O Livro De Memórias

O Livro De Memórias Lara Avery

Resenhas - O Livro De Memórias

Queria Estar Lendo 20/12/2017

Resenha: O Livro de Memórias
O Livro de Memórias com certeza se tornou um dos meus favoritos da vida. Recebido em parceria com a Editora Seguinte, o livro da Lara Avery foi uma surpresa gratificante que me fez sorrir e chorar durante toda a leitura.

Samanta McCoy sofre de uma doença rara e irreversível; com o tempo, seus músculos e órgãos vão atrofiar, as memórias vão começar a se confundir e o sintoma principal e mais preocupante pode aparecer: a demência. Todos os seus planos grandiosos para o futuro parecem impossíveis agora que ela sabe de sua condição - pelo menos para as pessoas ao seu redor. Samanta sabe o que quer; sabe como conseguir. Ela não vai se deixar abalar pela doença que chegou de repente, não quando tem tanto a conquistar. Seu grupo de debate vai para uma grande competição e sua vaga na Universidade de Nova York está a sua espera. Ela só precisa seguir em frente; para se manter presa à realidade, Sam decide escrever um diário de memórias relatando tudo o que vem acontecendo na sua vida - para, quando os sintomas começarem, ela saber onde buscar quem era.

Pense num livro emocionante. Pense numa história bem desenvolvida, verossímil ao que promete, com personagens reais e carismáticos e uma protagonista muito bem construída. O Livro de Memórias foi uma leitura apaixonante; a história da Samanta é simples, mas pesada e nem um pouco fácil. A perspectiva incerta sobre seu futuro mantém aquela curiosidade crescente para quem está acompanhando a trama, o que torna muito difícil largar o livro até o seu fim.

"Preciso que você seja a manifestação da pessoa que eu vou ser. Posso vencer isso, sei que posso, porque quando mais registro para você, menos vou esquecer."

Samanta me ganhou desde o começo. Ela não é uma personagem principal fácil ou adorável. Ela tem muitas posturas egoístas, momentos mesquinhos e atitudes condenáveis, mas, acima de tudo, ela é real. É uma menina assustada com sonhos grandiosos e uma vontade inquebrável de alcançá-los. É uma estudante dedicada que vê seus esforços recompensados com as chances de ouro que estão sendo estendidas para ela. Samanta é inteligente, perspicaz e sabe lidar com situações inesperadas - exceto aquelas que envolvem relacionamentos dos mais variados. Amizade e amor não são de imediata compreensão para ela; Samanta se importa e conhece mais sobre a Terra Média do que sobre garotos e relações amorosas - e eu a amo por isso. Ela destila todos os seus momentos nesse diário de lembranças para que a Samanta do futuro possa se espalhar nas decisões do passado - as decisões que sua memória vai apagar, muito provavelmente - e ser brilhante acima delas. Além disso, principalmente, Sam quer guardar quem ela era. Quer ter certeza de que nada do que fez ou pensou em fazer vai se perder.

"Tem uma parte de mim que quer ser extraordinária. Como se eu quisesse acreditar que, com empenho e boas ideias, cada um pode ser o que quiser."

Sua relação com alguns personagens específicos ganha destaque para desenvolver a condição da personagem e os caminhos que ela vem tomando. Em especial Stuart, seu crush - e agora uma possibilidade -, Coop, um amigo de infância com quem ela perdeu o contato que volta a se aproximar dela nos momentos que ela mais precisa, e Maddie, sua companheira do clube de debates e o mais próximo que Sam tem de uma "melhor amiga".

Stuart é um jovem escritor cheio da aura independente que retornou à cidadezinha para ficar em casa e encontrar inspiração para novos textos. Ele e a Samanta criam um contato quase sem querer, mas existe muita coisa em comum entre os dois, o que torna as interações interessantes e divertidas de acompanhar. Stuart é intelectual, ansioso por conhecimento e divide esse ímpeto com a Sam. Os dois formam uma dupla curiosa, apaixonados por peculiaridades da vida que a maioria das pessoas costuma ignorar.

