Como tatuagem

Resenhas - Como tatuagem

1 | 2 | 3 | 4

Suzana 08/02/2024

Drama na medida certa
A história de Lúcia e Artur não é alegre. Mas é bastante real e isso me agradou muito. O autor consegue discutir temas como preconceito, capacitismo e machismo sem cair no piegas. É triste, mas não exagera. Não sai do real.
Adorei Lúcia. Forte, corajosa e capaz de se preservar. Uma mulher digna de admiração.

MahFrozen 05/08/2020

O problema é que acaba...
...e acaba rápido!

Esse é um livro que ficou parado na minha estante por muito tempo. Esperava ter o momento certo para ler, e o mais interessante é que esse momento chegou justamente quando eu tive acesso a mais informações sobre fisioterapia.

A história é de Artur e de Lúcia, reunidos pelo tempo e por uma tragédia, depois de anos e anos afastados por um motivo bastante cruel. Mas o destino é irônico e os aproximou, trazendo sentimentos antigos e novos questionamentos a tona.

No começo, é muito difícil aturar Artur. O típico jovem, hetero, branco e rico que acha que pode tudo e age como um babaca. Após seu acidente, continua assim... Até conhecer Lúcia. Ela, vítima de preconceitos na sociedade, mas dotada de grande capacidade de resiliência e ensinamentos da mamuska, mostra a ele que a vida deve ser vista diferente.

É um livro delicado, mas com toques cruéis em feridas que todos temos de algum modo internalizadas. Seja por fazer o que é apontado, seja por ser a vítima. De toque em toque, o Walter criou uma narrativa que cativa e prende, e nos deixa querendo mais e mais.

Um detalhe importante: todos os informes sobre a fisioterapia, sobre músculos, ossos, membros, etc., que são falados no livro nos mostra o quanto a pesquisa dele foi extensa. Em cada trecho da fisio, eu ouvia meu marido (que é fisio) falando. A descrição é perfeita, principalmente da dessensibilização de membros fantasma. Parabéns por isso, Walter!

O único ponto que encontrei negativo no livro é que me pareceu que toda a história é focada em chegar no momento em que a relação de Artur e Lúcia se concretiza. Senti que depois disso a história se perdeu... No sentido de que ficou muito rápida, atropelada. Foram detalhes intensos depois que me pareceram poucos explorados. Lutos, aprendizados, precisaram ser revistos antes de um possível reencontro, mas poucos foram os detalhes disso. Sento muita falta dessa delicadeza que foi tão perfeita no início. Muita coisa foi meio que resolvida em umas 10 ou 15 páginas, e poderiam ter sido mais.

Acho que isso já mostra que, pra mim, o problema é que o livro acaba muito rápido. Eu queria mais. Muito mais. A história é linda, a escrita é ótima e tudo flui com facilidade.

Obrigada pelas emoções, Walter.

Jô Santos 18/04/2020

Leiam os brasileiros
Um ótimo romance bem escrito e bem desenvolvido. Não perde em nada para os romances americanos, mas ganha em uma ambientação que nos é muito mais conhecida, o Brasil, São Paulo. Os temas tratados no livro são muito interessantes e o uso dos palavrões, da mais veracidade ao personagem que os utiliza, algo que não vemos muito por aí, uma linguagem muito verossímil.

Annagavinho 13/05/2022

Um livro que nunca soube muito bem como veio entrar na minha estante do kindle, mas deixei lá.....
Ate que um dia comecei a ler, no inicio achei que seria um historia clichê, digna de roteiro de novela das 9 da globo, porém é muito melhor.
Meus parabéns ao autor por toda a história, e pesquisa ?.

Thalita - @voandopelaestante 05/07/2023

Sabe aquele livro que você pega para passar um tempo e quando vê ele está lhe dando vários tapas na cara? Bom, lhes apresento 'Como Tatuagem'.

Lúcia tem vitiligo e desde criança sofre com os preconceitos constantes que as pessoas despejam nela, tem dias que ela está tão acostumada que deixa passar, mas há dias em que ela está fragilizada e senta e chora. Ela é fisioterapeuta e trabalhava numa clínica até sofrer um ato de racis*o de uma paciente e por conta desse ocorrido acaba saindo do emprego, e como precisa trabalhar ela acaba aceitando para trabalhar a domicilio e cuidar de um jovem que precisa muito iniciar um tratamento.

