Empire of Imagination

Empire of Imagination Michael Witwer

Resenhas - Dungeons and Dragons

Cachamorra 11/04/2024

Um romance ou uma biografia?
Talvez o erro tenha sido meu. Queria aqui ler uma biografia mais apurada, mas me deparei com um romance, bem simplório, sobre Gaygax.

E por conta desse formato, muita coisa ficou de fora. Principalmente, no que se refere à forma soberba como o criador do D&D lidava com tudo. Racismos, misoginia, pouco disso é citado coerentemente no livro.

Uma pena, o autor perdeu uma oportunidade de contribuir de forma mais progressista com o Hobby.

Rafael 27/08/2023

Leitura obrigatória para fãs de RPG
Sou muito fã de D&D e outros RPGs de mesa e esse livro me deixou muito pilhado em criar conteúdo para RPGs. Ele nos conta a biografia de Gary e o desenrolar de sua vida pessoal até a criação do D&D e da Wizards of the Coast. É uma leitura fácil e divertida porque nem parece que tu tá lendo uma biografia e sim uma história.

Beatriz.Marques 08/04/2023

Gostei muito e achei a dinâmica do livro legal. Não gosto muito de biografias mas esta me prendeu bastante com toda energia de fantasia e aventura empregados na historia. Foi uma bela homenagem do autor para com a vida e legado do Gygax. Todos os amantes de RPG deveriam ler.

Mayklyns 26/05/2021

Talvez eu mude isso aqui
Esse livro me ganhou pela forma como foi escrito. Eu sou um leitor de ficção e o autor romantizou o personagem principal com uma forma de escrita cativante. Michael Witwer montou passagens e diálogos quase como se retratasse um herói em seu universo de aventuras. Talvez herói seja uma palavra forte, anti-herói se aplica melhor na construção de Witwer. Entretanto e ainda assim, um protagonista do lado "certo" da história.

E o que há de errado nisso? Por que talvez eu mude essa resenha num futuro próximo? Estamos falando de um biografia!

Aqui e acolá, a forma como Gary Gygax é mostrado nesse livro gera controversas. Não há dúvidas da importância de Gygax na história do meu passatempo favorito, o RPG. Também é uma fato que Gygax é amado tal como um deus entre muitos e muitas nerds desse planeta. Porém, muitas pessoas têm em suas consciências que, vindas desse nerd, houveram boas e más contribuições (acho que me enquadro aqui) e tem outras pessoas que até o colocam na posição de vilão.

Em resumo, eu gostei do livro, tem informações interessantes e revela o olhar de um fã apaixonado. Como estudo da personalidade Gygax e de sua contribuição para nossa história, tenho minhas dúvidas se a obra não oferece uma visão deturpada. Então, repetindo, talvez eu mude essa resenha algum dia - vou agora ler Dados e Homens, me disseram que é mais coerente.

Se recomendo? Sim, claro que sim.

Leia esse e pesquise mais sobre o assunto, como estou tentando fazer.

Thiago Gadelha 06/07/2020

Leitura leve
Esse livro pra quem é fã, começa bem leve e depois vira quase um caso de empresas brigando por direitos. Muito interessante.

Jaco.Silva 09/06/2020

Boa biografia
O império da imaginação conta a história do Gary gygax o criador do RPG de mesa,como jogador eu adorei o livro,mas não sei se agradaria todo o grande público por se tratar de rpg é uma leitura bem leve e recomendo se você for um jogador ou está querendo começar a jogar e puder comprar esse livro.

Ricardo.Mello 26/03/2020

Está mais para um tributo.
Não é um primor de bem escrito, mas é uma biografia respeitável (no sentido de completude) e uma bela homenagem a Gary Gygax.

Sacripanta 05/11/2017

Uma biografia que estava faltando sobre Gary Gygax
Fiz uma resenha bem completa sobre esse livro no link abaixo, mas resolvi não mutilá-la aqui. Tem material de apoio, resumo e críticas. Acho que vale dar uma olhada.

site: http://www.acidadela.com.br/2017/03/empire-of-imagination-gary-gygax-and.html

Fred 04/11/2016

Ribeirof