A Odisséia

A Odisséia Homero
Menelaos Stephanides

Resenhas - A Odisséia

yasmin1609 05/03/2024

Odisseu! Eu sempre te amei!

Nunca havia lido a Odisséia, acho que essa edição foi uma boa porta de entrada. Muito bem resumida e direta, sem muito fru-fru que te deixa cansado ou saturado, com certeza pretendo me aprofundar mais nessa história e suas releituras

Nicole.Delfrate 08/11/2023

Clássico né mores
Gostei muito do livro, esperava que a leitura fosse mais complicada mas achei bem tranquila. como era um história que eu já conhecia não teve tantas emoções mas foi interessante mesmo assim, recomendo a todos, bjs!

Carobela 12/09/2023

A Odisseia:
Um romance em verso sobre a luta de Ulisses para retornar à casa depois da Guerra de Troia, e retomar o convívio da esposa e do filho.

Fui obrigada a ler, já que a escola pediu. Não gostei muito, já que não trata muito dos assuntos que eu gosto. Não recomendaria para ninguém já que a leitura é bem difícil.

Classificação: 12 anos

Cesar 04/06/2023

Verdades Homéricas
A beleza de ''A odisseia'' esta com toda certeza na criatividade do poeta grego Homero. Refletindo de forma intrínseca a narrativa, as mais profundas e belas verdades a partir da condição humana.
Verdades essas, atemporais e responsáveis por gerar diversas correntes a partir da filosofia, como os diversos conceitos psicanalíticos de Freud.
É importante também citar que o poema foi precursor da forma não linear de se contar historias e conta com a mais bela mensagem, envolta da importância fundamental de se saber e de se buscar o seu lugar no mundo.

IanG. 24/04/2023

Eu li pra escola, mas acabei gostando bastante do livro, tem um vocabulário um tanto complexo, mas ele consegue explicar bem os mitos e deuses da mitologia grega.

sam 23/03/2023

é uma ótima releitura da odisseia de homero. eu recomendo para quem gosta de percy jackson, pois rick riordan fez várias referências a odisseu nos livros dele. a linguagem é fluída, simples de se lê

Gaua 08/03/2023

Gostinho de infância
A relação que tive com a história foi o filme Tróia que assisti na infância. Ler o livro, foi como ter a continuação do filme, conseguindo imaginar todos os personagens.
É uma leitura simples e bem fantasiosa. Foi um excelente passatempo.

expressodoslivros9 21/01/2023

Muito bom! ??
Um dos principais poemas épicos da Grécia Antiga, a obra A Odisseia é consagrada ao retorno do rei Ulisses ou Odisseu, que durante dez anos enfrentou perigos na terra e no mar até conseguir chegar ao reino de Ítaca. Herói da Guerra de Troia, Ulisses ficou preso em uma ilha durante anos, até finalmente partir com seus doze navios e homens, em uma espetacular jornada repleta de obstáculos, para encontrar a mulher Penélope e o filho Telêmaco. A batalha contra o Ciclope, o sedutor canto das sereias e a fúria de Netuno, deus dos mares, são alguns dos episódios fabulosos dessa obra, retratados em versos ao mesmo tempo dramáticos e poéticos. Como se diz na proposição, A Odisseia é a história do herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a cidadela sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de muitos homens e que no mar padeceu mil tormentos, enquanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros. ????

Leonardo88 03/09/2022

Um dos primeiros!
Bom este foi um releitura muito especial , esse foi o segundo livro que li em minha juventude e um dos responsáveis pelo meu hábito de ler, e hj descobri diversos outos livros deste autor que de maneira leve nos trás esse fantástico mundo da mitologia e da história grega como os diversos mitos e possíveis história reais como a Ilíada e a própria odisseia ! Fantástico o trabalho do autor nesta coletânea certamente outros já entrarão na lista .

Kimelly Guimarães 01/08/2022

A Odisséia
A Odisseia narra a história de Ulisses, que depois de passar 10 anos na Guerra de Troia, leva mais 17 anos para voltar para casa, passando por muitas aventuras no caminho.
Este é, depois da Ilíada, o principal texto que foi reunido sob o nome de Homero na cultura grega. Vem do nome do seu personagem principal, Odisseu ? ou, como ficou conhecido pela tradução latina, Ulisses.
Diferentemente do primeiro livro, não narra feitos bélicos nem se restringe a um local isolado, mas trata de viagens e aventuras desse que foi um dos heróis da guerra de Troia.
Após a guerra, inicia-se a volta de Odisseu e seus companheiros para seu reino, em Ítaca. Odisseu é obrigado a ir à guerra de Troia e deixa para trás sua esposa e seu filho de um mês de idade, Telêmaco. A guerra dura 10 anos e seu regresso mais 17. A esposa Penélope, que acreditava na volta do seu rei e marido, estava sendo pressionada por um grupo de pessoas que queria tomar o poder. Esse grupo dizia que Odisseu estava morto e que ela deveria se casar com um dos ?pretendentes? ao cargo de rei.
Com tamanha pressão, Telêmaco sai à procura do pai com alguns companheiros e estes vão para Esparta e outras cidades, em busca de notícias que pudessem ajudar a rastrear os passos de Odisseu. Este, por uma série de peripécias, tem seu regresso muitas vezes retardado. Como o livro é demasiado longo, não caberia aqui narrar todas as aventuras. Mas algumas são notáveis e, ainda que sem esmiuçá-las, vale a pena mencioná-las:

Odisseu chega à ilha da ninfa Calypso, onde fica preso por muito tempo em razão dos encantos e promessas que uma região cheia de mulheres promove aos marinheiros;

O aprisionamento do deus Éolo, deus do vento em um saco, que ulteriormente é aberto e lança a nau para lugares ainda mais distantes;

O lugar para onde foi arremessada a nau era a ilha da bruxa Circe, que transformou os marinheiros em porcos;

O aprisionamento dos viajantes pelo ciclope Polifemo e sua estratégia para sair da prisão na caverna;

O tapar dos ouvidos com cera para não serem atraídos pelos cantos das sereias, devoradoras de homens.

