Alien

Resenhas - Alien

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

ALIEN: Surgindo das Sombras
O Universo Alien nunca me chamou muito a atenção, até que eu fui confrontada com a necessidade de aprender mais sobre ele. Lembro de ter visto uns dois filmes, ter o livro oficial, mas nunca ter realmente me aventurado em desbravar essa saga que tem muitos desdobramentos, o que pode gerar até uma certa confusão. Uma delas é com relação ao posicionamento dessa trilogia da Leya. Esse livro não é uma republicação da novelização do filme escrita por Alan Dean Foster e publicado pela Aleph no Brasil. O que temos aqui são histórias complementares que expandem o universo.

Surgido das Sombras se passa 37 anos depois da história que conhecemos em O 8º Passageiro e vai preencher uma lacuna do que poderia ter acontecido no caminho de Ripley antes de vermos ela novamente em Alien: O Resgate. O terceiro livro da trilogia, Rio de Sofrimento, também acontece nesse meio tempo entre o ano de 2.122 e 2.179 e tem o mesmo propósito, enquanto o segundo, Mar de Angústia acontece em 2.412 e é a obra mais a frente em toda essa cronologia. Os volumes podem ser lidos de forma separada, mas se você é um fã desse universo, recomendo a leitura na ordem cronológica e, portanto, 1,3,2. Afinal, já temos uma bagunça enorme com relação aos filmes que vão e voltam no tempo.

Pra facilitar a sua vida, coloco aqui a ordem temporal dos filmes e livros, deixando de fora os jogos e quadrinhos:

Ano de 2.093: Prometeus (filme de 2012)
Ano de 2.103: Alien Covenant (filme de 2017)
Ano de 2.122: Alien – O 8º Passageiro (filme de 1979 e livro de Alan Dean Foster)
Ano de 2.159: Alien – Surgido das Sombras (livro 1 da trilogia, lançado em 2016)
Ano de 2.179: Alien – Rio de Sofrimento (livro 3 da trilogia, lançado em 2016)
Ano de 2.179: Alien – O Resgate (filme de 1986)
Ano de 2.179: Alien 3 (filme de 1992)
Ano de 2.379: Alien – Ressurreição (filme de 1997)
Ano de 2.412: Alien – Mar de Angústia (livro 2 da trilogia, lançado em 2017)

Antes de fazer essa leitura eu retomei a história de Alien: O 8º Passageiro devido a conexão evidente que existe e realmente acho imprescindível que, caso você não tenha visto o filme, ou lido o livro, o faça. A importância da personagem Ripley se cria na história inicial e ela vira peça chave também em Surgido das Sombras.

“Quando eu era criança, eu sonhava com monstros – disse. Não preciso mais sonhar.”

Aqui conheceremos Chris Hooper, e quando ele resolveu desbravar o espaço, ele realmente sonhava em encontrar monstros. Porém, quando isso realmente acontece, a coisa não é tão simples ou fácil. O primeiro sentimento é o mesmo que foi visto no filme original: choque e surpresa. O que são essas coisas, de onde elas vem? E é ai que entra Ripley com seu conhecimento para que a história não se repita completamente. Ela tem uma experiência prévia e nada feliz de confronto com esses seres, mas também sabe o que pode ou não ser útil.

É claro que para a personagem é como acordar em um pesadelo. Ela fez o que pode para sobreviver e agora, quando acorda, está novamente em uma situação de vida ou morte frente a frente com esses aliens. Isso faz com que o protagonismo da história deixe de ser de Chris e passe a ter um enfoque na antiga membro da Nostromo e na angústia que ela apresenta em tal situação. Acredito que isso tenha sido um enfoque bem positivo, afinal é sempre com os personagens originais que estamos mais propícios a nos preocupar. A questão é que não há como fugir disso, com a nave prejudicada eles precisam de fontes de energia para continuar viagem e pra isso é necessário confrontar o mal que espreita.

