Náufragos, Traficantes e Degredados

Náufragos, Traficantes e Degredados Eduardo Bueno

Resenhas -

Maria.Eduarda 20/08/2023

Muito boa a leitura, gosto muito da escrita do Eduardo Bueno, mas o livro é muito específico sobre o tema. Pra quem pretende estudar a história do Brasil não tão detalhadamente, assim como eu, talvez o livro não seja muito bom para. Contudo, recomendo muito a leitura

Guilherme Amaro 20/02/2018

Náufragos, Traficantes e Degredados
Livro Náufragos, Traficantes e Degredados de Eduardo Bueno, publicado pela editora Estação Brasil, 2016, contém 176 páginas.

Numa manhã de 26 de Janeiro de 1500, vencido todos os perigos do mar, Pinzón e seus homens desembarcam no Cabo que era a ponta de Mucuripe no Ceará, confrontando os índios Potiguar.

Conheceremos a saga de Américo Vespúcio nome utilizado para batizar o Novo Mundo, um dos personagens mais controvérsio da História . Afonso Ribeiro um dos degradados da expedição de Cabral e que convívio com os índios Tupiniquins foi encontrado e resgatado por Vespúcio, obteve uma descrição detalhada da vida cotidiana e hábitos dos nativos do Brasil. Após 14 meses de exploração pela Costa do litoral brasileiro os navegantes por fim chegam a Lisboa Portugal.
Todo combate dos portugueses contra os traficantes franceses. Além do enclave chamado França Antártica que os portugueses precisaram de 10 anos para destruir.
Conheceremos Fernão de Magalhães a mais linda expedição marítima da humanidade.
Cristóvão Jaques descobriu um territorial de extremas riquezas naturais; serra da Prata, subiu o rio Paraná cheio de peixes, e as matas com jaguares , jacarés e outros animais, ainda explorou até a proximidade da cidade de Rosário.
E toda a saga dos sobreviventes, exilados e todas as informações importantes dadas pelos náufragos no continente americano.

Náufragos, traficantes e degredados seguiam definindo o destino ainda incerto do vasto território cuja exploração havia ajudado a desvendar e batizar " a quarta parte do mundo ".

Luiza - @oluniverso 23/12/2016

Resenha originalmente publicada no blog Choque Literário.
Náufragos, traficantes e degradados conta como aconteceram as primeiras expedições ao Brasil, mesmo antes de Pedro Álvares Cabral; também relata como alguns índios se rebelaram diante da invasão dos portugueses, espanhóis e franceses e outros, se aliaram a eles.
O livro também dá detalhes de como funcionava a exploração de pau-brasil (até praticamente sua extinção) e como funcionou a disputa pelas riquezas do Rio da Prata.
Algo que me incomodou logo no começo foi a seguinte frase do autor:

"Era 26 de janeiro de 1500 e os homens comandados pelo capitão Vicente Yáñez Pinzón tinham acabado de descobrir o Brasil." Pág. 11

O problema é que, hoje, sabe-se que o "descobrimento" do Brasil pelos espanhóis, portugueses e franceses foi na verdade um achado, porque a terra já estava habitada. Além disso, também encontrei alguns erros de revisão durante a leitura.
A parte legal é que a edição possui algumas ilustrações e legendas que nos ajudam a contextualizar melhor o que estamos lendo, além de notas sobre algumas personalidades no fim do livro.
Enfim, é isso! Náufragos, traficantes e degradados deve funcionar para os amantes de história e para aqueles que querem conhecer um pouco mais afundo o período das navegações no Brasil.

site: http://choqueliterario.blogspot.com.br/2016/07/falando-sobre-naufragos-traficantes-e.html