Crenshaw

Crenshaw K. A. Applegate

Resenhas - Crenshaw

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karini.Couto 18/02/2017

Crenshaw nos traz uma história que pode ser lida tanto por adultos quanto por crianças e acreditem, os pontos de vista sobre a história podem variar muito, falo com propriedade já que o mesmo foi lido por mim e pela minha filha. Adoro livros que posso compartilhar com ela, que tem oito anos, e depois conversarmos a respeito. Acho isso muito importante, pois estimula a imaginação, a interpretação, a interatividade comigo, além de muitos outros benefícios que a leitura nos traz.

Esta história em especial foi algo bem legal mesmo, pois recentemente eu voltei a trabalhar fora e tem sido muito difícil para minha caçula essa separação, já que estive presente para ela desde seu nascimento em tempo integral, então através da situação de Jackson pude explicar mais um pouquinho os motivos de eu ir trabalhar em plantões de 24h 3x na semana deixando-a aos cuidados do pai.. Claro que ainda tenho um longo caminho pela frente com minha mocinha, mas acredito que o livro somou bastante a situação que estamos vivendo em casa.

Bom.. Chega de falar da vida pessoal, e bora falar do livro não é?!

Crenshaw traz a história de Jackson que junto com sua família estão beirando a possibilidade de terem de sair do conforto de seu lar para morarem em um trailer por motivos financeiros novamente e o menino com sua imaginação fértil passa a ver um antigo amigo imaginário que geralmente o ajudava em momentos conflitantes; mas a questão é que Jackson não gosta nem um pouco de ter Crenshaw novamente, afinal ele já está crescido e pode muito bem entender tudo por si e não precisa mais de Crenshaw para lhe dizer o que fazer ou que caminho seguir. Jackson é vidrado em fatos e essa história de amigo imaginário depois de crescido é no mínimo esquisito. Mas Crenshaw mostra a Jackson que voltou simplesmente pelo menino precisar dele mais uma vez.

A primeira vez que Crenshaw apareceu para Jackson ele era bem pequenino e morava no trailer com sua família, como lhe faltavam amigos, lhe sobrava imaginação e de repente um novo amigo surgiu para lhe fazer companhia. Mas como disse acima, no mínimo é bem estranho já que essa fase já passou, não a crise financeira; que parece ser a mesma de antes ou até pior, mas a fase de acreditar no imaginário, no invisível aos olhos comuns.

Atentem que Crenshaw é um amigo imaginário - gato gigante - por assim dizer, não um menino imaginário, ou pessoa.. Um gato! Isso mesmo.. E por isso a história torna-se ainda mais interessante!

Os pais de Jackson não acham que ele possa lidar com a situação real e de certa maneira tentam "enfeitar" a situação para tornar as coisas mais "fáceis"; então a presença de Crenshaw é fundamental nessa situação, pois seu amigo imaginário lhe mostra que ele pode e deve lidar com a situação que está vivendo e que inclusive precisa ser mais claro com seus pais para assim melhorar a relação deles, através de fatos e verdades e não de verdades "enfeitadas".

A história é de fácil compreensão e traz um misto de reflexões e situações reais que podem ser misturados à realidade e interpretados e "adaptados" a diversas realidades e até ajudar em um momento em que precisamos que uma criança entenda mudanças. Como mencionei lá em cima, minha filha encontrou dificuldade imensa em aceitar minha ausência constante por motivos de trabalho e o livro fez com que abrisse uma brecha para falar sobre as mudanças na nossa "vida real".

Infelizmente a vida não é uma constante, estamos em constante mudança e passamos por momentos em que precisamos sair da zona de conforto, para crianças isso pode até ser traumático. Aqui em casa faremos terapia em família.. Quem sabe se minha Ana tivesse um Crenshaw seria mais fácil! rsrs

Apesar de ter amigas, ela ainda sim sente minha falta e se deprime. Quem dera poder manter a pureza inocente da minha criança, sem precisar explicar que mesmo sem querer, preciso trabalhar para lhe proporcionar mais conforto e ao seu irmão. O que ela me responde é: "Mãe não preciso de nada além de você" - Quem dera fosse tão simples não é?