Desde o começo me preocupei em como a narrativa iria encaixar a participação de Ripley sem estragar o fato de que quando vemos ela nos filmes, principalmente na sequência O Resgate, não há registro dessa incursão fora de hibernação ter acontecido. Mas, novamente há uma boa resolução pra isso e a trama original não fica prejudicada pelo uso dos personagens principais nas expansões.

“Aquele era um perigo além da humanidade, um que já existia desde muito tempo antes de os seres humanos ao menos saberem o que eram as estrelas.”

Pra mim que era uma completa leiga do assunto, achei o livro muito bem contextualizado e alinhado ao filme em suas informações. A escrita do autor é bem fluída e conseguimos passar pelas páginas com bastante rapidez, dando andamento na história. Há momentos bem tensos onde é possível se relacionar com o medo dos personagens e o que eles estão sentindo em meio a tamanha incerteza. Já tendo em mente o visual dos aliens pelo filme, não é difícil dar vida a eles na nossa cabeça na hora da leitura.

Cada um dos livros dessa trilogia é escrito por um autor diferente, então não posso garantir que a mesma fluidez se mantenha, mas quero dar continuidade na leitura, sim. A edição da editora Leya está bem bonita, com uma capa levemente laminada. A fonte do livro está num tamanho confortável e os capítulos são curtos, tendo divisões bem organizadas entre ele e também entre os atos principais da história.

Para quem é fã do universo, acredito que essa trilogia seja um prato cheio, afinal é mais um a oportunidade para acompanhar Ripley e passar mais tempo no espaço em confronto com as criaturas. E, caso você, assim como eu, não seja um aficionado por Alien, se depois do contato com o 8º Passageiro surgiu aquela curiosidade, tem um material muito interessante aqui pra dar continuidade no desbravamento desse universo que é tão rico e que tem seus altos e baixos no cinema.

site: http://resenhandosonhos.com/alien-surgido-das-sombras-tim-lebbon/
Resenhando Com Luke ® 09/01/2019minha estante
Tamirez Parabéns pela resenha fiquei impressionado.
Seu site é Resenhando assim como o meu Blog, que legal Rsrs

Gostei da linha cronologica que você fez, já baixei os filmes agora vou ver/ler na ordem correta.
Parabéns novamente.
Bj

Theo.Hoffmann 15/01/2019minha estante
Como fã, também fiz isso, li Vol 1,3,2 haha, ordem cronológica bateu mais forte... mas em questão dos planetas o vol. 1 fala do mesmo planeta do vol. 2, ai pra dar o gancho acho que é susse ler 1, 2 e 3 também.

Bianca - @ZumbiLiterário 29/05/2019minha estante
Me ajudou mto. Terminei o 1 livro e senti falta de algumas explicações. Já tirei print da ordem cronológica! Obrigada.

Bruno T. 09/02/2020minha estante
Você ter colocado a ordem temporal dos livros e filmes me foi muito útil. Obrigado.

Manu 14/03/2020minha estante
Imagine eu q terminei o livro agora, fiquei confusa, vim ler as resenhas só pra descobrir que na verdade é uma série e tem até filme. Kkkkk agora lá vai eu atrás dos outros livros.

Raquel Holmes 16/12/2021minha estante
Nossa, que resenha completa. Quando eu comprar os livros eu vou acompanhar a cronologia que você postou. Obrigada.

Sathy 12/02/2022minha estante
A Cronologia é baseada no pôster da editora Leya ou alguma outra referência?

esrtwhille 26/02/2022minha estante
eu lendo o livro vindo aq e descobrindo q é a própria saga harry Potter com 827363 outros livros ?

Rafa 17/03/2022minha estante
Pra quem não sabe, também existe um jogo chamado ?Alien: Isolation?, que tem a Amanda, filha da Ripley, como protagonista. Cronologicamente, o game se passa antes dos acontecimentos de Alien: Surgindo das Sombras. E vemos a Amanda tentando descobrir o que aconteceu com sua mãe. É simplesmente fantástico. Se você é um fã, não deixe de conferir.

Paulo.Rodrigo 20/03/2022minha estante
Que comentário maravilhoso. Comecei nesse universo Alien hoje é, após ler esse texto, fiquei mais entusiasmado em devorar mais livros e assistir mais filmes. Obrigado ??

