Esquizofrenia Intelectual

Esquizofrenia Intelectual Rousas John Rushdoony

Resenhas - Esquizofrenia Intelectual

AndrA64 25/01/2024

A Crise da Educação Contemporânea!
O livro é uma crítica contundente da teoria e prática educacionais contemporâneas, contrastando suas deficiências com as exigências da revelação cristã. O autor argumenta que a educação, no sentido pleno da palavra, é inevitavelmente cristã e que o termo "educação secular" traz consigo ideias no mínimo confusas.

Rushdoony também discute como a cultura ocidental foi moldada pelo o cristianismo. Ele argumenta que atual crise cultural é uma oportunidade para a religião, pois a vida confronta mais uma vez os homens com paradoxos, incertezas, dilemas e catástrofes.

O autor adota a fé bíblica pautada pelo o calvinismo consistente e rigoroso, e sua obra é uma crítica mordaz da teoria e prática educacionais contemporâneas, cujas deficiências ele contrasta com as exigências da revelação cristã. O livro não encontrará favor por parte dos educadores profissionais, nem quem rejeita a religião do autor, mas oferece uma reposta cristã incisiva, compacta e intransigente à crise cultural.

Felipe Rodrigues 01/02/2023

Uma vigorosa reflexão sobre a educação.
O autor faz uma argumentação muito boa relacionando a teologia com a educação e os pressupostos que fornecem as bases para os propósitos da educação moderna que não tem consideração a Deus.

deh 11/07/2020

maravilhoso!!
Leitura difícil no início, até empaquei um pouco no início, mas depois me adaptei à forma de escrita do autor (ou da tradução). Tirei grande proveito desta leitura!
O autor fala sobre as consequências do Estado se ocupar da educação das crianças e mostra com diversos exemplos o que já acontece e ainda pode acontecer.
Finaliza falando sobre a justiça divina: "A totalidade do propósito divino está sempre em ação, e a justiça, um aspecto dessa totalidade, cujo escopo se estende para bem além da perspectiva imediata ou mesmo histórica."
A.S. Silva 03/07/2021minha estante
Acabei empacando no terceiro capítulo. Já li outra obra do autor e achei a escrita bem fluída, mas nessa aqui aconteceu o contrário, toda hora me perdia na linha de raciocínio do autor ou às vezes me esquecia do que tinha acabado de ler quando avançava as páginas. Talvez eu tente ler esse livro novamente em outra ocasião.

Sarah 25/05/2020

Interessante
Este é um livro cuja a leitura é desafiante para alguns (pra mim foi) , não tenho uma opinião formada sobre ele ,gostei de muitas ideias que ele abordou , ao mesmo tempo que questionei outras . O que mais me chamou atenção foi o fato de mesmo ter sido originalmente lançado em 1961 nos EUA, alguns assuntos dele ainda estão muito presentes no Brasil. Enfim , desejo fazer uma releitura daqui à alguns anos para ver se o interpreto melhor.
laloarauxo 19/06/2020minha estante
Eu estou embasbacado... Rushdoony dá um tapa na cara do Iluminismo e de toda a ciência pós-moderna. Divorciado de Deus, o homem tem apenas a morte diante de si.