Dark Matter

Dark Matter Blake Crouch

Resenhas - Dark Matter

1 | 2 | 3 | 4

_julliemarrie 01/09/2024

Com quantas frases se faz um parágrafo?
Dark Matter é um ótimo livro de ficção científica. Já veio prontinho para a adaptação em audiovisual, quase como se fosse um roteiro, não um livro.
O autor consegue apresentar os conceitos complexos de ciência que regem os acontecimentos da história de maneira clara e com mistério suficiente para nos manter interessados em descobrir mais.
No meio disso as cenas de ação são frenéticas e engajantes o suficiente e a mudança constante de ambiente sempre traz uma novidade à página.
A premissa também é muito interessante e a mensagem do livro é boa, se não um pouco explícita demais para o meu gosto (não precisava esfregar na minha cara a lição de moral, autor, eu sei LER).
O Blake Crouch escreve muito bem a ficção científica, mas medianamente todo o resto.
O que não seria um problema se esse livro fosse apenas isso, ficção-científica, mas a premissa e a motivação do protagonista giram muito em torno da família, de valorizar a vida e escolher sabiamente nossos caminhos e isso eu senti que o autor não soube explorar muito bem no livro, ou melhor, ele deixou tão óbvio e soletrado, que não sobrou espaço para reflexão.
Tudo é muito engessado numa fórmula sobre como deve ser o relacionamento com a esposa, com o filho; como é sentir falta de casa; como é se arrepender de suas escolhas. E o autor vai seguindo essa fórmula em seus parágrafos curtos e repetitivos, de maneira escancarada.
Como se usar frases curtas e secas.
Como se começar frases no mesmo início.
Como se escrever uma lista de sentimentos soltos.
Ansiedade.
Saudade.
Medo.
Constantemente e quase num copia-e-cola ao longo do texto fosse ser suficiente para representar a complexidade de sentimentos de um homem distante de sua vida, vivendo um horror após o outro sem saber se a última vez que viu sua família foi de fato a última.
E aí voltamos para o ponto forte do autor, que se destaca na segunda metade do livro quando o "caldo engrossa" e as circunstâncias se tornam mais críticas. É aqui que o livro prova a razão de sua popularidade. Nessa sequência de capítulos eu mal consegui deixar o livro de lado e experimentei uma ansiedade real pela situação. Também fui, felizmente, quase arrebatada pelo plot twist e fazia tempo que eu era pega desprevenida assim.
Em conclusão, acho que se o leitor estiver disposto a relevar a escrita clichê e os personagens pouco complexos, Matéria Escura é uma boa leitura casual, mas sabendo que tem uma adaptação em série pela Apple TV eu provavelmente investiria meu tempo nela, ao invés do livro.

Gabriela 20/07/2024

Divertido
Uma premissa que tem sido abordada de vinte mil maneiras diferentes nos últimos tempos (o multiverso), mas que aqui não se torna chata ou mais do mesmo. Apesar da simplicidade, a história é interessante pelo dinamismo da escrita do Blake Crouch. Ele nos guia através dessa história com facilidade, e quando percebemos, já estamos em 50% do livro. Gostei dos personagens principais (Jasons, Danielas, Amanda). Gostei como a história se desenrola rapidamente e sem capítulos extras só pra preencher faltas.

Minha maior crítica é por ter visto a série primeiro, e ter criado expectativas maiores quanto ao desenvolvimento dos personagens. A série dá mais tempo pra cada personagem em tela mostrar quem é, como pensa, o que sente - principalmente a Amanda, que está perfeita a série, e no livro é deixada de lado. Então, digamos que os produtores pegaram um livro BOM, e transformaram numa série ÓTIMA.

É uma leitura muito gostosinha. O Crouch facilita bastante os conceitos de física pra que qualquer um consiga ler, entender e se divertir.

Leitor42 11/06/2024

Surpreendente, mesmo eu conhecendo todos os temas do livro.
Já tendo assistido Rick and Morty, é impossível se surpreender de fato com o livro. Só que aqui está o que foi com certeza uma das fontes do desenho, e não o contrário.

E não se engane. Trata-se de um thriller de primorosa qualidade, com a dose certa de seriedade e soluções inteligentes para problemas que só o sci-fi conseguiria propor.

Ainda consegue inserir um drama familiar super cliché de maneira crível, e ao mesmo tempo, extraordinária.

Leitura obrigatória. Agora vamos ver a série.

Anderson Galeno 26/05/2024

Uma ideia ótimo, mas não gostei da execução. O livro demora muito para chegar no objetivo principal. Mas ainda é divertido entrar na ideia principal do livro e se imaginar viajando por varios universos vendo como sua vida poderia ser diferente se tivesse feito escolhas diferentes.

Mikani 10/05/2024

Curti
Gostei bastante do livro, ele toma um clima tenso desde o primeiro capítulo, me capturou em 20 páginas ou menos?

Gostei da jornada como um todo, mas n sei como me sinto sobre o final. É isso, estou remoendo ainda

livrosepixels 26/04/2024

Cuidado com o que você escolhe...
E se você pudesse mudar suas decisões ao longo de sua vida, você alteraria algo? Essa é a pergunta que Jason Dessen sempre se fez, ao abandonar a carreira científica para se dedicar à família. Mas, logo Jason descobre que talvez, escolhas diferentes o teriam tornado uma pessoa diferente, obscura e obsessiva.

