Balada 80

Balada 80 Denise Barbosa

Resenhas - Balada 80

Mari.Brombatti 04/08/2022

Fiquei louca pra ler por trazer referências dos anos 80 e pelo patins na capa. Amei o rumo que a história tomou apesar de não concordar sempre com a Vanessa mas a escrita matou boa parte da empolgação. Por ser um romance destinado ao público jovem e protagonizado por adolescentes dessa época eu esperava uma linguagem mais informal e com expressões idiomáticas locais. No fim acabou sendo um livro escrito com muita formalidade para o contexto e uma narrativa artificial de mais.

duda.becaleto 06/07/2022

de longe vc n da nada, mas meu amg...
Esse livro me surpreendeu horrores! Eu jurava q seria um romance adolescente monótono, só q ele conseguiu ir além!!, me levou ao passado e eu amei ir um pouquinho aos anos 80, esse livro tem uma energia tão gostosinha.
Em certos momentos a protagonista me estressou um pouco(quem, principalmente nos anos 80, não conhece Legião Urbana??? caras...), mas os outros personagens me agradaram muito.
Li em menos de um dia e super recomendo eu ri bastante e tem uma escrita delicinha! E ainda é nacional, um amorzinho ?

Maselha Alves 01/03/2019

Balada 80 - Denise Barbosa
Balada 80 - Denise Barbosa

Uma nova oportunidade do conhecimento das décadas passados...

Haverá alguns spoilers

Balada 80 é um livro bem divertido e rápido de se ler disponível no ebook no site da Amazon em que você poderá ler no Kindle, a história basicamente conta sobre a Vanessa que começa sentir algo por Ricadinho conhecido como Ricardo um rapaz bonito, atraente, porém com um estilo totalmente diferente com o dela em que está acostumada a viver no seu dia a dia... Ricardo possui um estilo dos anos 80 no meio da modernidade da Vanessa; Resumindo ela conversou com sua amiga e tentou ao máximo se aproximar do rapaz, mas não dava 100% certo daquilo que ela pretendia, pois escutava músicas atuais, amava as tecnologias e o Ricardo era ao contrário de tudo isto (ele só conversava presenciail com os amigos ou no e-mail) o que deixou a Vanessa quase sem destino nenhum.
Mais lá pra frente ela meio que começa desistir dele e houve reviravoltas, intrigas ao finalizar com uma briga intensa com certas pessoas (para não dar spoiler) e através deste meio ela volta ao passado na década de 80 através de um colar ou uma pulseira se não me engano onde ela comprou (foi dinheiro aquilo hein), lá ela encontra sua mãe adolescente, seus avós e tataravós e convive começando a sentir o gosto, a sensação de viver neste tempo... confesso que amei bastante esta parte porque realmente as cenas introduzidas, palavras citadas, as festas, as conversas tudo estava baseado sem ser algo muito incomum a autora soube aproveitar bastante este tempo mostrando as condutas e o jeito das pessoas naqueles tempos.
Depois de um tempinho ela consegue voltar para o presente e tudo volta ao normal, mas ela consegue conviver de um jeito diferente e compreende tudo o que aconteceu dos anos passados até os dias de hoje.

Uma coisa que aprendi neste livro é que por muitas vezes criticamos as décadas anteriores ou até mesmo no nosso maravilhoso 2000, com estilos de roupas, músicas e não respeitamos por muitas vezes os gostos das pessoas, mas temos que compreender respeitar porque você nunca sabe do amanhã e poderá se apaixonar por músicas e tempos que nunca amara ou gostara.

Bjs e até mais.

Avaliação do livro: 5 Estrelas

site: https://maselhaalves.blogspot.com/2019/03/balada-80-denise-barbosa.html

Esther Cassimir 11/06/2018

Preciso dizer que a Vanessa é uma baita sortuda! Muitos dessa e de outras gerações dariam um braço para experienciar determinada situação que você terá que ler pra descobrir, mas sei que há de convir comigo. Vanessa, desenvolve uma paixão por Ricardo/Ricardinho... O belo e cobiçado rapaz é obcecado pelos anos 80. Advinha só onde nossa mocinha vai parar? Graças a uma fatalidade, acaba mais precisamente em: 1988! Deixando para trás o dito crush, Marília sua melhor amiga, seu smartphone, internet, chapinha... E tantos outros utilitários modernos.

