Norse Mythology

Neil Gaiman

Resenhas - Norse Mythology

bfer 18/03/2024

Neil Gaiman zero defeitos
Já li esse livro duas vezes, e resolvi ler uma terceira. É apanhado muito bom e completo num livro informativo muito fluido e gostoso de ler. Por ser curtinho, sempre volto nele quando quero dar uma relembrada na mitologia nórdica e as histórias que a circundam.

juju 01/02/2023

esse livro é muito bom!! adorei como o autor fez a abordagem dos mitos nórdicos, estava com medo da linguagem ser muito culta ou de ser chato de ler, mas não! o livro é bem escrito, mas não de um jeito que te deixa entendiado. os comentários ao longo do livro são muito bons também. só não dei 5 estrelas porque demorei muito muito muito mesmo para terminar de ler (não sei pq!), quando eu pegava o livro, eu lia bastante, mas aí ficava semanas sem ler e esquecia total do livro. mas a leitura pausada não foi um problema muito grande porque o livro é separado em contos (o que eu gostei tbm)
recomendo!!! (ah, e tem uma parte no final com vocabulário e nomes das figuras mitológicas)

Luís 31/12/2022

Uma aventura
É muuuito legal como os nórdicos usavam cada história e cada deus para explicar a origem de alguma coisa no mundo natural.
Já se perguntou de onde vêm os terremotos, e a inspiração para a poesia (boa E ruim)?
A resposta pode ser engraçada, outrora trágica.
Os personagens da mitologia não são retratados aqui, de jeito nenhum, com a mesma profundidade que um romance moderno traria, sendo cada um geralmente marcado por umas poucas características fortes. A mágica da coisa está nas lições e reviravoltas de cada episódio, e como o povo escandinavo teria usado aquilo para dar sentido ao seu mundo.
A maioria das histórias no meio do livro não precisam ser lidas linearmente. Já as últimas histórias contam, de forma linear, o Ragnarok e como ele surge. A cena é bastante sombria, uma das mais marcantes do livro.
Mitologia Nórdica é às vezes engraçado, às vezes sério e triste, mas jamais dispensável a qualquer um que se interesse por essa tradição.

SupremoPHM 99 21/12/2022

Very Good
This is basically everything that you need to know about norse mythology, is very well written and accomplishes the job of introducing the norse mithys.

leahterature 02/04/2022

Loki é muito brincalhão mesmo.
Essa foi uma leitura ótima, junto com o livro eu estava ouvindo o audiobook. Essa foi a primeira vez que ouvi um livro e eu adorei, percebi como flui a leitura e como posso fazer várias coisas e ainda aproveitar uma boa história sendo contada. A narração do Neil Gaiman é incrível também, ouvir ele mesmo lendo o próprio livro foi maravilhoso.

Em relação ao enredo do livro: nada a reclamar. O jeito que o autor contou histórias da mitologia nórdica foi completamente pontual, me peguei rindo muito dos causos dos deuses.

Pra quem se interessa, eu realmente recomendo esse livro! Mas pra saber mais sobre os deuses nórdicos, tem que se aprofundar mais.

Livros e Chocolate Quente 30/01/2022

Mitologias >>>>
Não tem como eu negar que eu acho incrível tudo que envolve mitologias antigas. Não conhecia muito da Nórdica até o momento, a única coisa que eu sabia é que ela não tinha nada a ver com a representada na Marvel jdksksks

Ana Lu 10/01/2022

Muito além de Thor
Adorei esse livro. É uma excelente opção para quem, como eu, buscava conhecer a mitologia nórdica de uma maneira leve e prazerosa. O livro é organizado de maneira cronológica, do início do mundo e do surgimento dos deuses até o Ragnarok (o apocalipse), tudo em pequenos contos. Nesse livro você descobre que Thor está longe de ser aquele herói da Marvel, e que gigantes e duendes são tão presentes quanto os deuses nórdicos. Vale muito a pena conhecer esse universo.
João 10/01/2022minha estante
Já quero ler!