Marlos 24/10/2021

É uma sequencia direta de "Alien: O Oitavo Passageiro", portanto, apesar de não ser essencial, ler a novelização, ou ver o filme antes de iniciar essa trilogia, tornará a experiência mais imersiva.

A leitura é muito envolvente, o escritor consegue nos passar as emoções sentidas pelos personagens com eficiência.

A trama é ambientada em um clima de apreensão e medo, passando ao leitor uma sensação de desamparo, tendo em vista que os personagens estão a anos luz de qualquer possibilidade de ajuda, vulneráveis a uma ameaça praticamente imbatível, e tendo que usar os recursos disponíveis da melhor maneira possível para tentar sobreviver.

A escrita traz ao leitor uma ideia de urgência, onde as passagens de fuga e confronto são de tirar o folego.

Me surpreendi com essa leitura e estou ansioso para prosseguir para o próximo livro.

leituradaca 02/05/2024

Não funcionou para mim
Vamos lá... Eu adoro os filmes do Alien, o universo, a história e tal, mas esse livro não funcionou pra mim.
O livro promete uma história que cronologicamente se encaixa entre Alien: Oitavo Passageiro e Aliens: O Resgate, no entanto, achei a narrativa muito chata, ficou uma leitura arrastada, muitos pensamentos e pouco suspense e ação.
Todo momento li como se fosse uma fanfic ou até mesmo um spin-off, uma história que foi feita depois de tudo, tinha detalhes que só assistindo todos os filmes a pessoa faria conexão, outros detalhes que eu achei um pouco exagerado.
Se a protagonista não fosse Ripley, acho que eu teria gostamos mais, pois existe um detalhe no início de Aliens: O Resgate que anula qualquer acontecimento entre o Oitavo Passageiro e o Resgate (com Ripley como protagonista). O autor poderia ter colocado o Hoop como protagonista, ou outro personagem.
Não pretendo ler os outros livros.

Jackson240784 03/08/2023

Trabalhando numa mineradora, no planeta LV178, Chris e sua equipe encontram no solo um ninho de Xenomorfos, mas o que Chris ainda não sabia é que essa viagem seria o seu pior pesadelo. Logo depois, Ellen Ripley, chega ao planeta depois de Hooper ter visto o Alien pela primeira vez, e agora ela terá que enfrentar novamente o alin que acabou com sua equipe. Essa nova aventura pode ser lida logo depois do livro alien, o oitavo passageiro (novelização oficial do filme) e dá uma sequencia incrível para a saga resgatando todo o clima de terror e suspense que fez sucesso nos filmes do Alien.

Ogaiht 01/01/2023

Medíocre
Quando Ridley Scott lançou Alien - O Oitavo Passageiro em 1979, não imaginava como sua obra seria um divisor de águas não apenas na ficção científica mas também no cinema como um todo. Misturando elementos de terror e ficção científica, a estória do alienígena que sai do corpo infectado de uns tripulantes da Nostromo e depois começa atacar e matar os demais tripulantes da nave é simplesmente atemporal. Com um visual fantástico (a nave tem até um estilo gótico), o filme envelheceu muito bem e apresentou pela primeira, um mulher como heroína numa ficção científica.
O sucesso do filme rendeu 3 sequências (algumas mais bem sucedidas que as outras), alguns spin-off (os terríveis Alien vs. Predador, que queimaram o filme da franquia, já que quando se fala em Alien com as gerações mais jovens eles lembram desses filmes) e duas prequels (que tiverem resultado razoável). Além disso, a série inspirou hqs e livros, uma espécie de universo expandido, bem no estilo Star Wars.
Este livro é o primeiro de uma trilogia, cuja narrativa se passa entre o primeiro e segundo livro. Aqui a tentente Ellen Ripley é encontrada por uma nave e resgatada. À deriva no espaço por alguns anos, ela descobre que o alienígena que matou na sua nave não era o único. Agora, ela terá que enfrentar seu pior pesadelo mais uma vez. A premissa em si não é um ruim, mas quanto mas se tenta encaixar a estória na cronologia da série de filmes mais buracos na narrativa vão aparecendo e a solução que o autor encontra para que Ripley não tenha lembranças dos eventos deste livro no tempo do segundo filme, Aliens - O Resgate, é simplesmente desonesta e uma ofensa à inteligência do leitor. Fiquei tão irritado com isso que não tenho nem a curiosidade para ler as duas próximas obras. Prefiro ficar com os filmes, principalmente os dois primeiros, que são duas obras primas do cinema.