"Como é estranho não fazer ideia do que é o amor até ele acontecer e depois ficar, tipo, é isso, uau, aí está!"

Com Coop, no entanto, a Samanta é muito mais ela mesma. A garota um pouco egoísta, um pouco sofrida e, principalmente, muito determinada. Ele a conhece de antes, e existe essa conexão emocional além da amizade. Dá pra sentir isso no ar; não só amor romântico, mas também dedicação e compreensão. Coop é um garoto gentil, divertido e que se entrega fácil às situações que fazem tão bem para a Samanta, o que o torna uma figura importante na vida dela. Ele é um dos poucos a saber sobre a doença, e um dos poucos a tratá-la como a garota que ela é, não a condição que tem.

Maddie, por fim, dividiu uns momentos ótimos de crescimento de personagem com a protagonista. Elas não são exatamente amigas, mais companheiras por conveniência, mas se entendem e se mantém próximas por gostar de aprender e de competir por esse conhecimento.

A edição desse livro é maravilhosa. A tradução e revisão foram excelentes, e todo o trabalho gráfico encaixou muito bem com a história.

"Às vezes a vida é só terrível. Às vezes a vida te dá uma doença estranha."

Eu gostei demais de todo o arco da personagem principal. Como disse, a Sam teve uma história maravilhosa de se acompanhar, cheia de altos e baixos, momentos para rir e para chorar. Foi uma experiência completa, e definitivamente um livro para devorar em poucas horas.

"Muitas coisas não são prováveis. Tudo é possível."

O Livro de Memórias é uma leitura rápida, emocionante e deixa mensagens de companheirismo e de se encontrar em meio à ambição e aos sonhos impossíveis.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/12/resenha-o-livro-de-memorias.html

Naty.Duarte 02/02/2024

Prepare o lencinho
Primeiramente a escrita desse livro é muito fluída, conseguimos nos conectar com a narração de Sammie.

Sempre gostei de livros que trazem doenças que são pouco faladas, como a Treacher Collins (extraordinário) ou prosopagnosia (juntando os pedaços), entre outras.
Gosto do conhecimento e do enredo do adoecer.

Esse é um livro que se você não ficar com os olhos marejados em diversos momentos, com certeza transbordara nas últimas 5 páginas.

alexiaad 18/06/2023

Sim, eu tô chorando.
Eu amei muito esse livro.
É claro que o começo foi um pouco maçante mas acho que todo livro é assim, ou a maioria, pelo menos.
A gente começa com uma garota tentando não surtar por ter que refazer seus planos por causa de uma doença recém-descoberta e no começo eu tava tentando ser otimista junto com ela.
No decorrer do enredo eu comecei me envolver de verdade com os personagens e me apaixonar por cada um deles de uma forma diferente e especial, principalmente Stuart e Coop, eles tem meu coração igualmente. Foi lindo de ver o quanto a Sammie mudou e amadureceu de muitas formas - mesmo que forçadamente - para conseguir lidar com seu estado.
No final do livro eu me encontrei chorando e sentindo uma mistura de tristeza e satisfação.

Jessie Calixto 29/07/2020

UMA LÁGRIMA, APENAS UMA , E NÃO FOI PELA PROTAGONISTA.
Trata-se da história de Sammie sendo contada em primeira pessoa em uma espécie de diário digital, uma garota forte e super inteligente que descobre que tem uma doença NP-C que é degenerativa e fatal.
*NOTA*: 4 ?
Indico a leitura -> é leve e rápida, sem falar que é sempre importante conhecer mais sobre o processo de algumas doenças.
Não me emocionei com Sammie, não tive ligação com ela. Me emocionei com o relato da família, o que eles escreveram no diário.
Derramei UMA LÁGRIMA e não foi por Sammie.

nina 25/11/2022

o livro de memórias
minha melhor amiga me deu esse livro no meu aniversário do ano passado, e a principio eu não tinha expectativas tão altas pra ele. mas esse livro me fez sentir as coisas mais lindas e puras. a vida de sammie nos ensina muitas coisas, principalmente quando a gente vê ela tão focada e tão preocupada com o futuro que se esquece de pensar no agora. ela teria amado taylor swift, principalmente "you're on your own, kid". que experiência deliciosa.

