Don Quijote de La Mancha	volumen II

Don Quijote de La Mancha volumen II Miguel de Cervantes

Resenhas - Segunda parte del ingenioso caballero don Quijote de La Mancha

Erivaldo21 16/03/2024

Grande Dom Quixote
A história de Dom Quixote é cheia de aventuras, de diálogos incríveis e divertidos. Entretanto, a princípio é uma leitura difícil pelos termos e linguagem antiga, um dicionário do lado cai muito bem. Por várias vezes veio a vontade de abandonar. A parte dois é mais elaborada, mais divertida e torna a leitura mais prazerosa, isso é minha opinião. No mais, é um livro que merece a fama que têm de grande clássico da literatura, porque carrega grandes reflexões e valores que a humanidade precisa debater ou obter.

jessyroux 06/03/2024

Um clássico
A história do cavaleiro sonhador Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança é uma jornada épica repleta de aventuras, humor e reflexões profundas sobre a condição humana. Miguel de Cervantes criou personagens tão vívidos e complexos que é fácil se perder nas páginas deste clássico.

A maneira como Cervantes mistura elementos de sátira, comédia e tragédia é simplesmente genial, criando uma obra que é ao mesmo tempo hilariante e comovente. Além disso, as reflexões sobre realidade versus ilusão, idealismo versus pragmatismo e a natureza da loucura e da sanidade dão profundidade e relevância eterna à história de Dom Quixote.

Apesar de ser uma obra extensa, cada página de "Dom Quixote" é uma delícia de se ler, e a jornada ao lado desses personagens inesquecíveis é uma experiência que me marcou profundamente. É um livro que eu recomendaria a qualquer pessoa que aprecie uma boa aventura, uma boa risada e uma boa dose de reflexão sobre a vida e a condição humana.

Gabriel Schorr 18/10/2022

Leitura magnífica.
Ainda estou digerindo o final. A maneira como os personagens exploram os delírios de Don Quijote e ao mesmo tempo caem em suas próprias fantasias é muito bem escrita. Indico bastante e estou muito feliz por ter lido esse clássico em minha vida!

JurúMontalvao 21/03/2022

Cervantes: a estrela de mundos gigantes!
Dom Quixote me achou num sebo, durante uma viagem. Morou na minha estante por anos e, após começos e abandonos, combinamos: ou lia ou desapegava!

O idioma das 1026 páginas da edição comemorativa do jornal argentino Clarín ajudou. Tenho lido nada em español, então conversar com Miguelito Cervantes no seu castellano lá de 1600 pareceu boa ideia! ?

Pra quem quer tentar ler no original, a estrada não é bem um tapete... tem buraquinhos, mas nada que Google ou RAE não resolvam.

Nessa primeira leitura, o que mais me conectou foi Cervantes e seu quarteto fantástico: Quixote, Rocinante, Sancho e seu burrinho.
Aliás, fiquei pensando se o "Burro" de Shrek não foi inspirado no de Sancho... ?
Como eu ri com esses 5! Às vezes, basta a lembrança, pois o momento "vômito trocado não dói" sempre me faz rir do nada! E Cervantes tibungando no livro é divertido também!?

Mas a tela em que ele traça o riso é historicamente triste e mostra um mundo onde educação (a simples alfabetização mesmo) é exceção, a pobreza é regra, o habitual é violência, escravidão, a mulher é decoração (Alô, Dulcinéia?), xenofobia é o 11° mandamento e por aí vai...

É uma selfie do chamado século de ouro da construção da identidade espanhola. Período ali pelos anos 1500 a 1600, que, como dizem, "abrió Colón [Cristóvão Colombo] y cerró Cervantes".
Nada soa estranho porque nessa foto a gente vê algo familiar que parece imutável. Um lugar onde as realidades humanas apenas surgem uma após outra: o terreno fértil da injustiça.

É lá onde Quixotes nascem, ou melhor, despertam pra ser a mudança que sabem andar faltando no mundo. Nosso lema é: "Vêm ni mim plot twists da vida, eu os chamarei aventuras!?" (tradução livre minha ?)

Desperta é como eu prefiro, mas entendo o ângulo de que talvez não seja Quixote quem desperta e sim Quijano quem dorme. Essa via da saúde mental também é tocante.
E talvez foi o que brilhou nos olhos do autor, pois parece que a inspiração pra escrever a obra veio no tempo em que esteve preso.
Presídios e hospitais psiquiátricos (que na época de Cervantes talvez compartilhassem o mesmo espaço) não são onde a humanidade despe seus filtros?

Muitas reflexões (é um livro gigante!), algumas curiosidades:

- Cervantes e Shakespeare partiram na mesma primavera de 1616 (há controvérsias se as datas foram próximas). O fato é que na mesma época, ingleses e espanhóis despediram-se de seus grandes.

