A invenção da natureza

A invenção da natureza Andrea Wulf

Resenhas - A invenção da natureza

Patricia.Lawane 01/01/2024

Gostei bastante do livro, algumas partes eram um pouco tediosas, mas foi um apanhado muito bom sobre a vida de Humboldt, só confesso que pulei as partes sobre outras pessoas que a autora descreveu e que não tinham nada a ver com a história de Humboldt

rogerbeier 11/06/2023

Bom livro de divulgação científica
Sabendo tratar-se de um livro de divulgação científica, A invenção da natureza é uma ótima pedida para quem deseja conhecer mais sobre a vida de Humboldt e seus muitos relacionamentos com outros cientistas, escritores e homens de letra do século XIX. O livro peca pelos defeitos de sempre, como a paixão que a autora tem por seu biografado e o marcado eurocentrismo de suas avaliações. No entanto, entendo ser uma leitura bem agradável e muito recomendada, desde que se guarde estes cuidados, mantendo sempre um olhar crítico sobre os interesses e agendas da autora.

Flávio Henrique Mendonça 22/02/2023

Não sei como ainda não virou filme?
Por estudar bastante ecologia e gostar bastante de ciências naturais, sempre ouvi o nome de Alex Humboldt por aí.
Até que, um belo dia, iniciei uma pesquisa mais aprofundada sobre o cientista e me deparei com esse livro.

Meus amigos, essa foi uma das leituras mais fluidas e cativantes que já realizei. Eu super indico vocês conhecerem a história deste homem. Vale MUITO a pena.

No decorrer do livro, também encontramos outras figurinhas carimbadas de nossa história, como: Darwin, Goethe, entre outros.

Enfim, podem iniciar essa jornada sem medo. O sucesso é garantido.

Ailime.Kamaia 06/09/2022

Livro incrível!
Confesso que demorei para engatar na leitura, mas depois me apaixonei pela história de Alexander Humboldt. O livro é muito bem escrito, com uma pesquisa histórica extensa. É genial ver como uma pessoa pode contribuir com diferentes áreas das ciências e impactar a tantos pensadores importantes.

Sem dúvidas é um livro para reler e manter na estante.

Rodrigo.Barros 22/08/2022

Homão da p...
Humboldt é um daqueles raros seres humanos que conseguem se destacar por sua inquietação, por sua sede infinita por aprender. É incrível a forma como a cabeça desse homem funcionava, beirando quase a obsessão. Uma criatura afrente do seu tempo. Viva Humboldt!!

Gustota 25/07/2022

Um convite ao cosmopolitismo
O livro da Andrea Wulf realmente parece muito com uma biografia à moda antiga, dessas que se rasgam e elogios em primeira e terceira pessoa para com o biografado. E de fato Humboldt é um personagem e tanto. Algo entre um acadêmico, aristocrata e um documentarista do National Geographic, o pesquisador prussiano viajou o mundo todo como pesquisador, das selvas da América do Sul às estepes Russas. Foi penpal e amigo pessoal de gente no naipe de Goethe, Simón Bolivar e Thomas Jefferson. Foi fonte de inspiração pra gente como Charles Darwin e Henry Thoreau. Em tempos de guerras e revoluções na Europa e América, foi um dos primeiros modelos de intelectual cosmopolita que ultrapassa barreiras e cujo peso do prestígio permite que tome posicionamentos públicos em torno de causas políticas. O que fica pra mim do livro, contudo, é o convite ao cosmopolitismo, a viajar e conhecer mais o mundo. Pensando no fato de que Humboldt foi de um hemisfério a outro em tempos de tecnologias de mobilidade irrisórias, movido (obviamente por bons estipêndios de herança e auxílios governamentais), mas também por uma incansável curiosidade.

