Confissões de uma máscara

Confissões de uma máscara Yukio Mishima
Yukio Mishima

Resenhas - Confissões de uma Máscara

@eleeoslivros 07/05/2024

Um livro que conta a historia de um homem que durante a vida decide viver através de uma mascara, mostrando para os outros o que eles querem ver e não o que ele realmente é.

R3nan 05/05/2024

Chato, e não dá nem pra culpar minha ressaca
É bem o que eu esperava do livro, mas se em uma parte o autor consegue explorar muito bem as questões de sua sexualidade, o resto fica tão isolado, como se o centexto histórico não fosse relevante - mesmo ele se tornando um baita extremista no futuro.

Quando comecei a imaginar aquela sequência do meio do livro até o final da parte 3 como se estivesse no filme ?Vidas ao Vento? do estúdio Ghibli, até que desceu muito bem.

Não deixa de ser uma história sobre a guerra, e até pelo tom autobiografico, mesmo não sendo um, mostrar o impacto de tal e intercalar isso com uma pessoalidade, resulta numa boa mescla desses temas, além da casualidades e da capacidade do autor de expor esses fatos.

O que me deixa apático em relação a história é em como o autor demanda uma certa frieza em tudo, e é óbvio que um amor no meio da guerra não tem precedentes, mas é como se os esboços de felicidade e até mesmo de intensidades e exploração da sexualidade fossem todos robotizados.

Entendo na onde queria chegar, mas é um quebra clima gigantesco. Como análise psicológica até funcionaria, mas como um romance, não alcança o que pretende.

Mandark 23/04/2024

Identificação...
Uma vida não vivida, de mentiras, de fugas, de tentativas e saídas esquivas. Uma vida centrada na tentativa de ser o melhor e passar despercebido. Uma dualidade constante. Uma vida que engendra outros em uma teia de possibilidades inexistentes. Um livro forte, fruto de uma mente jovem e marcada pela dúvida do ser e do não conseguir. Desejo e dor em proporções iguais, em uma existência destinada a simplesmente não ser, em uma eterna busca por normalidade. São tantas as situações e as referências pessoais que a proximidade e a confusão entre leitor e autor reescreve uma história de possibilidades não realizadas na ficção e na realidade.

Nelson.Nogueira 22/04/2024

Uma obra bem introspectiva mas que nos permite identificação imediata com o protagonista que tem que vestir uma máscara para enfrentar a sociedade que não o aceita como ele realmente é.

Samira.Nasc 04/04/2024

Íntimo e singular
Um livro visual. A exposição das cenas são extremamente descritivas e por muitas vezes senti que invadia o espaço físico e a intimidade do protagonista. Suas preferências sexuais são bem peculiares e são incômodas certas descrições, mas é interessante observar que há inclinação para essas preferências desde a infância.
O homem sente prazer em tudo o que remete a morte ou se relaciona com ela.
Torci para que Koo-chan pudesse expressar sua homossexualidade, é triste viver atrás de uma máscara, muito provável que no fim a vida seguiu igual (o que esperar do japao em 1945?). Seu amor sobre Sonoko parece mais um amor de admiração do que amor romântico, ela era sua musa.

Oh céus, a pintura de São Sebastião...

bimbicobimboca 02/04/2024

Vazio sufocante, culpa, inquietação: a prosa de Mishima é repleta de um deleite violento e ardiloso. Palavras ásperas, conflituosas amontoam-se, dando contorno a turvas explosões de guerra. Guerras internas e externas brilham foscas num universo maldito e corrosivo. O texto ecoa na garganta, nódulos, pré-choro; há um tipo de licenciosidade profana e impiedosa que oprime e arde.

isabela_guilhem 26/03/2024

Gostei bastante, me prendeu!
Basicamente, o livro vai tratar da história de um garoto que tem que sempre se disfarçar com ?máscaras? para reprimir a sua sexualidade, e em um momento ele até se obriga a amar uma menina, a Sonoko, porém não sente nenhum desejo por ela? Enfim, ele também é meio sadomasoquista com uns desejos estranhos e peculiares? No geral, um personagem confuso com a vida, com sua própria sexualidade e com o contexto que esta vivendo, e essa confusão permeia o livro todo. Gostei bastante, principalmente da escrita belíssima e envolvente. Só não consegui sentir tanta empatia assim pelo personagem, mas tem muitas questões importantes sendo abordadas.

Maria 19/03/2024

Personagem com muitas camadas
Um livro bastante desafiador, com um protagonista bastante complexo e repleto de camadas. Chegando ao final do livro não pude desvendá-lo por completo. Ainda restaram vários questionamentos sobre o verdadeiro eu do personagem. A máscara realmente impedia o encontro com esse sujeito que passou sua vida lutando para ser outro. Que angústia.
Demorei bastante para ler esse, pois achei a leitura complexa e cansativa por vezes. Descrições extremamente longas, com palavras difíceis e sentimentos que não fui capaz de entendê-los em sua completude.

Ana Lívia 07/03/2024

Peguei esse livro por curiosidade, já tinha ouvido falar sobre. Foi muito interessante acompanhar a história do personagem principal e suas descobertas sobre sua sexualidade e como ele passa por suas questões e preconceitos ao longo da vida. A leitura foi rápida e proveitosa.

Sofia Meneghel 03/01/2024

Dolorosamente sincero
?Todos dizem que a vida é como um palco. Não acho, porém, que haja muitas pessoas como eu, que, desde o final da infância, tenham tido a consciência de que a vida é, de fato, um palco.?
Choi Jin Ri 03/01/2024minha estante
Amei essa frase ??

cyberenjeru 28/12/2023

Apesar de gostar da escrita do Yukio este livro é um pouco cansativo, isso que é curto, pelas extensas e repetitivas descrições de rapazes e as punhetas do protagonista. Fica mais interessante quando ele se torna adulto e descreve seus sentimentos em relação a guerra e seus medos quanto ao futuro.

Matheus945 17/12/2023

Uma agradável surpresa no fim do ano. Um belíssimo livro de Mishima, o segundo que leio do autor e primeiro que favorito, que enreda ramos dentro de pessoas que passaram por experiências parecidas com a do protagonista do livro. O livro mostra como as pressões sociais criam essa necessidade de se usar uma máscara, principalmente de pessoas que estão num momento de exploração ou descobrimento sexual, e de como elas nos afetam com recalques psicológicos. No caso do protagonista do livro, a repressão dos sentimentos sexuais que nutria por outros homens resultava no desejo de ver mortes gloriosas e honradas, como no caso de São Sebastião, e também no desejo de homens com certo ar de brutalidade e coragem, o completo oposto do protagonista frágil, franzino e arredio.

A narrativa depois se envereda na vontade que o protagonista nutre, sem resultados, de se apaixonar e viver uma vida "normal" ao lado de uma mulher. O resultado disso não poderia ser diferente: o dano emocional que ele se auto-infringe para se adequar o torna depressivo e suicida. Além disso, a história se passa durante a 2a Guerra Mundial, isso para o personagem surge de forma quase que a solucionar os problemas que sentia, e contempla por longos momentos a possiblidade de morrer durante algum ataque ao Japão.

Uma leitura espetacular, que esmiuça toda a natureza dos sentimentos humanos, de que forma eles surgem, dos questionamentos que eles trazem, de como nos desdobramos para entendê-los, do dito e do não-dito, do amor e sua falta de simplicidade. Além disso, me identifiquei muito com o protagonista durante esses momentos da descoberta da sexualidade, a cena em que ele chegava fantasiado de uma atriz de teatro para a família pensando que os divertiria e sendo repudiado por isso é uma cena simbólica para nós que fomos crianças viadas. Durante muito tempo na minha vida me percebi como o protagonista, de que o que eu sentia era errado, que eu seria rejeitado pela minha família se seguisse o que eu queria, de que eu deveria fingir ser o que não era para agradar, e isso causa uma marca permanente na alma.

Recomendo muito! Livraço curtinho.

duca nascente 12/12/2023

Simplesmente encantador o que este livro traz, por pouco eu não coloco ele entre os meus favoritos, aqui é de uma voracidade sem tamanho, cada capítulo vemos uma evolução diferente no Koo-chan e seu gosto sádico.

Com certeza quero relê-lo em alguma oportunidade.

Caio738 17/11/2023

Breve e brutal
Texto bastante enxuto, que consegue potencializar o efeito doloroso que permeia a história. As cenas e metáforas são cuidadosamente selecionadas e conseguem causar grande impressão sobre o tema principal da obra: a homossexualidade e o sofrimento de um jovem na sociedade japonesa.