- Essa aqui faria Sancho explodir de felicidade: em 2014, o sistema planetário da estrela Mu Arae (HD160691) foi nomeado em homenagem a Cervantes e sua obra.
No YouTube, o canal brasileiro "Viagens pelo Universo" fez um vídeo maravilhoso sobre isso (https://youtu.be/1Gx52wkrjRM).

O que é uma ilha pra quem nasceu pra planeta, né não Sancho?!???
J. Silva 21/03/2022minha estante
????????

RafaelM 21/03/2022minha estante
Top ????

Michela Wakami 22/03/2022minha estante
Amo, dei muita risada, durante a leitura.?

Suellen vieira 05/10/2021

Don Quixote
*Don Quixote*
Esse livro se divide em duas partes, em que vemos semelhanças e diferenças entre essas partes. A semelhança é que tanto na primeira como na segunda parte Don Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pancha sai de casa em busca de aventuras, assim como Don quixote lia em livros sobre cavalaria, só que na realidade essas aventuras não existiam simplesmente eram originária desse personagem.Ja as diferenças estão na postura de Sancho e Don quixote, na primeira parte Sancho Pancho estava com uma postura de preocupado e parecia uma pessoa bastante sensata, que tentava de todas as maneiras devolver juízo para seu parceiro Don Quixote, enquanto que na segunda parte, mesmo ainda preocupado, Sancho muitas vezes parecia trocar de papel com Don Quixote, sendo uma pessoa, digamos, meio insensata e don Quixote o sensato da história, pareceu muitas vezes que Sancho Pancha havia se deixado levar pela locura de Don Quixote e a pensar que as aventuras deles realmente era real.
Outra diferença está nas próprias aventuras, na primeira parte do livro as aventuras tinha um carater mais de comédia, enquanto no segundo vemos um tom mais zombacão, até de personagens se aproveitando da locura de Don Quixote e da "inocência" de Sancho para proveito próprio, ou seja, no primeiro livro apareceu personagens que pareciam querer ajudar Don quixote trazendo para ele a sanidade de volta, enquanto que no segundo livro apareciam personagens que pareciam querer se aproveitar da situação.
Em relação ao final também vemos diferenças, o final da primeira parte da aquela impressão que uma nova aventura acontecerá, já na segunda há uma sensação de termineo, que não veremos mais as loucuras desses de Don Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pancho, inclusive o final do segundo livro é mais emocionante que o primeiro.
Vale destacar ainda:
*As conversas de Don Quixote com o sacerdote, especialmente no fim da primeira parte;
*As críticas que Miguel de Cervantes fez ao livro que foi lançado sobre o nome de Don Quixote, depois que o primeiro foi terminado, sem autorização dele, afirmando várias vezes, especialmente no começo e no fim da segunda parte que o verdadeiro Don Quixote é o Don quixote escrito por ele;
*A busca de Don Quixote pela sua donzela, como todo cavaleiro deve ter
*sancho como um cargo importante e como ele age nesse cargo

Lorena 23/09/2021

É impossível não se apaixonar logo nos primeiros capítulos com as mirabolantes batalhas travadas pelo cavaleiro. Como também é inconcebível não gargalhar com os desfechos de cada uma dessas batalhas (Ah se os famosos moinhos de vento falassem...) e com os "sem fim" rifões de Sancho Pança, fiel escudeiro de Dom Quixote com sua língua falante e que troca letras mas não se importa pois o que vale mesmo não é ser letrado mas sim ser entendido. E, não pode o leitor passar batido por Rocinante e Ruço, cavalo e asno que levam os bravos personagens para os campos de "guerra"

Já os os leitores mais românticos irão suspirar de amores junto com D. Quixote por sua estimável Dulcinéia del Toboso. A encantada "sem par" que reina nos pensamentos delirantes do cavaleiro e por quem ele, não só travas as batalhas mais inimagináveis e "perigosas" como "encomenda" sua alma à amada antes delas acontecerem. Pois, segundo ele mesmo, não há notícia no mundo de um cavaleiro andante que seja, sem sua donzela a lhe nortear a vida. Os mais filosóficos irão traças refletir sobre a dimensão do amor, ainda que ele seja nutrido por um só. E os mais jocosos irão se divertir com as situações vivenciadas pelo eterno enamorado e galanteador D. Quixote.

Contudo, Dom Quixote não um livro de uma leitura só. Serão necessárias umas tantas e quantas vezes para que o leitor tenha melhor compreensão de cada personagem e do contexto histórico que inspirou Miguel de Cervantes, pois para além de todo realismo fantástico, há uma ridicularização impecável dos livros de cavaleiros andantes que sucesso na Idade Média. Quando escrito no ano de 1605 a glória da obra foi tamanha que Cervantes escreveu uma segunda parte dez anos depois da primeira ser lançada, completando assim a história do mais famoso cavaleiro que lutou contra gigantes, nigromantes e contra si mesmo em nome da fantasia e do Amor.

