Meu nome é Amanda

Meu nome é Amanda Mandy Candy

Resenhas - Meu nome é Amanda

Brina 12/11/2020

Primeiro livro de um Youtuber
A impressão que fica é que em seus vídeos ela consegue se expressar bem melhor do que na escrita. Todo hora tem uma referência de algum vídeo que ela ja fez sobre aquele assunto. Mas é bastante emocionante de uma linguagem simples que passa para o leitor com facilidade de entendimento as dificuldades que ela enfrentou. Primeiro livro de youtuber que li na vida e parece que vai ser o último.
Tokyo 12/11/2020minha estante
Tô rachando com a última frase kakakka

Andrea 12/11/2020minha estante
A constatação da última frase definitivamente foi o melhor. XD

Brina 12/11/2020minha estante
não desmerecendo a Amanda e suas conquistas pessoal e profissional. não é um nicho que me interesso. li o livro pq queria saber mais sobre o assunto de transexualidade, na visão de uma pessoa que passou por essa experiencia. mas os videos dela e o livro falam praticamente a mesma coisa.

Andrea 12/11/2020minha estante
Aaah é a Mandy Candy!! Não reconheci pela foto da capa. (E não liguei ao nome também. ?) Já vi uns vídeos dela (inclusive foi por um deles que assisti o filme A Pele Que Habito), mas não acompanho.
O problema de livros do estilo é a falta de profundidade. Na verdade, estou dando pitaco aleatório porque acho que nunca li livro de youtuber, mas sempre vejo críticas do tipo.

Juliana 24/08/2016

Emocionante, engraçado e sensível
“Meu nome é Amanda” é um livro escrito por Amanda Guimarães e publicado em 2016 pela Editora Fábrica 231. A autora é mais conhecida como Mandy Candy e faz sucesso como youtuber. Seu canal conta com mais de 245 mil inscritos e as visualizações ultrapassam a margem de um milhão.

Amanda é nascida em Gravataí, no Rio Grande do Sul e, na obra, narra como foi e é sua jornada como uma mulher transexual. Geralmente os leitores torcem o nariz ao ver um livro de youtuber e confesso que tenho certa preguiça desse tipo de obra, pois as experiências passadas que eu tive com essas leituras não foi muito agradável.

Todavia, recomendo altamente a leitura do livro da Mandy. Por possuir apenas 136 páginas a leitura é extremamente rápida, mas isso não quer dizer que ela é superficial. Pelo contrário, são 136 páginas de muito conteúdo e aprendizado.

A Amanda me ensinou a ser mais tolerável, a aceitar o próximo como ele é e perceber que não há nada de errado com isso. Fico feliz de ter quebrado a bolha da ignorância acerca das pessoas transexuais, pois, confesso que não tinha informações acerca do assunto.

Através de uma linguagem extremamente informal que dá a sensação de proximidade com a autora, Amanda nos ensina coisas que levaremos para o resto de nossas vidas, além de ensinar a espalhar muito amor pelo mundo!

E apesar de toda essa carga informativa a obra é bem engraçada, bem estilo Mandy Candy mesmo. Dei muitas risadas com as histórias da Amanda e, ao mesmo tempo, emocionei-me. Coloquei-me em seu lugar e chorei horrores ao imaginar tudo que essa mulher já passou. Haja forças, viu?! Minha admiração por ela só aumentou. Eu em seu lugar não teria aguentado tanto preconceito e humilhação

Recomendo veemente a obra a todos aqueles que buscam uma leitura leve e ao mesmo tempo recheada de conteúdo. O que a Mandy ensina aqui não tem preço e com certeza te fará um ser humano melhor. :)

site: http://www.livroseflores.com/2016/08/resenha-meu-nome-e-amanda-amanda.html
Iza 06/09/2016minha estante
Falou tudo o que eu não consegui expressar. Há um certo preconceito com livros de youtubers, mas o dela é tão leve e nos mostra o "outro lado" de uma forma tão bacana que acredito que deveria ser uma leitura obrigatória para todos que querem entender um pouco mais os outros

Juliana 06/09/2016minha estante
Exatamente, Iza! Obrigada pelo comentário.

