À Sombra de Uma Mentira

À Sombra de Uma Mentira Alex Marwood

Resenhas - À Sombra de Uma Mentira

Carol.Ramone 18/02/2024

Muito bom. Não consegui largar até terminar. Sempre queria ler mais um capítulo. Apesar do final não ter sido nenhuma grande surpresa o livro realmente é tenso

Camila 15/03/2023

É tanta mentira que não acaba mais
Confesso que eu não li a sinopse e ainda bem, pois foi uma leitura muito interessante. Por várias vezes durante a leitura tive que prender a respiração. A cada etapa da descoberta do livro, uma camada de cebola é retirada.
Corpos de algumas meninas foram encontrados, um deles fora encontrado num parque de diversões. Esse encontro com a morte trás de volta um passado triste e cruel.
Duas meninas de 11 anos de idade, Jade e Bel constroem uma amizade esquisita e que as levará para as sombras. Anos se passam e com o corpo encontrado promove o encontro de Jade e Bel, agora elas são: Kristy e Amber.
A construção da narrativa desse livro é incrível, permeia entre o passado delas e o presente. O passado é completamente sufocante e te leva para um lugar que não há mais volta. O presente delas depende do anonimato do passado.
Livro extremamente intenso e que deixa você querendo ler mais e mais. O único ponto baixo, foi pelo fato que eu não criei nenhum vinculo com os personagens, até chegar ao final do livro. Foi surpreendente.
Recomendo demais esse livro que promete você ficar sem fôlego.

Luke 21/10/2022

as pessoas nascem malvadas ?
esse livro é uma grande crítica a esse pensamento.
observamos um erro da infância que persegue as protagonistas até a vida adulta e as influência, positivamente e negativamente em suas ações .
a história ainda trás outris personagens igualmente profundos.
uma história muito bemx desenvolvida e realmente me surpreendi com o final .

Sabrina.Uliana 10/06/2022

À sombra de MUITAS mentiras.
É. Esse deveria ser o título real desse livro, considerando que 70% dos personagens mentem sobre algum aspecto de sua vida.

Sobre a história, achei... fraca. Acho a temática realmente muito boa (crianças "assassinas"), mas eu sinto que faltou se aprofundar mais nos personagens, considerando que alguns foram só mencionados e sumiram da história.

Enfim. É um livro bom, no máximo.

Ayata 26/10/2021

Sinceramente, as únicas coisas que posso dizer sobre esse livro, foi que me deixou triste e tensa durante toda a leitura.

danda 28/02/2021

Gostei bastante. Uma narrativa presente/passado.Com relatos dos principais personagens.

Rosangela 26/11/2019

Uma mentira desinteressante
Duas garotas, uma dia muito ruim e muitos anos depois duas mulheres problemáticas com seus dramas pessoais. O livro dá ainda atenção à um terceiro personagem moralista de uma forma caricata.

A trama se desenvolve com dois casais passando por crises e dentro disto temos um assassinato ocorrido muitos anos antes que é mantido em segredo, com o surgimento de novos assassinatos sem razão aparente as duas se reencontram e ficam perdidas no meio da falta de lógica.

Final decente.

Ket 25/07/2019

Bom, mas eu esperava mais.
Um bom livro, com ótima premissa, mas que se perde um pouco ao longo da narrativa.

Em À sombra de uma mentira temos a história de duas mulheres marcadas por uma tragédia. Quando Jade e Bel tinham 11 anos foram acusadas pelo assassinato da pequena Chloe de 4 anos. Condenadas, caíram no sistema onde cumpriram pena e adquiriram novas identidades (Kirsty e Amber). Agora adultas, ambas seguem com suas vidas tentando manter esse segredo escondido. Detalhe: elas são proibidas pela justiça de terem contato uma com a outra. Mas, uma série de assassinatos na cidade onde Amber trabalha acaba juntando novamente as duas pois Kirsty agora é jornalista freelancer e acaba sendo designada para cobrir os casos.

Achei a premissa muito boa e teria dado uma nota maior se não fosse a quantidade de caminhos narrativos que autora tomou, que a meu ver, não se costuraram de forma satisfatória. Ficou faltante um "algo". Você tem a vida adulta de Amber e Kistry sendo contada, tem também os flashbacks das duas crianças tentando nos fazer entender o que aconteceu de verdade dom a pequena Chloe, tem a trama de assassinato de jovens e tem também a história de um personagem paralelo que não acrescenta muita coisa até o final. O resultado é um livro com ideia boa, mas que se arrasta mais do que deveria e acaba não entregando nenhum plot de forma completa. Fique com a impressão de que se ela tivesse se apegado à umas duas narrativas, o livro seria 5 estrelas. O livro também aborda a questão do julgamento da imprensa e o quanto isso pode ser nocivo para um caso policial, mas isso também ficou meio no ar, sem uma reflexão satisfatória.

