Drácula

Drácula Bram Stoker

Resenhas - Drácula

MArcia.ColaAo 18/05/2024

Melhor Clássico Até Hoje
Este é um dos livros que percorreu mais de um século e que todos adoram. Já foi inspiração para fazer vários filmes ou séries, mas nunca ninguém fica indiferente a este ser misterioso. Podemos saber que ser é este através dos diários de um grupo de humanos que tentam combater este mesmo ser. Adorei esse formato que o autor escreveu há mais de século antes.

Beatriz3177 14/10/2023

No início gostei do Jonathan Harker a descobrir sobre o Dracula mas depois ele simplesmente desapareceu e começou a aparecer muitas pessoas novas e a esquecer se um bocado do Dracula

o livro é escrito como se fosse um diário que baralha um pouco mas depois habituamo-nos a leitura

o final esperava uma coisa muito mais interessante

a leitura em si não é das mais difíceis mas às vezes aparece assim umas palavras mais complicadas mas nada que não se consiga ler

não foi dos melhores livros que já li mas até gostei estava à espera de uma coisa um pouco diferente quando o comecei a ler mas foi interessante termos conhecido as pessoas uma a uma

Filipa07 01/06/2023

Maravilha!
Em geral, a história é boa, um clássico é obv, houve certas partes q me incomodaram tal como o facto d o livro ser tdo escrito em formato d diários, pra mim, foi bastante confuso no início decorar qm personagem era qm, mas dá pra se habituar e ler, apesar d, pra mim, ser um pouco cansativo e n gosto mto d ler com esse tpo d leitura.
Smpr fui fã d qlqr coisa sobre vampiros e admito que foi bastante difícil de me desapegar da ideia de "Pode ser que se torne um vampiro bom" pois não existem.
Os personagens são maravilhosos tds eles bm desenvolvidos, cada um com o seu papel e fizeram-no super bem. (Casa cmg Mina)
Enfim, leiam!

du_mach 21/12/2022

Não era o que eu esperava
O livro é escrito como se fosse um diário, e são o diário de várias pessoas diferentes, não tem um principal. Gostei disso mas não senti q os personagens tem personalidade nenhuma, os diários são todos escritos do mesmo ?jeito?.
E tbm não curti muito pq não tem foco nenhum no Drácula, mas sim nos acontecimentos e tals. Achei q o final podia ter sido melhor.

Francisca194 19/07/2022

Uma Obra Desfeita Com Os Anos
A história original de Drácula é sem sombra de qualquer dúvida imensamente melhor do que qualquer releitura e adaptação já feita, é muito raro encontrar uma adaptação que tenha sequer dez por cento do livro.

Recomendo imenso esta leitura, o suspense e a tensão construídas são muito boas, com personagens muito carismáticos, e mulher fortes que demonstram a corrente das "New Woman" da época.

Penso que o único defeito do livro esteja perto do final quando parece que não anda muito, mas isso não prejudica em nada o livro e é perfeitamente reconhecível que Bram Stoker tem uma mente brilhante.

Bia 24/02/2022

Bom...
Sendo este, o meu primeiro clássico até gostei mas, além de, esperar mais também acho que a leitura foi feita de altos e baixos.

Pois enquanto gostei muito do início com o Jonathan Harker a descobrir sobre o Drácula depois do nada desaparece e entram novas personagens e o livro morre um pouco mas esta parte achei necessária para conhecer as personagens.

Além disso, também achei um ponto alto tudo o que aconteceu com a Lucy mas depois o livro volta novamente a morrer enfim...

Mas o ponto mais fraco para mim foi a falta do Drácula pois esperava que o suposto protagonista fosse aparecer mais. Além da sua morte ter sido uma bosta.

Por fim, gostei muito da Mina pois sem ela e o Van Helsing nada seria possível mas o fator que mais influenciou na progressão da investigação das personagens foi o dinhei pois sem isso não conseguiriam fazer nada mesmo?

Vitoria 25/10/2021

drácula
Apesar do famoso conde drácula ter permeado inúmeros momentos da minha vida, nunca me senti realmente intrigada ao ponto de querer ler sua história.

Felizmente com outubro, vieram as leituras temáticas e a sujestão do clube do livro, de ler esse clássico da literatura gótica.

Sinto por não poder ter tido a oportunidade de lê-lo no físico, acredito que a experiência teria sido realmente fantástica e mais enriquecedora, mas tive um proveito gigantesco mesmo assim.

A história vai ser narrada por uma coletânea de fragmentos de diários, (o que foi um tanto quanto confuso no início) mostrando a perspectiva de todos na história.

Não digo que é uma história assustadora, mas na calada da noite com o vento batendo na janela e seu gato miando por de trás da porta, inegavelmente trará um friozinho na barriga.

Fui criada por uma sociedade que pinta o vampiro como o herói (culpo crepúsculo), então quando me deparei com um verdadeiro vilão, me senti obrigada a tentar justificar suas atitudes assassinas.

