Sem gentileza

Sem gentileza Futhi Ntshingila

Resenhas - Sem gentileza

Vitoria 14/01/2024

Mais uma bela leitura
Futhi Ntshingila constrói uma narrativa de muita dor, entrelaçada por redes de gentileza e cuidado.

Mvelo, a menina que tão cedo precisou se tornar adulta, do mesmo modo que antes ocorreu com sua mãe, Zola. Cada uma das personagens, cujas histórias vão sendo apresentadas no decorrer do livro, carrega sua própria trajetória de força e redenção.

Nina Souza 13/01/2024

Um livro intenso [1/193 países - África do Sul]
A África do Sul se torna um cenário repleto de degradações, intolerâncias, crueldades e resistências durante e pós o regime do Apartheid na obra "Sem gentileza”, proporcionando ao leitor uma visão direta da luta constante pela sobrevivência num país sempre visto como dependente de salvação e caridade.

A trama leva o leitor aos guetos da África, local em que mãe e filha precisam lidar com a única opção dada as mulheres: a resistência para enfrentar um ambiente marcado pela luta dolorosa por comida e por saúde. Além de precisarem encarar um universo definido pelos preconceitos sociais e raciais do cotidiano, pela gravidez indesejada e objetificação feminina e pela anulação de suas existências.

O livro aborda um contexto social hostil, marcado pela opressão, silenciamento e marginalização social sob a perspectiva de vida das camadas mais pobres da sociedade, entregando ao leitor uma nova perspectiva sem todo o estereótipo enraizado. Mostra a perseverança feminina mediante ao alto índice de estupro, gravidez indesejada e auge da epidemia de AIDS.

É uma obra que proporciona reflexões diversas sobre situações raciais, políticas e econômicas mediante as violências do cotidiano, tal como a apropriação da mídia sobre a pobreza e situações de vulnerabilidades sociais, que acabam por desqualificar, silenciar e espetacularizar classes dominadas.

“Sem gentileza” é um livro curto, potente, que tem o objetivo de trazer reflexões sobre invisibilidade, valores familiares e culturais, ancestralidade, identidade, desigualdade e a vivência nos aglomerados urbanos sul-africanos frutos da exploração colonizatória, do patriarcado, da negligência, dos resquícios e reflexos herdados na vida das pessoas – principalmente das cidadãs sul-africanas.

site: instagram.com/cartografialiteraria

felpspovoa 20/12/2023

Quando o skoob começar a dar os devidos créditos de resenha para os usuários eu faço uma resenha deste livro :)

Michele 13/11/2023

Conhecendo a África do Sul
"Sem gentileza", de Futhi Ntshingila, é um romance que não nos poupa das crueldades vividas pelas protagonistas. Zola e Mvelo são mãe e filha, ligadas por um afeto puro, mas marcadas por fatos tristes: a primeira é soropositiva e a segunda vítima de abuso. A miséria e o abandono, no entanto, são dores em comum às duas.

Após a morte da mãe, Mvelo precisa se virar sozinha e na pior situação, carregando no ventre uma criança.

É aí que a narrativa começa a trazer o passado, vários personagens começam a se revezar na trama até se encontrarem em um final que consegue conectar todas as pontas soltas.

Na trajetória, conhecemos a intolerância por que passou a África do Sul sob o regime do apartheid, quando até mesmo um beijo entre uma pessoa negra e uma branca era motivo para prisão. Compreendemos ainda o terror da epidemia de AIDS e como isso se repercutiu no dia a dia da população. Vislumbramos uma sociedade machista, em que as mulheres precisam comprovar virgindade enquanto os homens alastram o vírus.

Para quem como eu gostaria de conhecer um pouco mais dessa sociedade e cultura presente em um continente que normalmente é invisibilizado na mídia, esse é o livro certo.

Wellington.Pimente 16/10/2023

Mulheres resilientes.
Acompanhamos a história de Zola, de 31 anos e sua filha Mvelo, de 14. As duas moram num barraco, numa favela e passam por uma situação de extrema pobreza, dependendo dos benefícios sociais como a bolsa de auxílio-doença, que nem sempre está disponível.