Rodrigo.Rosa 27/05/2022

Intrigante.
Humboldt traz essa visão perfeita de como seria e como irá ser nosso futuro caso não valorizemos a natureza

aldogusmao 20/05/2022

Uma obra prima da História da Ciência
Quando comprei ?A Invenção da Natureza? da historiadora britânica Andrea Wulf o fiz pelo interesse que tenho pelo tema, por Alexander Von Humboldt, e pelo livro ter ganho diversos prêmios, inclusive o de melhor livro de não ficção de 2015. Mas quando comecei a ler fiquei completamente fascinado (no sentido spockiano do termo, surpreso com o inesperado) porque o livro é muito mais que isso. Um livro riquíssimo, ilustrado. Uma excelente aula de ciência e método, mistura de biografia, relato de viagem e acima de tudo uma revelação para todos os que pensam que o ambientalismo é um fenômeno do final do século XX e do XXI. Humboldt foi um cientista extraordinário. Amigo de Goethe e de Símon Bolivar, guru de Darwin, admirado por Thomas Jefferson e muitos outros, ele foi o maior cientista de seu tempo, uma celebridade internacional. Ele foi o primeiro a explicar a capacidade da floresta de enriquecer a atmosfera com umidade, seu efeito resfriador, a importância da retenção da água e a proteção contra a erosão do solo. Ele alertou que os humanos estavam interferindo no clima e que isso poderia ter um impacto imprevisível sobre as futuras gerações. Um dos maiores gênios que a humanidade já produziu e que infelizmente hoje é praticamente desconhecido. Esse é um livro que recomendo a todos (bem, quase todos, pois ao contrário da época de Humboldt, hoje temos terraplanistas e outras aberrações intelectuais...). Andrea Wulf é uma pesquisadora brilhante e uma escritora inspirada. ?A Invenção da Natureza? está sempre ao alcance da mão na minha estante.

déborah 10/02/2022

Um livro para saber mais sobre história da ciência
Uma das principais questões ecológicas que embasaram meu doutorado foi a hipótese dos gradientes altitudinais. Deste modo, fiz leituras frequentes sobre os trabalhos de Humboldt relativos à zonação de grupos taxonômicos nos Andes. Apesar disso, eu não podia dizer que sabia muito sobre Humboldt!

A invenção da natureza de Andrea Wulf é minha primeira leitura de 2022 e acho que é um dos melhores livros que já li! Ao longo de pouco mais de 500 páginas, a autora descreve a vida fascinante e repleta de aventuras de Humboldt!

Humboldt foi um cientista à frente do seu tempo! Quando ninguém falava sobre mudanças climáticas e sustentabilidade ele já estava alertando para o fato de que questões sociais, econômicas e políticas estão relacionadas à questões ambientais! Humboldt também falou sobre enfoque interdisciplinar das Ciências, acreditava na troca de informações e ciência colaborativa, e em um mundo sem internet, avião ou telefone tornou a Ciência acessível e popular! Suas palestras e livros eram disponibilizados à agricultores, artesãos, professores, estudantes, artistas e políticos!

Darwin, Thoreau, George Marsh, Ernst Haeckel, John Muir, Simon Bolívar...As ideias de Humboldt inspiraram ecólogos, biogeógrafos, ambientalistas e também foram ponto de partida para revoluções! Como bem disse Andrea Wulf no epílogo do livro: "Sua crença na livre troca de informações, em unir cientistas e em fomentar a comunicação entre as disciplinas são os pilares da ciência atual. Seu conceito de natureza como um todo único de padrões globais alicerça nosso pensamento".

Felipe1177 17/01/2022

Maravilhoso
Esse livro foi uma leitura que me marcou pela enxurrada de fatos históricos extremamente significativos que são completamente ignorados pela mídia mas muito, muito interessantes. É uma biografia que ao mesmo tempo é uma aventura, com muita história e geografia no meio. Uma obra de arte. Eu amo esse livro.

Andre 15/10/2021

Uma inspiração
O livro de Andrea Wulf não traz apenas uma biografia sobre Humboldt, mas todo o legado eo de seus discípulos. Viajar pelas paisagens descritas por Humboldt, mesmo que pelas linhas de Andrea, renovou meu espírito naturalista.

Recomendo a todos os cientistas da área ambientais, formados ou em formação, que leiam esse maravilhoso e meticuloso livro!

Paulo.Ricardo 14/10/2021

Ótimo
Livro ótimo conta história e como Humboldt influenciou e como inspirou várias mentes brilhantes e como tocou nos assuntos que tanto vemos hoje e como lidar com natureza sem destruir.

