Psicologia da Educação

Psicologia da Educação Cesar Coll Salvador

Resenhas -

Diego 19/04/2024

Interessante introdução ao assunto (mas sem uma peça importante)
O livro é interessante pelo didatismo com o qual introduz os conceitos da Psicologia da Educação.

Gostei do capítulo onde eles explicam as teorias psicogenéticas de Piaget e Vygotsky. Porém... Cadê o Henri Wallon?! Este trio precisa ser estudado em conjunto -- pois suas teorias giram em torno dos mesmos temas (e é necessário ao leitor/pesquisador ter em mente as concepções desses autores). Este livro aqui finca o pé no Vygotsky e estamos conversados. Ele explica Piaget (muito bem até) e depois cai no colo do russo com toda a alegria.

Nada contra a escolha dos autores (quem sou eu na fila do pão, né?), mas... Eu dei falta do Wallon. Se entendermos as contribuições de Piaget na parte biológica, de Vygotsky na parte sócio cultural e de Wallon com as emoções, teremos o "pacote completo". Fica bem melhor. Eu acho, pelo menos.

Bom, lá vou eu cavocar na biblioteca. Gostei de ter lido o livro mas verifiquei que ainda ficou faltando informação para mim.