BOLHAS DE SABÃO

BOLHAS DE SABÃO Thiago Assoni

Resenhas - BOLHAS DE SABÃO

Carol Mancini 01/03/2017

Bolhas
É curioso ser surpreendida por uma história, não por você esperar pouco da história, mas por acreditar que a narrativa irá seguir para um lado, e ir, desde o primeiro capítulo, para outra direção, uma mais séria, mais triste, forte e bonita.
Talvez por conhecer o autor, eu esperasse uma história colorida, doce, sabia ser sobre adolescentes, seus amores e dores, mas me deixei levar pelas aparências, que acreditava que em minhas mãos, haveria uma leitura para me distrair, sorrir, deixar a vida mais leve. Tremendo engano.
A história divulgada como um romance teen, reflete a vida de jovens, ouso dizer, de classe baixa, com suas famílias desestruturadas, cheias de preconceitos, medos, onde falta lugar para que eles aprendam o que é amor próprio, talvez fé em si mesmo e força de vontade.
Num peso ideal para causar reflexão e dor, mas não distanciamento, ele traz à tona a vida desses garotos e garotas, perdidos no caos das drogas, da dificuldade de relacionamento, aceitação, angústias, e nos da uma vontade imensa de estender a mão e salvar essa garotada. Mas como me fez lembrar de minha juventude, ele nos conta que não é tão fácil. Muitas vezes a mão certa precisa ser estendida, e tantas vezes, é essa mão que fraqueja e falha.
Narrado em terceira pessoa, mas não impossível de sentir os arrepios dos primeiros amores, aqui, num emaranhado que vai tocar o leitor além de qualquer preconceito, pois toda a diversidade hora é tratada de modo natural, como é na vida, como deve ser vista, e em outra, é justamente esses preconceitos e necessidades de padrões que enfraquecem a beleza desses jovens, explodindo seus sonhos como bolhas de sabão, ou comum diz no texto, transformando esses seres humanos cheios de vida, em bolhas lindas, radiantes, no entanto, frágeis e vazias.
Um livro que brinca com os clichês e aprofunda a juventude além da máscara de curtição que querem nos vender, que querem vender a eles, como facilitador de sua existência.
Que mais jovens (e adultos) possam ler esse livro, para ter esperança, para entender como não errar, e para pais olharem e se lembrarem de como ser jovem é tão complicado, mas tão vivo, que merece, em primeiro lugar, nosso carinho e respeito.
Encerrei triste, talvez por ter conhecido algumas Janie’s e muitos Tony-nerds, e eles podem ter se perdido ou não no tempo, e isso desperta a grande melancolia de quando o céu estava, ao mesmo tempo, tão longe e tão perto. Mas também, encerro grata, tão grata, que meu coração é mais doce, e mais humano. Obrigada.
Thiago 01/03/2017minha estante
Só tremi.
Gratidão demais.

Deza Farias 09/12/2016

Vale a pena ler
Livro maravilhoso , que trata de assuntos delicados de uma forma tão especial , pra quem gosta de assuntos tabus esse livro é uma boa indicação.
Thiago 01/03/2017minha estante
Gratidão