Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Vitor626 19/06/2017

Bom, mas tinha capacidade de ser muito melhor!
A grande onda de livros dos Youtubers foi gigantesca nos últimos anos. O assunto gerou polêmica e discussão na internet e fez muita gente torcer o nariz para a grande maioria deles. O que mais incomodou o público foi o conteúdo escrito (ou não) pela maioria deles, mas uma pequena parcela, principalmente os "Booktubers" escreveram narrativas, o que despertou o interesse de muita gente. Assim como "Azeitona" de Bruno Miranda e "Boa Noite" da Pam Gonçalves, Eduardo Cilto publicou em 2016 o seu primeiro livro, intitulado 'Traços'.

Nesse romance, vamos conhecer Matheus e Beatriz. Dois amigos que vivem em uma cidade no interior. Os dois resolvem ir para uma festa na sua escola e terminam a noite na casa de uma garota que diz saber realizar rituais que desvendam o futuro. Beatriz, muito interessada acaba aceitando fazer. Depois de certos acontecimentos, ela resolve que vai para São Paulo em busca do seu propósito. Matheus acaba indo junto para apoiar a amiga e se ver livre de alguns problemas em casa. Juntos, os dois vão embarcar em uma espécie de Road Trip até a grande SP. Beatriz espera encontrar um Youtuber do qual é grande fã, mas isso acaba se tornando impossível pois o garoto desaparece misteriosamente.

Acompanho o Edu já faz muito tempo e fiquei muito feliz quando ele anunciou o seu primeiro livro. Apesar de não ter me interessado muito pela sinopse, fiquei com vontade de ler, pois é um estilo de livro que me atrai muito. Algo meio John Green, onde suas personagens aprendem com as escolhas que fazem na vida e coisas assim. A narrativa começa como qualquer outro YA. Um draminha para cada um, algo a ser resolvido na vida deles e um romance de leve. Porém não é bem nesse caminho que as coisas continuam...

Depois de saírem da cidade, os dois passam por situações que me fizeram questionar bastante se esse era mesmo o rumo que foi pensado para a vida das personagens. O livro aparentava seguir um caminho "meio Tumblr", onde os dois passariam momentos na cidade que os fizessem pensar bastante sobre a vida, mas o clima do livro mudou de uma forma bem brusca onde passamos de um romance reflexivo para uma história de suspense e sequestro.

Me incomodei muito com a forma como tudo caminhou. Alguns acontecimentos aleatórios do tipo encontrar uma van cheia de Drag Queens no meio da estrada e enfrentar um "sequestrador" me deixaram com a sensação de que o autor teria imaginado uma coisa, mas precisou desenvolver a história de outro jeito. O final do livro também me deixou com o pé atrás. Além da correria para finalizar tudo em poucas páginas, a situação fugiu totalmente do estilo inicial da narrativa.

O livro toca em assuntos bem interessantes. Pressão dos pais, homofobia, cultura LGBT, assédio, etc. Uma coisa que me deixou impressionado foi a forma como isso foi inserido no cotidiano das personagens, sem que perdesse o foco na viagem que os dois estavam fazendo. Mas senti falta também de um pouco mais de desenvolvimentos das personagens, como alguns outros que apareceram no início, mas ficaram sem um desfecho. Fomos apresentados aos fatos e a história seguiu para um grande mistério envolvendo o sumiço de um Youtuber.

Esses problemas deixaram a impressão de que o autor tinha uma ideia do que queria fazer, mas precisou seguir outro plano de escrita. Não posso afirmar nada, mas isso pode ter sido resultado de algum cenário externo como prazos da editora e coisas do tipo. Senti que ele queria fazer algo mais focado nas personagens, mas precisou terminar de outro jeito. Não participei de nenhuma parte do processo de produção, por isso não posso fala nada, mas eu esperava algo mais bem trabalhado e com um pouco mais de calma.

Apesar dos problemas com o enredo, não posso deixar de destacar a escrita do Eduardo. Ele escreve muito bem, o leitor desliza entre as páginas sem perceber o tempo passar. O que já é de se esperar. Conhecendo um pouco mais sobre a personalidade do autor em seu canal do Youtube, percebemos que ele tem um estilo que remete muito ao livro.

