época) ficou marcado no Sertão Nordestino, no Brasil e no Vaticano.
Muito bom entender um pouquinho da história de
um grande líder religioso e político que marcou pra
sempre a história do Cariri.

Renan.Moreno 20/07/2020

A história de uma lenda
Quem foi padre Cícero e porque ele é tão reverenciado no Nordeste?

Foi esse questionamento que me levou a buscar este livro para tentar entender porque o Padre Cícero é santificado pelos romeiros que vão até Juazeiro do Norte.

E, é incrível o que aconteceu na vida dele, desde seu ordenamento, o seu amor pelos mais pobres, até a criação do zero da cidade, levando aos seus conflitos com a igreja e o governo, inclusive belicamente.

A história dele realmente impressiona, seja através do Milagre do Juazeiro, com as hóstias que viravam sangue (fato que desconhecia) seja com a revolta armada que derrubou o governo do Estado a sua influencia extrapolava as fronteiras do estado do Ceará, tornando-o uma pessoa relevante até na política nacional.

Apesar do viés claramente positivo realizado pelo Autor, é um ótimo livro para se conhecer a história do padre Cícero.

Luiz Carlos 26/05/2020

Padim Cícero
Magnífica obra sobre esse Homem ilustre e considerado SANTO.

Zé Walderico 28/01/2020

Cirurgicamente histórico
O livro me surpreendeu pela riqueza de detalhes onde o autor simplesmente narrou os fatos sem ser tendencioso a favor ou contra o Padre Cicero, tem horas que você o ama e horas que você o considera um manipulador, mas depois de lê você não tem como ignora-lo, ele bem ou mal, marcou a história do Juazeiro, Crato e Fortaleza, quiçá Vaticano.