Os Veranistas

Os Veranistas Emma Straub

Resenhas - Os Veranistas

Lisi 24/05/2023

A sinopse pareceu interessante, mas o desenrolar da história é bem chato. O livro vai de nada a lugar nenhum. Os personagens são sem graça e nada instigantes e a história de cada um se desenvolve de maneira muito rasa e boba.

Não recomendaria a leitura infelizmente.

Tamara 27/05/2017

Resenha postada na íntegra e originalmente em: http://rillismo.blogspot.com.br/2017/05/resenha-os-veranistas-por-emma-stralb.html

Eu adoro livros que trazem como enredos principais tramas familiares, principalmente quando elas prometem dramas e segredos, então quando descobri esse livro, imediatamente ele foi para a minha lista de desejados. Porém, ao recebê-lo, me senti um pouco receosa devido à algumas opiniões não tão positivas que vinha encontrando, mas resolvi mergulhar de cabeça nele, e foi uma leitura muito rápida, um livro no qual eu não vi as páginas passando de tanto que ele me absorveu, e li em menos de 24 horas. No entanto, não posso chamá-lo de marcante e nem dizer que é um livro que mudou a minha vida, mas achei uma obra deliciosa de se ler, daquelas que se tivesse mil páginas, eu ainda acharia muito gostoso estar lendo. Foi um livro que me prendeu e me levou a refletir em diversos momentos, e também me fez passar por diversos sentimentos, como amor, raiva, tristeza e alegria por cada um dos personagens que nos foram apresentados durante a trama.
Quando o autor sabe como narrar e descrever os senários, certamente a obra fica mais cativante, e esse, foi o ponto mais positivo de todo o livro para mim, pois enquanto eram descritos o calor, o sol, a praia e a Espanha, eu conseguia visualizar tudo com perfeição e até mesmo conseguia me sentir naqueles dias quentes de verão, em meio àquela família conturbada e cheia de humanidade, com defeitos e qualidades. Também, gostei de todos os conflitos encontrados, pois todos se mostraram muito reais e passíveis de acontecerem com cada um de nós, e tudo é tratado com muita realidade, sem enfeites desnecessários ou máscaras, e todos os assuntos abordados são de grande importância e reflexão. Outro ponto que me chamou atenção foi o modo de narração utilizado, que foi dividido por dias, os 14 que a família passou no local, e cada dia, trazia informações sobre todos que estavam na casa, sem que a autora em nenhum momento perdesse o foco com tantos personagens.
Porém, confesso que se o livro tivesse mais páginas, eu acharia bem interessante, pois em alguns momentos, desejei mais detalhes sobre cada conflito apresentado pelos personagens, e desejei, por vários momentos, também poder acompanhar como se tornaram suas vidas após Maiorca, mas isso se deve a meu intenso sentimento de curiosidade que aparece sempre que alguma história me cativa muito. Também, cabe destacar que não é uma obra surpreendente, ou cheia de ação, e acredito que alguns podem achá-la até mesmo entediante, mas ela é simplesmente uma história que traz como pano de fundo um senário diferente e incrível, uma família em conflitos e é também uma história que nos permite acompanhar o desenrolar de cada parte desses conflitos de perto.
É difícil definir um personagem que amei ou odiei, pois cada um deles traz uma personalidade única, que em alguns momentos nos levam a raiva, e depois, nos levam a sentimentos bons. Mas se fosse para escolher, diria que Charles e Lawrence, o casal gay, me cativaram, mais que os outros, com sua luta para adotar um bebê e com seu amor incondicional um pelo outro. Também, gostei do conflito entre Franny e Jin, com a presença de uma traição maculando um casamento bem sucedido, e os sentimentos que isso causou em cada um deles. Ainda, Sylvia, a filha adolescente, me chamou bastante atenção, pois apresenta, com maturidade, parte dos conflitos que muitos de nós passamos na adolescência, e isso foi retratado com perfeição.
O livro, narrado em terceira pessoa, traz a divisão em 14 capítulos, cada um referente a um dia passado no local. Realizei a leitura em ebook e não encontrei erros.
Recomendo esse livro para leitores que assim como eu, gostam de histórias que apresentam senários diferentes, conflitos familiares, e fogem um pouco dos clichês românticos que encontramos por aí, e para aqueles que gostam de histórias que trazem, de certa maneira, alguns aprendizados que nos fazem refletir, com profundidade, após o virar da última página.

site: Resenha postada originalmente em: http://rillismo.blogspot.com.br/2017/05/resenha-os-veranistas-por-emma-stralb.html

Ana Alice 28/06/2021

Bom, mas incompleto
o livro tem uma premissa muito boa e tinha tudo pra ser bem legal, mas acabou se perdendo pelo caminho. achei um pouco confusa a maneira como terminou, sem explicar nada com muitos detalhes, mas no geral é um bom livro pra se distrair e a leitura flui bastante.

Nicollemp 04/04/2021

O livro narra a história de uma família de férias. Ao longo das páginas, vamos entendendo algumas camadas dos personagens e das histórias que antecederam a viagem para a Espanha. É um livro divertidinho, pra passar o tempo, mas não é maravilhoso e os finais são bem previsíveis.

cacau :) 15/03/2023

Chato e entediante é a combinação de como foi a leitura para mim. um livro arrastado que diz muita coisa, mas no final acaba não falando nada, além das claras cenas de clichês adolescentes desconexas com a história

Maria.Luiza 31/05/2020

Os Veranistas é um contemporâneo que promete, já no título, inserir o leitor em uma narrativa contada inteirinha no verão, com muita praia, sol e confusão. O livro conta a história de uma família que decide aproveitar as férias de verão para viajar para uma ilha na Espanha durante duas semanas.

O livro é narrado por dias, contando com detalhes todos os pontos de vistas de cada um dos 14 dias. Já no começo da história, descobrimos que Jim e Franny estão passando por uma crise no casamento que, apesar de finalmente ter atingido a marca de 35 anos de matrimônio, também foi marcado por traições. Eles decidem não contar isso ao filho, que já tem seus próprios problemas tentando fazer a família aceitar sua namorada, que é muitos anos mais velha do que ele. A filha do casal já tem consciência da traição, por isso decide focar seu último verão antes de entrar na faculdade em uma única missão: perder a virgindade. E o casal amigo de Franny também tem dramas particulares porque estão passando pelo processo de adoção.

A escrita da autora foi uma das coisas que me chamou a atenção. Ela é bem diferente de tudo o que eu costumo ler, sendo que ela conta tudo de uma forma bem naturalista. Assim, a linguagem simples e o realismo de toda a narrativa faz com que os personagens também sejam tratados como seres humanos, ou seja, passíveis de erros, falhas e adultério. É quase como se a autora quisesse escancarar que nenhuma família é perfeita e que cada um de seus integrantes guardam um segredo que pode afetar todo o núcleo familiar.

Uma das minhas críticas ao livro foi que, justamente por causa dessa pegada de "verdade nua e crua", eu acabei não me apegando a nenhum dos personagens. Em alguns pontos eu até me simpatizei com um ou outro, mas eles não me cativaram muito, o que não me fez morrer de vontade de saber o que ia acontecer no final.

anaa 29/12/2023

Uma vibe white lotus
Gostei muito, adoro essa vibe de acompanhar várias pessoas em um recorte especifico de tempo
é meio sem plot mas adorei