Jaque Moreira 02/06/2020

Incrível
Amei este livro! Indico a todos que amam ficção científica.
Quel 02/06/2020minha estante
Eeeeh vou ler tbm hehe ja comprei a trilogia, boa leitura Jaque

Jaque Moreira 03/06/2020minha estante
Obrigada ? já comecei o segundo???

Quel 04/06/2020minha estante

Diana279 04/01/2022

Só não dou 5 estrelas, porque não gostei muito do final. Mas fora isso, o livro é bom, é uma leitura fluida, os capítulos são curtos, e é uma boa história pra quem quer começar a ler ficção científica.

Michelle Alves Carneiro 21/04/2020

Leitura cansativa
Por conhecer um dos filmes e ter gostado tinha certeza que gostaria do livro também, porém achei desgastante e só terminei de lê-lo porque havia começado. Demorei muito pra lê-lo, levei quase um mês e normalmente leio livros desse tamanho em no máximo 5 dias. A história em si não é ruim, mas a escrita do livro não conseguia me fazer querer "devorar o livro" como normalmente acontece.

Kat 13/10/2020

Sensacional
Leitura fácil, por ser minha primeira ficção científica eu esperava ter dificuldade, mas flui super bem sem problemas.
É uma sequência direta do primeiro filme Alien de 1979, mas não é necessário ter assistido para entender e aproveitar, pois no próprio livro acaba fazendo um resumão, com direito até a spoilers do filme.
Me apeguei aos personagens mesmo tendo em mente que esse tipo de livro geralmente há uma pacata chance de sobrevivência, sofri com os personagens como se fizesse parte da tripulação.

Wilker Júnior 20/02/2022

Alien: Surgido das Sombras
Neste livro, os acontecimentos são abordados logo após o final da Nostromo (primeiro Alien lançado), com novos personagens, Ripley e nossos "amados" Aliens.

Foi uma leitura excitante, profunda e mais do que tudo, totalmente necessária para o arco de Ripley e sua filha Amanda. Tendo suas visões com a filha, tivemos chance de nos conectar mais com Ripley... nunca nível mais profundo, além do que fora mostrado nos filmes.

Enfim, é um ótimo livro para enriquecer o universo da franquia.

janeway 16/01/2021

A história utiliza a mesma fórmula proposta pelo universo Alien dos cinemas: um planeta cheio de xenomorfos, ação em todas as cenas e a Ripley no centro disso tudo. Ou seja, quase um filme escrito mesmo. Apesar de eu considerar esses elementos como sendo positivos, achei o livro cansativo em vários momentos quando o autor resolvia descrever os ambientes e por isso que não consegui ler o livro com tanta facilidade. Também não gostei da resolução que acharam pro fato da Ripley não contar os acontecimentos desse livro no filme Aliens: O Resgate, pois achei bem preguiçoso da parte do autor e acredito que ele tenha perdido a oportunidade de explorar outras coisas. Espero que os próximos livros dessa trilogia sejam melhores nesses aspectos.

Fernando.Francisco 13/03/2021

Desnecessário
Claramente tenta expandir o universo, mas acho que se equivoca ao colocar personagem central que já existia, fazendo reticom da história. O clima às vezes está lá, mas força a barra para colocar situações análogas a serie de filmes, que não causam mesmo impacto nem com forma narrativa, nem as descrições parecem alcançar uma boa ambientação.

Johnnie 08/08/2020

Uma delícia de livro
A historia se desenrola no mesmo clima dos filmes, tem horas que dá pra sentir a tensão, será que o bicho vai aparecer, foi uma leitura divertida, e muito prazerosa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6