Star Wars - A Ascensão e A Queda de Darth Vader

Star Wars - A Ascensão e A Queda de Darth Vader Ryder Windham

Resenhas - Star Wars - A Ascensão e A Queda de Darth Vader

Jonas 15/04/2021

O escolhido e ser mais impetuoso de toda a galáxia.
A história da ascensão e queda de Darth Vader do Universo Expandido de Star Wars se entrelaça entre os filmes: A ameaça Fantasma (episódio I), Ataque dos Clones (episódio II), A vingança dos Shith (episódio III), Uma nova esperança (episódio IV), O império contra-ataca (episódio V) e o retorno de Jedi (episódio VI). É possível acompanhar toda a trajetória do escolhido e do ser mais impetuoso de toda a galáxia.

Anakin Skywalker foi uma criança cheia de sonhos e desejava voar pelas estrelas, mas nasceu em um planeta de areia ressequido e estéril, onde era escravo. Mesmo sendo uma criança teve que tomar decisões muito difíceis como deixar a sua mãe e ser treinado. Como qualquer criança teve muito medo sem amor e carinho materno. Teve um treinamento intenso até a fase adulta, se apaixonou, casou e recebeu a notícia que seria pai.

Anakin ao Longo de sua trajetória de vida tinha muita dificuldade em lidar com seus sentimentos: a raiva, a ansiedade, o orgulho, a arrogância e por carregar culpar em não ter salvado a sua mãe o levaram a tomar muitas decisões erradas. Ele sempre buscou agir com nobreza carregando dentro de si a bondade e a esperança respeitando os princípios da ordem Jedi que buscava grande conhecimento, paz e serenidade.

Devido as suas habilidades e perícia Anakin que ainda era Padawans, foi elevado a cavaleiro, e com as Guerras Clônicas foi ao posto de General lutar em Defesa da República Galáctica. A república adquiriu muitas naves de guerra interestelares, caças armados e enormes veículos terrestres para defender os planetas da Federação.

Levantando um dedo de advertência, Mestre Yoda advertiu Anakin com um olhar penetrante. – Cuidado você deve ter quando sentir o futuro, Anakin. O medo da perda é um caminho para o Lado Sombrio. O apego leva ao ciúme. Uma sombra da ganância isso é. Se desapegar de tudo o que você tem medo de perder. E por amor a Padmé, e por pensar em perde-la. Ele jurou para si mesmo que nunca deixaria isso acontecer.

Assim ele foi seduzido pelo Lado sombrio da Força onde é repleto de medo, raiva e agressão. Se transformando em um monstro arruinado e cheio de ira. Seu nome agora era Darth Vader, um Lord Sith! Passou por severas operações após extensa queimadura em todo o seu corpo e perda de membros. Anakin recebeu braços e pernas cibernéticas encobertos com luvas e botas, os droides cirúrgicos removeram seus dutos lacrimais, e por fim recebeu capacete especial e uma mochila para circular ar para dentro e para fora de seus pulmões danificados. Testemunhas o descreviam como um ser fantasmagórico. Um ciborgue mascarado que se tornou sinônimo de terro.

No final de sua vida, através do seu filho, Luke Skywalker, ele voltou a se unir à Força. E aprendeu a última lição com seu antigo Mestre Obi-Wan Kenobi. E escolheu o caminho para a imortalidade. E ao final na escuridão Obi-Wan Kenobi, Yoda… e seu pai, Anakin Skywalker se materializam de forma brilhante como uma forma de agradecimento.

#MestreYoda #Mestre #Yoda #StarWars #Jedi #Pensamento #Medo #Raiva #Ódio

Rita 13/04/2021

Leitura leve.
Indicaria a leitura pra um dia desocupado e chuvoso...Livro ótimo pra deitar na cama e terminar em 1/2 dias.

O livro conta a história da trilogia clássica e das prequels com alguns ?detalhes extras?.

É interessante ler e analisar como aconteceu tudo dentro da cabeça do Anakin/Vader.

Na minha opinião o livro não foge quase nada dos filmes, é como ler eles em uma versão estendida e com cenas a mais.

Recomendo pra todo fã.

Inácio 15/02/2021

Resumo dos filmes
Não gostei muito deste livro, pois achava que iria ver algumas curiosidades ou novidades em relação ao personagem, porém é apenas um resumão dos filmes. Tem algumas partes interessantes mas não me agradou muito...

clara 08/02/2021

leitura fluída e valeu a pena
pros fãs de star wars eu indico super, não tem nada de absolutamente novo no livro, mas como é contada pelo ponto de vista do anakin, acho interessante os fãs lerem.
ver que nem desde sempre ele sabia dos filhos, a sensação de quando ele finalmente descobriu... sensacional, um dos melhores vilões de todos os tempos e merece 4 estrelas.
anakin é um personagem complexo s cheio de traumas, foi fantástico ler e saber mais sobre seus pensamentos/vida tanto no dark e no light side.