Lena 20/09/2021

Don Quixote
É um livro muito interessante por ser comédia riquíssima em aventuras e invencionices do Dom Quixote e do Sancha Pança, por ser escrito em 1604 e por carregar uma linguagem muito rebuscada de uma forma engraçada (nunca li tantos pronomes, seja com ênclises, mesóclises ou próclises e por ter tantos termos estranhos). É um livro longo (mais de 1000 páginas) e é interessante ler com calma, sorvendo as aventuras.

Felipe43 23/03/2021

Don quixote esquizofrênico
Faz muito tempo q li este livro mas lembro das loucuras e imaginações do Don Quixote e seu parceiro de esquizofrenia Sancho Pança

Carol 12/03/2021

Um clássico pra te fazer rir
Acredito que seja o livro de ficção mais antigo que já li.

Essa leitura foi muito divertida! Eu dei muita risada e me senti até um pouco mais criança. Não de um modo pejorativo, mas no sentido de me sentir aventureira, ingênua, levando a vida menos à sério.

Uma ótima recomendação para o ano difícil que estamos tendo. É perfeito para tirar um tempo, relaxar e viajar na leitura. Embarcar mesmo com os personagens tão criveis e carismáticos. Enquanto escrevo, da até vontade de ler novamente. Virou um dos meus queridinhos da vida.

Camilla 23/12/2020

Aventureiro
Dom Quixote era um fidalgo, filho de pais ricos. Entretanto, durante sua vida, ele vai perdendo suas riquezas, e o que ele possui de mais precioso são seus livros, dessa forma, ele mergulha na literatura em busca de uma solução para seus problemas, porém, acaba trazendo mais problemas, em vez de amenizá-los.

O protagonista da história ama ler histórias de cavalarias, pois possui histórias de heróis que derrotam vilões em honra de suas donzelas , aventuras, suspense, e também uma narrativa fantástica, com fascinantes histórias de amor, paz e justiça. Sua leitura acaba se tornando uma obsessão , tanto que acaba enlouquecendo , e decide se tornar um cavaleiro andante, como nos livros que ele costumava ler.

Junto com seu fiel companheiro Sancho Pança, os dois vivem grandes aventuras que existem somente na imaginação de Dom Quixote. Tratando monges como feiticeiros, e lutando com moinhos de ventos como se fossem gigantes malfeitores, e acredita que apenas homens destemidos como ele, poderia derrotá-los, imaginando-se como um herói que seria capaz de trazer a felicidade da Espanha .

As viagens e aventuras sucedem-se sob a alucinação do personagem, que segue uma viagem supostamente perigosa, porém, são sempre situações muito engraçadas. O livro possui uma narrativa reflexiva e envolvente, além de situações engraçadas que ocorrem com o personagem, por causa de sua loucura.

Um livro encantador, que eu realmente adorei ler, pois além de nos envolvermos com a história, acabamos vendo o mundo do ponto de vista de Dom Quixote, e como ele seria se existissem heróis de cavalaria tentando melhorá-lo. Separei pra vocês algumas frases do livro que tratam sobre vários aspectos das nossas vidas.

As frases do livro Dom Quixote:

"Onde a virtude estiver em grau eminente, verás que é perseguida; poucos, ou nenhum, dos famosos varões que passaram na terra, deixaram de ser caluniados pela malícia."

"À força de tanto ler e imaginar, fui me distanciando da realidade ao ponto de já não poder distinguir em que dimensão vivo."

"Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade."

"Nunca pense que seu amor é impossível, nunca diga "eu não acredito no amor", a vida sempre nos surpreende."

"Pois que o amor e a afeição com facilidade cegam os olhos do entendimento."

"O medo é que faz que não vejas, nem ouças porque um dos efeitos do medo é turvar os sentidos, e fazer que pareçam as coisas outras do que são!"

"Quando você realmente amar alguém e for recíproco, você vai ver como é bom amar. Pra amar não precisa namorar, e bla bla bla, mais o namoro é a melhor forma de expressar o sentimento, quando você sentir suas pernas tremerem, sua barriga gelar, teu corpo ficar mole, aí sim você vai entender a magia de amar."

ILG 01/09/2020

Clássico. Gostei bastante. É sempre recomendável, porém, antes da leitura, situar-se sobre a vida do autor dessa obra e o contexto em que foi escrita. Faz com que seja lido com mais admiração.

Sakkuraba 17/05/2020

Livro don quixote em espanhol
A historia de dom quixote de la mancha bem reduzida traduzida para o espanhol, eu particularmente não gostei.

MarcoTúlio 03/11/2013

Segunda parte del caballero don Quijote
Aunque el Quijote no estaba concebido como primera parte, su éxito en aquella época explica esta continuación, ahora perfecta y pacientemente diseñada como tercera salida, sin perder nunca el genial estilo del primer tomo.