Radio Silence

Radio Silence Alice Oseman

Resenhas - Radio Silence

Sakurazuka 17/04/2024

Ela escreve muito bem e constrói uma narrativa cheia de problemas que todos nós passamos em algum momento de um jeito ou de outro. E as coisas vão por caminhos diferentes, pois não é do jeito clichês que tudo acontece. É simples, mas ao mesmo tempo profundo. Temas sérios de maneira que ensina.

Stefany 07/04/2024

Acho que eu esperava demais desse livro e no final ele foi apenas... chato? Demorei horrores pra ler, parecia que a história não caminhava pra lugar nenhum e quando de fato engrenou já estava chegando ao fim.

É muito legal toda a representatividade e os tópicos sobre mães narcisistas, pressão pra ingressar na universidade, identidade, etc... mas não foi o suficiente pra segurar meu interesse.

Ludmilla Silva 29/03/2024

"I wonder, if nobody is listening to my voice, am I making any sound at all?"
Alice Oseman realmente melhorou sua escrita e sua própria narrativa nesse segundo livro. Claro que não é uma continuação, entretanto, achei Radio Silence bem mais cativante que Solitaire. Faz bastante sentido a narrativa dela ter evoluído, e gostei muito da quebra de expectativa. O estilo de Oseman é um estilo bem diferente do que estou usualmente acostumada, gosto de livros de fantasias, com criaturas fantasiosas e eventos grandiosos, e os livros de Oseman são simples, sobre adolescentes normais passando por dilemas normais.

Para mim, esse tipo de livro é certamente o mais difícil de escrever, pois, muitas vezes mergulhamos de cara na fantasia para esquecer a realidade ao nosso redor e não nos aprofundarmos mais nele. O diferencial de Oseman é que ela consegue nos deixar fascinados por histórias onde ela fala de problemas reais do nosso dia a dia, questão da sexualidade, de problemas mentais, problemas familiares e também escolares. E ela faz isso de modo bastante empático e leve.

Mesmo já tendo terminado a escola há quase 10 anos, me identifiquei muito com o livro, devido ao ambiente acadêmico que envolve o universo de Frances, nossa protagonista. Para alguns a Frances existe apenas na escola, e é aquilo que a define. O fato de ser uma garota dedicada, inteligente e focada nos estudos é tudo que veem, e isso aparece como um dilema para a própria personagem que não consegue se encontrar em si. A Frances é acima de tudo uma artista, e mesmo sendo extremamente boa no que faz e aclamada na internet, ela não consegue ver aquilo como parte de quem ela é, ou de quem ela quer ser, algo que acaba se refletindo em suas decisões futuras.

Por isso que a amizade entre ela e Aled é tão genuína, pois com ele, ela consegue ser apenas a Frances, e não precisa provar nada para ninguém. Como exemplo disso, ela cita ao longo de várias páginas o quanto sente que suas “amigas” da escola não são de fato suas amigas e como elas não a conhecem verdadeiramente. Em contraponto, o mesmo acontece com Aled, ele consegue ser verdadeiro e sincero com Frances. O Aled não é um personagem novo, ele é familiar dos quadrinhos de Heartstopper, mas mesmo lá é possível perceber que ele é super reservado e o próprio Charlie na maioria das vezes não sabe o que está acontecendo com ele. Logo, faz sentido ele se dar tão bem com Frances, pois ela também era o refúgio dele.

Falando ainda de Heartstopper, foi interessante ter essa quebra de expectativa do personagem, pois segundo o quadrinho, e na minha cabeça, o Aled era esse personagem todo certinho, fofo e tímido. E em partes ele ainda era assim, mas era muito mais que isso, e quando vi ele bebendo, surtando e até brigando com outros personagens eu assustei, mas, ao mesmo tempo, eu gostei, ao dar a profundidade que faltava ao personagem.

No começo tem uma expectativa muito grande de que o livro é um romance entre Frances e Aled, mas eu estava errada. Não é um livro sobre romance e sim um livro sobre amizade, ou melhor de tudo, a importância de se ter pessoas ao seu lado quando você não está bem. O debate sobre saúde mental, principalmente sobre depressão e ansiedade, foi bem forte aqui, e adorei que não foi cheio de estigma e forçação de barra, foi sincero e extremamente real já que afetou fortemente um dos personagens.

Para além de Frances e Aled, os personagens secundários de Oseman são também muito fortes. A irmã de Aled, por exemplo, é uma presença e um mistério constante, mesmo praticamente não aparecendo. O Daniel tem um papel muito importante para o protagonista e conseguimos nos aproximar ainda mais dele após seu desabafo no fim do livro, e é claro que não se pode deixar de citar a mãe da Frances e a mãe do Aled.