Mari 21/03/2021

p****!!!!!! esse livro é perfeito. terminei ele em prantos. sam e cooper são tudo pra mim ???

Leonardo520 03/02/2022

Um tanto infantil .
Nota 3. Não e ruim . Pelo contrário . Porém como o título já diz. Achei um tanto infantil. Final sim .tem coisas interessantes pra ler. No mais Vale a compra do livro.

Karol 25/08/2020

"Minha memória me fez vencer o Concurso de Soletrar do Condado de Grafton quando eu tinha onze anos. E agora ela vai desaparecer. Isso é, tipo, inconcebível para mim."

Aquele livro que começamos a ler sem muita empolgação e quando terminamos estamos gritando desesperadamente: "Eu preciso mostrar esse livro para o mundo", então este é o caso de O livro de memórias.

Leo Oliveira 28/02/2017

Existem histórias que te encantam pela simplicidade e sem dúvidas "O Livro de Memórias" é esse tipo de história. Lara Avery nos apresenta a Sammie, uma garota de dezoito anos que é portadora de uma doença que aos poucos faz com que ela perca a sua memória. Isso já é o suficiente para imaginarmos que tipo de personagem Sammie é: triste, dramática e irritante. Mas é aí que você se engana, Sammie é extremamente positiva, alegre e tenta encarar a sua doença como uma forma de fazer as coisas de um jeito diferente. Ela luta pela sua melhora, não se deixa abater e tenta ao máximo aproveitar os pequenos e bons momentos da sua vida.

A história de vida de Sammie é muito mais complexa do que se pode imaginar, a sua doença é traiçoeira e percebemos isso enquanto a garota narra os acontecimentos do seu dia-a-dia. Em alguns momentos temos uma escrita confusa, perda total do sentido das frases e tudo isso é perceptível graças a autora que conseguiu explorar tão bem os sintomas da NP-C.

"O Livro de Memórias" é uma história sensível e que te leva a acompanhar inteiramente a vida de uma pessoa doente e que aos poucos perde a lucidez e a sua memória. Sammie é uma garota incrível e eu gostaria que ela existisse no mundo real, afinal ela é tão inspiradora e mágica que os seus pensamentos ultrapassam o limite das páginas.

Se você quer se emocionar, se apaixonar e se permitir esse é o tipo de livro que vai aquecer o seuc coração e te trazer bons momentos. Obrigado Lara Avery por compartilhar comigo essa história tão linda. Obrigado Sammie por ser quem você é.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 16/10/2018

"Lar é onde está o amor. Você é meu lar."
Título: O Livro de Memórias (The Memory Book)
Autora: Lara Avery
Classificação: 4,25/5

Samantha McCoy vive numa casa simples com seus pais e seus três irmãos mais novos numa região montanhosa ao norte dos Estados Unidos. Ela sempre deu tudo de si e se dedicou ao máximo para ser a melhor aluna da sala, e além disso se tornou destaque no clube de debate da escola.

O ano está quase acabando e ela está prestes a se formar e ir para NYU em Nova York, para a qual já foi aprovada e pretende realizar se sonho de viver numa cidade grande e se tornar uma advogada incrível.

Mas tudo vai por água abaixo e seu futuro corre risco de não acontecer quando Sammie é diagnosticada com NP-C (Niemann Pick tipo C), uma doença genética rara e completamente incomum entre pessoas da sua idade. Seus órgãos e músculos vão perdendo a força, mas o que gera maior preocupação é a demência.