Dentre muitas outras peripécias que foram utilizadas para evidenciar a necessidade de expressão da maior das características de Odisseu: a astúcia.

Enquanto isso, em Ítaca, a rainha Penélope continuava sofrendo forte pressão dos pretendentes, já que Odisseu e seu filho Telêmaco não retornavam. Assim, ela prometeu cozer um tapete: se o rei não retornasse antes do seu acabamento, ela escolheria um pretendente. Mas decerto em razão do convívio com seu marido, o astuto Odisseu, Penélope cosia o tapete durante o dia; e à noite o descosia, para poder ganhar mais tempo, na esperança de que o rei retornasse.
Depois de uma jornada com muitas aventuras e revezes, Odisseu encontra Telêmaco e seu grupo e juntos retornam a Ítaca. Avisado pelo filho sobre os pretendentes, Odisseu encontra a deusa Atena, que lhe diz que se ele retornasse, seria morto pelos pretendentes, que não o reconheceriam. Assim, a deusa o transforma em mendigo, disfarçando-o para que pudesse adentrar ao palácio sem ser visto. Quando deste episódio, a trama de Penélope é descoberta e exige-se que faça a escolha de um pretendente. Ela, novamente astuta, diz que escolherá aquele que conseguir retesar o arco do seu marido ? mas ninguém obteve sucesso.
Por fim, chega Odisseu disfarçado e consegue o feito. Ele é logo reconhecido por sua esposa, que o aceita como pretendente, para a revolta dos outros, que promovem uma verdadeira rebelião. Mas, tendo seu arco em mãos, Odisseu consegue reprimir a revolta e retomar o seu lugar de rei depois de longa jornada.
Assim, com o restabelecimento da ordem, desvendamos o significado principal da Odisseia: o ideal de belo e bom guerreiro, antes atribuído a Aquiles, também tem como modelo Odisseu, por sua destreza, astúcia, esperteza, inteligência e habilidade, tanto na guerra quanto no governo, sendo capaz de ordenar. Os mitos homéricos tinham como intenção que esse modelo fosse imitado pelo grego de seu tempo.

nath191 18/07/2022

Odisseu, o justo
Releitura da Odisseia atribuída a Homero em prosa. Muito bom, eu tenho a impressão de que nessa obra em especial o autor não adiciona nem retira nada, diferentemente da Ilíada, na qual ele descreve todo o contexto antes de adaptar o poema.
A obra narra os infortúnios pelos quais Odisseu passa após a guerra de Tróia para retornar a Ítaca e a sua esposa.
Ele passa pela terra dos comedores de Lotus (Lotófagos), pelos Ciclopes e pela ilha de Polifemo, pela ilha da feiticeira Circe, ele chega a ir ao Hades (submundo) e muitos outros lugares até acabar em Ogígia, a ilha de Calipso na qual ele fica vários anos até que os deuses decidem que está na hora de retornar a sua terra.
Como fã de Percy Jackson, é ótimo ter contato com as histórias originais, mesmo que adaptadas, porque muita coisa faz sentido agora.
Enfim, gostei muito da escrita e da ideia de justiça dos gregos.
sam 17/10/2022minha estante
precisa ler a odisseia de homero antes dessa versão de menelaos?

nath191 17/10/2022minha estante
Cara, não precisa
Ele reconta totalmente a história e adicona informações sobre o contexto e tal então se você não souber absolutamente nada sobre a Odisseia ainda tem uma boa compreensão do texto.

Lau :) 26/02/2022

Bla
Bla bla bla llsjsksksjjsjsksjsjskkwksjsjsjs shshs sj s. S. Djshs sjw. Wens
S
Ejej e wmw.w ebwe shwebe

Vanderlei.Augusto 03/10/2021

Sendo mais um dos clássicos da literatura helênica, junto de Ilíada, a Odisséia trata do retorno do guerreiro Ulisses (ou Odisseu na mitologia grega) à sua casa após o fim da guerra de Tróia. A jornada de Ulisses começa a dar errado depois de Posêidon lançar a sua fúria nos mares fazendo com que a frota de Ulisses se dispersasse e o mesmo ficasse vagando por vários anos no Oceano
Valendo de sua inteligência e astúcia Ulisses tem vários desafios até conseguir chegar a amada Ítaca e mesmo após o retorno à terra natal precisa usar de artifícios para enfrentar alguns problemas internos vamos dizer assim.
Menelau Stephanides escreve essa história de maneira agradável e por ser um clássico é quase obrigatório a sua leitura. hahah

Marcos 06/03/2021

Clássico
Um clássico épico que mostra as aventuras de Ulisses em sua odisseia para voltar aos braços de sua amada, simplesmente magnético.

Marcio 03/01/2021

Odisseia recontada
Este livro reconta a história da Odisseia de Homero em prosa. Foi escrito por um historiador grego especialista na mitologia helênica. É ideal para ter um primeiro acesso ao original, ou para ser lido em conjunto como fiz.