Crenshaw

Crenshaw K. A. Applegate

Resenhas - Crenshaw

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Carol 05/03/2021

As páginas desse livro voam!
É muito fofo e reflexivo. Triste, às vezes.
O sarcasmo do Crenshaw dá um toque de graça na história.

Taize @viagemliteral 22/03/2021

"Eu disse a mim mesmo que só precisava encarar os fatos e fazer o melhor que pudesse. Não seria a primeira vez que a gente passava por momentos difíceis."

Quando mais novo, Jackson e sua família passaram por momentos conturbados, e foram nesses momentos que ele conheceu um gato totalmente fora dos padrões.
O felino foi carinhosamente batizado como Crenshaw e se tornou o único amigo do pequeno Jackson naquele momento difícil de sua vida. Mas assim como apareceu, Crenshaw também desapareceu, só dando as caras novamente em mais um momento complicado para a sua família.

Com seu pai doente e sua mãe com um trabalho de meio período, a família já não tinha mais dinheiro para a alimentação, tampouco para pagar o aluguel, e a medida em que os dias passavam, as dificuldades e as preocupações só aumentavam, e mesmo que seus pais tentassem esconder os perrengues pelos quais estavam passando, Jackson era inteligente o suficiente para perceber tudo que estava acontecendo ao seu redor, deixando-o frustrado por não confiarem em lhe contar a verdade.

Crenshaw apareceu quando eles precisaram morar na minivan, desapareceu quando eles finalmente melhoraram a situação, agora ele estava de volta, mas na cabeça de Jackson, ele aos dez anos de idade já estava velho demais para ter um amigo imaginário, mas o grande e peludo gato precisou mostrar que nunca somos pequenos ou grandes o suficiente para precisar de ajuda e lidar com a verdade.

"De qualquer modo, Crenshaw chegou no momento certo. Apareceu em minha vida quando eu precisei dele. Era um bom momento para ter um amigo, mesmo que ele fosse imaginário."

Com uma narrativa simples, porém encantadora, a autora aborda as expectativas de uma criança acerca de assuntos delicados como a pobreza, a falta de comida e de um teto para morar, e isso nos faz questionar até que ponto podemos esconder a verdade de quem amamos para tentar poupa-los preocupações e mante-los em segurança.

Não posso dizer que esse é um livro excepcional, mas sem dúvidas deixa uma mensagem linda, afinal, mostra que crianças são seres extremamente sensíveis, mas que nutrem uma força incrível!

Beatriz3345 25/03/2021

Crenshaw
Uma história tocante e de fazer qualquer pessoa sensível chorar aumenos uma lágrima, um garoto, a sua família, e o seu amigo imaginário.

Morningstar 03/05/2021

Um livro que pode parecer bem simples pela capa e sinopse, porém quando você começa a ler nota que é extremamente emocionante e bonito.
Você simpatiza com o personagem, o gato Crenshaw se torna seu amigo.
Eu lembro que esse livro eu daria 50x favorito de tão bom que achei.

Lais544 05/12/2020

Importância da imaginação
O livro acompanha uma família que está passandonpor problemas financeiros, tudo através do ponto de vista de um garoto. Nos mostrando a percepção de uma criança nessas situações. Através de um linguagem sutíl e fluída recebemos a mensagem de que sempre há esperança e de como a imaginação é importante para a passagem de algumas situações (principalmente para as crianças). Terminamos o livro com um calor no coração.