Matéria Escura é daqueles livros que dá pra ler de uma vez só. É uma leitura gostosa, acelerada (mas não do tipo que atropela coisas) e viciante. Deixando o lado científico mais de lado para focar na relação humana com os eventos, a narrativa nos conduz por diversas reflexões, tais como livre arbítrio, escolhas feitas e não feitas, amor e, acima de tudo, sanidade.

Apesar de focar mais no lado humano, o autor também utiliza conceitos da física para fundamentar a sua história, mas sem pesar na explicação ou deixando-a chata. Assim, mesmo para leigos em ciências, conceitos como Gato de Schrödinger, Teoria dos Muitos Mundos, sobreposição quântica serão fáceis de serem compreendidos.

A trama é bem construída e logo nos apegamos ao personagem e ao seu momento. Torcemos por ele, sofremos com ele, e, mesmo quando o protagonista precisa executar ações questionáveis, dá pra compreender a situação. O único ponto negativo da leitura eu diria que fica para o final, que, apesar de oferecer uma solução, é um tanto quanto bobo e questionável diante da proporção que a história toma.

A primeira vez que li foi lá em 2017 e, com o anúncio da série da Apple TV+ (que estreou hoje), eu resolvi que estava na hora de reviver estas emoções. E foi uma escolha muito boa, pois Matéria Escura ainda continua sendo para mim um dos melhores livros de scifi que já li (mesmo tendo o final questionável haha).

Aposto que depois de tudo o que Jason passou, ele nunca mais vai se perguntar "e se..." haha

site: instagram.com/livrosepixels

nileverino 03/04/2024

Bom conceito, execução interessante...
O conceito do multiverso, como sempre, me atraiu. Mas se você vem pela parte Sci de um Scifi, não recomendo. A pesquisa científica é rasa e o foco maior é no romance/ação... e tudo bem! Mas serve de aviso. No mais, foi uma leitura interessante, e não ter sido necessariamente *my cup of tea* não interfere. Acredito que o enredo daria um p*ta vídeo game (se já não existe, igual!)

babsismore 25/03/2024

Morno...
No começo achei tudo muito inovador e interessante, gostei do entusiasmo que a história estaca tomando, mas quando chegou na metade do livro, ficou super sem empolgação, virou uma história óbvio... E também não gostei da falta de personalidade da Daniela, ela só ta na história pro Jason tem um enredo, ela nem o CharliIe são personagens deles mesmos, não esperem sentir algo intenso por esses personagens.

UPDATE: Depois de pensar mais e mais na história, e debater com amigos sobre o livro, cheguei a conclusão que o Jason é insuportavelmente imbecil nas suas decisões, tentei passar um pano por ser um. livro muito amado, mas pqp, não deu.

Lendo.Viana 23/02/2024

Amar deveria ser crime
T.W:
- Tortura
- Morte
- Assassinato
- Agulhas

Esse livro me trouxe muitos sentimentos, a maioria deles que me fazem querer chorar encolhida no escuro, e digo isso como um elogio.
Esse livro tem uma escrita boa e fluída, mesmo os capítulos sendo gigantes, você nem percebe, a história te prende de uma forma que é impossível largar o livro (eu inclusive, passei madrugadas lendo).
A obra te engana e choca o tempo inteiro, com diversas situações de grande aflição, essa leitura consiste em ansiedade contínua, com sentimentos conflitantes e reflexões difíceis.
Eu me apaixonei por cada parte desse livro, porém?. Duas coisas me incomodaram:
1- Um professor universitário repentinamente sabe muito bem como fazer uma fuga perfeita em diversas situações? (Inclusive de diversos carros, alguns com armas embutidas, e um de helicóptero) Sendo que no início da história ele foi facilmente rendido por apenas uma arma.
2- Em certa parte, nosso protagonista é assaltado e levam todos seus pertences e dinheiro, e ele descreve como passa fome, sendo obrigado a pedir trocados na rua, porém, do nada, ele consegue dinheiro para itens de higiene pessoal e roupas.
De qualquer forma, todo o livro foi incrível, e me fez questionar o que nos faz torcer pelos protagonistas, o que é justiça e o que torna você você.
Uma ótima leitura, que é muito difícil de digerir e processar.

Melissa 04/12/2023

É um livro já escrito
Me recomendaram esse livro e como boa curiosa fui ler. Certamente é um livro já escrito. De que forma? Porque o autor claramente se embolou na hora de desenvolver melhor o protagonista e suas intenções. Ele descreve o cara como alguém super inteligente, no entanto, todas as vezes que precisou tomar decisões para se proteger ou a história avançar suas escolhas foram burras, na melhor das hipóteses.

Como assim você vende seu personagem como alguém super inteligente e todas as decisões que ele toma são burras e ilogicas? Poderia até deixar isso passar se o próprio autor não tivesse feito questão de lá no final do livro colocar o próprio protagonista afirmando isso. Como ele era inteligente era melhor pensar antes de agir.

No mais o começo do livro é promissor, o meio é um nó sem qualquer sentido e completamente descartável e o final é apenas ok. Para mim ficou claro que o autor tinha uma noção bem objetiva de como ele queria começar sua história e como ela iria terminar e aí o meio, o grosso, o desenvolvimento ele apenas não se importou em trabalhar direito.

1 | 2 | 3 | 4