Nos anos 80, ela tem a oportunidade de conviver com seus pais adolescentes, também com Lucinha, mãe de sua best Marília e melhor amiga de infância de sua mãe Luciana. Junto com as duas, vivência grandes aventuras, tudo isso com uma trilha sonora oitentista que faz a gente querer correr pro Spotify e adentrar ainda mais o clima. O que mais gostei na Van, foi seu espírito desbocado, por vezes inocente. Nossa estabanada protagonista, no ápice da adolescência, apronta umas prezepadas que em determinados momentos, me fizeram querer migrar para ambas as Goiás e dar aquela "sacudida" em seus ombrinhos.

Não sou fissurada, mas curto músicas dos anos 70, 80 e 90. Em contrapartida, sempre torci o nariz para filmes antigos, muito disto, devido a qualidade arcaica das imagens e efeitos especiais obsoletos. Sendo assim, consegui me identificar muito com Van, que classifica as produções musicais e cinematográficas de outras décadas como sendo "velharias". Isso abriu muito minha mente e tratarei de maratonar filmes clássicos e ouvir todas as músicas que não reconheci. Serviu como um baita guia de entretenimento dos anos 80, ou no mínimo um ponto de partida.

É tudo tão atemporal que me fez enxergar de forma mais complacente a famosa frase "Na minha época..." dita pelos mais velhos. Ainda peguei um pouco da fase em que as crianças brincavam na rua, a internet ainda engatinhava durante a minha infância. Então soa estranho para mim ver as crianças substituindo as Barbies e os carrinhos ao aderirem precocemente as redes sociais.

Foi como um portal para mim, consegui vislumbrar uma parcela do que meus pais experienciaram, consegui enxergar o país em outro contexto. Como um soco na cara dizendo: Ei, tira a cara do celular, não é porque "temos todo tempo do mundo" que devemos negligenciar até virar "tempo perdido" (referências, adoro! Kkkkk). Pois aquelas pessoas sim viviam, estavam muito mais inclinadas a interagir com o mundo físico.

Não devemos subestimar literatura juvenil, e este livro é um exemplo disto. Muita gente acha que estórias para essa faixa etária são supérfluas, porém, indico esta para todos de olhos fechados! Podemos identificar lições amenas e outras mais obvias envolvendo diversos valores, tudo narrado de forma jovial e dinâmica. Tenho certeza que vocês irão absorver muita coisa positiva. Os personagens são muito cativantes, o romance fofo demais da conta. Também é uma delícia as partes da história que se passam no presente (2014) onde acompanhamos toda a introdução e a vida real da Van, podemos dizer assim. Aonde temos: Victor (Aaaah!), Yula e Silvia (Grrr...), vó Laura, Babi...

Independente de apreciar a época ou não, tenho certeza que se deliciará com tanta nostalgia (se tiver pego a era que antecede a internet, ou quando a tecnologia ainda era um bebêzinho como no meu caso, que nasci no início dos anos 90), e curiosidade (se você for mais novo). Eu obtive ambos. Depois não me culpem se decidirem escavar a rede atrás das "velharias", mais encantados pelas antiguidades do que a Vanessa pelo Ricardinho! Fechei o livro com um sorrisinho bobo, cativada pela amabilidade proporcionada pelo enredo. Preparados para essa jornada oitentista?

site: https://www.instagram.com/sobrelivrosepalavras/

Luciana Souto de Oliveira 31/03/2018

Uma deliciosa leitura nostálgica
|Resenha| Balada 80| Denise Barbosa| Young|2016| 346 págs.|

A história se passa no ano de 2014 e narra o dia-a-dia de Vanessa, uma jovem como outra qualquer, cheia de anseios e dúvidas pertinentes às meninas de sua idade.

Vanessa vive com sua mãe, Luciana, que fora adolescente na década de 80 e, por isso, gostava de falar para a filha sobre os costumes de sua época, como as músicas e o modo como as pessoas se vestiam, por exemplo. Vanessa achava tudo aquilo muito estranho, não dava cabimento às conversas da mãe, afinal de contas, aquelas histórias pertenciam ao século passado.

Devido um determinado acontecimento, Vanessa viaja no tempo e vai parar no ano de 1988, no mesmo bairro em que ela mora, e lá conhece, por alguns dias, o mundo em que sua mãe viveu e sobre o qual tanto lhe falava, assim como todas as pessoas que eram do convívio de Luciana à época.

Não preciso dizer que foi uma confusão na cabeça de Vanessa, mas, aos poucos ela vai entendendo fatos sobre a vida de sua família, fazendo com que ela compreenda e conheça melhor as pessoas à sua volta.

Minha opinião: Eu AMEI esse livro. Estava louca para lê-lo há um tempo, pois, como a mãe de Vanessa, (que, inclusive, é minha xará, Luciana) também fui adolescente na década de 80. Parecia que o livro tinha sido escrito sobre a minha vida.