Nat 16/06/2021

A sensibilidade da criança e a realidade
A história de Jackson, uma criança que gosta de fatos e pensa em ser cientista de animais, e sua família é cheia de altos e baixos. E no momento, segue cada vez mais para baixo. Apesar de tudo, seus pais não dizem os fatos, e os fatos que o menino vê são:
1. Sua família está com pouco dinheiro;
2. Provavelmente terão que morar novamente na minivan;
3. Crenshaw está de volta.
Esse terceiro é um dos que mais incomoda Jackson. Não é muito fácil aceitar como fato que seu imaginário está de volta.
Aos poucos Jackson vai tentando entender como pode ajudar sua família e como lidar com a presença inesperada de um gato gigante.

caroline with an e 23/02/2017

Os dois lados da maçã
Do meu ponto de vista esse livro pode ser dividido em duas partes: uma história bonita que narra a situação de uma criança tentando lidar com os problemas financeiros da família e uma história conservadora que te faz engolir a miséria e as injustiças da sociedade e aceitar isso como uma ovelha domesticada.

Ok, vamos lá: eu gostei do trama que a autora criou, gostei dos personagens e achei tudo muito compreensível. A dor do menino também é muito palpável e tudo o que ele vem sofrendo é triste e desesperador. O modo como ele encontra uma válvula de espace reflete a mente de muitas crianças com problemas familiares, na escola ou em qualquer outro tipo de ambiente. Afinal, quem nunca encontrou refugio em um amigo imaginário quando estava passando por uma situação difícil? Desse ponto de vista a história pode se tornar realmente tocante e te fazer pensar em muitas injustiças, poréeeem...

Por falar em injustiças, achei extremamente NOJENTO o modo como a autora retratou a pobreza de uma família. Não conheço a biografia dela, mas colocaria a mão no fogo para dizer o quanto tenho certeza de que ela mesma NUNCA passou fome na vida.
Aqui nós temos personagens sem ter onde morar, passando fome e vivendo de migalhas para conseguir sobreviver. Mas apesar de tudo isso, eles tem passam a mensagem de que "tá tudo certo com a gente, tá bom? Nós nos amamos, só o que importa. Roubar? Roubar não, estamos morrendo mas nós não roubamos. Somos muitos felizes, olha só, o mundo não é injusto, nós nos amamos muito!!". Eu queria dizer que entendo a positividade da situação e união da família e acho isso muito lindo. Afinal, é isso o que deve existir quando coisas assim ocorrem com você e com as pessoas que você ama. Porém, a mensagem que a autora acabou passando foi distorcida e totalmente injusta do meu ponto de vista. Ela passou uma mensagem conformista, de modo que você tem que aceitar o que você vive, e sem reclamar de nada, é só se "esforçar" pra ter um pão por dia para comer e respeitar os coleguinhas que tem em abundância e colaboram indiretamente com a sua miséria.

Eu poderia citar aqui diversas cenas que me irritaram profundamente e me fizeram querer dar um soco na cara dos personagens, porém, eu sei que o buraco é mais embaixo e esse tipo de discussão acarreta mil fatores e mil pontos de vista, portanto, vou parar por aqui.

Voltando ao começo, só não dei menos estrelas pra esse livro por conta do foco da história ser o amigo imaginário de uma criança com problemas familiares financeiros. Simplesmente isso.

Pra encerrar, eu indico o livro sim, porém, tenham em mente de que NÃO ESTÁ TUDO BEM passar fome, NÃO ESTÁ TUDO BEM não ter onde morar. Não sejamos cachorrinhos obedientes que aceitam esmolas de seus donos. Vamos parar para refletir um pouco sobre a sociedade que vivemos e procurar formas (~revolucionárias~) para que todos tenhamos acesso a condições de uma existência digna

miriboshi 30/03/2022

Um livro leve
Comecei achando que era um livro levinho, sobre crianças e infância.
No final terminei com uma reflexão profunda.

Carol 28/09/2020

Muito fofinho
Crenshaw foi um livro que quando eu vi, eu queria ler no mesmo instante. Eu devorei. Li em 2h. A diagramação ajuda bastante, livro pequenos e com poucas páginas. É muito lindo.

anabeavila 16/09/2022

Sempre é bom ter um amigo
Crenshaw é o amigo imaginário de Jackson, um garoto que precisa aceitar muito cedo que nem sempre a vida é justa. Aparenta ser uma leitura leve, mas fala sobre como problemas financeiros podem afetar uma criança, como é importante ser sincero sobre os próprios sentimentos e as situações complicadas da vida.