Mas o livro é rápido e de certa forma envolvente. Mesmo com os poréns eu li curiosa até o final para saber o que aconteceria com as duas protagonistas e se, de fato, elas eram culpadas pela morte da Chloe. Achei a solução um pouco triste e injusta, mas no caminho de tragédias de Amber e Kisrty imaginei que algo similar aconteceria.

Indico pra quem curte thriller psicológico. Mas não vá com muita expectativa.

Mariana Eleutério 07/04/2019

Surpresa e deprimida, é como me encontro
O sistema foi o seguinte: A sinopse me cativou, de longe. Havia visto um filme - não muito bem explorado com o plot semelhante há alguns anos. Para pessoas como eu, é o segredo do sucesso. Mas então a avaliação de 3.4... Desanimou um bocado.Talvez tenha sido até bom, pois fui lê-lo sem qualquer expectativa...

Jade e Bel se conheceram por um dia. Foi o bastante para que a vida de duas crianças com 11 anos mudasse completamente: No fim da tarde, eram responsáveis pelo assassinato de Chloé, um bebê de 4 anos. As meninas foram para reformatórios e receberam novas identidades, para sempre cumprindo condicional com a ordem de não se encontrarem... 25 anos depois, uma onda de assassinatos na vizinhança de Bel (agora Amber) traz Jade/Kristin, uma jornalista, para um triste encontro.

Digo triste porque o livro esboça muito bem a importância da narrativa. A crueldade da imprensa e como esta tem o poder de transformar alguém em monstro. São intercalados dentro do mesmo capítulo um pouco da história da morte de Chloé e o cotidiano atual. Isso incomodou muita gente, mas me agradou. A história dos assassinatos foi apenas um plano de fundo para conectar Bel e Jade novamente então sobre isso, não esperem grandes coisas mesmo. Acho que foi o primeiro livro que eu tive certeza sobre o assassino em sua primeira aparição.
Também acho importante frisar o quanto achei interessante a dualidade de sentimentos onde a "parceira" é a última pessoa que querem ver no mundo, mas também a atração e pesar da amizade que nunca tiveram. Achei uma boa jogada, não perfeito, mas bom!

Marcos 14/03/2019

Jade e Bel se conhecem aleatoriamente e, no momento em que suas vidas se entrelaçaram, elas acabaram por se verem envolvidas em uma trama muito forte e perigosa. Jade é filha de um criador de porcos. Aos 11 anos, conhece Bel, uma jovem rica que é rechaçada por seu padastro. Logo as duas são acusadas pelo homicídio de uma terceira criança. Ambas são separadas e passam as vidas em vários reformatórios e prisões para jovens criminosos. A população e a imprensa as odeiam. Após saíram da cadeia, elas ganharam novas identidades e foram orientadas a jamais procurar uma a outra.

Após constituírem família, terem empregos e suas casas, Amber, gerente de um parque de diversões, e Kirsty, gjornalista, como agora se chamam, se veem envolvidas novamente em uma situação delicada. Amber encontra um corpo no seu local de trabalho, o que faz com que haja uma série de assassinatos na cidade. Kirsty é mandada para o local para cobrir o caso e o destino de ambas se cruza novamente. Conseguirão elas esconder esse segredo por quanto mais tempo?

À Sombra de uma Mentira é um thriller psicológico daqueles que trazem grandes surpresas e reviravoltas ao longo da trama. O autor sabe dosar muto bem o suspense durante a narrativa. Embora em alguns momentos ela seja arrastada e um pouco parada, principalmente na parte das descrições, Alex consegue trabalhar seu texto pautado principalmente nos diálogos, o que lhe confere uma grande fluidez na escrita, artefato excelente para escritores do gênero. Marwood também usa de flashbacks para contar traços do passado das protagonistas, o que prende muito a atenção do leitor.

Outro aspecto importante do autor é a construção de sues personagens. É como se ele os compreendesse e quisesse passar esse sentimento para o leitor. Nenhuma pessoa da historia está ali à toa. Todos trazem algum elemento importante para a trama e tem por trás uma história que justifica as suas ações no presente.

Recomendo a todos que gostam de suspense e que queiram ler algo que, embora com muitas páginas, vai literalmente voar nas suas mãos.

