O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Andrea141 21/03/2024

Muita paciência e persistência para este aqui
Demorei para me empolgar com este livro, mas quando veio.. veio.. Precisa ter muita paciência com as explicações sobre a física porque, mais para frente, tudo se encaixa (especialmente o jogo!).

Anderson Galeno 24/05/2024

Fiquei impressionado como a história é criativa e bem realizada. O gênero é muito muito difícil de acompanhar porémnãoéimpossível. Mas para quem tem mais familiaridade com conceitos da física, a leitura é ainda mais prazerosa.

LeticiaSPereira 13/04/2024

Um pouco lento
A história é super interessante, contudo achei um pouco lento, as coisas demoram para acontecer. Além disso, é necessário um pouco de conhecimento da cultura chinesa.

Dayson.Cordeiro 19/04/2024

Teoria do inseto
Eu comecei a ler e perceber relações entre a história e o livro "o homem que calculava", com as histórias dos cientistas famosos e os encontros, mas explora bem o contexto extraterrestre e aplicações da ciência. Usando a imaginação e licença poética, obviamente, não dá pra ler sendo crítico reclamando de tudo.

Milena 24/03/2024

Sci-fi de primeira
Fazia tempo que não lia ficção científica, e me desafiei em O Problema dos Três Corpos porque gostei muito da premissa.
Aviso aos leitores: essa não é uma leitura fácil. Tem muitos elementos difíceis, senti falta de uma contextualização história mais bem feita, de colocações mais comuns para termos técnicos.
Se o autor, ou o tradutor, tivessem contextualizado melhor o que foi a Revolução Cultural, o que era a Guarda Vermelha, eu não teria passado o início inteiro do livro completamente perdida.
Mas vale muito a leitura, e já quero terminar a trilogia.

wi. 04/04/2024

A força visual dessa descrição
?Por um tempo, os dois pedaços destroçados permaneceram ligados por tiras de lava derretida que se aglutinaram em um rio espacial. A lava por fim resfriou e formou anéis em torno dos planetas, mas, devido às perturbações dos planetas, os anéis eram instáveis. As rochas que compunham esses anéis caíram de volta na superfície em um a chuva de pedregulhos gigantes que durou séculos?"

jaozin77 10/04/2024

Um livro kk
Eu não diria que é um grande livro, é mais como um ensaio sobre a humanidade tendo um primeiro contato com a vida em outro planeta. O ser humano acaba não se acostumando a ideia de ser sozinho, sabe, e é um livro que faz você refletir muito nisso sobre a ideia de estar sozinho. E quando você para para analisar isso é que você percebe todas as criações dos seres humanos todo o trabalho que o ser humano fez para crescimento da ciência no mundo, o livro ele leva a essa reflexão de imaginar que não é porque conhecemos ou imaginamos vida fora da terra que a tecnologia dessa vida alienígena, é melhor e mais evoluída que a vida na terra.

Larissa Benevides (Clã) 25/09/2017

Resenha: O problema dos três corpos
"Todas as provas apontam para uma única conclusão: a física nunca existiu nem jamais existirá. Sei que o que estou fazendo é irresponsável. Mas não tenho escolha."
O Problema dos Três Corpos é o primeiro livro da trilogia de Ficção Científica de Cinix Liu. Os títulos dos dois próximos livros em inglês são The Dark Forest e Death's End, ainda sem previsão de lançamento no Brasil.

O livro começa contando a história de uma época de conflito na China. Utilizando fatos históricos, o autor apresenta o passado de uma personagem principal, Ye Wenjie.
"E os jovens guardas-vermelhos da Brigada 28 de Abril eram realmente capazes de uma loucura dessas. Em comparação com os homens e as mulheres experientes da primeira geração, os novos rebeldes eram uma matilha de lobos andando sobre carvão em brasa, mais insanos que a insanidade."
Ye era uma jovem em plena Revolução Cultural Chinesa . Seu pai era um estudioso que foi perseguido por seu conhecimento e por não aceitar as imposições dos revolucionários.

Assim a jovem viu de perto o pior lado do ser humano. Aqueles momentos da história da humanidade que nos assombram e nos impressionam pela capacidade que o ser humano tem de fazer coisas completamente irracionais (mesmo as pessoas justificando com um milhão de motivos, as ações mais grotescas).