"O que as pessoas que estão completamente ferradas precisam fazer? Ficar olhando pela janela, sem esperança? Não sou boa com sentimentalismo. Vamos em frente." (p.36)

Afinal, as peculiaridades e limitações físicas nunca a impediram de se tornar uma excelente intelectual, mas não ter controle do próprio cérebro sempre foi o seu pior pesadelo, e está acontecendo. Depois de muito pensar em inúmeras saídas, ela encontra a solução perfeita: escrever em seu notebook todas as lembranças essenciais, para que no futuro ela permaneça fiel à todos os seus objetivos. Ela o chama de livro de memórias.

Sammie, que sempre foi introvertida e na dela, nem imagina as surpresas que estão por vir nos próximos capítulos de seu diário. Começando por Stuart Shah, um jovem escritor prodígio que estudava em seu colégio e por quem ela sempre teve uma queda secreta. Depois de passar um período em Nova York, ele está de volta à cidade e as coisas entre ele Samantha parecem tomar um rumo que a garota nunca imaginou.

Em contrapartida, existe também Cooper, o vizinho de Sammie, que já foi seu melhor amigo, mas que se afastou dela e passou a frequentar festas e andar com as pessoas com maior índice de popularidade. Depois de anos afastados, a amizade parece florescer justamente agora..

"É por isso que eu não tenho facilidade para fazer amigos. Jogar conversa fora e coisas do tipo me dão vontade de abrir um buraco no chão. Então, quando eu falo, minha intenção é que aquilo realmente signifique alguma coisa." (p.43)

E mesmo com tanta força e resistência por parte da garota, a doença começa a tomar proporções que Sammie não consegue controlar sozinha. Mas ela se recusa a desistir e luta diariamente contra ela. Afinal, como diria Oliver Goldsmith: "Nossa maior glória na vida não é nunca cairmos, mas nos levantarmos sempre que isso acontecer."

"Se sou a única da família a acreditar que posso me recuperar, então tenho que me afastar da negatividade dos outros." (p.37)

Em "O livro de memórias", Lara Avery nos apresenta uma personagem de extrema determinação, que através dos registros sinceros do seu diário e postagens especiais de amigos e familiares, faz os leitores se apaixonarem por cada relato.

Sammie é uma garota espetacular que nunca se permite aceitar seu diagnóstico como veredito. Mesmo com várias coisas contra, ela respira e reencontra forças pra continuar planejando e imaginando seu futuro onde colherá os frutos de seu esforço.

"Mas, quanto mais você ganha, quanto mais pessoas precisa derrotar ou deixar para trás, menor o seu mundo fica." (p.323)

A história é bem fluida e tem algumas coisas bobas, afinal é um YA, mas isso não tira o encanto e as diversas mensagens importantes que ela traz. Confesso que cheguei a pensar que seria um livro mediano, porque algumas coisas não pareciam se conectar, mas no final eu estava chorando feito um cachorrinho sem novo. Foi muito emocionante, e há tempos eu sentia falta de ler um drama decente.

O livro ensina sobre como nossa vida pode mudar em um piscar de olhos, não importa o quanto tentemos controlá-la. Através de Sammie e suas experiências, o leitor aprende que às vezes a felicidade não está em conquistar aquilo que buscamos, mas na nossa caminhada para chegar até lá.

"Às vezes a vida só é terrível. Às vezes a vida te dá uma doença estranha. Às vezes a vida é muito boa, mas nunca de um jeito simples. E, quando eu olhar para trás, vou saber que tentei." (p.75)

Vanessa Vieira 23/08/2016

O Livro de Memórias - Lara Avery
O Livro de Memórias, romance de Lara Avery, nos traz uma história tocante sobre uma jovem forte e cheia de determinação. Mesmo em face de uma doença degenerativa e sem cura, Sammie não se deixa abater e procura fazer o melhor que pode com o tempo que lhe resta, escrevendo uma espécie de diário para a Sam do futuro, onde relata seus momentos especiais e também suas falhas. Ao contrário de muitos sick-lits, aqui senti que a autora não teve o objetivo de dramatizar a história e sim de relatar a coragem e a desenvoltura da protagonista frente aos novos acontecimentos e como ela gostaria de guardar pedaços importantes de sua vida para posterioridade.