Adorei a escrita da autora. Uma conversa maravilhosa com o leitor, onde ela descreve exatamente como as coisas eram naquela época. Foi maravilhoso ler a forma como ela descreveu como as pessoas se comportavam; as músicas (amo todas que estão no livro, só faltou "Lady in red"); as bandas da época (como Legião Urbana e Engenheiros do Hawaii) e as brincadeiras na rua. E o mais interessante, ninguém tinha telefone celular. A conversa era olho no olho, ninguém precisava de whatsapp para se encontrar e as nossas saídas sempre davam certo. Éramos felizes e sabíamos.

Uma gostosa leitura nostálgica, principalmente para você que, como eu, já passou dos quarenta!

Joyce (Porre de Leitura) 16/02/2018

#ResenhaPLL: Balada 80 - Denise Barbosa
Em balada 80 conhecemos Vanessa uma garota de 15 anos. Ela é uma adolescente muito antenada, suas roupas estão sempre na moda, sua fala é cheia de gírias, ouve e assiste músicas e filmes apenas atuais e não sai antes de atualizar seu status do facebook.
Por muitas vezes, acaba se isolando em mundo só dela, preferindo conversas pelo celular do que pessoalmente.

“ Reconheço que sou muito ligada a redes sociais e isto acaba atrapalhando um pouco perceber o mundo a minha volta. Mas assumo que prefiro as conversas desenvolvidas virtualmente àquelas com pessoas que estão ao meu lado. Não sei, é mais forte que eu.”

Além disso, tem preconceito com tudo que é antigo.

“ – Sei lá, não curto aquela velharia, não.”

A jovem nutre sentimentos por Ricardinho, o garoto mais popular e lindo da escola, que por sua sorte está solteiro, mas o problema é que Vanessa nunca teve coragem de conversar com ele, já que esse está sempre rodeado por amigos. Até que um dia suas turmas se juntam em uma aula de educação física e tudo muda. Mas, logo ela percebe que Ricardinho tem um gosto muito diferente do dela, ele é culto, gosta de ler e é fascinado pelos anos 80. Se ela quiser conquistá-lo terá que abrir mão de seus preconceitos e aprender um pouco mais sobre essa época.

Entretanto, um acidente de moto deixa seu pai em estado grave, correndo risco de vida, o que a deixa devastada e à distrai completamente dessa tarefa.
Marilia sua melhor amiga percebendo sua tristeza faz de tudo para a animá-la e à convence a ir na feirinha comer um dos quitutes que vendem por lá. Já em seu passeio, ela encontra uma senhora vendendo um colar com uma pedra exatamente igual ao anel que seu pai deu de presente, e decide comprar, mas, antes de ir embora a vendedora conta uma história de uma lenda sobre a pedra do novo colar, é lógico que Vanessa decide não acreditar.

Enfim em casa, descobre que o estado de seu pai piorou, desolada vai a seu quarto tentar dormir para não pensa, mas não antes de deseja com todo coração poder fazer algo para seu amado pai.
E é nesse ponto que sua vida vira de pernas para o ar. Ao acordar percebe que alguma coisa está diferente.
Grande parte do livro se passa nos anos oitenta, época em que sua mãe era adolescente, um tempo onde a internet ainda não existia, e o pior de tudo: ainda não tinham inventado a chapinha.
Vanessa é o tipo de adolescente que ainda não se encontrou, inicialmente ela não me chamou atenção, à achei fútil, mas conforme fui lendo percebi que tratava- se de uma menina muito inteligente e com opiniões fortes. Gostei muito da forma com que a autora trabalhou a protagonista, e por fim fiquei apaixonada por ela. Em relação aos personagens secundarias, adorei sua melhor amiga, mas quem realmente roubou meu coração foi sua mãe.

A narrativa é envolvente, e a escrita é leve e fluida, terminei a leitura em apenas um dia, não consegui dormir até descobri o que aconteceria com Vanessa.
Achei uma leitura muito gostosa, e acho que um dos pontos que mais me agradou foi a riqueza de descrição, conforme eu ia lendo pude sentir como teria sido se eu tivesse nascido nos anos 80. Outro ponto positivo, foi todas as referências da música nacional que a autora colocou.

A capa está simplesmente linda, e os detalhes da diagramação são maravilhosos, todo inicio de capitulo leva a imagem de uma fita, o que deixa o livro um verdadeiro charme.
Balada 80 é da Denise Barbosa uma autora nacional de infanto juvenil, e chegou a mim como cortesia da autora.
Um livro divertido e emocionante, com certeza uma leitura para ser realizada em um dia, recomendo a todos principalmente aos fãs dessa década maravilhosa 80.

site: http://www.porredeleituraelivros.com/search?q=Balada+80

Dani Ramos 25/10/2017

Adorei!
Um livro totalmente voltado para aqueles amantes da década de oitenta e seus afins. Eu, particularmente, adoro essa década como outras anteriores (gosto mais de décadas antigas, do que a atual que vivo), e me senti “em casa” com essa leitura!
Com um vocabulário de fácil compreensão e momentos engraçados, Balada 80, nos mostra como era a vida naquela época e seus costumes, aprofundando nesse universo de canções simbólicas, filmes marcantes e geração saúde. Eu amei a leitura, desde o princípio dei muita risada com a personagem principal, Vanessa. Ela que no seu “mundinho” de tecnologia e facilidade, nunca se imaginaria passar por uma situação tão surreal que foi se teletransportar para a década de 1988. Ela se vê em um beco sem saída – não gostava e nem conhecia nada dessa época. Mas seu “crush” da escola, Ricardinho, era um garoto culto e amante de boa música e cultura.
Sozinha e perdida, Vanessa começa a correr contra o tempo para conseguir voltar para sua casa – em 2014 -, mas perde um acessório crucial e sem ele, talvez seja impossível retornar. Com isso, ela terá que aprender sobre as músicas, brincadeiras e moda dessa época oitentista. Reencontra conhecidos muito mais novos ou jovens, passa a aprender a viver sem a tecnologia e percebe o quão saudável e interessante era a infância das crianças.
O livro aborda vários aspectos sociais da época e até mesmo do dias atuais, como bullying e racismo. Aprofunda sobre amizade e união familiar. Além de nos ensinar um valor incrível em relação as coisas “pequenas” da vida. A leitura foi super fluída e prazerosa! Como será que Vanessa vai conseguir voltar? O futuro será modificado por causa dela?
Patty 25/10/2017minha estante
Penso como você Dani! Gostaria muito de ter vivido em épocas anteriores. O charme de muitas coisas de décadas ou mesmo, séculos atrás, me fascina. Gostei da premissa do livro.

garotadovlog 11/01/2017

RESENHA: BALADA 80 (DENISE BARBOSA) | POR CAROL SANT
Tudo tranquilinho com vocês? Sim?
Hoje venho falar sobre um livro que tem uma história muito, mas muito fofa e claro, MUITO engraçada (eu fiquei morrendo de amores quando chegou aqui em casa, principalmente por conta da capa, que é maravilhosa). Estou falando de "Balada 80", da autora Denise Barbosa e que foi publicado pela Editora Young, eu li e estou aqui para conversar com vocês a respeito dele. Bora?!
Bom, o livro vai contar a história da Vanessa, uma menina que está estudando e é apaixonada por Ricardinho, um garoto muito culto e fascinado por filmes e principalmente músicas dos anos 80. Quando o sonho de se aproximar do garoto começa a se tornar realidade, Vanessa começa a perceber que se realmente quiser conquistar Ricardinho terá que sair da sua zona de conforto, pois a garota vive em seu mundinho de músicas atuais, tecnologias super avançadas e gírias que estão na moda.
Então Vanessa começa - mesmo a contragosto - conhecer as músicas e filmes daquele época (alias, época de sua mãe, a qual Vanessa sempre fez tantas brincadeiras sem graças), mas, a garota é pega de surpresa quando um acidente horrível acontece com seu pai e é quando a garota começa a desanimar das coisas da vida, e de repente Vanessa é transportada para os anos 80 de uma forma um tanto quanto inusitada, o que ela não sabe é que lá ela terá momentos e aprendizados inesquecíveis!
O livro tem uma narrativa super leve e uma escrita muito fluída, o que te faz virar uma página atrás da outra. Eu li o livro em um ótimo lugar, pois estava na praia, o que combinou super com o espírito do livro, por ser uma leitura super leve de se ler, muito bom para se ler em maratonas.
A autora conseguiu colocar um toque de humor no livro que eu amei, a protagonista passa por cada situação que você chega a não acreditar. Eu adorei a leitura, apesar de ter percebido que a faixa etária do livro não é muito para mim (que já tenho quase 20 anos) e mais para jovens com seus 13/14 anos de idade.
Uma única coisa conseguiu me incomodar no livro - o que creio que tenha a ver com o pessoal da editora realmente - que foi o espaçamento entre uma linha e outra. Tirando esse pequeno detalhe achei o livro muito bem escrito e muito bem produzido. Também é um livro que eu mega indico para quem está a fim de começar a ler mas não sabe por qual livro começar, enfim, leitura recomendada. Alias, eu criei uma playlist para o livro lá no meu spotify e vou deixar o link para vocês conferirem. Conta no Spotify: "Garota do Vlog"
Beijos da Cah ❤