Mesmo sendo um livro infantil, é muito mais do que uma história de uma criança e seu amigo imaginário, é um lembrete de que fatos são importantes, mas é essencial sempre manter a magia, pois é isso que torna os dias difíceis mais suportáveis.

Não importa a idade, todo mundo precisa de um amigo.

"É surpreendente quantas coisas os adultos não sabem."

vi_coutto 07/01/2022

bom
não tenho uma opinião formada sobre esse livro, comecei a ler ele mais pra passar o tempo e quando vi ja tinha acabado (li em duas horas), eu me identifiquei com o jackson algumas vezes mas, por algum motivo, passei o livro todo triste ????

Lia 12/02/2022

Fofo
Eu arrastei a leitura desse livro por meses. Não sei se o problema foi eu ou o livro não me desceu kkkk achei legal, nada uau porém é legalzinho de ler, não acontece muita coisa, é mais ?psicológico? do que realmente prático.

Nailan 26/05/2022

Procura-se Crenshaw
A leitura é muito leve, rápida e inteligente. Por se tratar de um livro infantil, a narrativa se mostra bem fácil de compreender, não perdendo de vista a mensagem e algumas reflexões. Eu amei a proposta da sinopse e o tema é muito necessário. Porém senti falta de mais profundidade na relação do Jackson e Crenshaw e seu desenvolvimento. O livro serve ao seu propósito, mas sem ousadia.

Duda 28/08/2022

Uma história muito bonita sobre como a imaginação pode nos ajudar a passar pelos momentos mais difíceis que a vida pode trazer

Lorrane Fortunato 14/03/2017

Resenha: Crenshaw - A Fome da Imaginação / Dreams & Books
"A fome pode fazer a gente se sentir bem estranho.
Até meio louco."

Eu amo livros protagonizados por crianças. Eles sempre são encantadores, tocantes e emocionantes. Quando li a sinopse de Crenshaw pela primeira vez, fiquei emocionada e ansiosa para lê-lo. O livro me lembrou muito Memórias de Um Amigo Imaginário que é um dos meus favoritos da vida.

Comecei a leitura com as expectativas nas alturas e isso, não me atrapalhou nem um pouco durante a leitura. Por que, apesar das minhas expectativas estarem bem altas, o livro superou todas elas!

A escrita da Katherine Applegate é tão envolvente, cativante e apaixonante que quando percebe, você já está lendo a última página. A forma que ela escreve prende de um jeito leve e você não percebe que estava preso ao livro até que o termina.

Outra coisa sensacional da escrita da autora é o sentimento que ela transmite. Katherine consegue passar os sentimentos de uma forma tão natural e intensa. Ela faz com que você sinta tudo o que o Jackson sente, você se coloca no lugar dele. E acredito que, poder ver o mundo pelos olhos de outra pessoa é a melhor coisa que a literatura proporciona.

"A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo outros planos."

Tudo nesse livro é incrível! Destaque para os personagens maravilhosos e super bem trabalhados. Crenshaw é uma estrela a parte e é impossível não se apaixonar por ele! Outra coisa sensacional é a diagramação do livro: capa linda, páginas amareladas, fonte em bom tamanho, capítulos curtos - que facilitam muito a leitura - e os gatinhos desenhados ao longo de todo o livro; fizeram que a beleza dele não fosse apenas na história.

Crenshaw é um livro que aborda temas difíceis e delicados de uma forma tocante. Seus ensinamentos ficam marcados no seu coração. E após concluir a leitura, o que fica é a sensação de esperança.

Te convido a se emocionar, a aprender, a crescer e se encher de esperança. Para isso tudo, basta dar uma chance a Crenshaw.

"Era um bom momento para ter um amigo,
mesmo que ele fosse imaginário."

site: www.dreamsandbooks.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6