Azazel

Azazel Isaac Asimov

Resenhas - Azazel

Lele 09/09/2020

Indispensável
Eu como a grande maioria deve ter lido os clássicos da ficção de Asimov e em algum momento se deparou com esse livro "fora da curva". Sei que ele escreveu diversas obras sobre temas variados e esse é o primeiro que leio fora do gênero da ficção e admito que gostei. Esperava mais diálogos entre o Azazel e o George, porém o livro é bom. Para um fã de Asimov a obra é indispensável.

Obs: Espero que nunca ninguém ouse me fazer um favor igual o George dava aos seus "amigos".

Fred 02/07/2020

Divertido
Em Azazel, Asimov se insere na história como amigo de George, um bon vivant egocêntrico que adora se convidar para um almoço ou jantar as custas dos outros. É durante um desses encontros que George revela a Asimov que descobriu as palavras mágicas pra conjurar um demônio, mas não um demônio qualquer e sim Azazel, um demônio de 2cm de altura, barrigudinho, tímido, com boas intenções e que em seu mundo sofre bullying por não ser o que se espera de um demônio.
Pra convencer Asimov de que o demônio existe, George conta varias histórias em que Azazel e ele ajudaram... Ou tentaram ajudar alguns amigos realizando desejos. O problema é que mesmo que os desejos sejam atendidos com boa vontade por Azazel, tudo tem um preço e é aí que está a parte cômica desse livro.
Azazel é um compilado de 18 contos que Asimov escreveu para revistas de ficção científica entre os anos de 1980 à 1991.

Ana 07/05/2020

Bem diferente dos outros títulos do Asimov que tive o prazer de ler. Ainda excepcional e criativo, mesmo sendo leve e até bem-humorado.

E pensar que foi escrito pelas mesmas mãos que criaram Os Próprios Deuses... Que flexibilidade!
Asimovão merece toda a aclamação que recebe.

R.Sanches 30/04/2020

O bom humor de Asimov
Nesse livro, Asimov mostra seu humor fora do universo robótico. Mostra um "pobre coitado" diabinho que tenta, sem sucesso, ajudar as pessoas com seus infortúnios. Sempre que é solicitado, Azazel mostra toda a sua falta de vontade em ajudar, titubea e alerta, mesmo assim é inquirido a fazer algo. São várias situações e histórias, uma boa leitura.

Juliano.Ramos 08/04/2020

Livro interessante no começo, contos engraçados e criativos, depois a estrutura começa a se repetir e deixa a desejar no fim por esse motivo.

Daniel Muniz 14/01/2020

Sensacional!!!
Como um fã de Asimov, fui tentar está leitura, que não tem de comum com seus outros livro, porém, um livro tão fantástico quanto. Contos bem curtinhos e com muito humor e ironia, sarcasmo, como eu nunca tinha visto vindo de Asimov. Que livro gostoso de se ler, você se envolve com os personagens, tendo em vista que todos os contos são contados pelo mesmo personagem e com a ajuda do mesmo demônio. Um excelente livro de contos para quem quer ver um outro lado de Asimov...

Yin91 03/03/2018

São contos muito bons. "Fica a reflexão de que se tivermos o que mais desejamos realmente seremos felizes"

Brunov 25/02/2017

Ou estou exagerando?
Asimov escrevendo uma ficção que não é científica? Que diabos isso pode dar? Deu Azazel, uma coletânea de contos, um tanto humorísticos. Nela é a primeira vez que sinto Asimov formulaico, entretanto foi uma boa fórmula: começa o próprio autor-narrador-personagem comentando sobre um amigo que tem um demônio como aliado, na verdade arquidemônio pequenino, o “deamon ex machina” já é justificado na primeira página, então surge alguma complicação da vida humana e, logo sugere-se que os poderes do demônio possam fazer toda diferença. Este vaidoso questiona inocentemente sobre detalhes do que deve fazer e em seguida opera um milagre, a princípio bem-sucedido, no entanto, antes de concluir, um detalhe nos faz olhar as consequências de forma diferente, com tom humorístico ou reconsiderando a alma humana.

Particularmente achei o conto com a cantora de opera de uma crueldade tocante. E discordo da editora, pois o primeiro conto, feito por último apenas para ser "o primeiro conto" era deveras desnecessário.

Beth 08/01/2017

Engraçadíssimo
Minha primeira experiência com o Asimov, e, creio ter começado muito bem.
Acredito que esse livro deva diferir muito dos comumente publicados pelo autor, contudo, já me apaixonei pela escrita de Isaac. Incrívelmente engraçado, sarcástico, cheio de alfinetadas a sociedade em geral e, novamente repetindo, divertidíssimo.
Um livro super leve e perfeito para as férias e pra quem está precisando de uma leitura tranquila depois de livros mais pesados.

Rafael 07/03/2014

Minha resenha do livro Azazel de Isaac Aasimov
Uma divertida coleção de contos humorísticos fantásticos da série "Cuidado com o que você deseja!", onde o genial Aazimov brinca com a moral dúbia dos personagens, principalmente do personagem principal: Azazel é um demônio de 2 cm de altura que usa os seus poderes mágicos para ajudar as pessoas... Do modo que melhor o convier. O próprio autor se insere nesse mundo satírico, onde ele faz as vezes do escritor passivo-aggressivo "sem nome" que está sempre sendo espinafrado pelo bom-vivant George, o que nos dá uma divertida e interessante perspectiva de como ele encarava a si e as outras pessoas.

Rafael 07/03/2014

A minha resenha do livro Azazel, de Isaac Aasimov
Uma divertida coleção de contos humoristicos fantásticos da série "Cuidado com o que você deseja!", onde o genial Aazimov brinca com a moral dúbia dos personagens, principalmente do personagem principal: Azazel é um demônio de 2 cm de altura que usa os seus poderes mágicos para ajudar as pessoas... Do modo que melhor o convier. O próprio autor não se privou de habitar esse mundo satírico, onde ele se retrata como um passivo-aggressivo escritor que está sempre sendo espinafrado pelo bom-vivant George, o que nos dá uma divertida e interessante perspectiva de como ele encarava a si e as outras pessoas.

Adriana 05/10/2012

Vindo que quem vem!!!!
Vindo de quem vem....tinha quer ser lido.
Como li a muito tempo guardei uma boa recordação do livro e pensei na época que certos pedidos deveriam ficar somente no desejo e se meter em determinadas negociatas é encrenca na certa.
Continuo até hoje com horror a esse nome, mas tenho o livro bem guardado e com carinho.
Milene.Chaves 11/11/2016minha estante
undefined

dudu28 11/09/2012

aqui o mestre prova que se da bem em outros generos e mostra um enorme senso de humor.