P. Ruahn P. 10/01/2022minha estante
Esse livro é incrível mesmo, e tem uma leitura simples que não afeta tanto no jeito de contar as lendas

Jordanah 16/05/2020

Não há honra entre os deuses nórdicos
Resolvem tudo na porrada ou na astúcia.
É o primeiro livro de Neil Gaiman que leio, e achei a escrita um tanto quanto infantil. Pesquisando e conversando, descobri que foi escrito enquanto ele fazia outros livros, e tinha a intenção de organizar de forma quase que pedagógica a mitologia nórdica.
É perfeito para se ler com os amigos ao redor de uma fogueira (inclusive li num clube de livros com meus amigos, e gerou ótimas discussões).
É interessante pra quem quer conhecer mais dos mitos nórdicos, e é legal comparar com a sociedade ocidental e a mitologia cristã.
Indico a leitura para quem quiser botar o pé nas águas escandinavas.

EduardoCDias 17/04/2020

Interessante. E só.
Nunca havia lido nada de Neil Gaiman, mas foi um tanto decepcionante. Adoro a série ?American Gods? e achei que seria algo parecido, mas em vez disso, ele relata os mitos nórdicos, como se fossem contos para crianças.

André Figueiredo 20/09/2017

Estrelando Thor, Loki e grande elenco.
Livro bacana para quem não manja absolutamente nada de mitologia nórdica e quer saber se o Thor do cinema tá te enrolando, mas não tem paciência para ler alguma coisa que explique o assunto além da superfície.

Leitura rápida e, para quem não domina 100% o inglês, o livro ajuda bastante, uma vez que não usa vocabulário rebuscado e vai sempre direto ao ponto. Isto talvez explique por que vi vários reviews na Amazon americana reclamando que não se encontra no texto um Neil Gaiman mais rebuscado. E é verdade: a escrita é realmente simples.

O autor adota o formato de contador de história e não um modo enciclopédico. Isto, mais o fato de ter colocado as histórias - que em sua maioria parecem "causos"- numa ordem o mais cronológica possível, dá à obra um que de história única que contribui para tornar o conjunto algo agradável de se ler.

Não é memorável, mas curti.

Ps.: Sim. O Thor do cinema tá te enrolando.

Pablo 15/05/2017

Da criação dos nove mundos ao Ragnarok...
Gaiman é um amante da mitologia, e sempre utiliza-se dela para dar molde à suas histórias. Desta vez, decidiu contar a história dos deuses nórdicos como ela realmente é, reescrevendo, com sua escrita mágica, contos que datam desde o início dos tempos até o Ragnarok.

Seja como introdução ao universo mágico dos deuses nórdicos, ou apenas como entretenimento, o livro é incrível.
A introdução inicial dos principais personagens e dos mundos, foi uma ótima decisão para o entendimento da história, e a organização dos contos, apesar de possuírem histórias fechadas, faz com que o livro seja ainda melhor, pois eles se complementam.
Como eu li o livro em inglês e ouvindo o audiobook, lido pelo próprio autor, a experiência pareceu ainda mais completa. Gaiman soube passar muito bem a personalidade de cada personagem com as mudanças de entonação da voz, o que deu realismo à leitura.
Uma das coisas que eu mais admiro na mitologia é que se trata basicamente de religiões em que ninguém, ou quase ninguém, acredita mais.
E por mais que cada mitologia/religião seja diferente em sua complexidade e em sua própria maneira de enxergar o mundo, no fim, elas parecem semelhantes em pontos específicos, como na criação dos humanos e no fim dos tempos.
No cristianismo, por exemplo, Deus molda os humanos a partir do pó, enquanto na mitologia nórdica o mesmo é feito a partir de troncos. E no fim dos tempos, o Ragnarok/Apocalipse são representações um pouco diferentes de um mesmo fenômeno.
O livro é incrível e a riqueza da mitologia nórdica é impressionante, mas a única falha do livro é em relação à falta de detalhes.
O livro pouco se aprofunda em personagens que não sejam os mais conhecidos, como Thor, Odin e Loki e no mundos. Deixando muito intensa a vontade de saber mais sobre esse universo.
Tirando isso, é um ótimo livro e uma recomendação certa para quem quer conhecer a Mitologia Nórdica e nunca soube por onde começar.

site: https://www.instagram.com/opablogimenez/

Daamile 21/03/2017

Recontando o antigo de forma melhor
Esse livro não novos contos, histórias extras ou outra visão sobre os clássicos nórdicos. Esse livro é sobre recontar as histórias originais de forma mais bem escrita, mais fluída e mais coerente. Aconselho para quem nunca leu, mas desaconselho caso você já tenha lido os contos nórdicos. É só uma nova versão.