Senti falta de não poder ver a visão do conde em todo o enredo e me um tanto quando leiga por não poder pegar todos os ensinamentos que o livro trás, mas coincidentemente estava lendo ao mesmo tempo um NA Dark que fez uma análise realmente incrível.

"Um dos principais temas de Drácula- Disse Deverell, batendo no marcador aberto no quadro. É a sexualidade feminina - Seus olhos foram para ela brevemente antes de continuar.- É escrito em uma época e se refere à uma sociedade onde as mulheres eram totalmente castas, ou eram totalmente casadas, ou prostitutas e, portanto, irrelevantes para a sociedade aos olhos deles. Em uma época como essa, a sexualidade aberta das três vampiras que seduzem Jonathan, ou Lucy que é transformada pela besta, em suma, qualquer expressão sexual feminina, era um tabu." - gothikana

- Será que o aspecto tabu vem da correlação da expressão sexual feminina com o ato de consumir sangue?

Ps: vou pesquisar mais análises do livro?

Dani Ramos 01/12/2017

Viciante!
“Na população da Transilvânia há quatro nacionalidades distintas: os saxões, no Sul, e misturados com os valáquios, descendentes dos dácios; os magiares, a oeste, e os zequelis, a leste e norte. Estou a viajar para a região habitada por estes últimos, que alegam ser descendentes de Átila e dos humos.” – Trecho da página 8.

Bram Stoker nos apresenta ao mundo totalmente diferente do que possamos imaginar: seres com vidas eternas, mais classificados como mortos-vivos. Com uma atmosfera de suspense e tensão, Stoker nos introduz ao castelo do Conde Drácula. Habitado por um ser extremamente obscuro e misterioso, que guarda um segredo fatal – é um vampiro.

No livro acompanhamos a luta incansável de seis amigos que buscam destruírem o vampiro, cujo planos, é expandir seu território sombrio com novos seguidores. Jonathan Harker descobre após uma visita ao castelo do Conde, que há algum segredo por detrás de todas as desculpas e atitudes estranhas que seu anfitrião, Drácula, possui. Após semanas hospedado no castelo, por motivos profissionais, Jonathan percebe que não é um mero convidado, e sim, um prisioneiro do Conde!

Cruel e nobre, o Conde Drácula anseia por poder e controle. Extremamente sedutor, astuto e maldoso, Drácula consegue todos seus objetivos com seus poderes sobrenaturais, na qual, Jonathan percebe depois de alguns dias no castelo. E sua maior vontade depois dessas descobertas é: como conseguirá se livrar do Conde para escapar do castelo?

“— Sabe que dia é hoje?

Respondi que era 4 de maio, mas ela abanou a cabeça e retrucou:

— Ah, sim! Sei disso, mas sabe que dia é hoje?

Como lhe dissesse que não percebia, ela continuou:

— Hoje é a véspera do dia de São Jorge. Não sabe que esta noite, quando o relógio bater meia-noite, todos os espíritos malignos do mundo estarão à solta? Sabe para onde vai e para o que vai?” – Trecho da página 11.

Pouco depois, acontecimentos misteriosos em Londres ocorrem. Sem explicações para tais, o grupo de amigos começam a perceber que todos os incidentes são voltados à mesma pessoa: Drácula.

Stoker criou literalmente uma obra prima! Com uma linguagem fluída e intensa, conseguimos perceber a mentalidade e atitudes dequela época. Mesmo com o passar das décadas, transcendendo gerações, tornou-se um livro para todos os gostos e tempo. Com um suspense agonizante, percebemos como os inocentes, são presas fáceis como alimento para aqueles que possuem corações de pedra, totalmente livres de consciência moral e humana.

“Lembre-se, meu amigo, que o conhecimento é mais forte que a memória, e não devemos confiar no mais fraco. Mesmo que não tenha mantido a boa prática, permita-me dizer-lhe que este caso da nossa querida jovem pode ser, note que digo pode ser, de grane interesse para nós e para os outros.” – Trecho da página 131.

O livro inteira é diamagrado em formato de carta e diário, o que eu achei incrivelmente maravilhoso! Pois nunca tinha lido nada parecido e nem chegado perto de tal. Achei muito interessante este formato de escrita, nos deixando mais íntimos do personagem e seus pensamentos. Além de nos intrigar mais, deixando-nos a beira da ansiedade.

Essa leitura com toda certeza entrou para umas das minhas favoritas desse ano de 2017! Drácula superou minhas expectativas em relação à tudo. Eu não espera nem 1/3 do que o livro apresentou e eu simplesmente me apaixonei à primeira vista por essa incrível história e obra prima! O desfecho foi excelente, o enredo maravilhoso, os personagens incrivelmente inteligentes e viciantes. Eu super indico SIM a leitura para todos! E irei fazer todo ano a releitura desse livro.

Qual será o desfecho que o Conde Drácula teve? Os seis amigos conseguiram por fim ao seu plano? E qual o cmainho que cada um seguiu depois que tudo terminou?