Cossacos

Cossacos Leon Tolstói




Resenhas - Cossacos


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Samarithan 30/01/2019

É possível mudarmos nossa própria essência em busca da felicidade?
Esta é uma obra pouco conhecida de Liev Tolstói e que guarda características autobiográficas, pois começou a ser escrita durante o período em que o autor morou em um vilarejo cossaco no Cáucaso (Rússia), região que era habitada por vários povos primitivos.

"Os Cossacos" narra a história de Oliênin, um jovem russo que decide deixar a boa vida que levava em Moscou para se alistar no exército e partir em direção ao Cáucaso na busca por novas experiências, se afastando das relações superficiais e da vida fútil da capital. A convivência com o povo cossaco muda completamente a forma como Oliênin enxerga o mundo, ele se encanta pela vida simples que aqueles "selvagens" levavam; o trabalho no campo, as caçadas, as batalhas contra os "Abreks", a relação com a natureza e principalmente como eles eram livres e felizes. É neste contato com a natureza e na vida simples daquela comunidade que Oliênin acredita ter encontrado a verdadeira felicidade, ao contrário da vida artificial que levava na sociedade moscovita. Ele passa a viver como um cossaco e entre caçadas e batalhas, se apaixona pela bela Mariana, uma cossaca já prometida ao jovem e valente Luka.

As obras de Tolstói seguem a linha literária-psicológica (assim como seu conterrâneo Dostoiévski, apesar das diferenças em termos de narrativa entre ambos), neste sentido ele opõe dois mundos completamente diferentes, abordando o choque do homem "civilizado" e do homem "natural"; é possível este homem civilizado despir-se da moral que lhe foi inculcada devido a sua posição social e aprender novos valores, perdendo ou até mesmo esquecendo aqueles que já foram adquiridos anteriormente? Se transformar em um homem da natureza, livre, um autêntico cossaco? Estes questionamentos ganham cada vez mais força na medida que a história avança.

Meu primeiro contato com a obra de Liev Tolstói não poderia ter sido melhor, "Os Cossacos" mostra um autor ainda em início de carreira, muitos consideram este trabalho de extrema importância na vida de Tolstói, pois as anotações e experiências que o autor viveu no Cáucaso, deram a ele bagagem para conceber obras mais "robustas" como Ana Kariênina e Guerra e Paz.

Simplesmente imperdível!
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR