Longe Deste Insensato Mundo

Longe Deste Insensato Mundo Thomas Hardy

Resenhas - Longe Deste Insensato Mundo

completamenteavoada 09/06/2022

Amei o livro odiei a protagonista
"Mas desde que as coisas são como são, poderia ter sido pior e me sinto agradecido adequadamente.?

Eu tbm estou agradecida por ter tido um final menos desastroso, apesar de que Bathsheba merecia, porque oh mulherzinha sonsa e insuportável. Só torci por um final "feliz" por causa de Gabriel, pela paciência dele, que talvez supere a de Jó. Tive minhas desconfianças com a narrativa do autor que ficou no limite de "ele está tecendo uma crítica à essa chata da Bathsheba ou está sendo misógino"? Mas, vou dizer ao eu coração que era só uma crítica à essa chata imunda Miss Everdene. Pensando bem, eu faria os mesmo comentários. Te entendo Thomas Hard ?. Enfim, um bom livro, com reviravoltas dignas de um bom romance vitoriano. ??

Dayane 27/11/2020

Meu xodó do Thomas Hardy
Lembro que em 2015 quando assisti o filme que lançou naquele ano com o mesmo titulo do livro, eu mal sabia quem era Thomas Hardy, não conhecia o autor e muito menos que Longe Deste Insensato Mundo era um livro. Então assisti ao filme e fiquei pasma com a beleza da história, foi quando descobri o autor e o livro e lembro que na época, não achei o livro em canto nenhum. Até que tive o prazer de ler agora na pandemia em 2020, pela editora Pedra Azul. E mais uma vez, tive as mesmas sensações de quando vi o filme pela primeira vez, que história LINDA! Onde nós conhecemos a Bathsheba Everdene, e seu dilema entre 3 homens tão diferentes um do outro, com defeitos e virtudes e ao mesmo tempo , a sua luta para manter a fazenda que ela herda, em pé e rendendo bons frutos.
Quer saber mais sobre a minha opinião? Então clica no link e veja a vídeo resenha!
#1livroem5minutos

Autor: Thomas Hardy {Inglaterra, 1840-1928}
Tradução: Ellen Bussaglia
Editora: Pedrazul
328p.

"Longe deste insensato mundo" é vendido como a história de Bathsheba Everdene, às voltas com seus três pretendentes. Não bastasse um triângulo, temos um quadrilátero amoroso na era vitoriana, yay!

Mas Thomas Hardy é Thomas Hardy, não é? O livro entrega bem mais que o 'com quem a mocinha vai ficar?'. Amo as descrições de sua ficcional Wessex. A vida rural inglesa, em fins do século XIX: as montanhas, as plantações de trigo, as ovelhas, a igreja, a cervejaria. Um mundo há muito extinto. Lírico, poético e expressivo. Ô homem para escrever bem.

Como constrói personagens memoráveis. Ninguém é totalmente bom ou ruim. Todos estão propensos a cometer uma decisão impulsiva ou um erro na avaliação do caráter de alguém. E, diferentemente de em "Tess dos D'Urbervilles", temos um Hardy mais compassivo, que permite finais felizes.

Bathsheba, dentre tantas personagens vitorianas, é uma das mais independentes. Ao herdar uma grande fazenda, ela decide administrá-la por conta. Por outro lado, sendo jovem e bonita, mostra-se insegura ao buscar a validação dos homens de seu convívio.

O pastor Gabriel Oak, o sargento Troy e o fazendeiro Boldwood. Cada um a atrai por uma razão distinta, cada um com suas falhas e acertos. É gratificante ler sobre as interações entre esses personagens e suas trajetórias.

"Longe deste insensato mundo" foi o primeiro romance de Hardy a alcançar sucesso de público. Dos que li, é o mais solar. Por fim, sendo ousada e anacrônica, afirmo que o casal principal é altamente shippável, rs. Recomendo, com força.?

Ps. Há uma adaptação cinematográfica, lindíssima e bem fiel ao livro, com a Carey Mulligan, de Bathsheba, Matthias Schoenaerts, de Gabriel Oak e Michael Sheen, de William Boldwood.

"Falaram muito pouco de seus sentimentos. Frases bonitas e calorosas seriam, provavelmente, desnecessárias entre eles. O afeto deles era substancial, palpável. Os dois, que foram colocados juntos, conheciam os lados mais sombrios do caráter um do outro." p. 323

Mariana.Scolforo 06/03/2020

Uma leitura culta e fascinante, com romance, drama e disputas. Primeiro livro de Hardy que eu li e gostei muito da leitura!