No geral, é um livro bacana e divertido. Mesmo com esse problema que me incomodou, muita gente gostou e muito do clima de suspense e dos acontecimentos palpitantes do final. É uma leitura rápida e interessante de ser feita que traz discussões importantes à tona. Vale a pena conhecer. =D

Barão 16/06/2017

Para mim, o pior tipo de situação é aquela em que você não tem ideia do que está acontecendo e nem sequer consegue enxergar ao redor. O desconhecido me assusta." - pág 89

A primeira festa no ensino médio é a mais impressionante, e não poderia ser diferente para Matheus, aceitando participar apenas para acompanhar Beatriz, sua melhor amiga e único crush, o garoto jamais imaginaria que acabarei descobrindo o maior segredo do playboy da escola e nem que terminaria a noite em um ritual macabro de bruxaria, que acarretaria em uma história muito pior.

Após Beatriz levar o resultado do ritual tão a sério, a jovem decide que seu destino está em São Paulo, e para quem sobra o pedido de acompanhá-la nesse viagem? Matheus, cego de amor e repleto de carinho pela jovem, ele decide embarcar nessa aventura. Passando por cima de pais e amigos, ambos saem em busca desse destino. Mas, vida de viajante não é fácil, imaginem para dois jovens com pouco dinheiro, sem carro e dependendo totalmente da boa vontade alheia!

E no meio da viagem ambos descobrem que três Vlogueiros bem famosos foram sequestrados e que estão sendo obrigados a participarem de jogos perigosos, tudo isso transmitido ao vivo por suas mídias, sendo um desses, um rapaz que Beatriz idolatra. Desesperada, a garota agora acha que seu destino é salvar o vlogueiro, será coisa do destino ou apenas uma macabra coincidência?

"Passamos tanto tempo arquitetando nossas ideias e ficamos perdidos quando elas realmente se concretizam." - pág 263

Enfim leitores, que livro incrível! Eu adorei a escrita do Eduardo, pense em uma coisa fluida e leve, ao mesmo tempo que aborda temas tão tabus na sociedade: homofobia; alcoolismo; pressão familiar. Enfim, eu só não consegui engolir a Beatriz mesmo, e a história principal do livro, gostei mais das histórias plano de fundo. O final realmente foi inesperado, porém eu necessitava de mais explicações.

site: https://www.instagram.com/meninatecaria/

Caverna 15/04/2017

Tudo muda na vida de Matheus, um garoto reservado e que obedece as ordens restritas dos pais, quando ele vai à sua primeira festa no colégio antes de começarem as provas do semestre. Ele não tem o hábito de ir em festas como aquela, mas Beatriz, sua melhor amiga, insistiu para que ele lhe fizesse companhia, então Matheus acaba topando. Lá, ele encontra também seu melhor amigo, Ivo, junto de sua namorada, Fernanda. É nessa mesma festa que Matheus experimenta uma – e muitas outras – gota de vodca, e vê Pedro, um dos caras mais durões e descolados da escola, beijando outro garoto.

Após conseguir escapar das ameaças de Pedro, que sabe que viraria piada caso descobrissem que ele era gay, Fernanda convida os amigos para ir até sua casa, onde ela poderá fazer um ritual (ela se considera uma bruxa) e revelar a Beatriz o seu destino.

Aquele papo parecia estranho para Math, assim como Fernanda também era. Tampouco ele acredita em seus poderes, até que Fernanda balbucia palavras que vão mudar todo o futuro dos dois. Beatriz enfia na cabeça que precisa viajar para São Paulo para encontrar o seu destino, e pede que Matheus a acompanhe.

Mais tarde, Beatriz conta a Math que o objetivo da viagem é encontrar o Garoto Diferente, um youtuber com o qual Beatriz se identifica. Todos os seus vídeos e discursos fazem Beatriz refletir sobre a vida e perceber como está cansada de ser controlada.