Silvia.Souza 21/06/2018

Gostei...
Eu achei a história muito boa, mas achei que a narrativa as vezes ficou confusa. A transição do relato de passado e presente ficou muito ruim... Não sei se isso já vem do original ou se aconteceu na tradução... Também achei que alguns fatos ou pessoas foram citadas como se soubéssemos do que se tratava, quando na verdade nada sobre isso foi narrado antes... Nesses momentos tive que voltar páginas para ter certeza se eu não havia perdido nada... Mas no geral gostei e prendeu bastante minha atenção... E ao contrário de alguns comentários de leitores, eu gostei do final...

Adriana1161 04/06/2018

Balde de água fria
Apesar do título da resenha, achei o livro bom.
É um suspense bom, bem escrito, com um viés psicológico bem interessante. O problema que achei, é que o livro vem numa expectativa crescente, e no fim é um pouco frustrante...Poderia ter tido um final bem mais impactante, sei lá!
Boa parte do livro se passa em um parque de diversões, na Inglaterra, e gostei quando uma das protagonistas disse que "andar na montanha russa era castigo, e não diversão!", me identifiquei!
É rápido de ler, boa diversão!

ViagensdePapel 19/07/2017

Sabe quando um livro te chama atenção por um conjunto de fatores? Foi exatamente assim com o título À sombra de uma mentira, de Alex Marwood. Desde o momento que tive conhecimento do lançamento pelo selo Bertrand Brasil, fiquei muito curiosa pela leitura deste thriller em especial, já que na época eu estava numa vibe de livros de muito suspense e mistério. Outro fator que me influenciou foram as ótimas indicações da obra, dentre elas a do renomeado mestre do horror Stephen King.

Com quase 500 páginas, o livro apresenta uma leitura fácil e fluída. Narrado em terceira pessoa, a história nos é contada sobre a perspectiva de vários personagens, principalmente pelas duas protagonistas – Bel e Jade. A narrativa se desenvolve no presente, mas temos alguns dos capítulos narrados também no passado.

Por meio de flashbacks que retomam ao verão de 1986, o corpo de uma menina de 4 anos é descoberto. Bel e Jade, na época ambas com 11 anos, são acusadas de terem cometido um crime tão bárbaro e cruel, e toda uma nação encontrava-se horrorizada por tamanha brutalidade. Após condenadas, elas foram separadas e enviadas a diferentes reformatórios.

Depois de uma década trancafiadas, Bel e Jade foram libertadas e receberam novas identidades, embora ainda supervisionadas pela polícia. Atualmente aos 21 anos, Bel é Amber, gerente de um parque de diversões numa cidadezinha litorânea, e Jade é Kirsty, uma jornalista freelance de Londres.

Após uma onda de assassinatos, Amber e Kirsty acabam se reencontrando e revivendo memórias indesejadas. Tudo o que elas desejavam era manter o temido passado enterrado à sete palmos e viverem bem o presente, mas não imaginavam que estariam envolvidas numa situação ainda mais angustiante que antes.

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/01/02/resenha-a-sombra-de-uma-mentira-de-alex-marwood/

Moonlight Books 25/12/2016

Leia esta e outras resenhas no blog Moonlight Books, www.moonlightbooks.net

Contraditório.

As protagonistas são duas pessoas perturbadas, com fortes problemas de auto-estima e acreditam que qualquer migalha é suficiente para mantê-las vivas. Eu não afirmo que senti empatia por elas, mas cheguei mesmo a duvidar de sua culpa e se realmente mereciam a punição de toda uma vida de exclusão social e perda de identidade. Embora Bel e Jade não possuam carisma e nem sejam capazes de cativar, ainda assim despertam um misto de sentimentos no leitor e a autora consegue, de maneira inteligente, te fazer aceitar em parte o que fizeram.

Alerto que se você for ler este livro em busca de uma investigação criminal apurada, um thriller de arrepiar no melhor estilo Jo Nesbo ou Tess Gerritsen, vai se decepcionar. Não é este tipo de história que temos, aqui o drama é psicológico. A história tem um suspense que te faz crer em tragédia iminente, infelicidade e dor. O cerne não está no agora e sim no passado, na violência contra crianças, seja ela física, mental ou moral . É sobre varrer para debaixo do tapete aquilo que incomoda e acima de tudo, descobrir se quem é culpado é aquele que usou a ferramenta ou aquele que permitiu que a ferramenta fosse alcançada. Nem sempre o verdadeiro culpado tem sangue nas mãos.

site: Leia o restante da resenha em http://www.moonlightbooks.net/2016/10/resenha-sombra-de-uma-mentira.html