Microcontos

Microcontos Lucas Palhão

Resenhas - Microcontos

Davi.Paiva 29/12/2022

Engessado demais.
Continuando a minha jornada na leitura das coletâneas de microcontos organizada pelo meu amigo e escritor Lucas Palhão, resolvi ler este trabalho como o primeiro de 2022 e ainda continuei com o mesmo sistema de notas que criei quando li o volume 1:
- 1 de 5: quando o trabalho é tudo, menos um conto;
- 2 de 5: quando tem um conto, mas é ruim;
- 3 de 5: quando o conto é tudo, exceto bom;
- 4 de 5: quando o conto é bom;
- 5 de 5: quando o conto é ótimo.

Com base nisso, dou nota para cada texto, faço a soma, calculo a média e se o trabalho tiver uma má organização (textos parecidos muito próximos, problemas na revisão ou diagramação, etc.) eu arredondo para baixo ou até desconto no cálculo final que vai para a Amazon ou Skoob.

Nenhum texto alcançou a nota máxima nos meus critérios. E infelizmente, encontrei muitos ruins aos quais eu dei até nota 1 e teve um que achei o pior do livro e prefiro nem mencionar qual era.

Em vez disso, deixo aqui a minha crítica que o trabalho ficou engessado demais. Os autores tiveram que fazer malabarismos para conectar os elementos dados pelo organizador em um texto e lembrou as piadas do Ary Toledo onde ele pedia ao público para dar uma palavra-chave e depois ele inventava uma longa história até dizer a tal palavra.

E para piorar, o livro ainda pecou um pouco na revisão. Por isso, mesmo com média 3, eu descontei 1 ponto.

Para finalizar, os textos que mais gostei foram: "Decisões" e "Mensagem Secreta", de Joice D'Aviz e "Razão de Viver", do Lucas.

Sem mais.