Sammie sempre foi uma jovem cheia de sonhos e objetivos e ela tem um plano bem arquitetado para seu futuro: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e deixar sua pequena e pitoresca cidade. E para cumprir sua meta, nada fica em seu caminho - nem mesmo a Niemann-Pick C - uma doença genética degenerativa, que aos poucos vai apagando sua memória e acabando com sua saúde física. Por isso, ao invés de desistir, ela simplesmente reformula seus planos.

E é a partir deste pressuposto que Sammie decide escrever o livro de memórias, onde registra anotações importantes e especiais para poder ler no futuro e jamais esquecer. Em seu livro diário, ela detalha todos os momentos de seu primeiro encontro com Stuart - um aluno aspirante a escritor pelo qual sempre foi apaixonada -, o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância, de quem ela acabou se afastando, dentre outros episódios de seu cotidiano. Porém, mesmo mantendo um relato registrado de seu dia-a-dia, manter suas lembranças intactas e conquistar seus sonhos se mostra mais árduo do que Sammie poderia imaginar...

O Livro de Memórias se mostrou um grata surpresa e conseguiu fisgar meu coração quase que imediato. Mesmo diante de uma sentença tão avassaladora, a protagonista decide ser otimista e derrama os seus mais profundos sentimentos no diário, esbanjando força, coragem e determinação. Não que a caminhada de Sammie tenha sido sempre reta e avante - afinal ela é humana e em muitos momentos também acaba se desesperando face ao que está enfrentando -, mas sua trajetória tem um propósito tão bonito e pungente que é impossível não se encantar. Narrado em primeira pessoa por Sammie, de forma bastante íntima e coesa, o livro conseguiu superar minhas expectativas e mexer com minhas emoções.

Sammie sempre foi uma das melhores alunas da classe e inclusive participa avidamente de um grupo de debates. Porém, em um dia como outro qualquer, ela é diagnosticada com uma doença genética rara e sua preocupação - tal como a do físico Stephen Hawking - não é o que isso irá causar ao seu corpo físico e sim o quanto o NP-C irá afetar sua memória e seu sonho de cursar a faculdade em Nova York. Mesmo diante de uma notícia tão forte e triste, Sammie encara sua condição atual de forma lógica e racional e procura extrair o melhor de si e de suas memórias para preservá-las e ajudá-la a se lembrar de quem um dia foi e de tudo o que conquistou. A força e a superação de Sammie em frente à sua doença foram admiráveis e contribuíram para o desenvolvimento da personagem ao longo da trama. Acompanhar seu relacionamento com a família e com sua amiga Maddie, suas primeiras incursões no campo amoroso e também seus arrependimentos e crises se mostrou algo bastante reflexivo, além de conseguir moldar muito bem a estrutura da protagonista.

"Se continuarmos estudando a história de nossos obstáculos, temos a oportunidade de banir o que há de tóxico no mundo. Teremos um propósito. Sejam os obstáculos pessoais, como uma doença, ou algo maior, como a injustiça social. Uma vez que passamos por cima deles, abrimos lugar para a esperança."

Entre os personagens secundários da trama, vale destacar o Cooper, que mesmo surgindo na história como maconheiro, mulherengo e irresponsável, me surpreendeu positivamente no enredo e conseguiu até mesmo me cativar com o seu carinho, companheirismo e sua doação em prol do próximo. Gostei bastante do Stuart e de sua forma um tanto lírica de encarar a vida, mas achei que faltou um certo tempero no personagem. Maddie, a melhor amiga de Sammie, se mostrou uma menina forte, determinada e dona de si e sua personalidade, mesmo que indiretamente, serviu de base e inspiração para Sammie.

