Brasiliana Steampunk Contos 2: Solfieri e o Espectro do Casarão Sombrio

Brasiliana Steampunk Contos 2: Solfieri e o Espectro do Casarão Sombrio Enéias Tavares

Resenhas - Brasiliana Steampunk Contos 2: Solfieri e o Espectro do Casarão Sombrio

wiridia.ju 11/02/2024

Um anti-herói típico
Esse livro contempla a história de Solfiere, um personagem, que se tivesse que descrevê-lo, trá-lo-ia como sendo um tipo de "anti-herói", pois apesar de demonstrar falas e comportamentos rudes e grosseiros, sua bússola moral é calibrada na mesma direção que um "mocinho" iria, a única diferença é seu humor ácido, com aparições regadas a palavras torpes.
Esse personagem é uma reinvenção do personagem de Álvares de Azevedo, na obra "Noite na Taverna", cujo, li e para ser sincera, eu gostei mais desta versão do personagem e desta forma de abordagem do Enéias Tavares, pois traz todo um mistério para o passado do personagem, indagações como "o que levou ele a ser quem é? de onde ele veio? sempre foi assim?" entre outros pontos de curiosidade, esse livro serviu para despertar a curiosidade dos próximos capítulos da sua história.
Mais uma obra do universo Brasiliana Steampunk que vale a pena ser lida.

Ju🎈

Tomlucitor23 30/04/2023

Nunca li noite na taverna, algo que vou corrigir graças a forma que o autor mostra um esse personagem, já o conhecia pelo "Parthenon místico" mas ver uma história só dele, e tão legal, tão bem escrita, um perfeito conto de terror, amei demais.

Debs 23/01/2022

"a vida é sempre mais assustadora [...] do que a morte."
Como o autor mesmo diz, esse conto é completamente o oposto do de Bento Alves... E é igualmente bom. Se você for uma pessoa mais sensível (o que duvido que seja, se está lendo sobre Solfiere de Azevedo), não recomendo o conto... Mas caso não, a história é interessantíssima e te prende muito.... É o tipo de estórias que eu tenho certeza que me sentaria para ouvir sem nem piscar!

Yas (@vestigiosdesolitude) 04/08/2021

Gostei mais que o livro I
A história narrada é de Ficção Científica, especificamente do sub-gênero Steampunk que se ambienta em uma realidade alternativa, no passado, que remete ao séc. XIX... Mas a proposta aqui vai além, o autor propõe uma nova existência de um personagem literário preexistente, e isso torna a história mais interessante, principalmente pra quem já leu o livro base que contém a história do personagem.

Aqui nesse segundo livro o escolhido de vez é Solfieri de Noite na taverna - obra de Álvares de Azevedo. Não tive oportunidade de lê o clássico e conhecer o personagem, mas gostei da experiência dessa obra do Enéias Tavares, principalmente toda a aura dark envolvida nela, inclusive por este motivo gostei mais dessa obra do que a primeira.

Uma curiosidade interessante é que o personagem já é citado e aparece no livro I, mas nesse livro 2 ganha o devido protagonismo!

fermata.literaria 05/03/2021

O Dorian Gray Brasileiro
Que loucura esse conto. Nauseante e mesmo assim impossível de largar. Grande mestre Enéias Tavares.

Davenir - Diário de Anarres 22/09/2020

Ocultismo e magia com o Solfieri de Eneias Tavares
"Solfieri e o Espectro do Casarão Sombrio" é o segundo conto da série Brasiliana Steampunk de Enéias Tavares, dando destaque a Solfieri de Azevedo, que no romance desta série (Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison) acabou ficando como um coadjuvante de luxo. Neste conto ele brilha como um investigador paranormal solicitado a investigar estranhas atividades em um casarão. O conto é conduzido com a elegância que o personagem exige e lembra bastante Remi Rudá da série Guanabara Real, também outro projeto com o mesmo autor. O Conto é excelente para relembrar o universo criado pelo autor e dar mais voz a um dos personagens mais bacanas remodelados por Enéias. Sendo assim, recomendo deveras a apreciação do conto!

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2020/09/resenha-149-solfieri-e-o-espectro-do.html

Bruno Passuello 20/08/2020

Enéias Tavares é um achado da literatura nacional
Adorei esta nova abordagem do Solfieri. Esta perspectiva de quebrar a 4 parede e falar com o leitor ao mesmo tempo que narra a seu conto é muito interessante e instigante. Um mistura entre Constantine e Sherlock Holmes. O primeiro pelo suas características de exorcista e conhecimento religiosos e ocultistas e o segundo pela postura e a sua ironia, a gravura que tem dele escutando o caso me remete aos contos Sherlockianos.

Enéias Tavares é uma joia rara da nossa literatura nacional, mais uma vez impecável na narrativa. Sou fã e sempre que puder vou recomendar para quem quiser ler

É tão bom que chega a dar vontade de escrever um conto neste universo steampunk de Porto Alegre dos Amantes, e o do Brasiliana Steampunk