Dark Matter

Dark Matter Blake Crouch

Resenhas - Dark Matter

oBrunoFarias 03/06/2023

Um físico (talvez) brilhante
O autor consegue criar um ambiente de tensão e expectativa digno de thriller, é daqueles que você não quer parar, a próxima página nunca é suficiente. Passa-se muita raiva, mas é impossível largar.

É uma boa trama, mas falha nos ápices, que poderiam ser tão detalhados e aproveitados como outros momentos menos importantes nos quais ele desdobra descrições, detalhes. Esperei que a física quântica fosse mais presente, e que desse mais tangibilidade em possíveis soluções, possíveis caminhos.

(A quem quiser ler em inglês, pois está esgotado em português no momento, é tranquilo, não há muitos termos técnicos)

Felipe Juan 09/05/2023

Um pouquinho de tudo que gosta num bom ficção-científica
"É inovador e revolucionário? Não. Mas, durante aquela meia hora, cria ali pra você um lugar tão aconchegante, tão reconfortante [...]"
- Isabela Boscov

Não acredito que tenha uma melhor forma de descrever o que achei desse livro, senão essa frase da Boscov em seu vídeo sobre Ted Lasso.

Dark Matter tem absolutamente nada de inovador - o que verá aqui, não é nada como se uma outra obra nunca tivesse feito. Se já viu uma meia dúzia de obras de multiverso e viagem no tempo (mesmo que não tenha nesse livro), os conceitos e ideias aqui não teriam como ser mais familiares para você.

Acredito que a mistura de vários elementos comuns nesse tipo de conflito de uma forma tão homogênea, que não consigo nada a não ser apenas adorar a leitura.

O autor sobre o que quer contar, os conflitos que tem ou que não precisam ter. A história não é uma mistureba, muito menos fica sobrecarregada. Nada complicada - bem pelo contrário, o mistério é em torno sobre pelo que o personagem agora vai passar / como vai enfrentar.

Simples, o suficiente para concentrar apenas na trama; nada de ficar confuso, se distraindo com conceitos novos desnecessariamente complexos, porque acredita que tem que fazer algo diferente com isso.

Por fim, possivelmente a parte com o maior antagonismo nessa obra - o pensamento do "e se eu tivesse-" sobre as nossas escolhas. Por onde que são capazes de nos levar, e por que devemos aceitar.

Dayanne Porto 28/04/2023

Envolvente e muito bonito
Dark Matter já começa num ritmo super acelerado, com várias coisas acontecendo, tudo muito confuso e interessante ao mesmo tempo.
Fiquei muito investida na história na maior parte da leitura (mas o livro tem sim suas barriguinhas, na minha opinião).
No geral, é uma história muito envolvente, interessante, emocionante e, no fim, bonita. Nos faz pensar sobre como nós somos a soma de tudo que escolhemos, e até do que não escolhemos.

Marcela 24/02/2023

Parece um roteiro de ação genérico produzido pelo Tom Cruise e estrelado por ele mesmo
Muita gente reclama dos parágrafos quebrados, já que o autor escreve no máximo duas frases por linha, mas isso foi o de menos. Eu acho que combinou com a história, manteve o rítmo frenético do que estava acontecendo e, assumindo que foi intencional, achei acertado.

O conceito do livro - a parte de ficção científica - é super legal. A ideia de que poderiamos explorar mundos paralelos ao nosso, como no Bosque Entre Mundos do C.S. Lewis, mas atrelados a nossas escolhas. Só nossas escolhas? Incluria animais? Incluria seres de outros mundos? É realmente fascinante e me fez questionar quais os limites da infinitude das decisões, mas infelizmente nunca chegamos perto de alguma resposta concreta a qualquer uma dessas questões ou a qualquer coisa que não seja "o que deixaria um machão tristinho?".

O Jason é o tipo de personagem que todo mundo já viu em qualquer filme de ação meia boca. Ele deveria ser interpretado por um ator bem alto, meio feio - feio não! MACHO - e dirigo pelo Christopher Nolan, sendo incapaz de expressar sentimentos complexos como, sei lá, timidez. A esposa dele é uma típica Esposa Latina e o filho é Um Adolescente. A doutorazinha é Uma Mulher Independente. São todos super aprofundados e interessantes, lembro muito bem de todos enquanto eles faziam coisas relevantes pra história.

Alias, a história! A coisa que mais me indigna é que as prioridades de todo mundo, especialmente do Jason, são ridículas, absurdas. São varias escolhas que levam a eventos forçados que só estão ali pra me convencer que o Jason tem, ora ora, SENTIMENTOS! Que ele AMA!!! A esposa dele!!! Gente,, e eu com isso? Se depender de mim, ele e a esposa latina dele podem ser catapultados pra dimensão do frio congelante, pouco me importa. O ponto alto pra mim foi quando, no meio de uma situação totalmente surreal no final da história, a preocupação do cara é SE A MULHER TINHA DADO PRO CLONE MALIGNO! É INACREDITAVEL! QUEM DIABOS TERIA ESSE TIPO DE PRIORIDADE NUMA SITUAÇÃO DESSAS??