Yasmin | @pernambookanas 29/01/2023

Oi, oi, gente. Hoje eu trago uma resenha do um clássico vitoriano, não conhecia nada do autor e acabei me surpreendendo bastante. Eu fiquei motivada a ler, depois de assistir a adaptação cinematográfica de 2015 e fiquei surpresa ao ler quando percebi a fidelidade da obra.

Sobre o livro, de uma maneira geral gostei muito. No início, eu estava me sentindo culpada por não ter gostado tanto da mocinho do livro, mas depois de ler fui atrás das resenhas e percebi que a maioria não gostou , fiquei aliviada confesso. Acho que a grande diferença entre a mocinha do filme para do livro é no quesito de carisma. A atriz Carey Mulligan ela consegue dar camadas as expressões da personagem, coisa que no livro eu senti falta, em muitos momentos, eu acabei interpretando Bathsheba Everdene no livro um tanto mimada e inconstante.

Outra coisa que me incomodou no livro foi a construção do casal. Não é que seja ruim, sabe? Mas, faltou aprofundar um pouco, talvez mais interações entre si (não estou dizendo de beijos e afins, estou falando de mais diálogos mesmo)

Apesar desses detalhes, o livro é muito bom. O grande protagonista do livro (acho que podemos dizer assim?) é Gabriel Oak, a maior partes das cenas ele está presente e ele faz jus a um perfeito mocinho sempre rendido pela dona do coração. Isso não quer dizer que ele não deixe de expressar o que sente em relação as atitudes duvidosas dela.

Como eu não tinha lido nada do Thomas Hardy, eu fiquei surpresa com a fluidez da leitura. Quando se pensa em clássicos, geralmente é associados na dificuldade do ritmo de leitura. Isso não acontece aqui, ele consegue construir a história perfeitamente sem deixar pontas soltas e de maneira bastante coerente com as características dos personagens.

Enfim, acho que talvez eu tenha me estendido demais. Eu gostei bastante do livro, só tirei uma estrela pelos pontos que me incomodei (0,5 estrela para cada estresse kkk). No mais, recomendo muito a leitura!
Cleo.Bianche 08/01/2024minha estante
Otima resenha, aqui Um filme que fez eu ler livro, e gostar dos dois. Pra mim, o casal de atores foi perfeitos.

Yasmin | @pernambookanas 09/01/2024minha estante
obrigada, a química entre os atores ajudou muito

Malu 29/11/2019

O livro é bastante ousado e criativo e gostei muito da lírica que Thomas Hardy empregou nele. Mas achei muito arrastado, os bons momentos demoram pra chegar. No entanto, o final foi apressado. Ainda assim, na minha opinião, vale a pena a leitura, mesmo que ele não tenha virado um dos meus preferidos. A delicadeza das descrições e as personalidades dos personagens fazem de Longe Deste Insensato Mundo uma leitura prazerosa e interessante.

Flávia Pasqualin 21/03/2019

Bathsheba é uma moça pobre que vê sua vida mudar ao herdar uma propriedade rural. Forte e determina ela ignora os preceitos da época e decide ela mesma tomar conta de tudo sem necessitar de um administrador para isso. Chamando a atenção por seu espírito destemido e autoconfiante ela desperta a cobiça de três homens distintos. Um deles é Gabriel Oak que a conheceu quando ela ainda era pobre; Após perder sua propriedade o destino o leva novamente ao encontro de sua amada Bathsheba. O outro é um fazendeiro rico de meia idade muito respeitado na região, o sr. Boldwood, que depois de uma brincadeira de mau gosto passa a nutrir uma certa obsessão por Bathsheba, insistindo que ela seja sua esposa. Pra finalizar temos o sargento Troy, um homem atraente e sedutor, mas de índole duvidosa por ser conhecido como um conquistador barato. É entre sentimentos conflitantes e homens tão diferentes que Bathsheba ditará o rumo de sua vida, dividida entre o certo a se fazer e o que seu coração realmente deseja.

FLOGERI 16/12/2020

Ela quer ser livre
O livro e um classico sua narrativa e facil de entender não é arrastada. A personagem quer ser a frente de seu tempo mas em uma sociedade machista então e bom para termos uma perspectiva.

Filipe 30/01/2024

Lendo a edição lusitana, pois não gosto das traduções e revisões da Editora Pedrazul. É cedo pra manifestar qualquer opinião sobre o enredo propriamente, porém a prosa é arrebatadora. Eu achava que o Thomas Hardy era um escritor menor dentro do século XIX, até ler um ppuco do ensaio da Virginia Woolf a respeito dele. Lendo com enorme deleite o louvor à natireza que esse homem é capaz de exprimir. Comparável a Ralph Waldo Emerson no seu poder evocatório e na sua felicidade descrevendo cada elemento visual.