"Ela pegou o machado e a serra e começou a cortar os galhos do tronco. Sempre que fazia isso, tinha a sensação de estar limpando o cadáver de um gigante. Às vezes, imaginava que o gigante era seu pai. As emoções daquela noite terrível dois anos atrás, quando limpou o corpo do pai no necrotério, voltavam à tona, e as rachaduras na casca do cedro pareciam se transformar nas cicatrizes antigas e nos ferimentos novos que cobriam seu pai."

Em paralelo a história de Ye, o autor narra o tempo atual onde uma série de suicídios está sendo investigado por diversos setores de segurança dos países influentes.

Aqui acompanhamos Wang Miao, um especialista em nanomateriais, que recebe uma proposta do governo para se infiltrar num grupo que possivelmente trará respostas para esse mistério que envolve a segurança mundial.

Em meio as investigações ficamos sabendo de um projeto do governo chinês para contato com a vida alienígena. Todo o projeto ocorreu durante a revolução cultural e Ye fazia parte da equipe do projeto. A grande questão é o que queremos dos seres extraterrestres? Ou muito mais importante, o que os alienígenas vão querer do nosso planeta.

"Outras nações já enviaram mensagens para o espaço. É perigoso se os extraterrestres só ouvirem a voz delas. Também precisamos nos pronunciar. Só assim eles terão uma imagem completa da sociedade humana. Não é possível saber a verdade ouvindo apenas um dos lados. Devemos providenciar isso o quanto antes."

O livro foi uma experiência para mim. Primeiro livro de ficção científica e primeiro livro de autor asiático. E gostei bastante.

O autor possui uma escrita bem explicativa e nesse primeiro livro pude conhecer bastante sobre esse período da história da China e de alguns de seus costumes, bem como de física.

Além disso o livro possui muita informação de um jogo de realidade que é ponto chave para a compreensão da história e alguns momentos eu tinha que ficar bem concentrada para não me perder em meio a tanto conteúdo. Mas acredito que no próximo livro fique mais fácil de acompanhar todos os acontecimentos, visto que um dos principais mistérios (acredito eu) já foi contado no final deste livro.
"Era impossível esperar um despertar moral da humanidade assim como era impossível esperar que os humanos movessem a Terra com seus próprios cabelos. O despertar moral exigia uma força externa à raça humana."
O livro tem um enredo interessante e o primeiro livro acredito que seja para situar todos no ambiente da história. Se os próximos seguirem a linha de desenvolvimento, acredito que os próximos possam finalizar uma trilogia bem empolgante envolvendo física, jogos e alienígenas.

Além é claro de nos deixar com as reflexões sobre o comportamento dos seres humanos com o meio ambiente e com seus semelhantes.

Será que conseguiremos o grande despertar moral para não acontecer mais atrocidades em nossa história? Será possível um mundo onde a paz e o sentimento de comunidade prevaleça?

Não posso deixar de falar que este primeiro livro apresenta o ambiente e o passado dos principais personagens. Explica como os acontecimentos do passado influenciaram nos acontecimentos do presente. Assim é um livro mais lento. Analisando o livro sozinho, não satisfez completamente a leitura, pois quando finalmente começou a ação e a temática do próprio livro, ele acabou. Assim reforço que ele foi a iniciação de uma trilogia e acredito que as informações contidas nele, serão muito importantes na série como um todo. Vou aguardar ansiosa a continuação!

"Vamos aos fatos: os seres humanos levaram mais de cem mil anos terrestres para evoluir da Era da Caça e Coleta para a Era Agrícola. Para ir da Era Agrícola para a Industrial, levaram alguns milhares de anos. Agora, para ir da Era Industrial para a Atômica, só levaram duzentos anos terrestres. Depois, em apenas algumas décadas terrestres, entraram na Era da Informação. Essa civilização possui uma capacidade assustadora de acelerar o próprio progresso."

site: http://www.cladoslivros.com.br/2017/01/resenha-o-problema-dos-tres-corpos-de.html

Kathleen.Campos 30/11/2022

Pouca ficção e muito científica mas é legal
O começo é bem paradão, eu fui na expectativa de um livro sobre alienígenas com muita ficção mas é bem diferente do que eu esperava. Acho que nos 30% do livro eu comecei a me apegar a história e achar interessante, a forma como ele apresenta as questões e dúvidas dos personagens é muito intrigante e você fica querendo saber onde aquilo vai levar. Os ets mesmo só aparecem nos acréscimos do segundo tempo kkkkk mas quando aparecem você percebe como eles funcionam e as interferências deles pra história e aí o livro acaba e te deixa empolgado e com a expectativa de saber o que acontece depois do final.