Matheus, que é doido pela garota, não consegue dizer não. Mesmo sabendo que os pais ficariam furiosos e desesperados atrás dele, ele se joga de cabeça naquela jornada. Ele só não imaginava as aventuras que teria de enfrentar.

Confesso que a primeira coisa que me atraiu nesse livro foi a capa. Depois, a sinopse. E o autor ser nacional fechou o círculo. Eduardo é um booktuber dono do canal Perdido nos Livros, onde ele fala exatamente sobre isso: Livros. E também de séries. E por viver no meio do mundo literário, ele sabia o que estava fazendo. Sua escrita é ágil, objetiva e super leve. Para um autor iniciante, ele está de parabéns. Mas como todo autor tem suas falhas, tive minhas ressalvas também.

O começo pode ser um pouquinho arrastado. A coisa pega fogo de verdade um pouco depois que eles embarcam no ônibus para São Paulo. O ônibus quebra no caminho e eles, determinados, resolvem pedir carona na estrada, o que qualquer um imagina que não vai dar muito certo. Depois de alguns acontecimentos, eles viajam numa van com drag queens, o que sem dúvida foi a parte mais engraçada e divertida. E quando enfim chegam à São Paulo, exaustos e sem conseguir um hotel barato para dormir, Math encontra sua amiga de infância, Sammy, que lhes oferece abrigo.

Vamos começar pelo detalhe que Beatriz é chata e muito egoísta. Tipo, muito mesmo. Ela acha que o mundo gira ao seu redor e não pensa duas vezes antes de largar os outros pra ir atrás do que quer. O motivo para a ida até São Paulo foi completamente ilógica. Num mundo de tecnologia e redes sociais, porque ela não tentou se comunicar com ele através do e-mail antes de se embrenhar pela estrada só pra conhecê-lo? Coisa de fã obcecada, não? Mas era mais do que isso. Era como se ele fosse um anjo que teria todas as respostas que ela desejava encontrar. E o coitado do Math, que está sempre ao seu lado, faz tudo o que ela quer, inclusive apoiar a ideia louca. Esse é outro ponto. Apesar de achar maluquice, em nenhum momento ele tentou convencê-la de desistir da ideia. Beatriz é teimosa e iria de qualquer jeito, mas enfim.

A situação, que já estava turbulenta, piora quando três youtubers são sequestrados, incluindo o Garoto Diferente. Qual era o propósito de seguir até São Paulo se agora eles nem mesmo sabiam se o garoto sobreviveria? E, para piorar, toda noite é exibido um vídeo que mostra os três sofrendo nas mãos do sequestrador.

Um romance que começa calmo, e aos poucos vai contando com muitas reviravoltas. Math se dá conta de muitas coisas, principalmente que deve traçar o próprio caminho, parar de ser influenciado pelos outros. Quem o ajuda com isso é Sammy, o que me leva ao final desnecessário. Acho que Eduardo botou muita pressão em um livro que era para ser leve. O final não é exatamente feliz, e a conclusão que a gente chega é que Matheus deveria ter ficado em casa. A Sammy é uma personagem incrível, mas que foi pouco aproveitada. Parece que ela foi introduzida apenas para direcionar Math, e depois que seu papel foi cumprido, ela não tinha mais uso. E quanto à Beatriz, eu me senti exatamente como a Thalita Rebouças, que disse na orelha do livro: Um romance pelo qual eu torci muito, depois torci zero, depois muito, depois zero de novo.

Eduardo aborda também assuntos importantes como homossexualismo, assédio e preconceito. Achei interessante ele levantar esses pontos, embora não tenha sido de uma forma branda. Ele quis passar um pouco de lição nas páginas, e funcionou.