Fat212 20/02/2021

E já se falava em temas ?atuais?
Exploração desenfreada, ciência estudada de forma conjunta, observação do meio para entender o todo. Tudo isso com um pouco de história e poesia...

romulorocha 07/01/2021

A invenção da natureza, de Andrea Wulf - Nota 9,5/10
Tive o contato com esse livro passeando com @andressazap pela livraria @saraivaonline em um momento despretensioso. Os livros envolvendo natureza e meio ambiente têm me atraído cada vez mais desde o final de 2020, e esta obra em especial certamente levou a outro patamar o meu entendimento da natureza e sua relação com o ser humano.
Em A invenção da natureza, somos apresentados à vida e obra de ?um dos maiores naturalistas que o mundo já conheceu? (Charles Dawin), Alexander Von Humboldt. Trata-se de uma biografia detalhada sobre suas primeiras viagens à América do Sul e sua escalada ao Monte Cimburazo, no Equador - as quais culminaram em suas duas primeiras obras premiadas (Narrativas pessoais e Quadros da natureza), sua trajetória em defesa do meio ambiente e no investimento em pesquisa, bem como sobre sua influência para a vida e obra de diversos naturalistas que o seguiram, como Charles Darwin, John Muir, Ernst Haeckel (criador do termo ?ecología?), George Perkins Marsh, Rachel Carson (Silent Spring), James Loverlock (Teoria de Gaia), entre outros.
A invenção da natureza é um livro denso, mas muito instigante de ler. Com suas 774 páginas e seu conteúdo biográfico, requer do leitor certo interesse pelo tema, caso contrário poderá deixá-lo confuso e desinteressado ao longo da leitura.
?Numa época em que outros cientistas estavam em busca de leis universais, Humboldt escrevia que a natureza tinha de ser conhecida em primeira mão e vivenciada por meio dos sentimentos?.

?Feche os olhos, aguce os ouvidos, e da mais leve respiração ao mais selvagem ruído, do mais simples som à mais sublime harmonia, do mais violento e apaixonado grito às mais suaves palavras da doce razão, é somente a Natureza que fala, revelando sua existência, seu poder, sua vida e suas relações e estruturas, de tal modo que um cego, a quem é vedado o mundo infinitamente visível, é capaz de apreender no audível tudo o que é infinitamente vivo. (J. Wo. von Goethe)?.

Camila Garcia 22/12/2020

O maior e mais formidável de todos os homens desde o dilúvio
Achei a capa bonita na prateleira do meu namorado, geógrafo, e peguei o livro nas mãos. Não fazia ideia de quem diabos teria sido Alexander Von Humboldt, muito menos da sua importância para percebermos a natureza como a percebemos hoje.

Confesso que foi a escrita de Andrea Wulf que me aprisionou e a tradução de Renato Marques também merece reconhecimento. Há muita fluidez entre as frases, os parágrafos e os capítulos. Nas primeiras páginas, a autora descreve a escalada de Humboldt a um vulcão ativo na Cordilheira dos Andes de tal forma que eu me senti lendo um livro de fantasia, desses que eu tanto gosto. Mas este é um livro de não ficcção.

Humboldt nasceu em 1769 e é tão importante para a ciência que até aqui em Santa Catarina, veja você, tem um rio cujo nome é dedicado a ele. Foi no tempo de Humboldt que entendemos as ligações entre as plantas de todos os cantos do mundo, que surgiu o conceito do que mais tarde - um século mais tarde, pra ser pecisa - conheceríamos como geografia. Seus estudos, seus livros e sua forma de retratar a natureza mundo afora foram inspiração para grandes nomes da história científica, tais como Darwin (sim!), George Marsh e outros.

Extremamente a frente de seu tempo, Humboldt conheceu presidentes americanos, foi amigo de Simon Bolívar e inspirou inúmeros outros líderes políticos no mundo. E inspirou artistas também: desde seu mais antigo amigo Goethe, autor alemão responsável pela história de Fausto, até Frederic Church e Ernest Hackle.

Impossível passar um parágrafo sem pensar "uau!". De fato, concordo com o rei da Prússia, Frederico Guilherme 4°, quando ele disse que Humboldt foi "o maior e mais formidável de todos os homens desde o dilúvio". Definitivamente a minha leitura favorita de 2020!