Eu nunca procurei, mas eu tenho certeza que tem fanfics soltas por este mundo que executam melhor o mundo oferecido pelo sr. Blake Crouch que ele mesmo. Diante do infinito de possibilidades, a única coisa que este livro tem a oferecer é um vislumbre do que poderia ter sido. Uma espiadinha na porta em que ele soube executar a própria ideia além das limitações da vida de um homenzinho mediano.

Marcela 24/02/2023

isalvetti 22/02/2023

Ansiosa pela série, talvez seja melhor que o livro?
Confesso que eu esperava bem mais desse livro

Achei que ia encontrar grandes conversas filosóficas ao longo do livro, mas dá pra contar nos dedos quantas vezes elas foram mencionadas

O que acho que me quebrou as pernas mesmo foram os furos na história, principalmente na parte de ficção científica da coisa

Apesar de tudo, é um livro de ação, o que acho que vai ficar bem melhor em áudio-visual

Em uma época que a gente fala tanto de multiverso (Dr Estranho, Homem-Aranha, Tudo em todo lugar ao mesmo tempo, Biblioteca da Meia-Noite) achei essa história em específico meio fraca

Não sei se recomendaria a outros, apesar de ser um bom entretenimento literário

lkmachado 14/02/2023

Dark Matter é um suspense que conta com sci-fi como pano de fundo pro desenrolar de discussões acerca de escolhas e suas consequências. Muito bem escrito, todas as pontas se conectam e o enredo é tão bem alicerçado na lógica que se o leitor querer muito, consegue chegar nas conclusões antes mesmo de o livro as revelar. Isso, no entanto, não significa que você não é surpreendido no desenrolar da história, uma vez que Crouch consegue atingir aquele equilíbrio delicioso entre nos dar enbasamento suficiente para conseguir fazer as ligações necessárias, sabendo dosar perfeitamente aonde e de que forma é mais intrigante pra história revela-las. Vindo de alguém que não consome muito suspense mas ama de paixão sci-fi e drama familiar, esse livro talvez seja o incentivo que me faltava para mergulhar no gênero de cabeça.

Thamih 29/11/2022

Livro incrível!
O livro não parou de me surpreender por inteiro! Além do tema ser incrível, me abriu para novas visões e análises. É super envolvente.

Robs 19/09/2022

Massa!
Blake Crouch desmistificou livros de ficção científica pra mim.
Uma leitura gostosa, que flui rápido e fácil de entender.
Gostei muito!
Mais um daqueles livros "e se eu tivesse feito isso ao invés daquilo?".

Yasmin.Braga 01/06/2022

Um livro que faz reflexões importantíssimas sobre nossas decisões da vida enquanto explica conceitos físicos e científicos. Fiquei horas só refletindo minha existência quando terminei.

Apenas perfeito! Não conseguia largar de jeito nenhum!

natbrodrigues 24/05/2022

Provavelmente meu favorito do ano.
Esse livro é simplesmente maravilhoso! Uma obra prima de ficção científica que te prende do início ao fim!
Eu sou completamente suspeita para falar de ficção científica, pois amo e esse livro em prendeu de um jeito tão maravilhoso que li super rápido.
Não dá pra falar muito sobre a trama sem dar spoilers, então vou falar apenas isso: LEIAM ESSE LIVRO, é meu favorito até o momento é tem grandes chances de ser meu favorito do ano.

Tony92 05/02/2022

“Is it possible to outthink yourself?”
This book does not take long to start. There is no slow build. It gets straight into the action with our protagonist Jason being kidnapped within the first 12-13 pages. No waiting around. While reading you are just as confused as Jason is. Why has he been kidnapped and what is this strange world he has woken up in. The author takes you on a fast-paced helter-skelter journey. One thing I noticed about his writing is that he writes a lot of short quick sentences. One after the other. This style of writing made me read the book fast as I think that that was the author's intention. It added to the already fast pace of the book.

Although I did not understand the more science-related things in the book it did not discourage me from reading. I understand what The Box was and what it did. How is it made? Science stuff. What is quantum superposition? I couldn't really tell you. Basically, The Box allows you to travel to infinite multiverses where a different version of yourself is. That's where Jason gets put when kidnapped. He then wakes up in a different universe. Then tries to get home to his universe with his universes wife and teenage son. But it is not that easy

I loved the plot of the book. It was different from anything I have read before. Highly enjoyable action-packed science fiction thriller with fast engaging writing that brings you on a rollercoaster journey. Great read.