Zola, que teve um amor correspondido, engravidou na adolescência e foi expulsa de casa. Primeiro foi morar co. sua tia (dona de um bar) e depois com advogado Sipho, um homem que a amava e prometeu ter somente ela como amante.
Sipho depois de um tempo se apaixona por outra mulher, Nonceba. O que faz com que a Zola vá morar num barraco, indo viver numa favela, para não continuar morando com ele e por não querer seu retorno a casa da tia, num bar, com medo do assédio à sua filha Mvelo, por frequentadores.

A relação de Sipho com Mvelo é uma relação como de uma figura paterna e na narrativa, esses quatro personagens principais vão ocorrer encontros e desencontros.

Um ponto importante é o papel da maternidade, Em que Zola engravida de um namorado em que se amavam, enquanto Mvelo foi vítima de um abuso sexual, ambas acabam buscando formas de buscar o melhor para elas. E Mvelo busca formas de não deixar que sua filha enfrente "abuso sexual" como ela enfrentou. Uma obra que há temas marcantes, como a pobreza e a necessidade dos benefícios sociais, AIDS e a saúde pública, a violência sexual contra crianças e adolescentes, valorização da sua própria identidade, sua cultura, sua ancestralidade e gravidez na adolescência.

Tanseles 23/08/2023

Uma história sobre maternidade
Em Sem Gentileza nós deparamos com o retrato cruel do apartheid na África do Sul por meio da vida das personagens sem recorrer aos perigos dos esteriótipos de África perpetrados pela mídia ocidental.

A trajetória de Zola e sua filha Melo não é fácil, mas no final a esperança de uma vida reconstruída por meio de alianças femininas nos mostra que é possível sonhar com um futuro melhor.

Sabrina Tamelini 20/08/2023

Esse é o tipo de livro que nos modifica ao término de sua leitura. A autora construiu personagens fortes, que lutam pela sobrevivência apesar de toda a dificuldade a elas imposta.
É uma escrita enxuta, mas com um forte impacto.
Remendo a leitura!

Biblioteca da Pry 17/08/2023

Uma leitura que leva ao pé da letra seu título - sem gentileza.
É duro ler algo tão real e tão impactante sem ao menos ter tempo para sofrer, porque a leitura te motiva a ir em frente, sem tempo para pensar demais.
Relatos assim nos mostram o quanto ainda somos frágeis e desumanos com o outro, que estão tão perto de nós e tão longe de nossa realidade.
Sem gentileza é um livro que nos mostra a realidade de um povo que ainda sofre pela ausência do básico para sua sobrevivência, um povo que está separado de nós pelo oceano, mas que temos ao nosso lado, pessoas que passam todos os dias pelos mesmos sofrimentos e que estão invisíveis à sociedade.
Uma leitura necessária, forte e que merece todo o nosso tempo e dedicação.
Às vezes, a gente só precisa ter um olhar mais gentil.

João Paulo 30/07/2023

Este livro é uma leitura real, intensa e dolorosa. Embora curto, sua narrativa cativa desde o início. Inicialmente, foi um desafio decorar o nome de cada personagem, mas logo eles se revelam ser profundamente bem construídos, com histórias reais que nos tocam.

A jornada do livro nos leva por caminhos emotivos e autênticos, mergulhando nas vidas desses personagens com uma profundidade impressionante.

É uma leitura que toca a alma, nos levando a uma imersão profunda nas vidas desses personagens, suas dores e suas vitórias.

Wane.Myung 20/07/2023

Leitura essencial!
"Sem Gentileza", de Futhi Ntshingila, é uma poderosa obra literária que nos transporta para os guetos da África do Sul durante o apartheid, onde as personagens Zola e Mvelo enfrentam adversidades cruéis. Neste ambiente marcado pela pobreza e pelo medo da aids, mãe e filha lutam pela sobrevivência e pela sua voz em uma sociedade machista que tenta anulá-las.