Traços é uma história bem construída, com final surpreendente e um mistério instigante. O Eduardo é um ótimo autor com muito potencial, e espero que ele continue desbravando o seu talento e lançando novas obras.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2017/04/tracos.html

Mari 02/04/2017

Traços
Traços, escrito por Eduardo Cilto, conta a história do Matheus e da Beatriz, amigos de longa data. Beatriz convence Matheus a ir em uma festa da escola, onde lá, decidem participar de ritual meio doidão, onde a coisa sai do controle, e uma das participantes do ritual, vai parar no hospital.
Porém, Beatriz, leva ao pé da letra uma das coisas ditas no ritual, e decide fugir de sua cidade(não citada no livro), para São Paulo, em busca de "seu verdadeiro eu", possamos dizer. E Matheus não querendo deixar a "amiga" (sim, ele tem uma queda por ela), vai junto nessa jornada.
No livro, eles passam por diversas aventuras, e foi uma verdadeira montanha russa de emoções, uma hora eu estava rindo, outra com raiva, nojo, entre outros sentimentos, porém, o livro me prendeu do ínicio ao fim, foi uma história cheia de revira voltas, que te deixam de boca aberta, não é atoa que dei cinco estrelas à esse livro, e muito merecido inclusive. Apesar de ser o primeiro livro do autor, e bem escrito e rico em detalhes, o que torna a leitura mai ls prazerosa. Aguardando anciosa novas obras do autor.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 29/03/2017

Não tão bom quanto dizem, mas não tão ruim quanto poderia ser
Os personagens principais deste livro são adolescentes, que estão no ensino médio e moram em uma cidadezinha do interior.
Matheus, reservado, sempre preferiu ficar na sua e não frequentar as festas da escola, mas isso muda quando sua melhor amiga Beatriz o convida para lhe fazer companhia na festa junina. Ele vai, mais motivado pelo sentimento que nutre pela garota do que pela vontade de ir na festa em si. As coisas saem um pouco de seu controle quando, depois da festa, ele e Beatriz, resolvem ir para a casa da namorada de uma amigo deles, a fim dela realizar um ritual para descobrir o futuro de Beatriz. Depois dessa noite, com as supostas revelações, a garota coloca na cabeça que ela tem que ir atrás de seu destino que é ir encontrar em São Paulo um youtuber famoso chamado Garoto Diferente, que fala sobre sentimentos em seu canal e ídolo de muitas adolescentes. Mas como ela só tem dezessete anos e seus pais jamais autorizariam tal viagem, ela resolve fugir, mas não sozinha. Ela chama Matheus para irem juntos. O garoto, a princípio, tem um pouco mais de juízo do que a amiga e recusa o convite, mas depois de um desentendimento com os pais, resolve acompanhar Beatriz na fuga para a cidade grande.
Eles passam por poucas e boas até chegarem ao seu destino final, desde o ônibus de viagem quebrar no meio do caminho, pegarem carona com um homem mal-intencionado a finalmente encontrarem um grupo de drag queens que também estavam indo para SP e aceitaram dar carona para os fugitivos.
No entanto, quando chega em São Paulo, Beatriz descobre que o principal motivo que a levou para lá, encontrar pessoalmente com o Garoto Diferente, não vai poder ser posto em prática porque o menino sumiu misteriosamente junto com outras pessoas que gravavam vídeos para a internet e tudo aponta que eles estão sendo mantidos presos como reféns.
Além disso tudo, ao longo da narrativa o leitor percebe que a família de Matheus esconde um grande segredo e fica atento para todas as dicas que ele dá do que pode ter acontecido, mas esse segredo só é revelado faltando menos de cem páginas para o final, que é quando também há uma injeção de suspense na história. Antes disso, eu só conseguia pensar no quanto os protagonistas estavam sendo inconsequentes e no quanto o Matheus e a Beatriz eram um casal de amigos bem clichê, daqueles em que uma das partes é apaixonada pela outra mas não tem coragem de falar para não estragar a amizade. No caso, o Matheus que é o apaixonado da história, e enquanto lida com seus sentimentos em relação a amiga, tenta não pensar na sua família para que as lembranças ruins não permeiem seus pensamentos.
Por causa da forma inconsequente de agir dos personagens, do clichê do sentimento entre dois amigos, algumas outras coisas serem inseridas de forma quase que aleatória no livro, tudo isso regado a muitas descrições desnecessárias e excessivas, eu não não estava gostando da leitura, mas quando chegou próximo do final e o suspense foi se intensificando, confesso que tive que conter alguns ímpetos de ansiedade e de tacar o livro na parede porque a parte reveladora não chegava logo, justamente porque o autor descreve tudo nos mínimos detalhes ao invés de ir direto ao ponto.
Confesso também que não consegui conter as lágrimas, porque o final é realmente muito bonitinho e inspirador, apesar de tudo.
O livro também aborda questões relacionadas a pessoas que gostam de outras do mesmo sexo, mas têm receio de se "assumirem" por medo do julgamento alheio, seja da família ou amigos e o que a busca excessiva e desenfreada por fama pode provocar.