Sassa 24/09/2016

"A fome pode fazer a gente se sentir bem estranho. Até meio louco."
Jackson é um menininho de 10 anos, e como um bom cientista que Jackson quer ser quando crescer, o que ele mais gosta são de fatos. E que não escondam nada dele, por mais dolorosa que a verdade possa ser, o que mais chateia Jackson além da enorme sensação da vazio no estômago pelo qual ele e a família já estão acostumados é a mania dos pais de Jackson de tentarem encobrir os problemas. Eles tentam ao máximo tentar encobrir de Jackson e sua irmãzinha mais nova, Robin, a real situação da família, sem perder o otimismo e uma piada sempre pronta, eles não deixam transparecer a falta de dinheiro, sempre que o dono do apartamento deles bate á porta para cobrar o aluguel nem a falta de comida nos armários, mas Jackson sabe. Apesar de toda a proteção deles, e acharem que o garoto é jovem demais para entender a real situação, é o que os pais pensam. Na verdade, é o que todos pensam. Todos, menos Crenshaw.

Crenshaw é um gato gigante imaginário que adora jujubas roxas e banhos de espuma. No inicio Jackson tenta rejeitá-lo, afinal de contas Jackson só lida com fatos e que tipo de cientista ele seria se acreditasse em um mero produto de sua imaginação? Mas é nas horas mais difíceis que Crenshaw aparece para Jackson, e com a sinceridade e a sabedoria do gato, é em Crenshaw que Jackson encontra uma forma de passar por essa situação. Apenas com seus 10 anos de idade, Jackson se sente carregando o peso do mundo nas costas, ele vê os pais vendendo os pertences e móveis da casa para conseguir pagar o aluguel. A um tempo eles já moraram em um mini-van e quando a situação começa a apertar novamente Jackson vê que o pior momento de sua vida está prestes a se repetir. Crenshaw é o único que realmente entende Jackson, e é com Crenshaw, que Jackson vai descobrir que com um leal companheiro ao lado, esperança e algumas verdades ditas, ninguém precisa carregar o peso do mundo sobre os ombros.

Na minha opinião é nos infanto juvenis que você vai encontrar as histórias com os melhores ensinamentos e morais que você pode encontrar em um livro e com Crenshaw não foi diferente. Crenshaw var abordar temas muito difíceis e delicados como o desemprego, a pobreza e a fome, só que obviamente por ser um infanto-juvenil tem aquela narrativa simples, leve e acima de tudo comovente, são situações muito difíceis passados pelo ponto de vista de uma criança de 10 anos, que por algum motivo se sente responsável pela situação, ele sente esse peso nas costas de, será que vamos ter oque comer amanhã? Será que terá dinheiro suficiente mês que vêm pra pagar o aluguel? Se formos despejados, vamos ter que morar na mini-van novamente? E é através do amigo imaginário dele, que inicialmente Jackson não queria admitir nem pra ele mesmo que via Crenshaw de verdade na sua frente, mas é com a ajuda desse gato gigante que ele encontra a forma mais leve possível de passar por cada problema, cada situação, uma por dia.

Apesar de ser uma escrita e narrativa envolvente e leve, esse livro tem uma carga dramática pesada, algumas partes te dá aquela dorzinha no coração, por que é uma história baseada em situações reais, de uma criança passando fome, e por mais que seja difícil demais pra ele entender, ele entende. É e sempre sera difícil você ver uma criança perdendo a sua inocência e sua infância por causa de problemas reais da vida que só adultos que deveriam lidar. Crenshaw é aquele tipo de livro que independente de gênero, todos deveria ler, todos vão se comover com a história do Jackson e sua família, é um livro extremamente lindo, com capítulos bem curtinhos que faz a leitura fluir desde as primeiras páginas. Eu amo quando um livro tem um drama e aborda temas difíceis mas a história se passa pelo ponto de vista de uma criança, tudo acaba tendo um visão mais inocente, delicado e comovente. Crenshaw é assim, e super recomendo a leitura desse amorzinho pra vocês!