Vincent 07/02/2021

Compilado
É basicamente um resumão de toda a vida do Vader. Parte de sua infância e termina com sua redenção após matar o Imperador. Pra quem assistiu os filmes não trás muita novidade exceto ver tudo sob a ótica do Vader.

Cacalf 05/02/2021

Bem curioso
Livro muto vom pra quem ja conhece o personagem e poder ver a história do ponto de vista dele.

Enzo.Michimura 22/08/2020

Legends
Uma história que mostra desde antes dos eventos de A Ameaça Fantasma, até a os últimos momentos de O Retorno de Jedi. É um livro para quem curte o antigo Universo Expandido de Star Wars e para quem ama o Darth Vader.

Taci.Souza 13/05/2020

Ainda que curto e um tanto apressado, o livro revela detalhes interessantes da vida de um dos vilões mais icônicos da história do cinema. Temos oportunidade de observar os dois lados desse personagem tão complexo, acompanhando a trajetória do jovem Anakin Skywalker até se abandonar ao lado negro da força e se transformar no terrível lorde sombrio, Darth Vader.

Uma ótima opção de leitura tanto para os fãs da saga cinematográfica como para aqueles que não acompanham os filmes, mas almejam uma boa história.

Renato.Vasconcellos 09/05/2019

O pior
O pior da trilogia resumão, nesse livro o autor sequer dedica capítulos aos eventos que ocorreram no universo expandido e limita-se a resumir os seis primeiros filmes da franquia. Com a exceção de uma inserção ou outra de pesamentos do Darth Vader, não tem nenhuma grande novidade. Ler esse livro é uma perda de tempo imensurável.

Andre.Breder 05/09/2018

A história de Anakin, por ele mesmo...
Apesar de der parte dos livros não canônicos da saga Star Wars, "A Ascensão e a queda de Darth Vader" é uma leitura interessante para os fãs do maior vilão dos cinemas. E mesmo que a publicação não traga muitas novidades quanto a história do Lord Sith para aqueles que já viram os filmes ou que leram alguns livros com o selo "Legends" que narram tramas com o personagem, a parte bacana deste livro reside no fato dele mostrar o que passou pela mente de Anakin Skywalker/Darth Vader frente a diversas situações que ele passou em sua existência. Algo que você só encontra neste livro.

Geórgea 28/12/2017

A Ascensão e a Queda de Darth Vader
Anakin Skywalker era apenas uma criança quando foi parar com sua mãe Shmi no planeta Tatooine. Ambos eram escravos da Hutt chamada Gardulla. Ani é conhecido por ser muito bondoso e curioso. Sua inteligência e habilidade em consertar equipamentos quebrados chama a atenção de novos donos. Não tarda para que a sua atual dona perca a sua guarda para Watto, dono de um ferro-velho e que passa a ser o novo senhor dos dois. Em meio a uma infância sofrida e passando por diversas dificuldades, o pequeno nunca deixa morrer o desejo de ganhar a sua liberdade e a da mãe.

“Anakin sentiu a garganta ficar dolorosamente seca. Não importava quantas vezes sua mãe o lembrasse de que havia seres menos afortunados na galáxia, era impossível negar o fato de que ambos era escravos, a propriedade de Gardulla, a Hutt.”

Mesmo sendo apenas uma criança, ele demonstra grande facilidade para aprender rapidamente apenas observando os outros, além de revelar-se um grande piloto. Logo o seu dono percebe que pode lucrar com os dons do garoto e ele passa a disputar corridas de pods, para desespero da mãe. Conforme os anos passam, o jovem toma conhecimento dos Jedi e sonha tornar-se um. O dia que sua vida muda completamente, é quando Qui-Gon Jinn e a jovem Padmé chegam ao seu planeta. É nesse momento que sua jornada tem início.

Aqui relembramos diversas histórias que aconteceram nos filmes, desde o começo, quando ele ainda era um Jedi apaixonado por Padmé, até se transformar gradativamente em um Sith. Observamos todas as tentativas do seu tutor Obi-Wan Kenobi em manter o seu aprendiz padawan no caminho da Força. E entendemos o quanto essa transformação acabou sendo inevitável. De maneira clara e objetiva, temos diante de nós várias histórias que giram ao redor dessa figura que representa tão bem o lado sombrio da força.