site: http://www.impressoesdemaria.com.br/2017/01/tracos-eduardo-cilto.html

BuBs Literario 28/03/2017

Sobre Traços
A historia começa em um ritimo bem lento fazendo com que as reviravoltas iniciais causem nenhum efeito. Li este livro duas vezes, na primeira vez que eu li achei este livro incrivel na segunda vez que eu li encontrei erros gritantes que fizeram desencantar pelo livro. O plot principal do ponto de vista da minha segunda leitura foi totalmente mau aproveitado ele poderia ter brincando e ter feito os leitores se prenderem cada vez mais na aquilo, o fato do personagen principal gosta da melhor amiga foi algo bem Clichê ele poderia na construção de historia trazer uma coisa nova o que seria genial. A coisa mais legal deste livro é a personalidade de Beatriz e como ela lida com as coisas, a personalidade dela fez o livro se torna bem gostoso de se ler, pois cada vez mais ela ia aprontando e aprontando segurando cada vez mais minha atenção nas cenas que a envolviam. Os personagens secundarios eram uma outra coisa que ele poderia ter explorado mais porem ele deixou eles bem cena de fundo.. O plot da relação dele e do pai poderia ter sido algo mais pesado apesar de que eu entendo que o publico alvo do livro poderia achar pesado demais.
Sinceramente no meu canal do youtube eu recomendei pois como avia dito eu estava no empolgado mais li com olha mais tenicno então vou alerta para que comprem porem já fiquei cientes que o final pode ser bem sessão tarde se não se importarem

vinicius.fagundes.93 25/03/2017

Traços é o livro de estréia do autor e YouTuber Eduardo Cilto (criador do canal Perdido nos Livros), publicado pelo selo Outro Planeta em 2016. O livro segue o adolescente Matheus, um garoto meio nerd e viciado em quadrinhos, que vive com seus pais religiosos. Matheus não é exatamente a pessoa mais social do mundo, então até ele acha estranho estar indo na maior festa do ano na sua escola.

Na verdade, Matheus só está indo na festa graças a insistência de sua melhor amiga Beatriz, por quem ele é apaixonado. Na tal festa, Matheus e Beatriz encontram com Ivo, um amigo deles, e sua namorada Fernanda, que diz ser uma bruxa que pode realizar um ritual que trara as respostas que eles procuram do universo. Matheus acha que tudo isso é uma besteira, mas Beatriz aceita o ritual logo de cara. Então, Matheus a acompanha, mesmo que a contra gosto. O que ele não esperava é que o ritual acabaria com todas as velas se apagando e a tal bruxa emitindo uma misteriosa resposta para as perguntas de Beatriz.

Se o tal ritual é de verdade ou não, é difícil dizer. Mas Beatriz leva a sério o que Fernanda disse para ela, e decide que precisa mudar a direção que sua vida vinha tomando. Essa mudança acontece quando Beatriz conta pra Matheus que vai fugir para São Paulo, e pede que ele vá junto com ela.

Traços foi uma daquelas leituras que me chamou atenção mais pela capa do que pela história. Sério, a capa é muito bonita, e foi a primeira coisa que me agarrou quando eu vi esse livro pela primeira vez. Pra ser sincero a história em si não me chamou tanta atenção assim, achei ela um pouco simples demais pro meu gosto. Mas mesmo assim, quando a oportunidade apareceu de resenhar Traços, eu não quis deixar passar. Afinal como a gente sempre fala aqui, a gente adora livros nacionais aqui no La Oliphant.