O romance retrata a resiliência de Zola, uma mulher orgulhosa que se mantém firme em seus princípios, mesmo em uma época em que o feminismo ainda não tinha palavras para se expressar. Já Mvelo, uma garota que se torna adulta cedo demais, representa a infância roubada e a esperança que perdura apesar das adversidades.

A autora habilmente tece uma narrativa polifônica, que nos permite conhecer mais de uma mulher, mais de uma África e mais de um tempo. Através do realismo místico, com a presença dos espíritos ancestrais capazes de modificar o mundo, Ntshingila eleva a trama a um patamar que transcende as fronteiras culturais.

No desenrolar da história, somos confrontados com acontecimentos chocantes, como o incidente na igreja envolvendo Mvelo e a difícil jornada de cuidar de sua mãe doente. Esses momentos pesados no início do livro nos impactam profundamente, e acompanhamos o crescimento das personagens diante das adversidades, revelando a coragem e a força que residem em seus corações.

"Sem Gentileza" é uma leitura cativante e intensa, que extrapola os limites de raça, classe e fronteiras, mostrando como diferentes personagens oscilam entre o alívio e o desencanto em suas relações. A trama nos envolve com personagens complexas e uma história de superação que nos lembra que, mesmo em meio à vida insuportável, a esperança e a crença em um futuro melhor são recursos valiosos.

Futhi Ntshingila, por meio de uma prosa poética e bem amarrada, proporciona aos leitores um mosaico de histórias de coragem e determinação, que ecoa ressonâncias com a literatura sul-africana e latino-americana. Assim como Garcia Márquez e Mia Couto trouxeram o realismo maravilhoso e o fantástico, respectivamente, Ntshingila se destaca com seu realismo místico, enriquecendo o cenário literário com uma voz única e poderosa.

Em resumo, "Sem Gentileza" é um livro que permanece conosco muito depois de termos virado a última página. Futhi Ntshingila nos presenteia com uma narrativa profunda e envolvente, repleta de personagens inspiradoras e uma mensagem atemporal de esperança e resiliência em face da adversidade. Uma leitura obrigatória para quem busca conhecer mais sobre a força do espírito humano e a capacidade de enfrentar os desafios da vida com bravura.

site: https://www.instagram.com/p/CmZcuiiOVSX/?img_index=1

Nayara.Nairne 09/05/2023

Eu amei o a leitura, é pesado, cheio de uma realidade durissima e nao achei que terminaria em tom de esperança. Eu amei!

Juliana Reis 28/04/2023

Acredito ser impossível descrever o sentimento ao terminar esta leitura!
Foi uma leitura difícil, me doeu em muitos momentos, mas ao final me trouxe uma paz que não dá pra descrever!
Recomendo demais a todes esse livro maravilhoso!!

Monique @librioteca 16/04/2023

A dura realidade das mulheres africanas e a epidemia de AIDS na África do Sul retratadas de forma impactante e realista.
Essa é um leitura forte, que aborda de forma direta as dinâmicas de opressão, violência e silenciamento das mulheres africanas em um contexto de desigualdade e violência. Apresentando personagens femininas fortes e determinadas, que lutam por seus direitos e sua liberdade mesmo diante de um contexto social tão hostil, a autora aborda também a temática da AIDS na África do Sul dos anos 90, trazendo à tona questões como a desinformação, o preconceito e a falta de políticas públicas efetivas para enfrentar a epidemia.

Uma prosa enxuta, que revela somente o necessário, e que constrói uma narrativa dura sobre batalha diária pela sobrevivência, e que contribui para uma reflexão mais ampla sobre as consequências da exclusão e da marginalização social. A leitura é tão impactante que é impossível ficar indiferente diante de cada palavra. Recomendo.

Clara 07/04/2023

Mano, que livro f****! Surreal do quão intenso ele é, mesmo sendo pequeno. Aborda temas extremamente importantes e delicados. Realmente traz a realidade de tudo aquilo. Muito bom e impactante!