site: http://garotabibliotecaria.blogspot.com.br/search/label/resenhas

Carol 12/12/2016

E teve Legião Urbana, sim! Como não amar?
"Minha cabeça já estava dando um nó. Não é que estivesse ruim conviver com todos e conhecer um pouco sobre a década de oitenta, mas é que eu já estava perdendo a minha identidade diante de tantas mentiras e omissões. Onde aquilo tudo iria parar? E o que implicaria para mim no futuro com esse deslocamento ao passado? Precisava urgentemente voltar!"

Vanessa é a típica adolescente: fechada em seu mundinho moderno, com as tecnologias atuais, redes sociais e gírias. Até que fica afim de Ricardinho, que é tudo o que ela não é: culto, ama filmes e músicas dos anos 80 e aberto ao diferente, sem preconceito com os gêneros antigos.

Ela terá que, mesmo sem querer, aprender sobre essa década se quiser conquistar Ricardinho, então, obviamente, é o que ela começa a fazer até que após decepção muito grande se vê transportada aos anos 80. Não vai ser fácil, porém será extraordinário e muito divertido... Ela precisa voltar aos dias atuais para ver como ficará a sua vida, precisa se adaptar a sua nova melhor amiga nos anos 80, que por sinal é a sua mãe (adorei hahah) e decidir entre Victor e Ricardinho. Será que as baladas de sábado a noite, ajudarão em tudo isso?

"O que é bom não cai no esquecimento" e com certeza essa obra não cairá. Confesso que mesmo amando as "velharias" dos anos 80 fiquei receosa, porém foi um livro que foi me conquistando a cada página. Muitas vezes os diálogos acabam acontecendo de forma infantil, porém ao final da leitura compreendi que era uma forma de mostrar o constraste da juventude atual com a da década de 80.

"Balada 80" chegou até mim como cortesia da @youngeditorial e a Editora caprichou demais na capa, diagramação e no início dos capítulos. Já a autora Denise Barbosa, arrasa na escrita desse livro e também nos lindos e nostálgicos quotes musicais que me fizeram relembrar e baixar várias "novas" músicas no Spotify haha

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br
Denise Barbosa 13/12/2016minha estante
Muito fofa a resenha!

Bi Faria 15/10/2016

Capa show! Favorito de 2016! E que leitura leve, divertida e anos 80. Já imaginou ir parar em outra época e ter sua mãe como amiga de infância? Vanessa é linda, vive no seu mundinho de músicas, gírias e redes sociais. Mas o garoto dos seus sonhos é muito culto e ama os anos 80 e ela se vê perdida nesse ano, "Engenheiros do Caribe", hã???? (dei altas risadas com a Vanessa). Ela então resolve conhecer os anos 80 e coisas desagradáveis acontecem na sua vida. Ela fica desanimada da sua vida e de maneira inusitada é transportada para os anos 80, onde acontecem coisas extraordinárias e ela percebe como foi uma época boa. Mas ela precisa voltar e resolver sua vida... Ricardinho ou Victor? São lindos e especiais. Foi uma aventura! "Lembre-se: música boa é atemporal. O que não é bom cai no esquecimento." "Confesso que esta sensação de liberdade me fascina." Percebi que nos anos oitenta existia uma inocência muito gostosa entre os jovens." "... a vida é feita de escolhas, e essas escolhas levam às consequências, boas ou ruins." @denisebarbosacl @youngeditorial
Denise Barbosa 16/10/2016minha estante
Vc é uma fofa, Bianca! Fiquei imensamente feliz por vc ter gostado do livro! Grande Beijo!

Babi 04/09/2016

Uma viagem para os anos 80
Eu sempre tive um certo fascínio pelos anos 80 e ja me imaginei voltando no tempo para poder conhecer a minha mãe na juventude.
Por isso tenho um carinho especial por Balada 80 que conheci através do Wattpad no inicio do ano.
É um desses livros perfeitos para ler em um dia.Cheio de referências a músicas que amo e humor. Uma leitura que obviamente recomendo.

site: http://mundinhoquaseperfeito.blogpot.com
Denise Barbosa 04/09/2016minha estante
Obrigada, Babi! Que delícia de comentário! Bjo.