Cultura de Massa e Cultura popular

Cultura de Massa e Cultura popular Ecléa Bosi

Resenhas - Cultura de Massa e Cultura popular

Gerson 30/08/2021

Comprei o livro há muitos anos atrás quando estava cursando História na Universidade do Amazonas e fazia uma disciplina denominada História e Cultura, mas acabei terminando o curso e não consegui realizar a leitura da obra.

Pois bem, apesar de necessitar de uma atualização (a minha edição é de 1981 e sua publicação ocorreu em 1972) em razão da modificação ocorrida em vários aspectos da cultura brasileira nestes últimos quase 50 anos, sendo óbvio que o perfil da das mulheres se modificou bastante e, em consequência, o perfil das operárias e também suas leituras, podemos perceber o extremo cuidado da autora (esposa do também escritor Alfredo Bosi) em suas entrevistas de campo com as mulheres trabalhadoras da cidade de São |Paulo naqueles anos difíceis, as reflexões feitas a partir de tais entrevistas com as ideias de Adorno e Gramsci e suas conclusões, bastante elucidativas para a época e também como análise histórica da cultura de massa das mulheres operárias na São Paulo do início dos anos 70. Confesso que não sei se a obra foi realmente atualizada, mas como disse, apesar de minha edição ser de 1981 o livro não deixa de ser incrível.