No fim das contas, a história foi uma das coisas que eu mais gostei em Traços. Eu adoro histórias estilo road trip, histórias centradas em viagens e coisas assim, então quando eu vi que o livro tinha bastante disso, fiquei bem feliz. Apesar de achar que o livro poderia ter passado mais tempo no aspecto da viagem, eu curti bem a jornada dos personagens.

Outra coisa que me agradou foi a mensagem geral do livro. Na leitura, fica bem claro que a ideia que a história tenta passar é a moral que cada pessoa é responsável pela própria história e que devemos nos dedicar a criarmos o nosso próprio caminho. O próprio título do livro é uma referência a isso, e eu achei que a mensagem foi entregue de uma forma bem eficiente.

Por outro lado, o livro tem certas coisas que não me agradaram muito. Os personagens, por exemplo, não me pareceram particularmente bem desenvolvidos. O protagonista Matheus não tem uma voz muito marcante na narração da história, o que acabou não contribuindo muito pra minha leitura. E a amiga dele, Beatriz, foi a parte mais irritante do livro. Tudo o que dá errado na história foi resultado das ações e do egoismo dela. Eu não consegui entender o porque do Matheus ser apaixonado por ela, porque eu simplesmente detestei ela.

Outra coisa que me desagradou no livro foi a estrutura do enredo. Como eu tinha falado antes, eu entrei nesse livro achando que a história seria um romance adolescente, no estilo dos livros do John Green, ou da Rainbow Rowell, e como eu já falei ali em cima, as partes do livro que são mais focadas nisso são legais. Mas no meio do livro, do nada, o autor introduz uma história de mistério que eu simplesmente não entendi.

Esse subplot foi super confuso e me tirou completamente da leitura. Eu sinceramente não entendo o porque desse mistério na história, mas foi a parte que eu menos gostei do livro. Acho que teria sido melhor o livro ser só a história do Matheus e da Beatriz, sem o mistério, principalmente porque a escrita do Eduardo Cilto não me parece ser forte o bastante pra carregar uma história assim.

No geral, Traços foi uma leitura muito confusa. O enredo adolescente e a atmosfera de road trip foram legais, mas os personagens pouco desenvolvidos e o plot de mistério meio nada a ver acabam deixando o livro menos divertido do que poderia ser. Não sei dizer se eu leria esse livro de novo, mas talvez seja uma questão de gosto mesmo.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-tracos-eduardo-cilto

Helo 09/03/2017

Traços - Eduardo Cilto
Beatriz e Matheus ou Math são amigos desde muito tempo, apesar de serem bem diferentes como por exemplo: Math não é nada popular é fanático por quadrinhos e séries, vive em seu mundo sem se arriscar. Já Beatriz é livre e sem medo de se arriscar vai atrás do que quer.
Depois de uma festa de colégio em que Beatriz convidou Math para acompanha-lá seu amigo Ivo e a namorada Fernanda os convidam para ir até seu apartamento participar de um ritual místico no qual veria o futuro deles. Math resiste mas Beatriz acaba o convencendo que não será nada de mais.
Após esse ritual tudo muda, Beatriz leva o resultado a sério e resolve ir para São Paulo atrás de seu futuro, levando Math consigo em seu plano maluco de fugir da pequena cidade onde moram e irem até uma cidade grande onde acredita que encontrará as respostas que precisa.

"A dor abrira um grande buraco no meu peito e, assim como o ferimento em minha perna, ele demoraria a cicatrizar. Pensei em como aquela semana estava sendo turbulenta para mim. Tudo havia mudado drasticamente do dia para a noite como se tivessem lançado uma maldição em minha vida."

Passando por cima de tudo que Math sempre obedeceu e acreditou ser o certo eles partem para São Paulo apenas com o pouco de dinheiro que conseguiram pegar
escondido.

