A Defesa de Sócrates

A Defesa de Sócrates tradução Sérgio Avrella

Resenhas - A defesa de SÓCRATES

Bárbara 07/05/2022

Adoro essa edição, principalmente pelo prefácio do livro e a nota do autor a respeito da tradução, como se estivéssemos realmente ouvindo Sócrates falando. Essa observação me fez prestar mais atenção nessa característica, que acabou fazendo bastante sentido com o decorrer da leitura. Recomendo a experiência.

Luciano Luíz 21/02/2016

Li A DEFESA DE SÓCRATES em 2007. Mas, tem alguns livros que realmente faz bem ler depois de uns 10 anos (ou quase). De autoria de PLATÃO (discípulo de Sócrates) e traduzido diretamente do grego por SÉRGIO AVRELLA, essa edição é uma beleza. Tanto pela fluidez da narrativa quanto alguns extras.
Pra quem não sabe, Sócrates era um filósofo que foi levado a júri por algumas cabulosas acusações, como corromper os jovens (Sócrates tinha 70 anos), adorar outros deuses (ou apenas Zeus - Apolo) e cobrar por seus ensinamentos. No entanto, segundo defendeu o próprio filósofo que preferiu não ter um advogado, nada destas acusações era verdadeira.
Mas ao longo de seu discurso, ele vai falando do quanto os homens de sua sociedade o invejam por ele ser de fato sábio. E eles um montante de idiotas que apenas pensam ser sábios.
Assim como sua célebre frase: "Eu como de fato não sei, também não fico pensando que sei."
Sócrates mesmo palestrando em prol de sua defesa, assim mesmo não ambicionava continuar vivendo. Pois sabia que morrendo estaria vivo por toda a eternidade. Sendo um homem da história que seu discípulo Platão fez questão de imortalizar. E porque também já estava com a idade avançada demais...
Claro que não tem como sabermos se todo o discurso foi mesmo proferido pelo filósofo e que Platão tenha colocado todas as palavras nos lugares certos, no entanto, se percebe que o texto difere muito do estilo de Platão em seus demais livros, como A República.
Aliás, só pra comentar, muito do cristianismo, e também a igreja católica em si, pegou dos ensinamentos de Sócrates e Platão, porém, cristãos e igreja não admitem (é mais fácil pegar pronto e mudar de nome do que criar). Assim como também a maior parte dos fiéis sequer sabe...
Enfim, após ser condenado, Sócrates bebe veneno e morre. Os demais que o acusavam jamais fizeram algo que os gravasse nas páginas da humanidade, mas Sócrates continua vivo até hoje (ok, alguns deles são mencionados na defesa, mas fora isso...).
É um livreto. Lê-se rapidamente. Vem com alguns extras como a análise da famosa frase socratiana que por muito tempo é mais conhecida como: "Só sei que nada sei."
Mas dessa forma foge (e muito) do que se pode conferir na defesa. Olha a versão no início desse texto e compara. Existe um abismo entre elas.
Também tem um dicionário de nomes. Bacana.
Foi bom reler A Defesa de Sócrates. Ainda que boa parte do conteúdo tenha sido tão somente imaginado por Platão (nunca vamos saber) é sabedoria no ápice para se aprofundar no fato do ser humano ser um hipócrita que cerca os poucos homens de valor.

Nota: 10

L. L. Santos