Ginete Negro 2.0 19/02/2024

Constante, não tão empolgante
Adiantei-me a ler "O problema dos três corpos" mais por conta da série que será lançada em breve, e pensando bem não sei como poderá ser adaptada de modo que o grande público possa acompanhar ansiosamente por cada episódio (mas posso estar errado, espero que sim). O que posso dizer é que a estória me prendeu mais nos últimos 20% de leitura,sobretudo quando envolve a interação de trissolarianos ao receberem a mensagem da Terra.

Vale a pena a leitura dos próximos dois livros? Certamente. Mas espero me empolgar mais com a leitura.

Valesi 24/02/2024

Fiquei em dúvida!
Não é uma coisa que costuma acontecer muito, alíás é bastante raro: eu realmente não sei se gostei desse livro!!
O problema dos Três Corpos está vindo com alta expectativa, até pela adaptação para série da Netflix, então resolvi me adiantar para conhecer ao menos o início da história. E foi uma montanha russa de emoções.
Minha percepção variou de ficção científica de alto nível para novelinha manjada e de volta a uma história bem pensada de um capítulo para o outro; em alguns momentos da leitura eu estava adorando os conceitos desenvolvidos e bem escritos, em outros eu estava afundando em personagens rasos e previsíveis. Não sei o quanto é culpa da tradução e o quanto é a própria narrativa.
Muitas resenhas ressaltam a grande quantidade de termos técnicos como uma dificuldade, mas para mim os nomes em chinês (língua que eu não conheço nada) foram o maior obstáculo, levei algum tempo para saber quem é quem.
Apesar de ser o primeiro de uma trilogia, a história se basta e o livro pode ser lido como volume único. Provavelmente lerei as continuações quando tiver oportunidade, mas não estou ansioso para isso.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/03/2024

Ye Wenjie , Uma jovem astrofísica que trabalha na Base Costa Vermelha durante a revolução cultural chinesa , não acredita mais na humanidade depois que viu a família ser destroçada pelas forças de repressão de regime.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556510204

Shiro 13/03/2024

Uma ótima porta de entrada para ficção-científica!
Esse livro me trouxe uma jornada muito interessante e reflexiva, gosto do gênero e me aventurei em algumas leituras, mas essa definitivamente é uma das mais interessantes e gostosas de se ler, vale muito a pena dar uma chance!

Hey_Guga 19/03/2024

Precisamente satisfatório.
Fosse talvez mais digno de um 3,5, o compêndio de qualidades desta obra aparentam como satisfatórios, sua descrição ideal.

Apesar de que sua performance realce um caráter não muito exuberante, é irrevogável afirmar que Xi Lin escreveu uma ficção científica em que a ciência em si, menos se destaca - o que não seria muito incomum para um Sci-Fi, apesar de contrariar a mim mesmo se o assunto for "Três Corpos", o jogo - embora referencio como o apogeu da narrativa a filosofia trissolariana (e geral) e o temor do confronto com uma sociedade extraterrestre.

Ye, gostando ou não, empunha-nos, tal qual faz à história, como sua adaga pessoal, guiando-nos em sua bainha de segredos e tensões, expondo-nos, o fio da lâmina, quando preciso. Assim somos translocados de um revoltado pessimismo de uma jovem discriminada numa era de revoluções opressoras - em uma clássica epifania espiritual e simbologista que ganha forma nas críticas da "primavera silenciosa" - para uma lúcida transtornada, que de tão desesperada fez-se esclarecida e uma religião reformadora de sociedades (ou
expurgadora), que deita suas esperanças e com elas a sua própria carne, na solução advinda de fora do lúgubre planeta terra.