Traços aborda vários temas polêmicos como o machismo, a aceitação gay e vários outros temas de uma forma leve que leva o leitor a pensar no nosso dia a dia, além de nos fazer refletir a importância do papel dos pais na vida de um adolescente.
Traços superou todas as minhas expectativas me fez refletir sobre vários assuntos que eu nunca tinha pensado. Eu amei os vários Quotes que o autor colocou ao longo da história como esses, por exemplo:
"O mundo pode ser extremamente assustador e hostil quando você é forçado a encará-lo sem estar preparado. Mas é assim que as coisas sempre acontecem."
"Mas do que adianta 'ser alguém na vida' se não vou ser feliz fazendo o que esperam que eu faça?"
"Ninguém precisa tentar entender ou julgar o que acontece do lado esquerdo do peito de cada um. No fim, nada mais importa se o sentimento é verdadeiro, certo?!"

Eu super recomendo esse livro para pessoas de todas as idades, principalmente para jovens pois a história também aborda sobre até onde o amor de um fã pode o levar.

Ricardo Brandes 21/02/2017

Um livro surpreendente!
Lançado pela Editora Outro Planeta, Traços é o romance de estreia de Eduardo Cilto foi um livro com uma história curiosa: Chegou em minhas mãos por acaso, sem esperar. À primeira vista, parecia uma simples aventura adolescente, de dois jovens que resolvem fugir de casa rumo a São Paulo. A bela capa agradou, o tema também. O prefácio de Thalita Rebouças ajudou ainda mais e... Tudo bem. Aceitei o desafio da leitura, embarcando na promessa de um livro “com final surpreendente”.
A capa? Maravilhosa, super sintonizada com a proposta do livro. Diagramação? Perfeita, com., capítulos longos, mas super intensos. Difícil parar de ler... Primeira impressão? Perfeita!
Já de cara, como leitor, me senti preso nas páginas do livro e nas aventuras dos protagonistas personagens Matheus (Adolescente viciado na série The100) e Beatriz (Uma aventureira vida loca, que parte pra São Paulo atrás de um Youtuber famoso sem pensar nas consequências!).
A proposta da obra me recordou outros livros, como Nerve, Jogos mortais e Cidades de papel de John Green, com doses de criatividade e muita ousadia do autor. Questões de família, amizade, gênero e sexualidade se fizeram presentes durante as 270 páginas dessa história cativante e cheia de surpresas.
Adorei as aventuras dos personagens por São Paulo, com cenários bem descritos, grandes surpresas e reviravoltas inesperadas.
Ah, se você quer saber... Realmente fiquei sem fôlego nos capítulos finais do livro (gente, quanta tragédia!! Fiquei chocado e surpreso com tamanha ousadia criativa do autor!), que deu um desfecho ousado e totalmente inesperado para a história de Matheus e Beatriz.
Vale a leitura, para quem curte um livro dramático, misterioso e cheio de fortes emoções!
Por RicBrandes

* Resenha escrita para o Blog @AmoreseLivros

site: http://www.amoreselivros.com.br/2017/02/tracos-eduardo-cilto.html

Ana Flávia 20/02/2017

emocao
este livro fala sobre aventura dois jovens q vão partir de uma vigem para são Paulo conhecer o seu ídolo.

Lucianoh 25/01/2017

O Edu como escritor é um ótimo booktuber...
Sou fã do Eduardo Cilto e, consequentemente, de seu canal no youtube. O acompanho há algum tempo, sou inscrito, já vi todos os vídeos, e esperei "em cólicas" por esse primeiro livro. Vibrei mesmo quando soube que ele se aventuraria pelo mundo das publicações. Criei expectativas. Mas, gostar da pessoa não quer dizer que gostaremos de tudo o que ela produz, né?! Pois é.
O livro começa numa pegada romântica platônica, com um ritual curioso e mal enjambrado logo no início, depois a trama se torna uma road trip lá pela metade, e termina com um mistério sendo solucionado no pior estilo dramalhão.
Parece que o Edu quis utilizar diversos temas e artifícios em um único livro e virou uma verdadeira bagunça. Achei sem foco, sem clímax, sem verossimilhança, e etc, etc.
A estória por si só é bem improvável. A co-estrela do livro, Beatriz, chata com força, resolve cair na estrada por um motivo um tanto risível. Pior é o protagonista aceitar segui-la nessa "aventura". Ele, no entanto, tem uma personalidade mais interessante, apesar de mal aproveitada. A terceira personagem, inserida lá pela metade do livro, soou muito forçada, principalmente o desfecho dela. E não posso me esquecer de citar os momentos em que surgem referências e personagens gays, na clara intenção de criar representatividade, porém, tudo muito gratuito e sem nexo.
A escrita não deixa a desejar. Ele domina as técnicas e se expressa bem. Porém, quanto à construção de personagens e desenvolvimento de estória, deixou a desejar. Ficou tudo muito viajante, sem um porquê plausível, pesou a mão em diversos momentos, se perdeu em outros. Enfim, não foi uma leitura satisfatória, mas continuo sendo um admirador do Edu. Não sei se darei chance a outro livro dele, mas, o canal é indispensável pra mim.
Alex_Cossta 16/04/2017minha estante
Concordo muito