Artur é um egoísta, playboy, mimado, rico que só pensava no próprio umbigo até o destino lhe surpreender num acidente de carro onde ele precisou amputar as pernas. Amargurado com sua situação ele não tem respeito por ninguém mas há algo na fisioterapeuta que o faz ficar com suas armaduras baixas e ao decorrer dos dias ele só quer conhecer mais a Lucia e saber o porquê ela é tão familiar pra ele.
Tudo começa com uma amizade, ambos sofreram perdas grandes e só eles sabem o que estão sentindo no momento e vão se ajudando, mas o que era apenas profissional acaba tornando pessoal, um sentimento diferente vai nascendo entre eles.

Eu preciso enaltecer demais a escrita do Walter, ele abordou tão bem os assuntos aqui que pude sentir a dor dos personagens. A Lucia é uma batalhadora que lutou muito durante toda a vida, ela escondia suas manchas no rosto com maquiagem, mas ao longo do livro vemos ela se libertando e mostrando ao mundo que as manchas fazem parte dela. Artur me irritou muito e por mais que eu tentasse me sensibilizar por ele detestei ele até uns 60% do livro e só a partir daí consegui gostar dele haha sorry Artur, é lindo ver o romance sendo construído aqui.

Confesso que senti falta de um epilogo, achei o final um pouco corrido, mas fora isso amei a construção dos personagens que vão evoluindo a cada capitulo e o enredo muito bom que o autor nos traz nesse livro.

Mariana.Vilela 14/09/2016

Como tatuagem
Você pode até se chocar com uma parte importante do livro, que eu, sinceramente acho válida: os palavrões.
Gosto de histórias que soem reais e que não pareçam que o autor está tentando romantizar algo que na vida real não aconteceria assim.
É um fato que a vida dos personagens principais é cheia de tragédias. Isso choca um pouco, mas molda a história do início ao fim.
Li essa história porque estou fazendo faculdade de fisioterapia e sempre busco uma história que cite essa profissão. Isso é uma coisa difícil e eu gostei de como ela foi citada na história.
Os dois personagens ganharam a minha torcida e praticamente engoli o livro. Sério.
Minha única hora de dúvida sobre o mesmo foi no início. Depois que eles se encontraram a história foi fluindo e eu fiquei super curiosa, então não consegui largar.
Danielle 18/10/2016minha estante
Gostei de seu comentário, e, particularmente, não gosto de livros com palavrões, acho que é outra linguagem que não cabe tanto coloquialismo, mas mesmo assim, esse livro chamou minha atenção pela sinopse. Pelo que entendi pelas três estrelas que você deu, o livro é só bonzinho é isso?

Bea 30/04/2020

Não curti muito, não. Estava ansiosa para ler esse livro há anos, acho que criei muita expectativa.

Lana 29/02/2024

Surpresa boa!
Muito lindo
Eu amei muito!!! Peguei o livro pra ler por acaso e me surpreendeu muito! Amei tanto a história da Lúcia e do Arthur, como eles cresceram juntos e tudo mais
Li rapidamente de tão fluida e gostosa que estava a leitura
Muito bom mesmo!

Valentina 04/02/2023

Muito bom!!
Artur é o homem que hoje em dia, nomeamos de ?hétero top?. Ele saia com inúmeras mulheres e humilhavam-as, mas após sofrer um acidente de carro perde suas pernas e, reencontra uma pessoa do passado, que no momento seria sua fisioterapeuta, ela faz com que ele melhore seus pensamentos e assim se torne uma pessoa melhor. Ela é uma pessoa que já sofreu muito e tem um amor imenso por sua mãe e no final da história eles acabam apaixonados.
Para quem gosta de um bom livro de romance e superação é um ótimo livro, te enche de expectativas e, te faz ficar presa querendo saber o que acontece e como acaba.
Os capítulos do livro são curtos e variam entre os personagens principais, Artur é Lúcia, desta forma a leitura fica muito interessante vendo pontos de vista diferentes e não fica cansativa

Cláudia 27/09/2020

Achei que fosse odiar esse livro
Desde o começo a raiva em cima do Artur foi só aumentando, os comentários machistas, a forma que ele tratava as mulheres, tanto que comentei que não fiquei com pena quando algumas coisas começaram a acontecer, tinha tudo pra odiar esse livro por causa desse personagem. Por outro lado a cada capítulo gostava mais da Lúcia, a forma como ela lidava com as situações, os questionamentos, os preconceitos... No fim foi uma boa leitura te prende, você quer saber se eles vão ficar juntos ou não, se o Artur muda ou se continua sendo o mesmo bosta do começo do livro, são muitas possibilidade até o fim do livro, e eu gostei disso.