site: https://www.youtube.com/channel/UCTkvGbF_l2HxlopcxHH3xgg

Leitor 14 26/03/2020

Crenshaw A Fome da Imaginação
Crenshaw A Fome da Imaginação é da autora Katherine Applegate e foi publicado pela editora Plataforma21 em 2016.
A autora conseguiu desenvolver as dificuldades que o protagonista passa de uma forma tão sensível e com um pouquinho de mágica.
Eu amei todos os personagens, principalmente Jackson, o nosso protagonista que ama ciências e jujubas roxas, e Crenshaw seu amigo imaginário. As cenas em que os dois estão juntos são muito engraçadas e, ao mesmo tempo, tristes.
Foi o meu primeiro contato com a Katherine Applegate e eu já amei sua escrita e a forma como ela desenvolveu a história. Virou minha autora favorita.
Recomendo!!!

Sthellxs0 27/01/2021

Crenshaw
a mesma coisa dos cavalos alados... eu nao gostei mas eu acho q é pq eu tinha 10 anos... então esses dias eu vou tentar reeler

FabyTedrus 15/10/2019

Crenshaw - Katherine Applegate
Jackson é um menino de 10 anos e um futuro cientista, que acredita em fatos, porém quando a situação financeira dos pais fica apertada novamente ele vê ressurgindo um amigo que já havia sumido fazia anos da sua vida, seu amigo imaginário Crenshaw, um gato preto e branco maior que ele. O que para um menino como ele é um baita teste contra os fatos lógicos que ele tanto acredita.
A história é bonitinha, curta, simples, tem um jeito superficial de tocar em "assuntos de adulto" e é isso. Poderia ser melhor em vários aspectos, no geral achei tudo bem superficial/sem profundidade/raso e, como diria o Jackson, isso é um fato.

Altgui 22/12/2020

Fofo e Maduro.
O Livro é muito fofo, no começo pensei que seria aqueles livros para crianças do maternal com uma história passada. Mas não, ele é lindo, muito fofo, bem escrito e Maduro. Trata de assuntos como a fome e como as vezes as crianças podem sim saber oque está acontecendo, enquanto os adultos acham que pode ser difícil para ela não entender. As melhores cenas são óbvio, as do Jackson com o Crenshaw, ele é muito engraçado e fofo.

Mestizo 17/10/2022

SINCERÃO
Bem legal eu acho que todo adulto deve ler infanto juvenil a história é bem rapidinha acho que vale a pena .

Gabi 28/10/2021

Um livro legal
Foi uma leitura interessante, apesar de ser bem bagunçada e as vezes não dá pra saber se estamos no passado ou no presente...

lipelimma 17/04/2023

⭐⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐ Frases ou Citações

Jen. 19/03/2021

História fofa!
Gostei de ler esse livro. Ele é fofo e tem uma história interessante. Ele parece começar do meio da história, e não vai muito longe com a conclusão também, mas gostei pela ideia e como ela lida com os fatos duros da vida. É super rápido de ler e vale a pena levar essa história no coração!

antiquariel 27/12/2022

Me da um tiro na cara
Que dói menos que ler esse livro. Comprei esse livro achando que seria uma história bobinha sobre amigos imaginários e saí com depressão.
Isabela | @readingwithbells 15/01/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKK rindo pq eu to na mesma

Marcos774 28/09/2022

Fofinho
História sobre uma família que passa por alguns "perrengues" por falta de dinheiro e um dos filhos vai, na maior parte da história, dialogar com um amigo imaginário que se personifica por um gato. Entre conselhos e descobertas, a criança vai passando por várias experiências e amadurecendo.
DANILÃO1505 28/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lena e Seus Mil Hobbies 22/01/2022

Sobre amigos imaginários
Crenshaw é uma obra que se mistura na leveza de uma trama infantil com a pesada realidade de famílias com problemas financeiros.
A forma como o protagonista encara a vida, um garotinho viciado em fatos, tendo um pequeno "problema": seu amigo imaginário voltar a aparecer.
O final dá uma esperança para o leitor.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6