Dom Quixote de La Mancha

Dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote de La Mancha

Taly 18/01/2024

Um clássico!
Me diverti demais com o primeiro volume das aventuras desse cavaleiro maluco, e fiquei impressionada com a construção da personagem Marcela, para a escrita daquela época, uma mulher com personalidade, que consegue desmistificar a visão de mulher má, que enfeitiça e manipula homens apaixonados!
Essa edição está ótima, com notas esclarecedoras - mas que ódio as notas estarem no final do livro! Notas tinham que estar sempre no rodapé ?
Gleidson 19/01/2024minha estante
Concordo, Taly, notas tinhas que estar no rodapé. Facilita bastante

Debora 15/03/2022

Um clássico que eu amava sem conhecer, pela figura sonhadora do Quixote
... e continuo amando após conhecer.
Sei que tem gente que tem medo da linguagem, mas, em uma boa tradução, não tem empecilho nenhum e o riso vem fácil. Quantas vezes gargalhei com as trapalhadas do Quixote, seguido por Sancho. Quantas vezes tive pena do pobre Rocinante.
Este é o 1º livro. Tem o 2º, "O Engenhoso Cavaleiro Dom Quixote de la Mancha", mas este não lerei agora.
Porque, apesar de gostar e me divertir, acho que ler 1200 páginas seguidas ia me dar uma preguiça. Sendo assim, acabei o primeiro volume. Fica para um momento futuro a leitura do 2º.
Mas vale a pena. Vale a pena demais!

Juliana (Ju/Jubs) 27/12/2021

Mais um livro que torna difícil de organizar meus pensamentos. Vamos por partes.

Eu cresci lendo e relendo uma adaptação de Dom Quixote da editora Scipione. Eu amava/amo aquele livro e quando eu era pequena queria saber como Dom Quixote enlouqueceu.

Depois de muitos anos eu nem me lembrava direito da história, resolvi encarar o original. Eis o que descobri:

Ao longo da minha vida de leitora, acabei me tornando uma Dom Quixote, assim como muitos leitores viciados em livros, esse foi o primeiro ponto que me encantou. Dom Quixote é um personagem muito relacionável.

Depois, fiquei muito surpresa com o quão engraçado é o livro, principalmente o prólogo. Cervantes tinha um humor incrível!

Então, fiquei intrigada com as motivações do Sancho Pança, já que ele age de forma diferente da adaptação. E fiquei muito feliz e espantada com as minhas reflexões, porque é uma discussão muito atual. Não vou falar mais para não interferir na imaginação de ninguém.

Em seguida, reparei que Dom Quixote é como uma boneca russa, cheio de camadas de histórias, tanto que Dom Quixote fica muitas vezes em segundo plano. Em muitas cenas eles fica ausente enquanto outros personagens interagem, ali está a aventura, no dia a dia dele, mas ele não percebe, ninguém percebe. Ele está muito ocupado preso na própria cabeça e procurando algo que está bem alí.

Outra coisa que achei bem legal é a discussão da literatura, vários personagens julgam os romances de cavalaria, e são os mesmos julgamentos que recebem a ficção jovem de hoje em dia. Os fiscais literários (pessoas que querem ditar o que o outro deve ler) estão aí desde que tudo era mato, parece; e os argumentos são os mesmos. Aos fiscais vou dar a seguinte resposta:

"[...] leia esses livros, e verá como lhe desterram a melancolia que tiver e lhe melhoram a condição, se acaso a tiver má." (p. 567)