Kássio 12/05/2020

Representatividade T no Youtube e nos livros <3
Um livro curtinho, com escrita bem informal e direta. É bem gostoso de ler, parece que a gente tá assistindo a um vídeo dela mesmo hahaha Ela contando de sua vida com seu jeitinho e bom humor

Uma coisa que acho massa é ela falar e reconhecer seu privilégio por ser uma pessoa trans que teve apoio da família, conseguiu trabalho, etc, lembrando que infelizmente a maioria das pessoas trans não têm isso.

A linguagem do livro é toda adequada pra faixa etária do público majoritário dela, o que achei ótimo porque ela aborta questões super complexas e pesadas como a disforia, a dificuldade de entendimento e aceitação de si mesma e outras questões em relação a seu corpo e sua sexualidade, além de diversas opressões que as pessoas trans sofrem, sempre falando de um jeito muito claro e acessível pra qualquer idade.

No fim, acho que a principal mensagem e o que tem de mais emocionante no livro é a importância do amor e do apoio da família, e como isso pode fazer uma diferença crucial na vida de qualquer pessoa LGBT+, principalmente das pessoas T. É muito lindo ver a relação dela com a mãe e os irmãos

Legos 07/05/2023

Perfeito pra introduzir o assunto da transexualidade
Acompanho a Amanda a um bom tempo. Mas só tive oportunidade de ler sobre a transição de gênero dela agora. Achei maravilhoso a abordagem sensível e muito didática sobre.

lleitoraescritora 22/12/2020

Ótimo para ler em uma tarde
Eu conheci a Mandy através de um vídeo no youtube e fiquei super curiosa sobre sua história e determinação que comecei a vê alguns outros vídeos então quando soube que tinha um livro dela sabia que precisava ler. O livro é bem curto,mas traz questionamentos que a Mandy teve ao longo da vida que nos faz perceber o quão difícil é para alguém trans se entender e depois viver ao longo da vida.A Mandy traz no livro a mesma forma de falar que ela traz nos vídeos e isso é algo que eu amei na história porque parece que eu tou sentada no sofá conversando com ela. Então, já viram que eu curti demais esse livro né?! Ele é curto e super rápido de ler e para mim seria bom que todas as pessoas do mundo lessem para que parassem de julgar os outros e entendessem o que o outro sofreu e sofre na vida.

Carol 13/04/2021

Ótimo para "abrir a sua mente".
Comecei a ler esse livro, com a intenção de entender um pouco mais sobre o que é "ser uma pessoa trans", já que eu sou uma mulher cis. E é exatamente isso que o livro passa! O livro não é tão grosso, você pode acabar de ler ele bem rápido. A escrita dele é bem leve e descontraída, você fica com a sensação de que está conversando mesmo com a Amanda, cara a cara.
Algumas partes são engraçadas, mas também são contadas situações bem tristes e desconfortáveis que ela passou. Se você é uma pessoa que sente muita empatia, se prepare para ficar triste ou estressada enquanto lê algumas páginas. Esse é um livro que me fez refletir muito sobre a vida e sobre como as pessoas se comportam.
Adorei ler esse livro, eu recomendo.

bibliotecadajordana 30/04/2021

[RESENHA: Meu nome é Amanda]
“Mesmo com as dificuldades, nos dávamos muito bem. Todo mundo se amava! A falta de dinheiro nunca foi, nem pode ser, desculpa para falta de amor e união, porque para mim isso é família: pessoas que se amam, independente de ser homem, mulher e filhos.”

Autoria: Amanda Guimarães
Editora: Fábrica231
Páginas: 136p
Ano: 2016
Assunto: Biografia; Autobiografia; Memórias.

Ao ler o livro da Mandy eu senti como se tivesse vendo e ouvindo um vídeo dela do Youtube, por ter a mesma linguagem de como ela fala nos vídeos, eu me senti próxima como se estivesse em uma conversa em que ela ia contando suas histórias e memórias de vida.

Se eu já admirava essa mulher, agora nem consigo explicar, para mim a Mandy sempre foi uma fonte de inspiração gigante desde quando eu comecei a acompanhar o canal dela há anos atrás. No livro conhecemos um pouco mais sobre sua vida, desde a infância, adolescência e as diversas situações de transfobia que passou seja em ambiente de trabalho, na rua e em outros locais.

Foi dolorido ler o que ela passou, ler toda a luta interna que ela teve consigo mesma para se aceitar como uma mulher trans por não existir tanta informação como tem hoje em dia sobre o assunto. A leitura é leve, embora o tema seja profundo, é uma oportunidade de conhecer mais sobre como foi o seu processo de aceitação, foi minha primeira experiência lendo uma biografia e achei bem interessante.