Minha Opinião

“Os Jedi não tem pesadelos”. Seria essa uma verdade? Ficamos nos questionando sobre essa frase conforme avançamos essa narrativa que trata de um dos vilões mais icônicos que conhecemos. Quem não reconhece esse capacete preto, com um sabre de luz vermelho e aquela respiração pesada? Vader é, na minha humilde opinião, um dos vilões mais queridinhos que existe no universo. Mesmo com toda a maldade emanando de sua armadura, eu ainda tento buscar um pouco de doçura e bondade que existiam no pequeno Ani.

É extremamente rica essa narrativa que apresenta um Anakin jovem, puro e bom com aqueles que vivem a sua volta, até ser tomado pelo lado sombrio e transformado em Darth Vader. Devo confessar que sempre entendi os motivos que levaram esse vilão a ser como ele era, nunca consegui culpá-lo totalmente por suas atitudes, em virtude de tudo que ele passou até chegar ao final de sua existência. Ler e entender como ele chegou a esse lugar, tudo que ele passou como escravo, as dificuldades enfrentadas a cada dia, são motivos para fazer com que pensemos em tudo que ele enfrentou e o que o motivou.

“Deitado na escuridão de e quarto pequeno cheio de seus muitos dispositivos caseiros e projetos científicos, ele jurou: Não vou ser um escravo para sempre.”

Anakin aprende sobre a Força, a história dos Jedi e toma conhecimento dos Sith. Aprende mais sobre o lado luminoso e o sombrio. Depositamos, durante a narrativa, todas as nossas esperanças nele, mesmo sabendo como essa história termina. Sofremos com suas perdas, ficamos angustiados com suas incertezas e totalmente divididos quando ele não sabe em quem acreditar. Se no Conselho Jedi ou em Palpatine. Ele trava diversas lutas internas, tentando entender qual o caminho que ele deve percorrer. Por diversas vezes, observei, que ele apenas precisava ser compreendido.

Ele mostra-se um garoto muito diferente do que a maioria esperava. É muito estranho pensar na figura de Vader como uma criança. Mas é na fase adulta, quando ele está com o seu grande amor, que a sua verdadeira faceta é revelada. Uma pessoa que tem grande amor por aqueles que estão a sua volta e que realmente se preocupa com os outros, mas que também entra em conflito com um ódio e uma agressividade arrebatadora. Digo e repito: ele só se tornou o que é por amar demais e querer proteger os seus entes queridos.

“Como ansiedade, orgulho e arrogância não eram características aceitas em um Jedi, mesmo se ele realmente viesse a ser o Escolhido, muitos tinham cautela com relação a Anakin.”

Sua relação com o filho Luke também é cheia de marcas importantes. Um filho que ele não tinha conhecimento e que, em um primeiro momento, nega o seu pai. Mas, que após diversos eventos, passa a ter outra visão sobre o mesmo. Encontrar esse filho e não ter coragem de levar as ordens de Palpatine adiante, é o primeiro passo para deixar Vader com diversas dúvidas. Tudo isso acaba gerando uma grande incerteza nele e faz com que o Sith esteja sempre em constante questionamento sobre as atitudes tomadas durante sua vida.

A amizade entre Anakin e Obi-Wan também é marcante. Eles são muito conectados e fortes juntos. A parceria que eles formam, desde quando Ani é apenas um aprendiz é perpetuada pelos anos e ele vê, na figura do seu mestre, um pai que nunca teve. Vemos a construção dessa amizade, que termina de maneira trágica. E que acredito ser uma das cenas mais tristes e impactantes.

Relembrar todos esses momentos, na forma de livro, é ainda melhor. Parece que tudo torna-se mais verídico ao estar no papel. Esse é um livro rápido que apresentará tanto histórias conhecidas, quanto algumas que são novas e trazidas pelo autor. Mas, todas serão importantes, até desenrolar ao final, que mesmo sendo conhecido, é sempre emocionante.

Conheceremos os pensamentos mais secretos de Darth Vader. Descobriremos que ele só tomou determinadas atitudes tentando acertar. De começo, ele não queria ir para o lado sombrio. As consequências que fizeram ele se transformar em um monstro. Nos questionaremos se os Sith e os Jedi são similares na busca por um poder maior. Acompanharemos sua dolorosa transformação e como a sua reputação foi criada no começo até os desdobramentos finais da sua jornada. E você? Também acha que ainda existia bondade nele?

site: http://resenhandosonhos.com/ascensao-e-queda-de-darth-vader-ryder-windham/