Coruja 17/02/2017

Neil Gaiman é um autor cujos livros eu nem preciso saber exatamente do que se tratam para me pôr desesperada atrás. Qualquer que seja o gênero em que ele publique - ficção, não-ficção, infantil, quadrinhos, biografia, poesia… - todo novo título lançado é imediatamente cobiçado e tão logo chega em minhas mãos, ganha precedência sobre qualquer outra leitura. Assim é que não preciso explicar que comprei Norse Mythology quase seis meses atrás e no mesmo momento em que o livro chegou, já me pus a ler e só o larguei quando terminei a história. Aí deixei passar uma semana e comecei a reler minhas passagens favoritas, saboreando capa pequeno detalhe, porque, para mim, ler Gaiman é sempre um deleite.

Não há segredo sobre do que se trata a história, afinal, o título é bastante óbvio. Trata-se de uma coletânea de contos que adaptam para o leitor moderno os mitos originalmente narrados em dois manuscritos islandeses do século XIII: a Edda em prosa, compilada pelo político, historiador e poeta Snorri Sturluson; e a Edda em verso, de autoria desconhecida. As duas Eddas são as principais fontes que temos da mitologia nórdica, sem as quais essas histórias, enraizadas na tradição oral, teriam se perdido.

Nunca li as Eddas originais, mas tenho vários volumes sobre mitologia - incluindo a nórdica - na minha estante. Esse sempre foi um assunto que me fascinou, mesmo antes de Cavaleiros do Zodíaco ensinar à minha geração o panteão greco-romano. Gilgamesh e Hércules, Njall e Beowulf, Odin e Dagda dividem espaço numa prateleira toda dedicada a mitos e folclore. Dessas todas, tenho uma particular paixão pelos celtas e seus deuses que moram debaixo das colinas, mas esse é assunto que deixarei para outro dia. O fato é que muitas das histórias narradas aqui por Gaiman me eram familiares. O que não me era familiar, considerando que a maior parte dos textos sobre mitologia que temos hoje em dia são acadêmicos ou enciclopédicos, foi o tom que Gaiman usou para contar essas histórias.

É bom lembrar que as aventuras do panteão nórdico que nos chegaram (como em muitas outras mitologias, aliás) vieram de segunda mão, filtradas pelo cristianismo, compiladas por gente que acreditava em preservar tradições e História, mas nem sempre com talento para contar histórias, algo que tio Neil tem de sobra. Assim é que a Mitologia Nórdica de Gaiman se destaca pelo ritmo e pelo humor. São frases curtas, mas imponentes, às vezes um tanto escatalógicas - afinal o panteão nórdico não se leva muito a sério e está sempre disposto a comprar uma boa briga -, frases para serem lidas em voz alta, repletas de sabor e poesia.

Embora sejam histórias individuais, a maneira como Gaiman as colocou em sequência, do início do mundo "em gelo e fogo" ao crepúsculo dos deuses "em fogo e gelo", concentrando-se sobretudo em Odin, Thor e Loki, cria uma narrativa coesa, uma ordem cronológica, pontilhados de pequenos comentários que preveem acontecimentos futuros, criando um efeito de pressentimento, de como tudo há de terminar. A esse senso de continuidade soma-se o desenvolvimento das personalidades dos deuses, poderosos, imortais, vingativos, por vezes até mesquinhos, deuses que começam como bufões e terminam como vilões desejosos do caos pelo caos.

Gaiman conseguiu, nesse livro, resgatar a voz dos mitos, imprimindo a eles seu próprio humor e lirismo. É um trabalho admirável, que levou quase uma década para ser escrito e que, se ele não tivesse decidido se ater ao material original das Eddas, poderia ter rendido tantos contos originais, vislumbrados nas entrelinhas, que até me lamento de tal decisão. Mas, bem, existe sempre a possibilidade de ir reler Deuses Americanos, o romance em que Gaiman se apropriou desses mitos de forma absoluta (algo que definitivamente farei antes da estreia da série) e ficar na expectativa de que de fato haja um segundo volume das aventuras de Shadow, promessa antiga do autor.

Mitologia Nórdica é um livro para ser compartilhado, para ser lido em voz alta, à beira do fogo, cantado num salão medieval por um bardo com sua lira. Para encantar e fazer rir, para prender o fôlego, para torcer, para se envolver. Para se emocionar, como só o Príncipe das Histórias sabe fazer.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2017/02/pelas-barbas-de-odin-e-o-martelo-de-thor.html