Como tatuagem

Resenhas - Como tatuagem

1 | 2 | 3 | 4

Biaa 08/07/2020

Surpreendente
Confesso que não estava lá muito animada para ler esse livro que já estava na minha estante há muito tempo, também confesso que logo no começo achei que odiaria o protagonista. Logo ficou claro que essa era a intenção do autor, e foi bem legal acompanhar a mudança do mocinho durante a história.
É uma boa escolha para quem gosta de romances.

MahFrozen 05/08/2020

O problema é que acaba...
...e acaba rápido!

Esse é um livro que ficou parado na minha estante por muito tempo. Esperava ter o momento certo para ler, e o mais interessante é que esse momento chegou justamente quando eu tive acesso a mais informações sobre fisioterapia.

A história é de Artur e de Lúcia, reunidos pelo tempo e por uma tragédia, depois de anos e anos afastados por um motivo bastante cruel. Mas o destino é irônico e os aproximou, trazendo sentimentos antigos e novos questionamentos a tona.

No começo, é muito difícil aturar Artur. O típico jovem, hetero, branco e rico que acha que pode tudo e age como um babaca. Após seu acidente, continua assim... Até conhecer Lúcia. Ela, vítima de preconceitos na sociedade, mas dotada de grande capacidade de resiliência e ensinamentos da mamuska, mostra a ele que a vida deve ser vista diferente.

É um livro delicado, mas com toques cruéis em feridas que todos temos de algum modo internalizadas. Seja por fazer o que é apontado, seja por ser a vítima. De toque em toque, o Walter criou uma narrativa que cativa e prende, e nos deixa querendo mais e mais.

Um detalhe importante: todos os informes sobre a fisioterapia, sobre músculos, ossos, membros, etc., que são falados no livro nos mostra o quanto a pesquisa dele foi extensa. Em cada trecho da fisio, eu ouvia meu marido (que é fisio) falando. A descrição é perfeita, principalmente da dessensibilização de membros fantasma. Parabéns por isso, Walter!

O único ponto que encontrei negativo no livro é que me pareceu que toda a história é focada em chegar no momento em que a relação de Artur e Lúcia se concretiza. Senti que depois disso a história se perdeu... No sentido de que ficou muito rápida, atropelada. Foram detalhes intensos depois que me pareceram poucos explorados. Lutos, aprendizados, precisaram ser revistos antes de um possível reencontro, mas poucos foram os detalhes disso. Sento muita falta dessa delicadeza que foi tão perfeita no início. Muita coisa foi meio que resolvida em umas 10 ou 15 páginas, e poderiam ter sido mais.

Acho que isso já mostra que, pra mim, o problema é que o livro acaba muito rápido. Eu queria mais. Muito mais. A história é linda, a escrita é ótima e tudo flui com facilidade.

Obrigada pelas emoções, Walter.

Jú Schappo 09/08/2020

Esse livro é real e cru , a autora não esconde nada dos personagens,desde os pensamentos "idiotas",os devaneios ,o preconceito.Esperava um clichê mas n foi oq se encontra nesse livro.Muito bom ,todos deveriam ter a oportunidade de ler algo tão bem escrito sobre empatia , preconceito,aceitação e a realidade do amor ( que é algo torto que se escreve por linhas certas / referência ao livro ).

Jess 10/10/2020

Mais resenhas em @ultimolivrolido no Instagram.
"Como tatuagem" conta a história de Artur e Lúcia, duas pessoas totalmente diferentes, mas que terá seus caminhos ligados. O livro é narrado em 1° pessoa, por isso alterna entre os dois principais já citados.

No início, podemos conhecer o Artur, um homem rico, egoísta e muito bonito, bastante famoso entre as mulheres, mas sem nenhum respeito a elas. Ele leva uma vida cheia de privilégios e sem preocupações. Isso até sofrer um acidente de carro e ter sua vida mudada completamente.

Já a Lúcia é uma fisioterapeuta portadora de vitiligo e, por isso, convive diariamente com o preconceito. Como se isso não fosse o bastante, Lúcia vai ver as coisas importantes da sua vida escapar entre os dedos e precisará encontrar uma forma de lidar com a situação.

Os personagens são muito bem construidos, assim como a trama. Eu nunca tinha lido nada sobre alguém com vitiligo, apesar de já conhecer, não havia parado para pensar sobre como é a vida dessas pessoas. Além disso, sempre gostei de ver personagens evoluindo e a do Artur é muito boa, apesar de ter feito muitaaa raiva no início.

Mesmo gostando muito da história, tem duas coisas que me desagradaram: foi a abreviações de palavras até mesmo em pensamentos, algumas amigas leitoras que perguntei sobre, não acham isso um problema, mas me deixou um pouco incomodada; outra coisa, às vezes, quando trocava de narrador, repetia uma cena e não curto muito essa repetição.

De qualquer forma, isso não atrapalha a leitura e o livro acabou sendo bastante fluido, cheio de emoções e aprendizados.

site: https://www.instagram.com/ultimolivrolido/

1 | 2 | 3 | 4