The Collapsing Empire

The Collapsing Empire John Scalzi

Resenhas - The Collapsing Empire

Mateus Braga 27/02/2022

Primeiro contato com Scalzi
Já havia escutado falar sobre John Scalzi através de A Guerra do Velho, no entanto, a sinopse nunca me agradou a ponto de me motivar a ler.

Em The Collapsing Empire, vi a oportunidade que faltava pra conhecer o autor, já que sua sinopse me pareceu mais atrativa e coerente com meu gosto pela ficção científica.

Apesar de alguns infodumps, e pitadas de humor (que não são particularmente meu estilo), nenhum deles foi suficiente para me fazer desgostar da trama e dos personagens bem construídos.

Provavelmente continuarei lendo os demais livros da série, apesar de me dar por satisfeito com o final.

Anna Martins 10/07/2021

Nos agradecimentos ao final do livro, o autor deixa claro que já tinha pensando no nome, The Collapsing Empire, há bastante tempo, e não tinha relação com o ano de lançamento do livro, 2016, mas óbvio que tem muito inspiração do mundo em que vivemos. A nossa relação com a Terra e todos a nossa volta é de interdependência, mas na maioria das vezes estamos alheios aos que se aproveitam disso.

Curti muito todos os narradores, todos tem vozes muito claras e distintas, além de que grande parte são mulheres e elas não me soaram genéricas. Tem personagens femininas, principalmente escritas por homens, que as vezes a gente só sabe que tem esse gênero por que tá escrito, mas não dá pra identificar nenhum tipo de recorte, o que não acontece aqui.

Eu meio que imagino onde a história vai chegar, mas não tenho ideia do caminho, o autor subverte bastante da nossa expectativa durante a leitura e acredito que vai continuar assim no restante da série.

Fábio M. Barreto 29/04/2018

Resenha "in character" resolve tudo.
"Bom pra caralho! Tá fazendo o quê olhando pra minha cara aqui? Vai ler, agora!" - Kiva Lagos

Veronica @gatonolivro 19/02/2018

Com a descoberta do Fluxo foi possível a viagem entre planetas, os humanos se mudaram para diferentes partes e usam esse caminho para sobreviver com comercio entre as várias colônias humanas. O caminho para a Terra se fechou a muito tempo então criaram um novo império com novas regras, mas essas regras podem ser o final de tudo quando o Fluxo começar a desaparecer.

Marce Claremont um cientista do fluxo como seu pai, tem que contar ao imperador sobre como o caminho do fluxo está em colapso, ele tem que ir pessoalmente porque o caminho para seu planeta se fechara e perdera todo o contato com o resto do império, a comunicação demora 9 meses, então ele também não sabe que tem uma nova imperatriz, nenhum dos dois queria estar nesse trabalho, mas sobrou para eles.

Eu adoro o humor do autor e esse livro não me desapontou e como todos li super rapido. Cheio de mulher fortes e diversidade, adorei todas elas, da nova imperatriz Cardenia Wu, Kiva da casa de Lagos que deve falar 90% dos palavrões do livro e também a mãe dela a líder da casa, Nadashe Nohamapetan mandando por trás de todo mundo. Também o cientista fofo Marce Claremont, que tem como irmã gêmea uma militar que todos tem medo e que protege ele. Kiva é minha favorita, ela anda mandando todo mundo sair do caminho e calar a boca, e não passa um minuto sem um palavrão ou procurando alguém para dormir com ela.

site: https://gatonolivro.blogspot.com.br/2018/02/the-collapsing-empire-interdependency-1.html