Eu acompanho a Mandy há alguns anos, e eu li o livro bem rápido, eu gostei de como ela conseguiu trazer a sua experiência de vida, é intenso, emocionante mas também cheio de amor e esperança, super recomendo para todos que desejam conhecer mais sobre essa mulher maravilhosa.

Gui 15/09/2020

Narrativa atraente
Muito boa a narrativa da autora sobre sua trajetória ao longo da transição. Livro muito bom para entender o que pessoas trans vivem ao longo de suas vidas.

Ana Lyra 12/10/2021

Metamorfose ambulante
Conheci Amanda ( Mandy Candy) no YouTube, não lembro o ano, mas ou menos na fase do lançamento deste livro (2016?). Achei tão carismática e leve o jeito com que fala sobre si, sobre ser mulher trans, morar na Coreia ( acho que foi por isso que a encontrei na época). Acabei ficando no canal por descobrir o quanto ela é uma pessoa diversa e interessante, tem muito pra ensinar mesmo sendo tão jovem.
Impressiona ser tão forte, ter passado por tanta coisa e ter esse brilho nos olhos e um belo sorriso no rosto pra contar sua história.
Aposto que a sua conquista deve inspirar muitas pessoas lgbtqia+ a se sentirem mais inclusas e representadas. Admiro sua pessoa. Gostei de ler seu livro, acompanho sua vida até hoje no YouTube, sempre se descobrindo e se reinventando.

Tyff 04/10/2016

Aprendizado, crescimento pessoal e emoção, é o que essa leitura foi pra mim.
Sou uma pessoa de mente aberta, a favor do amor em todas as suas formas, e entendia um pouquinho sobre o assunto, mas a Amanda me trouxe uma visão muito mais ampla e profunda do que é realmente ser uma pessoa trans.

Uma história para se emocionar, chorar, sorrir, mas principalmente aprender. Uma história de superação e auto descoberta que todo mundo deveria ler uma dia e levar esse aprendizado pro resto da vida e para as pessoas ao seu redor.

Hellen 15/11/2017

Bom! Mas não adicionou muito para o público do canal
É bom, porém quem já assistiu alguns vídeos do Youtube Mandy candy não recebeu nenhum novidade. Mostra a trajetória já relatada em vídeo, faltou algo inédito.

Lorena Miyuki 14/09/2017

Didático e esclarecedor, porém...
Se você já viu a maioria dos vídeos da Mandy, não tem quase novidade alguma no livro.
Na verdade, boa parte do livro é te "mandando" assistir os vídeos, são comentários sobre eles.
Mas, de forma geral, achei MUITO válido a maneira como todos os assuntos são abordados - desde a infância dela, até a transição e depressão/suicídio.
A forma de abordagem é muito responsável e consciente - para o pessoal mais novo, achei muito válido mesmo! Ainda mais porque a maneira como ele é escrito é basicamente a Mandy falando, e ela se conecta muito com a geração atual.
Com surpresa, me vi representada em vários momentos porque passamos por fases parecidas (jogos, yaoi, kpop, jrock, internet, Orkut, MSN!) e as dicas me fizeram ver que vivemos o mesmo momento e que talvez eu possa até ter esbarrado com ela no Ragnarok! (sério)
Enfim, é um livro que vou passar pra frente porque acredito que seja muito esclarecedor, MUITO didático e vem num momento importante para conscientização!
Porém, se você já conhece os vídeos da Mandy, vai ficar decepcionado porque não vai muito além daquilo. Me incomodou também os capítulos não serem muito lineares na biografia - é um vai e vem no tempo que poderia ter sido evitado. Ao contrário do que falaram, não achei que a edição/revisão ficou a desejar, mas a qualidade em si não é muito boa (tamanho da fonte, as fotos internas em qualidade baixíssima e diagramação ruim de modo geral).

milena 16/08/2023

Acompanhado o canal da Mandy e muitos anos e sempre quis ter a oportunidade de ter o livro e ler esse e felizmente consegui realizar esse desejo agora. Muitas coisas do livro eu já sabia por acompanhar o canal, mas foi tão bom e importante ver essas história em forma de livro do jeitinho que a Mandy fala