O livro também é cheio de plot twists que me deixaram de boca aberta, justamente, porque eu não estava esperando a maioria deles. Gostei dessa sensação de surpresa constante. Para mim, o que mais me frustrou no livro foi a falta de punição para a mãe de Aled, eu queria muito, mas muito que ela fosse punida por estragar a vida do filho e da filha. Porém, ao mesmo tempo, eu também acho que faz sentido, porque na vida real esse tipo de pessoa é raramente punida (mas gostaria muito que a Frances tivesse deixado a sua mãe ter dado uma porrada nela — nesse caso sou a favor da violência sim).

Não entrarei mais detalhes, pois o livro realmente tem vários interessantes, mas gostei muito da leitura, achei que foi bem mais agradável do que o anterior e estou ansiosa para ler mais livros. Eu ouvi o audiobook, na verdade, e mesmo não sendo a maior fã do forte sotaque britânico da narradora, o que me incomodou horrores foi a interpretação morta e sem vida do Aled, isso infelizmente influenciou minha nota final, algo que provavelmente não acontecerá na leitura, enfim, as desvantagens de se ouvir ao invés de ler. De forma geral, foi uma boa leitura, eu recomendo bastante para os fãs de Heartstopper que tem mais curiosidade para entender o Aled.

criadeapolo 04/03/2024

One of my favorite books ever
VERY GOOD, like good in a level that can't even be described. I have nothing to complain. Nothing is missing in the story, the characters are complex and real, the story is not flat, it makes you laugh, you cry, you feel heart warmed. It has literally everything to be a life alike history, but it doesn't turn tiring or boring at any point. The story is beautiful and interesting and well written. The definition of a five star book. One of the best books i have ever read.

Laura Vaghetti 18/02/2024

Amei muito todo o livro, a alice oseman é a maior não erra uma, o livro é bem tranquilo de ler em inglês.
o aled é um amor, odeio aquela mulher que pariu ele pq ela é pode ser qualquer coisa menos mãe dele
é mt legal ver a evolução da frances, o daniel também é um querido

Amanda 17/02/2024

O inglês desse livro não é dificil, diria que para um intermediário (B1).
O livro tem uma vibe série da Disney, tem um programa no YouTube e todo mundo quer saber quem é o autor.
Tem representatividade lgbtgia+, e é muito legal eles contando em que momento descobririam.

wkwsmoke 05/02/2024

Radio silence
Mto bom, mto fofo, como esperado da alice oseman tiveram problemas sérios tratados de um jeito mto delicado, adolescentes bem escritos e o poder da amizade
iconica

Isa Meireles 02/02/2024

?? Olá. Espero que alguém esteja ouvindo...?

Pra ser sincera, fui com a expectativa lá em cima e me decepcionei um pouco. A história é boa, mas muito devagar. Nada acontece até quase 60% do livro, e não nos aprofundamos com nenhum personagem. Mas no geral foi uma leitura fácil, pensando em tentar outro livro da Alice.

emof4iry 31/01/2024

Radio Silence
Esse é um dos meus livros favoritos então foi uma ótima experiência reler essa história, gosto muito da escrita da alice e sempre fico feliz quando vejo representatividade ace nas obras dela. Amo muito a amizade da Frances e do Aled e apesar de o livro ter seus momentos tristes (e eu ter derramado algumas lágrimas) eles me trazem muito conforto!! ??

Estrela 11/01/2024

Acho que daria mais estrelas se esse livro fosse mais curto ou simplesmente mais direto. A primeira metade dele é totalmente arrastado, nada acontece, só construção dos personagens (não que estou reclamando disso), mas faltou dinamismo.

Gostei dos personagens, mas tudo ficou bem morno pra mim, a emoção mais forte que senti foi raiva e nojo da mãe abusiva do Aled e felicidade pelo final feliz. Não recomendaria a leitura e nem leria de novo.

anast91_ 06/01/2024

Rádio Silêncio
Um dos melhores livros que li ano passado, a leitura é muito fluida, os personagens são muito carismáticos, sem contar que a amzd e o companheirismo da Frances e do Aled é a coisa mais linda

manu.g 06/01/2024

?Hello. I hope somebody is listening??
O que dizer? Simplesmente tão perfeito quanto da primeira vez que eu li.

Eu amo o universo que a Alice cria, junto com os enredos, histórias e personagens, porque você se apega muito fácil com eles, e difícil é superar que você acabou o livro e aquela história. Ela cria história onde você sente tudo, desde de raiva a alegria e depois tristeza.
Esse é um dos meus favoritos que eu já li dela, e olha que eu basicamente já li todos.

É uma leitura perfeita para quem quer ficar submerso em uma história com a leitura fluida, onde você sempre quer saber o que vai acontecer.

jeni 10/12/2023

Universe city
"? Eu demoraria horas para explicar ? falei.
? Eu ouviria você por horas ? disse ele."

"Embaixo do lixo... tem mais lixo. Somos lixo até a alma."

Gabriela3489 03/12/2023

Tinha lido faz muuuito tempo, não lbrava de anda desse livro.
Relendo AGR eu gostei bastante, entendi bem melhor a história do que na última vez q li