Cicatrizes da Parede

Resenhas - Cicatrizes da Parede

Morgana Brunner 21/10/2016

Resenha l Cicatrizes na Parede l Esdras Pereira
Oii gente, como estão?
Hoje eu trago a resenha desse livro incrível e maravilhoso que recebi do autor Esdras Pereira. Realmente me surpreendi muito pela rapidez do autor em enviar a obra em si e por me propor essa leitura, vamos se dizer, que é diferente do padrão.

Relata histórias diferentes que nos fazem pensar e se apaixonar por fatos que puderam um dia acontecer, sendo baseados em fatos históricos e até mesmo comprovados durante a obra, no qual o autor deixa isso bem claro.

Tudo se iniciou quando tinham que ser separados, uma família unida e que possuíam um amor incomum, principalmente em relação as crianças, um sempre quando podia protegia, trocava carinho e fidelidade. Até que tudo mudou.

"Era explorada pelo senhor daquela indústria do estupro até não ter mais forças, ou pernas. Seu único conforto era uma bacia d'água para lavar as partes entre um cliente e outro." Pág. 23

Foram pegos de surpresa e precisariam se separar, mesmo não querendo, era uma obrigação simplesmente por serem negros. Queriam comandar, era o ano em que a escravidão era aceita e bem quista por homens de dinheiro.

Então o desespero se iniciou, Enitan era um yorubá. A família aos poucos foi se distanciando e sendo obrigados a se separar, quem pagava mais levava o membro de cada família, como se fosse um objeto. Nenhum foi deixado livre dessa tristeza. As meninas serviram para o “prazer” do homem, a mulher para engravidar e cuidar da casa. E Enitan? Este que era um negro bonito iria apenas ser usado para engravidar as outras escravas e cada vez ir nascendo mais filhos para vender.

"As emoções esquecidas ficam agarradas pelas paredes de casas antigas como aquela. É só prestar bem a atenção." Pág. 81

Naquela época tudo funcionava dessa maneira, os senhores que possuem tamanho dinheiro não se importavam, tinha suas esposas e queriam as escravas para serem maltratadas e utilizadas de todas as maneiras. É neste ponto que chegamos, que colocamos início a um fato histórico que fora pesquisado a fundo e trazido.

A situação não estava nada tranquila e querendo ou não eram obrigados a realizar tal tarefa. Diante disso, surgiu a Sueli, podemos dizer, que era uma menina muito esperta em alguns momentos, sabia que tinha o molejo espetacular de um corpo exuberante.

"É impressionante como a morte atrai esse tipo de gente. Morto não tem privacidade, fica ali exposto, sua vida comentada pelos cantos, alguns exageros, muitas mentiras, conversas mudando de tom quando se aproxima alguém da família, quando o que era pecado cochichado virava virtude em voz alta." Pág. 86

Quando ia a feira enlouquecia todos os homens, pelo seu corpo violão e ter as curvas que poucas das mulheres brancas, mulheres dos homens do dinheiro, possuíam. Com isso, todos cada vez mais a desejavam, a garota sabia o que causara nos homens, mas era virgem e não tinha interesse em qualquer um, queria um amor reciproco.

Com o tempo tudo fora mudando e como mulher linda e com um corpo escultural sabia que tinha suas regalias, desde então a Sueli aprendera a conseguir coisas que queria, pequenas a grandiosas com seu corpo. Sem saber, que isso poderia estar lhe causando um mal e lhe prejudicando como mulher.

"Mandava pesar um quilo, levava dois. Quem mais queria porque queria agradar a negra para cair nas suas boas graças." Pág. 141

Eis que surge um grande personagem, no qual não irei falar qual ligação que ele possui na história, um representante do que a homossexualidade traz na vida de cada pessoa e como naquela época era aceito.

"E fofoca, todo mundo sabe como é, começa sempre com um "não diz que fui eu que te falei", é o bocudo vai despejando tudo que o sujeito quer e o que não quer saber"". Pág. 200

Nenel era um rapaz normal, mas desde pequeno era quietinho e tinha seus gostos, sabia de quem gostava e de que maneira, coisa rara naquela idade. Com o tempo foi se descobrindo e aumentando a sua vontade de se expor de maneira que demonstrasse seu interesse por pessoas do mesmo gênero. Trazendo à tona a quantidade de preconceitos que as pessoas desde aquela época possuíam, sem se importar com o que realmente o rapaz sentia.

Diante disso, é possível perceber a quantidade de fatos e como a sociedade se construía naquela época, com aceitações e com julgamentos antes mesmo de conhecer tal pessoa, prejudicando ou não, queriam tirar algo em troca ou simplesmente rir da cara do outro. Cada personagem vivenciou isso de maneira clara e sofrida, que retratam a verdadeira história que se passou e como os homens que eram homossexuais e mulheres que eram avassaladoras, que chamavam a atenção e eram maltratados e humilhados por escolherem serem diferentes.
A obra em si é realmente maravilhosa, me tocou de uma maneira que não esperava. Desde que vi o tema, a história que iria ser abordada fiquei em desespero, porque é o que mais gosto de ler em todos os meus livros e este se superou. Me fez chorar de tristeza ao ver como a mulher que chamava a atenção porque simplesmente tinha um corpo bonito era tratada, esnobada, xingada, sem ao menos conhece-los, seriam os famosos julgamentos.

Outra questão que despertou minha atenção, foi a história de Nenel, primeiro ele era negro e segundo homossexual. Na época retratada na história isso era um absurdo e, olhando por aqueles lados em alguns momentos encontramos isso infelizmente no nosso cotidiano, um preconceito que pode levar a morte e a tristeza de pessoas que realmente não fizeram nada, apenas queriam viver a sua vida da maneira que bem quisessem.
A edição está ma-ra-vi-lho-sa, tenho um apreço muito grande pela parceria com a Editora Autografia, sempre capricham nas edições. Além disso, o ilustrador José de Oliveira trouxe detalhes em seus desenhos que nos fazem refletir diante do capítulo que lemos ou estávamos lendo, me cativaram!
Em relação a forma de escrever do autor Esdras Pereira, realmente não tenho palavras para conseguir descrever, é magnífica, muito bem descritiva, tive oportunidade de imaginar cada detalhe, cada desenho em si da maneira mais próxima possível. Além disso, o livro não possui enrolações que ficam sempre na mesma mesmice, tem uma continuação rápida que em cada página nos surpreende.

Eu gostaria de agradecer muito pela oportunidade de conhecer uma obra dessas e incentivar que todos lessem essa obra, irá mudar a vida de vocês.... Além disso, irão conhecer fatos históricos que realmente aconteceram.

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2016/08/resenha-l-cicatrizes-na-parede-esdras.html