"Você já parou para pensar que posso parecer segura porque você praticamente só me viu em situações que exijam que eu seja segura?"

Em síntese, O Livro de Memórias nos traz uma protagonista inteligente, confiante e ambiciosa, que se desenvolve ainda mais a partir de uma grande dificuldade e mostra todo o seu valor, força e potencial. Com uma história pungente e de linguagem bastante expressiva, Lara Avery nos presenteia com uma trama inesquecível, tocante e repleta de reflexões a respeito da vida e de seus desígnios. Vale ressaltar também a ampla pesquisa que a autora fez a respeito da Niemann-Pick e como conseguiu introduzir o tema em seu enredo sem torná-lo sobrecarregado de drama. A capa é simples e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2016/08/resenha-o-livro-de-memorias-lara-avery.html

Taki 21/03/2020

Livro de memórias
Esse é aquele tipo de livro que você fica ~já sei o que vai acontecer no final~, mas você também quer saber como que a protagonista viveu e lidou com tudo até o final.

Aione 08/11/2016

Tanto a premissa quanto a capa de O livro de memórias chamaram minha atenção. Esperei um misto de sensibilidade e drama em suas páginas, e acabei encontrando ainda mais do que isso.

Sammie é a melhor aluna de seu colégio e ela se orgulha de suas ambições e de seu potencial para conquistá-las. Ela não é uma garota de beleza padrão, mas pouco se importa com sua aparência ou com o que os outros podem pensar dela nesse aspecto. Ela sabe que seu cérebro é seu ponto forte, e dele se orgulha. Porém, quando descobre ter uma rara doença que pouco a pouco levará suas memórias, sua coordenação e sua vida a como ela está habituada, ela inicia uma espécie de diário, tanto para preservar suas lembranças quanto para aprender a lidar com as mudanças repentinamente impostas a ela.

O primeiro ponto interessante de O livro de memórias é a própria protagonista. Normalmente, personagens inteligentes, que fogem do padrão de beleza, quando protagonistas, se sentem inseguras sobre suas características e procuram se adaptar. Sammie não. Adorei seu foco, sua determinação e sua praticidade, e a maneira de como essas qualidades interferem em suas atitudes e visão de mundo. Sammie é autêntica, e nos conquista por isso.

Ainda, tanto sua condição quanto sua personalidade afetam sua escrita. Assim, a narrativa se dá em primeira pessoa, sendo o relato direto de Sammie a respeito de sua vida. E justamente por esse relato ser tão sincero e próximo da personagem que nos sentimos tocados pela história, como se estivéssemos lendo o diário de alguém, percebendo seu humor, sua garra, suas dificuldades e suas percepções.

Porém, mais do que da personagem em si ou da escrita, o que mais me agradou no enredo foi o desenrolar dos acontecimentos. Em O livro de memórias, Sammie nos mostra o quanto a vida é imprevisível, e que é possível encontrar amor e alegria mesmo nos momentos em que mais parece impossível ser feliz, aqueles nos quais não enxergamos absolutamente nenhuma perspectiva. Foi incrível perceber Sammie se descobrindo, se reavaliando e percebendo novas possibilidades.

De modo geral, O livro de memórias me proporcionou uma leitura fluida, ao mesmo tempo leve e reflexiva, com momentos de sensibilidade intensificados ao final, que acabou por, inevitavelmente, me emocionar. Indico a leitura para quem gosta de histórias emocionantes, com uma personagem que, sem se mostrar idealizada ou doutrinária, nos ensina a valorizar e a descobrir o que de fato merece ser valorizado em nossas próprias jornadas.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/11/08/resenha-o-livro-de-memorias-lara-avery/

Nana 20/04/2023

O livro é muito bom, a premissa dele e a história são bem contadas e te deixam querendo saber mais. Chorei em MUITOS momentos pq me sentia no lugar da Sammie, não sei se por conta da escrita ou pq me afundei nesse livro, mas como um todo ele é ótimo.