Gramatura Alta 12/05/2017minha estante
Cuidado que os fãs cegos vão cair matando kkkkkkk! Ah, e concordo inteiramento com o que escreveu ;)

Lucianoh 15/12/2017minha estante
Tô ligado desse risco, GETTUB, mas preferi ariscar... kkkkk

Helder 14/01/2018minha estante
Resenha perfeita!

Patrick Rosário 12/01/2017

(Corujando nos livros) Resenha: Traços - Eduardo Cilto
Diferente da maioria dos livros de youtubers que trazem um conteúdo voltado para os fãs de seus canais, Eduardo Cilto aposta num romance YA cheio de assuntos polêmicos, como: crises de identidade, liberdade de expressão, preconceito, distúrbios de figuras da internet, homofobia e etc, estes que são muito presentes em notícias ou no dia a dia de todos.

Com uma escrita singela e precisa, o jovem-autor nos apresenta dois importantes personagens, um é Beatriz, esta que após uma suposta revelação do seu futuro, num ritual duvidoso de bruxaria, decide fugir de casa e rumar a São Paulo para cumprir o seu previsto destino; o outro é Matheus, um jovem nerd que vive suas diárias limitações e inseguranças, alimentadas por intensos problemas familiares.
No fluir da história, Beatriz acaba convidando Matheus para acompanhá-la na sua necessária missão, e ele, por sentimentos e motivos maiores, aceita a proposta.
Os dois possuem problemas e características, completamente, divergentes, todavia, a fuga à metrópole uni os dois para um caminho onde as diferenças são, apenas, detalhes, comparado às descobertas sobre si.
Com isso, a trama vai sendo traçada durante essa viagem repentina e supérflua, na minha opinião. Embora eu tenha ciência que os devaneios do autor se encaixaram de forma esplêndida para passar certas críticas e lições para os leitores, eu acredito que o que os motivou a fugir e os propósitos da garota são certamente banais.
"O que ela queria fazer não era nada sensato e basear suas ações e escolhas em algumas frases 'proféticas' que uma garota bêbada dissera era totalmente insano! Não podia ser somente aquilo; deviam existir outros motivos por trás daquela fuga." (Página 95)

Falando sobre a estética do livro, a editora Planeta agiu, como sempre, com muito bom gosto. A arte de capa possui uma ilustração magnífica, esta que diz muito sobre uma cena crucial para o personagem. A diagramarão é confortável. Os inícios de capítulo possuem um bom design.

Por fim, pela soma de todas esses fatores que colhi do livro, afirmo que Traços é uma leitura leve e para os leitores que possuem mais de 15 anos, de preferência.
" - Você gosta de quadrinhos, não gosta?
Assenti.
- A vida pode ser muito parecida com os quadrinhos, pois ambos têm alguém controlando o que acontece; no caso, você é o desenhista da sua própria história, e os traços feitos são as ações que toma para designar o rumo que sua vida seguirá. Então tenha consciência de que, a partir de agora, é você quem define o desenho que seus traços vão formar." (Página 194)

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2017/01/resenha-tracos-eduardo-cilto.html