Evinha 11/10/2020

Como Tatuagem || Walter Tierno || Amazon || 463 pág || 3,5?
Arthur é um rapaz privilegiado, que vive sem regras e sem respeitar ninguém que está do seu lado. Essa vida sem regras o coloca envolvido em um acidente de carro que vai ceifar suas pernas. Depois de uma série de perdas, com uma família desequilibrada e cheia de traições a fisioterapeuta Lúcia aparece em seu caminho. Ela tem a vida marcada pelo preconceito por ter vitiligo, acontece meus amigos que eles dois não estão se encontrando pela primeira vez. Arthur não se lembra, mas Lúcia tem muito vivida na memória a humilhação que ele a fez passar. Será que apenas a coincidência do destino vai mantê-los um no caminho do outro?
Bom eu confesso que os primeros 30% desse livro me deu uma real preguiça, Arthur é completamente machista, mas a gente percebe que esse machismo veio pelo pai dele que o obriga a agir dessa forma "como um verdadeiro homem". Depois teve toda a questão do preconceito que as pessoas tinham com a Lucia, vitiligo não é contagioso meu povo, esse tipo de preconceito só prova a minha teoria de que algumas pessoas preferem permanecer na burrice do que na verdade.
Mas eles dois como casal depois de revelado o plot, sério, vocês não estão preparados para receber essa verdade envolvendo os dois. Depois dos 30% o livro se tornou tão fluído que eu terminei a leitura em uma noite e uma tarde.  Não percam a oportunidade de ler esse livro gente.

Jess 10/10/2020

Mais resenhas em @ultimolivrolido no Instagram.
"Como tatuagem" conta a história de Artur e Lúcia, duas pessoas totalmente diferentes, mas que terá seus caminhos ligados. O livro é narrado em 1° pessoa, por isso alterna entre os dois principais já citados.

No início, podemos conhecer o Artur, um homem rico, egoísta e muito bonito, bastante famoso entre as mulheres, mas sem nenhum respeito a elas. Ele leva uma vida cheia de privilégios e sem preocupações. Isso até sofrer um acidente de carro e ter sua vida mudada completamente.

Já a Lúcia é uma fisioterapeuta portadora de vitiligo e, por isso, convive diariamente com o preconceito. Como se isso não fosse o bastante, Lúcia vai ver as coisas importantes da sua vida escapar entre os dedos e precisará encontrar uma forma de lidar com a situação.

Os personagens são muito bem construidos, assim como a trama. Eu nunca tinha lido nada sobre alguém com vitiligo, apesar de já conhecer, não havia parado para pensar sobre como é a vida dessas pessoas. Além disso, sempre gostei de ver personagens evoluindo e a do Artur é muito boa, apesar de ter feito muitaaa raiva no início.

Mesmo gostando muito da história, tem duas coisas que me desagradaram: foi a abreviações de palavras até mesmo em pensamentos, algumas amigas leitoras que perguntei sobre, não acham isso um problema, mas me deixou um pouco incomodada; outra coisa, às vezes, quando trocava de narrador, repetia uma cena e não curto muito essa repetição.

De qualquer forma, isso não atrapalha a leitura e o livro acabou sendo bastante fluido, cheio de emoções e aprendizados.

site: https://www.instagram.com/ultimolivrolido/

Isabella 24/04/2020

É bom ver como uma pessoa pode mudar, mesmo que situações extremas levem a isso.

Yasmin 04/02/2023

Um livro muito bom, com uma mensagem que as pessoas mudam, mas não podemos levar isso tão a sério, se não vamos resolver lutar por pessoas que não valem a pena. No livro ensina, que as pessoas mudam, mas não por amor, e sim por elas mesmas.

Jú Schappo 09/08/2020

Esse livro é real e cru , a autora não esconde nada dos personagens,desde os pensamentos "idiotas",os devaneios ,o preconceito.Esperava um clichê mas n foi oq se encontra nesse livro.Muito bom ,todos deveriam ter a oportunidade de ler algo tão bem escrito sobre empatia , preconceito,aceitação e a realidade do amor ( que é algo torto que se escreve por linhas certas / referência ao livro ).

1 | 2 | 3 | 4